Nintendo eShop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nintendo eShop
Desenvolvedor(es) Nintendo
Tipo(s) Loja online para download digital
Versão Online
Lançado 6 de junho de 2011 (Nintendo 3DS)

18 de novembro de 2012 (Wii U)

3 de março de 2017 (Nintendo Switch)

Plataforma(s) Nintendo 3DS
Wii U
Nintendo Switch
Website Nintendo Switch
Página Oficial

A Nintendo eShop (ニンテンドーeショップ Nintendō e-Shoppu?) é um serviço de distribuição digital de jogos eletrônicos da Nintendo, presente na Linha Nintendo 3DS, Wii U e Nintendo Switch. Foi lançado inicialmente em junho de 2011, em novembro de 2012 e em março de 2017 no Nintendo 3DS, Wii U e Nintendo Switch respectivamente. É um sucessor do Wii Shop Channel e do DSi Shop.

A eShop permite realizar downloads de jogos eletrônicos, conteúdos adicionais, aplicações e demonstrações de jogos.[1] Foi inicialmente lançado em 6 de junho de 2011 na América do Norte para Nintendo 3DS, através de uma atualização de software que adicionou a funcionalidade. Sendo também lançado junto com o console Wii U, necessitando, de uma atualização para acessa-lo,[2] no Nintendo Switch a eShop está disponível desde o seu lançamento oficial. No Brasil, o serviço foi lançado oficialmente em 8 de dezembro de 2020 no Nintendo Switch.[3]

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

A Nintendo eShop funciona como um serviço de distribuição digital sendo um dos serviços inclusos na Nintendo Network para os consoles Nintendo 3DS e Wii U, no Nintendo Switch por outro lado é necessário a criação de uma Nintendo Account para conseguir acessar o serviço, a Nintendo eShop pode ser considerada uma espécie de sucessor da Wii Shop Channel e DSi Shop ambas atuando como uma loja online de aplicativos e jogos para os consoles antigos da Nintendo ( Wii e Nintendo DSi ), é possível baixar jogos e aplicativos disponíveis na DSi Shop pela Nintendo eShop do 3DS, infelizmente para o Wii U a única forma de realizar a compra da loja do seu antecessor é entrando em uma espécie de ''Modo Wii'' do console e acessar diretamente a Wii Shop Channel para realizar as compras e downloads, é possível utilizar a mesma Nintendo Network ID dos consoles Nintendo 3DS e Wii U simultaneamente para compartilhar o saldo, histórico e atividades da conta, também é possivel visualizar os aplicativos e jogos disponíveis na eShop do Nintendo 3DS dentro da eShop do Wii U, caso sua conta na Nintendo Network esteja linkada a sua Nintendo Account é possível utilizar esta conta da Nintendo Account no Nintendo Switch e manter o saldo e dados da eShop assim como os dados, pontos e descontos do serviço My Nintendo.

Para acessar a eShop basta clicar no ícone da loja em ambos consoles ( Nintendo 3DS, Wii U e Nintendo Switch ), também é possível visualizar todo conteúdo disponível na eShop diretamente pelo site da Nintendo e quantos golden coins no My Nintendo você irá ganhar com cada jogo, é possível comprar os seus jogos diretamente neste site e o download irá ser iniciado automaticamente assim que o seu console estiver ligado ( nos consoles Wii U e Nintendo Switch o download irá ser iniciado mesmo se o console estiver desligado se a opção ''Download altomatico'' ou ''Spotpass'' estiverem ativos ).

O Nintendo Switch não utiliza o padrão da Nintendo Network com os ''NNID'' como os consoles anteriores, ele utiliza a nova Nintendo Account (Conta Nintendo), porem, se sua NNID utilizada no 3DS ou Wii U estiver linkada a sua Nintendo Account, acessando o site da Nintendo Account com sua conta é possível ''mover'' seu saldo disponível na eShop do Wii U ou 3DS para a eShop do Nintendo Switch e assim utilizar o dinheiro disponível em uma conta na outra apenas linkando sua Nintendo Network ID a Nintendo Account.

Em 22 de agosto de 2017, a Nintendo adicionou o PayPal como uma das formas opcionais de pagamento para as compras da eShop. Você pode usar o site da Nintendo eShop para comprar em qualquer plataforma, mas apenas no Nintendo Switch é possível fazer compras pelo próprio console.[4]

Referências

  1. Yin-Poole, Wesley (12 de maio de 2011). «Notícia Eurogamer» [Navegador e e-Shop de Nintendo 3DS atrasados]. Nintendo 3DS e-Shop and browser delayed (em inglês). Eurogamer. Consultado em 18 de fevereiro de 2013. Cópia arquivada em 28 de julho de 2016 
  2. Whitehead, Thomas (7 de novembro de 2012). «Notícia Nintendo Life». Wii U Will Require Day One Update for Key Features (em inglês). Nintendo Life. Consultado em 27 de julho de 2016. Cópia arquivada em 28 de julho de 2016. While downloading and installing a potentially sizeable update may not sound ideal, at least this functionality will be there on day one, an improvement over the eShop delay on 3DS. 
  3. Vinha, Felipe (30 de novembro de 2020). «Nintendo eShop para Switch está chegando ao Brasil com 400 jogos». Tecnoblog. Consultado em 20 de janeiro de 2021 
  4. «PayPal is now available as a payment option for digital content». PayPal is now available as a payment option for digital content (em inglês). Nintendo. 22 de agosto de 2017. Consultado em 3 de abril de 2018. Cópia arquivada em 3 de abril de 2018. Customers in the U.S. and Canada can now use their PayPal accounts to purchase digital games and content for the Nintendo Switch™ system, both on the system and in the Game Store on the Nintendo website. 
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.