Saltar para o conteúdo

MAME

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
MAME
Desenvolvedor Nicola Salmoria

MAME Team

Plataforma Arcades, Consoles
Lançamento 5 de fevereiro de 1997 (27 anos)
Versão estável 0.258 (30 de agosto de 2023; há 13 meses)
Idioma(s) Multilinguagem
Escrito em C
Sistema operativo Multiplataforma
Gênero(s) Emulador de arcade
Licença Própria
Estado do desenvolvimento Ativo
Tamanho 32,8 MB (32-bit)

34,5 MB (64-bit) (Windows)

Página oficial www.mamedev.org/

MAME (anteriormente um acrônimo de Multiple Arcade Machine Emulator) é um software destinado a emular fielmente os jogos eletrônicos conhecidos como "arcades", também chamados no Brasil de "fliperamas".

MAME significa Multiple Arcade Machine Emulator - Emulador de Múltiplas Máquinas de Arcade, em português. Quando usado em conjunto com arquivos de dados de um jogo (ROMs), o MAME irá reproduzir, mais ou menos fielmente, o jogo em um PC. O MAME pode emular mais de 8.000 jogos clássicos dos arcades dos anos 70, 80, 90 e 2000.

As imagens de ROM que o MAME utiliza são "descarregadas" de chips de ROM das placas de circuito impresso dos jogos. O MAME então se torna o hardware para os jogos, tomando o lugar de suas CPUs e chips de suporte originais. Portanto, esses jogos não são simulações, mas sim os verdadeiros jogos que apareceram nos arcades.

O propósito do MAME é emular fielmente as máquinas de arcade para fins educativos e de preservação. Enquanto a tecnologia dos jogos avança, o MAME impede que esses jogos sejam esquecidos e perdidos.[1]

Existe ainda uma política proposta pelo desenvolvedor (e expressa no readme.txt que vem junto com o aplicativo) de que somente jogos com mais de 3 anos de mercado possam ser adicionados à lista de compatibilidade do MAME. Isso, segundo ele, evita que o emulador concorra diretamente com as empresas desenvolvedoras dos jogos (uma vez que os jogos são fáceis de se conseguir na Internet).

No dia 24 de dezembro de 1996, Nicola Salmoria começou a fazer um emulador para vários hardwares que mais tarde, em 1997, juntou em um só programa, batizado de Multi Arcade Machine Emulator - Emulador de Múltiplas Máquinas de Arcade, em português. Sua primeira versão oficial saiu no dia 5 de fevereiro de 1997 às 23:32 (+0100). Usando um driver de arquitetura portável e modular com uma filosofia de código aberto (open source), o MAME cresceu em proporções imensas. Com isso, qualquer pessoa que tenha um conhecimento específico em software, pode editar o MAME. Hoje existem dezenas de versões deste emulador, que vai desde sistema modificados para DOS à versões para WINDOWS32.

Plataformas suportadas

[editar | editar código-fonte]

Existem versões do MAME para IBM PC (DOS e Win32), Linux e Mac OS. Qualquer uma delas é compilada especificamente para a sua plataforma, sem necessidade de emulação de sistema operativo. Além dessas, o MAME é convertido para outras plataformas, geralmente com alguma defasagem em relação às versões principais:

Ficheiros extra

[editar | editar código-fonte]

São suportados pelo emulador alguns "ficheiros" ("arquivos" no Brasil) extras de extensão *.INI ou *.DAT.

Ficheiros *.INI são utilizados nas categorias dos jogos, para uma melhor organização, exemplos:

Ficheiros *.DAT são ficheiros com informações extras que são mostradas na janela do MAME, exemplos:

  • MAMEinfo.DAT Informações técnicas a respeito dos jogos e o progresso da compatibilidade desses no MAME
  • History.DAT História dos jogos
  • Cheat.DAT Ficheiro de "aldrabices" ("trapaças" no Brasil) para os jogos (Pugsy's)

Softwares relacionados

[editar | editar código-fonte]

Existem programas que têm por função fazer a gestão dos ROMs do MAME. Que permitem remover ROMs que deixaram de ser usadas, e alterar aquelas que tenham sofrido modificações.

Além desses, outros programas têm por função simplificar a utilização da versão em prompt do MAME, conhecidos como front-ends, interfaces gráficas para uma mais fácil utilização do software.

Referências

  1. «About MAME» (em inglês). MAMEDev.org. Consultado em 11 de junho de 2010 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]