Jogo para celular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vg icon.svg
Jogos eletrônicos

Jogos para celular / jogos para telemóvel são jogos electrónicos projetados para telefones celulares.

História[editar | editar código-fonte]

Jogos para calculadoras[editar | editar código-fonte]

Tetris para a calculadora TI-83 Plus.

Os primeiros jogos de plataforma móveis começaram com calculadoras gráficas programáveis na década de 1990, muitos desses jogos eram feitos por hobbystas e em atividades escolares.

Celulares[editar | editar código-fonte]

A primeira geração de jogos para celulares vinha pré-instalada nos aparelhos, o primeiro jogo que foi pré-instalado em um telefone móvel foi o da Serpente, selecionado em modelos da Nokia em 1997.[1] Depois surgiram, gratuitamente, Tetris e Memória.

Java[editar | editar código-fonte]

Jogo em Java.

A plataforma Java (J2ME) foi a responsável pelas primeiras vendas de jogos em dispositivos móveis, a grande vantagem da plataforma era a possibilidade de se produzir o jogo com um único código que pudesse rodar em vários celulares. Muitos pequenos desenvolvedores da plataforma surgiram, sendo vários deles comprados por grandes desenvolvedores e incorporados às suas empresas. A segunda versão do J2ME incluia também gráficos 3D, porém não acelerados por hardware.

Smartphones[editar | editar código-fonte]

Jogo para smartphone.

A geração atual de jogos móveis foi introduzida com o lançamento do iPhone que inovou os smartphones com a ausência de botões, a inclusão de tela touch screen e do acelerômetro mudaram drasticamente a jogabilidade nos dispositivos móveis.

As plataformas atuais permitem o suporte da aceleração por hardware proporcionando bons gráficos 3D para os dispositivo, a inclusão de controles físicos para os jogos, e a exibição do conteúdo na tela das televisões.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.