Planilha eletrônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gnumeric, uma planilha eletrônica de cálculo

Planilha eletrônica, planilha de cálculo (português brasileiro) ou folha de cálculo (português europeu) é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas. O nome eletrônica se deve à sua implementação por meio de programas de computador. Para identificarmos uma célula, normalmente utilizamos o nome da coluna seguido do nome da linha. Por exemplo, se tomarmos a coluna de nome A e a linha de número 10, neste cruzamento teremos a célula A10. As planilhas são utilizadas principalmente para aplicações financeiras e pequenos bancos de dados.

Componentes de uma folha de cálculo[editar | editar código-fonte]

Célula[editar | editar código-fonte]

O elemento indicado pelo cruzamento entre uma linha e uma coluna chama-se célula. Células são o componente elementar de uma planilha eletrônica. Toda a informação, como valores e fórmulas, deve ser colocada em alguma célula para poder ser utilizada.

Valores[editar | editar código-fonte]

Valores numéricos (números,data e hora), textuais e fórmulas (expressões e funções).

Fórmulas[editar | editar código-fonte]

Uma fórmula algebrica define como deve ser calculado o valor de uma célula de uma planilha eletrônica. O conceito de fórmula, que é basicamente o conceito elementar de fórmula matemática, é que dá as planilhas eletrônicas seu principal motivo de existência.

As fórmulas podem ser fórmulas aritméticas ou mais avançadas, usando funções internas da planilha. Essas funções oferecem desde mecanismos de simplificação da construção de fórmulas (como a função SOMA, que admite conjuntos de células como parâmetros) até funções matemáticas ou estatísticas bastante complexas.

Atualmente as planilhas eletrônicas ainda permitem que o usuário defina suas próprias fórmulas, usando para isso uma linguagem de programação, como VisualBasic for Applications no caso do Microsoft Excel.

Um exemplo de fórmula é "=A1+A2+A3+A4+A5", que pode ser substituída pela função"=SOMA(A1:A5)", que é mais prático de usar.

Testes lógicos[editar | editar código-fonte]

São testes lógicos que devolvem valores do tipo Verdadeiro ou Falso.

Há outras maneiras de se executar as fórmulas, no Excel uma soma pode ser feita através de seleção, e usar a ferramenta, identificada pela letra grega SIGMA, ela é facilmente identificada como uma letra"E"invertida.

História[editar | editar código-fonte]

As planilhas, realizadas em papel, existem há muito tempo, porém foi Dan Bricklin que inventou a primeira planilha eletrônica, o Visicalc.

Em 1978, um aluno da escola de administração da Universidade de Harvard (EUA), chamado Daniel Bricklin, percebeu em uma aula de controladoria que o professor gastava muito tempo fazendo cálculos em uma planilha de controle (na lousa). Daí surgiu a ideia de automatizar o processo.

Juntamente com seu colega e programador Robert Frankston, elaborou um programa (aplicativo) que simulava o quadro negro do professor. Tratava-se da primeira planilha eletrônica. Posteriormente fundaram a empresa VISICORP, e lançaram a planilha, que batizaram de VISICALC.

Naquela época (1980), os micros computadores eram caríssimos, e tinham poucas funcionalidades, e com A Visicalc, percebeu-se que os micros poderiam ser utilizados para assuntos práticos do cotidiano, o que acabou impulsionando a venda de micros.

Em 1983, a Lotus Corporation lançou um programa integrado, chamado LOTUS 1 2 3, que continha a planilha Lotus, que alem de gerar gráficos, tratava os dados como uma ferramenta de base de dados. Com isto desbancou a Visicalc. Por mais de uma década, a Lotus dominou o mercado de planilhas (e pacotes integrados).

Nos ANOS 80, existiam ainda no mercado, alem da lotus e Visicalc, mais 3 planilhas: Supercalc, (Multiplan e Quattro Pro).

Em 1990 a Microsoft lançou a sua planilha, o EXCEL, que viria a ser líder de mercado nos anos 90, desbancando as demais com o monopólio da Microsoft.

Softwares[editar | editar código-fonte]

Existem diversos aplicativos de planilha eletrônica. O mais antigo para PC foi o (já descontinuado) VisiCalc, seguido do Lotus123.

Os mais conhecidos são Microsoft Excel e o OpenOffice.org Calc/LibreOffice Calc.

O KDE possui o Calligra Sheets.

O Projeto GNU possui o (já descontinuado) oleo (CLI) e o Gnumeric (GUI).