Calculadora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Calculadora (Windows).
Calculadora aritmética básica

Calculadora é um dispositivo para a realização de cálculos numéricos. Embora muitas calculadoras modernas incorporem com frequência um computador genérico, o dispositivo como um todo foi projectado para facilitar a realização de operações específicas, não visando flexibilidade de tarefas e por isso não pode ser classicada como uma máquina de Turing. Além disso as calculadoras modernas são muito mais portáteis do que a maioria dos outros dispositivos chamados computadores, embora muitos telefones celulares sejam compatíveis em tamanho com calculadoras portáteis.

No passado, com a ajuda de dispositivos como o ábaco, régua de cálculo e outros, pessoas, normalmente mulheres, denominadas "calculadores" faziam o sério trabalho de cálculo numérico com a ajuda de caneta e papel. Não é necessário dizer que este trabalho semimanual era tedioso, extremamente lento e sujeito a erros.

Calculadoras mecânicas[editar | editar código-fonte]

As antecessoras das calculadoras atuais, que usam eletrônica pra funcionarem, eram usadas calculadoras mecânicas, por vezes chamadas máquinas calculadoras (uma designação também aplicada às calculadoras eletrônicas). A calculadora mecânica mais antiga conhecida, sobre a qual há dúvidas se terá sido construída, foi a do polímata alemão Wilhelm Schickard (1592–1635), que em 1623 revelou os planos para a sua máquina. Em 1645, o francês Blaise Pascal apresentou ao público a sua "máquina aritmética", que ficou conhecida como pascalina também é conhecida como calculadora de Pascal. Em 1672, o alemão Leibniz apresentou a sua calculadora, baseada na de Pascal, mas capaz de multiplicar e dividir.

A primeira calculadora científica, a máquina diferencial foi inventada pelo inglês Charles Babbage, que apresentou um pequeno protótipo dela em 1822. O objetivo de Babbage era que a sua máquina calculasse não só operações aritméticas como também tabelas de funções polinomias. Apesar do financiamento do governo britânico, que durou até 1842, e de terem sido produzidos mais dois protótipos, um em 1832 e outro em 1849, a máquina nunca passou da fase de protótipo.

Antes da difusão das calculadores eletrônicas, houve um tipo de calculadoras mecânicas muito usado, especializadas em cálculos contabilidade, as chamadas máquinas de somar.

Calculadoras eletrônicas[editar | editar código-fonte]

Características[editar | editar código-fonte]

Hewlett-Packard HP-48, capaz de lidar com gráficos tridimensionais, cálculo diferencial e integral, matrizes, e muitas outras funções avançadas

As calculadoras de hoje são eletrônicas e são construídas por vários fabricantes, em diversas formas e tamanhos variando em preço de acordo com a sofisticação e os recursos oferecidos. Há poucas companhias que desenvolvem calculadoras profissionais para a área financeira e engenharia. As mais conhecidas são Sharp, Casio, Hewlett-Packard (HP) e Texas Instruments (TI).

A capacidade de uma calculadora varia conforme o modelo, desde possibilidades de cálculo limitados à aritmética básica, passando por outras que oferecem funções trigonométricas, até outras funções matemáticas mais avançadas. As mais modernas e avançadas são programáveis e podem apresentar gráficos.

Tipos[editar | editar código-fonte]

  • Calculadora simples — só suporta operações aritméticas simples e, frequentemente, também raízes quadradas.
  • Calculadora científica — calculam funções como seno, cosseno, etc.
  • Calculadora gráfica — tipo de calculadora científica capaz plotar gráficos bidimensionais e algumas também 3D tridimensionais.
  • Calculadora financeira — voltadas para o meio financeiro, com muitas funções diretamente disponíveis.

Calculadoras e programas do cálculo no computador[editar | editar código-fonte]

Software de calculadora

Computadores pessoais, smartphones e muitos telefones celulares podem executar cálculos gerais em uma variedade de modos. A maioria dos sistemas operacionais de computador, incluem um programa "Calculadora". A maioria deles imitam a interface de uma calculadora física. Alguns programas de linha de comando e linguagens de programação interpretadas proveem funções de cálculo interativas. Para cálculos mais complexos que requerem quantias grandes de dados organizados, os programas de planilha eletrônica como Excel ou OpenOffice.org proveem cálculo e funções. Programas de álgebra computacional, como o Mathematica e outros, podem suportam cálculos mais avançados. Há ainda calculadoras que funcionam em navegadores web.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Media relacionados com Calculadoras no Wikimedia Commons


Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.