Duck Hunt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Duck Hunt (desambiguação).
Duck Hunt
Capa do jogo na América do Norte
Desenvolvedora(s) Nintendo Research & Development 1
Publicadora(s) Nintendo
Produtor(es) Gunpei Yokoi[1]
Artista(s) Hiroji Kiyotake
Compositor(es) Hirokazu Tanaka
Plataforma(s) NES[2]
Conversões/
relançamentos
MSX, Arcade (como Vs. Duck Hunt), Wii U (Virtual Console)
Data(s) de lançamento Famicom/NES
  • JP 21 de abril de 1984
  • AN 18 de outubro de 1985
  • EU 15 de agosto de 1987

Wii U Virtual Console
  • JP 24 de dezembro de 2014
  • INT 25 de dezembro de 2014
Modos de jogo Single-player
Multi-player
Hardware
Sistema Nintendo PlayChoice-10
CPU Z80 @ 4 MHz
Vídeo Raster 256x240 RGB

Duck Hunt (ダックハント, Dakku Hanto?) é um jogo eletrônico lançado pela Nintendo para o seu console NES, sendo um dos poucos games deste console com compatibilidade para a Zapper Light Gun, que é a pistola de luz. O jogo foi lançado oficialmente, no Japão, no dia 21 de abril de 1984, nos Estados Unidos no dia 18 de outubro de 1985, e na Europa em 15 de agosto de 1987. Com aproximadamente 28.300.000 cópias vendidas, ele aparece atualmente na 13a posição entre os jogos mais vendidos de todos os tempos,[3] e na segunda posição contabilizando apenas os jogos do Nintendinho (atrás apenas de Super Mario Bros.).

No mesmo ano de seu lançamento, o jogo ganhou uma versão para arcades chamada Vs. Duck Hunt, onde é possível atirar no Duck Hunt Dog, o famoso cachorro que fica rindo do player quando este erra o alvo.

Em 24 de Dezembro 2014, o game foi relançado para Virtual Console do Wii U no Japão.[4] No dia seguinte ele foi liberado para o mundo todo. Esta versão do Wii U foi modificada para aceitar o Wii Remote no lugar doZapper Light Gun para mirar e atirar em alvos na tela.

Modos de jogo[editar | editar código-fonte]

Existem 3 modos no jogo: o A, o B e o Clay Shooting.

Modo A[editar | editar código-fonte]

O objetivo do modo A é acertar todos os patos, sem deixar nenhum fugir. Aparece somente um pato por vez, e o objetivo do jogador é atirar no pato, sem deixar ele fugir. O limite de tiros por pato é de três tiros e, se o jogador errar os três, ele vai consequentemente fugir do jogador. São vários níveis. À medida que o jogador consegue passar deles, os patos vão voar cada vez mais rápido, e o jogo vai ficar cada vez mais difícil.

Os valores são: 500 pontos por pato preto, 1 000 pontos por pato azul e 3 000 por pato vermelho. Se o jogador acertar todos os patos do nível, o jogador recebe 10 000 pontos extras, ou 15 000, podendo chegar até 30 000.

Modo B[editar | editar código-fonte]

O modo B é semelhante ao A, com a diferença de haver dois patos por vez, que aparecem simultaneamente. O jogador tem que acertar os dois sem errar, para isso ele só pode errar um tiro; errando dois, um dos patos com certeza irá fugir. Assim como no A, a medida em que o jogador conclui os níveis, o jogo vai ficando cada vez mais desafiador, os patos vão ficando cada vez mais ágeis, e assim fica mais difícil capturá-los.

Por pato abatido, o jogador ganha um ponto. O jogador não perde pontos por não conseguir acertar um pato; ganha apenas um ponto do pato acertado.

Modo C: Clay Shooting[editar | editar código-fonte]

O modo C, ao contrário do A e do B, consiste em pratos, jogados de dois em dois. O objetivo é acertar os dois pratos, sem errar nenhuma vez. É um modo mais difícil, pois os pratos são lançados para perto e para longe, e voam rápido, além deles serem bem menores que os patos, e assim como nos modos A e B, são três tiros por prato.

É o modo mais difícil de Duck Hunt. Cada prato acertado vale 1 000 pontos. Por exemplo, se o jogador acertou 8 pratos, ganhará 8 000 pontos sem desconto, pois os tiros errados não diminuem a pontuação.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Duck Hunt é baseado em uma versão de brinquedo eletrônico de 1976 intitulada Beam Gun: Duck Hunt, que faz parte da série de brinquendos Beam Gun.[5] A versão de brinquedo foi projetada por Gunpei Yokoi e Masayuki Uemura para a Nintendo.[5] A "Nintendo Research & Development 1" desenvolveu o Duck Hunt para o NES e para a Zapper Light Gun. O jogo foi supervisionado por Takehiro Izushi,[6] e foi produzido por Gunpei Yokoi. A música foi composta por Hirokazu Tanaka, que fez música para vários outros jogos da Nintendo na época.[7] A música do jogo foi representada no medley dos jogos clássicos na turnê do Video Games Live.[8] O designer Hiroji Kiyotake criou os gráficos e personagens.[9]

Erros e falhas do jogo[editar | editar código-fonte]

Duck Hunt possui um erro: o nível 100 (no jogo, diz ser o nível zero). O nível começa com o Duck Hunt Dog rindo, ou seja, o primeiro pato, que nem sequer aparece, não foi acertado, e já contou como pato não capturado; o segundo aparece rapidamente em diferentes lugares, tornando assim dificílima a sua captura; o terceiro também usa os mesmos esquemas que o segundo; os outros seis patos nem sequer aparecem na rodada, e não são contados, assim dando Game Over ao jogador.

Os gráficos do nível 100 também estão incorretos.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Houve pouca recepção ao seu jogo, devido ao data de seu lançamento, no meio dos anos 80. O jogo recebeu críticas boas e ao mesmo tempo algumas ruins. A Allgame, deu uma nota de 2 a 5 estrelas, devido ao jogo ser considerado uma "atração repetitiva". Já os usuários da IGN, deram uma nota positiva (8.7/10). Na comunidade Gamespot, recebeu uma nota excelente, de 9.1/10. O site 1UP deu uma nota boa também, 8.7.

Além disso a Nintendo Power considerou este jogo, um dos 200 melhores da Nintendo, ficando na posição 150.

Super Mario Bros-Duck Hunt e outras versões[editar | editar código-fonte]

Houve uma versão do jogo, que vinha com Super Mario Bros.. A versão era um pacote composto pelos jogos Super Mario Bros e Duck Hunt.

Houve também versões lançadas para Arcade do jogo e uma versão para Famicom. Há também uma versão em Flash para o jogo.

Super Smash Bros[editar | editar código-fonte]

  • O cachorro presente no jogo, que se chama Duck Hunt Dog, é um personagem jogável nos novos títulos da série Super Smash Bros para 3DS e Wii U.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.gamefaqs.com/nes/587252-duck-hunt/credit
  2. http://www.giantbomb.com/duck-hunt/3030-2758/releases/
  3. Welch, Hanuman (23 de abril de 2013). «1984: Duck Hunt - The Best Selling Video Game Of Every Year Since 1977». Complex. Consultado em 26 de abril de 2017. 
  4. Justin Haywald (5 de novembro de 2014). «NES Classic Duck Hunt Coming to Wii U». GameSpot. Consultado em 5 de novembro de 2014. 
  5. a b Kohler, Chris (27 de fevereiro de 2007). «Video: 1976 Duck Hunt». Wired. Condé Nast. Consultado em 23 de janeiro de 2014. 
  6. «Pioneers of the Renaissance». N-Sider. Consultado em 11 de dezembro de 2006. 
  7. «Discography». Sporadic Vacuum. Tanaka, Hirokazu. Consultado em 1 de junho de 2011.. Cópia arquivada em 1 de junho de 2011 
  8. «The Ground Breaking Video Games Live Hits UK Shores». Video Games Live. Consultado em 12 de dezembro de 2006. 
  9. «We Were Drawing Pixel Art With A Famicom Controller». Famicom Disk System: The More You Play It, the More You'll Want to Play! [Disk 1]. Metroid Database. Consultado em 22 de novembro de 2012. 


Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.