Wii Remote

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wii Remote
Wiiリモコン Uī Rimokon
O controle
Fabricante Nintendo
Tipo Gamepad
Geração
Disponível em varejo 19 de novembro de 2006
Energia 2 pilhas AA
Capacidade de armazenamento 16 KiB EEPROM chip (16.3 kilobytes)
Som 1 alto-falante
Entrada
Conectividade Bluetooth, 400kHz I²C (conector de acessório)

O Wii Remote, apelidado também de Wiimote, é o controle principal do Console (consola pt-PT) da Nintendo, o Wii. Outrora chamado apenas como "freehand", o Wii Remote é o coração do Wii; reside nele, todo o discurso da Nintendo sobre a revolução no modo de se jogar. Ele é um controle (semelhante ao de uma TV) que capta os movimentos do comando quando o jogador o move, através de três acelerômetros embutidos e de um sensor de infra-vermelhos, funcionando como uma espécie de mouse aéreo. Além disso, ele tem um sistema de vibração e um pequeno alto-falante que emite sons mais simples e próximos, como o bater da espada, o som de um tiro ou até raquetes de tênis e é alimentado através de duas pilhas comuns AA.

O comando possui na parte de baixo uma porta de expansão para que sejam ligados alguns periféricos, que incluem o já conhecido Nunchuk e o novo Wii Motion Plus.

Para que o jogador não tenha que ir até o console mudar de jogador (player 1, player 2, player 3 ou player 4), existe também a opção de mudá-lo pelo menu acessado pelo próprio controle. Alguns jogos, como Excite Truck, podem precisar que o controle seja usado horizontalmente.

O Wii Remote tem uma notável importância na estratégia da Nintendo para esta nova geração de consoles. O conceito já abordado, de revolução no modo de se jogar, pode ser um factor decisivo na briga da nova geração.

Características[editar | editar código-fonte]

Visão frontal e traseira do Wii Remote

O controle tem 160 mm de comprimento, 36,2 mm de largura e 30,8 mm de espessura. Tem um formato simétrico semelhante ao de um controle remoto, o que possibilita o jogador a jogar com apenas uma mão, sendo ela qual for, isso o torna mais intuitivo para controles de movimentos também contribui para a estratégia da Nintendo de atrair um público mais casual. Apesar disso, o controle também pode ser jogado na posição horizontal, semelhante a um controle de NES, também pode ser usado inclinando o controle especialmente para jogos de corrida.

A comunicação do controle é feita via Bluetooth, sendo possível jogar até uma distância de 10 m do console, sendo que o ponteiro funciona a uma distância de até 5 m. O controle também possui uma saída de som, função de vibração, memória interna de 6 KB para armazenar perfis de Miis. O controle usa 2 pilhas AA usáveis até 60 horas comente com acelerômetro e até 25 horas com o acelerômetro e o apontador.

O controle tem o botão Power para ligar e desligar o console, o direcional digital, o botão A abaixo do direcional, o botão B na posição de gatilho, além dos botões - e + (em substituição ao Start e Select), o botão Home e abaixo os botões 1 e 2.

Por causa dos jogos que usam o sensor de movimento, o Wii Remote vem com um elástico acoplado na parte debaixo do controle para ser usado preso ao pulso como forma de evitar que o controle caia acidentalmente da mão do jogador, os primeiros modelos do Wii Remote vinham com um elástico de 0,6 mm de diâmetro, após alguns anos, os novos modelos vieram com um eslástico mais forte de 1 mm de diâmetro.

Em 2007 a Nintendo lançou uma capa protetora de silicone melhorando a pegada, ergonomia e protegendo o controle de quedas.

Expansões de controles[editar | editar código-fonte]

O Wii Remote também apresenta uma entrada expansível no fundo que permite que várias junções funcionais de adição. A expansabilidade é similar com a entrada do controle do Nintendo 64.

Nunchuk[editar | editar código-fonte]

O Nunchunk, que pode ser plugado ao Wii Remote.

Desenhado para caber perfeitamente na mão do jogador, o Nunchuk é conectado para uma expansão ao Wii Remote e pode ser usado juntamente a ele em alguns certos jogos, como o de boxe, onde as luvas do jogo, são os dois controles ligados um ao outro.

O Nunchuk possui a mesma tecnologia de sensor de movimento, mas inclui também um controle analógico (como o do Nintendo 64 e Nintendo GameCube), e mais dois botões adicionais para auxiliar na execução do movimento da personagem. Em diversos jogos, os jogadores podem usar o controle analógico do Nunchuk para mover suas personagens e o Wii Remote para executar uma ação específica, como por exemplo, se está fazendo um passe no futebol americano ou mirando uma arma para dar o tiro. Junto com o controle analógico, o Nunchuk também contém dois botões posicionados para um fácil acesso na mão do jogador.

Uma vez que o Wii Remote e o Nunchuk são relativamente dependentes um do outro, o jogador está livre para segurá-los na mão que lhe for mais conveniente e apropriada. A natureza ambidestra dos controles do Wii garantem a acessibilidade que raramente é vista em controles de outros modelos.

Wii MotionPlus[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wii MotionPlus
Wii Remote com o Wii MotionPlus acoplado embaixo.

Durante a E3 de 2008 foi revelado pela Nintendo o Wii MotionPlus, um acessório que pode ser plugado na parte inferior do Wii Remote, Com o uso deste acessório, os movimentos passam a acontecer em tempo real (1:1), além de uma precisão maior (por exemplo, no jogo Wii Sports Resort há um jogo que você pode dirigir um jet ski como se o acelerasse e freasse "torcendo" o wii remote e o nunchuk. Possui uma saída para conectar os acessorios que seriam ligados diretamente no Wii Remote, como o Nunchuk.', O jogador tem o uso de um giroscópio, além dos acelerômetros já existentes, permitindo assim que jogos tenham movimentos 1:1 (reprodução fiel dos movimentos do jogador na tela ao invés de apenas responder a um certo número de comandos pré-definidos anteriormente). Os jogos que estão confirmados que farão uso deste acessório por enquanto são o Wii Sports Resort, Red Steel 2, The Legend of Zelda: Skyward Sword Grand Slam Tennis e Virtua Tennis 2009. Racquet Sports. The Conduit também usaria o Wii Motion Plus, porém Eric Nofsinger, executivo-chefe de criação da High Voltage Software, confirmou a não utilização do acessório.

Wii Remote Plus[editar | editar código-fonte]

Wii Remote Plus à esquerda, ao lado de um Wii Remote acoplado a um Wii MotionPlus.

O Wii Remote Plus foi lançado no final de 2010 incorporando o Wii Remote e o Wii MotionPlus em um único controle, possibilitando também o uso do Wii Wheel e do Wii Zapper sem a necessidade de se tirar o Wii Motion Plus.

Controle clássico[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Classic Controller
Classic Controller conectado ao Wii Remote.

Durante a E3 2006, Nintendo introduziu o Controle Clássico (modelo número RVL-005), que pluga ao Wii Remote via uma corda em um estilo similar ao do Nunchuk.[1] Ele contém dois direcionais analógicos e dois botões extras no ombro: o botão ZL e os botões ZR, usados para replicar o botão Z encontrado no controle do Nintendo GameCube. A configuração toda é similar ao outros controles dos consoles maiores da sétima geração.

Wii Zapper[editar | editar código-fonte]

Wii Zapper com Wii Remote e Nunchuk.

Batizada com o mesmo nome da pistola do NES, é uma pistola na qual se encaixa o Wii Remote e o Nunchuk. O protótipo tinha design próximo de uma espingarda, e o final lembra a metralhadora Thompson e o rifle Steyr AUG. Shigeru Miyamoto sugeriu a fabricação do acessório após ver a equipe de The Legend of Zelda: Twilight Princess construir uma "pistola" caseira unindo o Wiimote e o Nunchuk usando arames e elásticos.

Foi lançada em 2007, no Japão junto com Ghost Squad, e nas outras regiões com Link's Crossbow Training, inspirado na série Zelda. Jogos com suporte para o Zapper incluem Resident Evil: The Umbrella Chronicles, Resident Evil: The Darkside Chronicles, Medal of Honor: Heroes 2, The House of the Dead 2 & 3 Return, Call of Duty: World at War, Wild West Guns e Quantum of Solace.

Wii Wheel[editar | editar código-fonte]

Wii Wheel com o Wii Remote acoplado.

Acessório em forma de volante no qual se encaixa o Wii Remote, é usado em jogos de corrida. No Wii Wheel, o botão B foi redesenhado para ser maior e mais fácil de usar. Acompanha Mario Kart Wii, mas pode ser adquirida separadamente. No Iwata Asks, foi mostrado o Wii Wheel nas cores dourada (só no Japão, no Club Nintendo, e foi feito especialmente por causa do Wii Wheel dourado que aparece na frente do seu nome no Mario Kart Wii quando você é bom em usar o acessório) e preta (provavelmente por causa do lançamento do Wii na cor preta no Japão).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Wii Remote

Referências

  1. «Wiiの概要 [[コントローラ]]» (em Japanese). Nintendo. Consultado em 2006-05-09.  Ligação wiki dentro do título da URL (Ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre hardware de jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.