3D (computação gráfica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Renderização de imagens em 3D.

Computação gráfica tridimensional são gráficos que usam representações tridimensionais de dados geométricos (geralmente cartesianos) que são armazenados em um computador com o propósito de realizar cálculos e renderizar imagens 2D.[1]

Os mais conhecidos tipos de utilização dos gráficos 3D, atualmente, são nos filmes de animação. Porém não se resume apenas em filmes de animação. Além de comerciais de PC, esta técnica é, também, utilizada em filmes tradicionais onde personagens criado em computadores interagem com atores reais.

Umas das principais diferenças entre o desenho animado mais tradicional e a animação digital 3D é que as imagens são apresentadas em 3 dimensões (3D), ou seja, quando se utiliza técnicas 3D, é muito perceptivel a ideia de profundidade, perspectiva e de um ambiente mais original muito próximo a realidade.

O mercado atual de gráficos de computador 3D está em expansão e promete muito crescimento. Apesar de, no Brasil, não existirem muitas oportunidades de formação, já existem cursos que atuam na área e alguns brasileiros que, formados no exterior, obtiveram grande sucesso, como no caso de Carlos Saldanha, diretor de "Era do Gelo 2".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre 3D (computação gráfica)

References[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre computação gráfica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.