PlayStation Move

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
PlayStation Move
Logótipo do PSMOVE para PlayStation 3.
O Playstation Move.
Sensor de movimento "PlayStation Move"
Produto para: PS3
Geração Sétima geração
Data de lançamento
  • JP 21 de Setembro 2010
  • EU 15 de Setembro de 2010
  • AU 16 de Setembro de 2010
Plataforma PlayStation 3
Conectividade USB 2.0, Bluetooth

O PlayStation Move é um controle para o console PlayStation 3. Anunciado na E3 de 2009, a maior feira de jogos do mundo, o PlayStation Move é utilizado juntamente com a PlayStation Eye (necessária para o PlayStation Move funcionar) e foi lançado em setembro de 2010. O controle é uma resposta à Wii, da Nintendo, e como concorrente principal tem o Kinect, utilizado na Xbox 360 (cujo sistema livra o jogador de quaisquer controladores).

O PlayStation Move recebeu muitas críticas, sendo referidas alegadas semelhanças com o Wii Remote. Não obstante as diferentes visões associadas ao produto, a proposta da Sony consiste em fazer o controle com sensores de movimento mais preciso de todos e juntar todos os tipos de jogadores em um só console, não focando em nenhum gênero de jogo.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

O controlador quando ligado

Com a esfera luminosa que o PlayStation Move tem, a câmera do PlayStation Eye capta os movimentos do controle, além dos movimentos corporais do jogador. A esfera capta a cor que não existe no ambiente e tem 360 cores diferentes. Além disso, o PlayStation Move possui um controle secundário chamado de Navigation Controller, sem sensores de movimento, que apenas auxilia a jogabilidade. Possui ainda um analógico, os botões X e O, um direcional, um botão para voltar para o menu principal e um botão traseiro.

Navigation controller[editar | editar código-fonte]

O Navigator controller

O Navigation Controller é um controle adicional projetado para ser utilizado junto com o PlayStation Move para alguns jogos, similar ao que o Nunchuk faz com o Wii Remote, o controle vem com uma alavanca analógica, um direcional digital, os gatilhos L1 e L2 e os botões X e O.

Recepção[editar | editar código-fonte]

As críticas ao sistema foram muito variadas: vários críticos viram futuro no controle, como vários outros disseram que não passava de uma cópia.

Para Michael Pachter, o controle não passa de uma espécie de Wii HD, sem muitas inovações. Quando a Sony divulgou o PlayStation Move, a Nintendo declarou que o controle não passa de uma cópia invejosa do Wii Remote e alfinetou também o Kinect da Microsoft dizendo que é apenas uma forma melhorada na dashboard do Xbox 360. A produtora de Uncharted disse que o foco do jogo não é o PlayStation Move, mas que o mesmo podia marcar o início de uma nova franquia, dizendo também que via futuro no controlador, pois podia atrair jogadores da Wii, porque acredita que na rede da PlayStation®3, a PlayStation®Network, há muitos jogadores que possuem o console rival.

Mesmo com as críticas e com o potencial dos concorrentes, a Sony disse estar confiante com o controle. Recentemente, a Sony deu mais uma declaração e disse que o PlayStation 3 desde o início, foi focado no PlayStation Move.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre PlayStation Move