PCSX2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
PCSX2
Desenvolvedor PCSX2 Team
Versão estável 1.6.0 (Windows); 1.4.0 (Linux) (07/05/2020)
Idioma(s) Multilinguagem, incluindo português
Sistema operacional Linux, Microsoft Windows
Gênero(s) Emulador de PlayStation 2
Licença GNU GPL, Freeware
Página oficial www.pcsx2.net

PCSX2 é um programa emulador para computadores, open-source e gratuito, do console de video-game Sony PlayStation 2. É disponível para Microsoft Windows e sistemas operacionais baseados em Linux [1]. Foi desenvolvido pela mesma equipe que criou o PCSX (emulador de Sony PlayStation). É baseado em plugins [2]que desempenham certas funções secundárias, separadas da emulação primária. Assim como seu predecessor, o PCSX2 é um software livre, sob a licença GNU GPL. A versão atual é capaz de emular muitos jogos, alguns dos quais estão completamente funcionais [3].

PCSX2 é capaz de processar os códigos como um PlayStation 2, assim, DVDs ou CDs de jogos desse console podem ser executados no computador. O projeto do PCSX2 foi iniciado no inicio de 2001 e já beira a perfeição, a grande maioria dos jogos já podem ser emulados com facilidade sem a necessidade de computadores de altíssimo desempenho, mesmo ainda em configurações gráficas de alta resolução, o projeto já possui uma vasta biblioteca de compatibilidade. Na atual versão (1.6.0), é possível rodar jogos com qualidades superiores ao próprio PlayStation 2. Existem muitas contradições sobre o emulador, pois o processo de simular um produto licenciado sem os devidos méritos à empresa/marca é crime. Os desenvolvedores desse software alegam que o próprio é apenas um "hobby" e a sua distribuição é somente para estudos. O PCSX2 requer uma cópia da BIOS do PlayStation 2 para ser executado, não disponibilizado gratuitamente pelo fabricante, por ser propriedade intelectual da Sony, o que violaria os direitos autorais se fosse distribuído juntamente com o PCSX2.

Características[editar | editar código-fonte]

A emulação do PlayStation 2 em um PC traz grandes desafios, já que o PlayStation 2 é dotado de múltiplos processadores sendo executados sob diversas frequências, em paralelo. Sincronizar os múltiplos processadores, simulando-os corretamente num único processador é o principal limitante de desempenho do PCSX2. Dessa forma, o emulador requer computadores poderosos para executar jogos a uma velocidade satisfatória.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «PCSX2 - The Playstation 2 emulator - Getting Started». pcsx2.net. Consultado em 11 de junho de 2020 
  2. «PlayStation 2: o guia completo para rodar jogos do console da Sony no PC». www.tecmundo.com.br. Consultado em 11 de junho de 2020 
  3. «PCSX2 - The Playstation 2 emulator - Compatibility». pcsx2.net. Consultado em 11 de junho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.