Nintendo DSi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
Nintendo DSi
Nintendo DSi logo.svg
O Portátil Nintendo DSi.
Fabricante Nintendo
Tipo Videogame portátil
Geração 7ª Geração
Disponibilidade
  • JP 1 de novembro de 2008
  • AN 5 de abril de 2009
  • EU 3 de abril de 2009
  • AU 2 de abril de 2009
Mídia Fisica (Cartões Flash do DS/DSI), Digital
CPU Processador de 133 MHz ARM946E-S (ARM) e 33 MHz ARM7TDMI
Serviços
on-line
Nintendo Wi-Fi Connection
Antecessor Nintendo DS, DS Lite (modelos anteriores)
Sucessor Nintendo DSi XL (redesign)
Nintendo 3DS (sucessor)

O Nintendo DSi foi um console de videogame portátil da Nintendo, anunciado em 2 de outubro de 2008 em uma conferência da Nintendo em Tóquio. Ele se trata de uma versão melhorada do DS Lite, entre seus aprimoramentos, destacam-se uma entrada para cartões SD para armazenamento de jogos e aplicativos por download, menu completamente reformulado com suporte a aplicativos e um browser pré-incluso para navegar na internet, loja online DSi Shop, telas maiores, duas câmeras e softwares adicionais. No entanto, o console perde com a ausência do slot para cartuchos de Game Boy Advance presente nos versões anteriores (DS e DS Lite), além de a bateria durar menos tempo. Foi lançado no final de 2008 no Japão e em 2009 em outras regiões. Seu principal concorrente é o PlayStation Portable da Sony. O DSi recebeu alguns jogos cujos não funcionavam nos seus modelos anteriores ( DS e DS Lite ) como por exemplo todos os jogos disponiveis na DSi Shop e os jogos físicos exclusivos (que eram na cor branca para distinguir dos cartuchos de cor cinza normais do DS) que só funcionavam no console e os seus sucessores. No entanto alguns jogos de DS que exigiam o slot-2 não podem ser jogados, como o console não tem essa entrada.

Este é o ultimo videogame portátil da Nintendo (juntamente com a sua versão maior) a incluir a aplicação PictoChat.

Aspecto e funções[editar | editar código-fonte]

O aspecto do Nintendo DSi assemelha-se ao do antecessor, o Nintendo DS Lite. O console tem duas telas TFT-LCD de 3,25 polegadas, no lugar das 3 polegadas dos modelos anteriores. A tela inferior continua com uma interface tocável. Na parte da frente estão os botões A, B, X e Y, Start, Select e Power e o direcional. A parte de trás tem os botões L e R, o slot para cartões de jogo e a entrada para o cabo de alimentação. As dimensões são de 74,9 mm × 137 mm × 18,9 mm quando fechado, o que é cerca de 12% mais fino (2,6 mm) do que o Nintendo DS Lite.

O Nintendo DSi tem duas câmeras VGA (0.3 megapixel[1]): uma sobre a dobradiça interna que aponta para o usuário e outra na parte externa. Além das câmeras, há um slot para cartões SD ao lado direito do handheld. O botão Power deslizável do Nintendo DS Lite foi substituído por um botão mais parecido com o do Nintendo DS original, mas com um formato redondo e localizado abaixo do direcional, à esquerda da tela sensível. Se pressionado rapidamente, o console reinicia e vai para o DSi Menu, enquanto que segurá-lo por mais tempo faz com que seja desligado. O ajuste de volume foi movido para a lateral esquerda e mudou para dois botões, + e -, através dos quais também se pode ajustar o brilho da tela juntamente com o botão Select. O DSi adiciona um nível de brilho em relação ao Nintendo DS Lite, passando para cinco, mesmo com a duração da bateria reduzida. A bateria funciona por 9 a 14 horas na configuração mais baixa luminosidade, em comparação com as 15 a 19 horas do antecessor. A unidade utiliza uma bateria interna recarregável de 840 mAh, em comparação com a de 1000 mAh do DS Lite.

O Nintendo DSi era disponivel em 7 cores,

  • Americas: Branco, Preto, Azul Claro, Rosa
  • Europa: Branco, Preto, Azul Claro, Azul Metalico e Vermelho
  • Austrália: Branco, Preto, Azul Metalico e Rosa
  • Japão: Branco, Preto, Azul Metálico, Rosa, Vermelho, Verde
  • Além das cores mencionadas acima, certas cores de edição limitada foram liberadas.

DSi Menu[editar | editar código-fonte]

A interface do portátil baseia-se no DSi Menu, onde é possível alterar configurações e acessar o jogo do cartão ou um dos softwares disponíveis para edição de imagens (DSi Camera) e som (DSi Sound) e download de software e jogos adicionais (DSi Shop), além do que já existia nos sistemas originais: chat (PictoChat) e download de jogos multiplayer e demonstrações (DS Download Play). Em todos os sistemas DSI, vem pré-instalado um vídeo sobre como conectar o aparelho à internet, o Nintendo DSi + Internet. Também é possível fazer o download gratuito de Flipnote Studio, um software Flip book que permite a criação, edição e compartilhamento de animações, o Nintendo 3DS Transfer Tool, um aplicativo que permite a transferência de dados entre um DSI (ou o DSI XL) e um 3DS, e o Nintendo DSi Browser, para navegação na internet

Aplicativos Iniciais[editar | editar código-fonte]

Nintendo DSi Camera: Tire, Edite, Armazene ou Transfira Fotos, veja as funcionalidades

  • Normal: Tire fotos sem qualquer alteração
  • Distorcão: Distorça fotos com a touch screen
  • Grafiti: Desenhe Objetos na Foto
  • Cores: Tire fotos com partes (ou tudo) em Preto e Branco
  • Arco-Iris: Altere as cores
  • Caleidoscópio: Espelhe as Imagens, Duplicando-as, em Triangulo ou Quadrado
  • Comics: Coloque efeitos nas fotos como: Lagrimas, Orelhas de Coelho, Oculos, etc
  • Caretas: Deixe uma Pessoa Alegre, Brava ou Triste
  • Fusão: Veja um Fusão de 2 fotos
  • Parecidos: Veja quanto você se parece com outra pessoa
  • Montagens: Coloque Mascaras ou Bordas nas Fotos

Nintendo DSi Sound: Nintendo DSi Sound é um Aplicativo de audio para Nintendo DSi

  • Gravar e Editar: Essa função pode gravar sons de até 10 seg. e edita-los no Nintendo DSi, deixando grave, agudo, etc
  • Escutar no Cartão SD: Essa função é para escutar musicas em formato MP4 e 3GP, no Nintendo DSi, e edita-los

Nintendo DSi Shop: Baixe Jogos ou Aplicativos no Nintendo DSi Shop. Atualmente sucedida pela Nintendo eshop.

  • Nintendo DSiWare: Nintendo DSi Ware é o lugar onde você pode baixar jogos (Gratis, 200, 500, 800+ pontos)
  • Nintendo DSi Points: Servem para comprar jogos e aplicativos, podem ser comprados em lojas ou cartão de credito

PictoChat: PictoChat é um aplicativo de conversa local. O DSi é o último console da Nintendo a incluir essa funcionalidade.

  • Salas: Existem 4 Salas de Conversa, com 16 vagas

DS Download Play: Jogue Jogos com Apenas um Cartão de Jogo

Aplicativos para Download[editar | editar código-fonte]

Nintendo DSi Browser: Navegador de Internet para DSi

  • Endereço: Digite o Endereço da Internet
  • Busca: Busque Palavras no Google ou Yahoo!
  • Favoritos: Favorite Paginas

FlipNote Studio

Nintendo 3DS Transfer Tool

Suporte[editar | editar código-fonte]

O DSi ainda recebe suporte pela Nintendo e ainda é vendido em seu site assim como o Nintendo DSi XL, porém a sua loja online (DSi Shop) encerrará as suas atividades em 2017 e o Serviço para jogos online (Nintendo Wi-Fi Connection) encerrou suas atividades em 2014.

Encerramento da Nintendo DSI Shop[editar | editar código-fonte]

Em 1 de Abril de 2016, foi anunciado o encerramento da Nintendo DSi Shop. A principal razão para isso, foi o facto de os jogadores terem mudado para a familia de consoles portáteis Nintendo 3DS, além da obsolência da própria loja (embora tenha sido criada em 2008, três anos após o lançamento da sua conterparte doméstica que foi lançada em 2006 e ainda permanece ativa, sem nenhuma data de encerramento ainda anunciada para a mesma), a falta de novos titulos de software (o último DSiWare disponivel na loja era The Mysterious Case of Dr. Jekyll & Mr. Hyde que foi lançado em 15 de outubro de 2015), e o encerramento da Nintendo Wi-Fi Connection, que foi necessária para o serviço online de três titulos de DSiWare (Sujin Taisen: Number Battles, Metal Torrent, e mais notávelmente Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again!, que usou o serviço para o envio de nivéis criados pelo utilizador no mesmo para a disponibilidade online e serem baixados por outros usuários ao redor do mundo). Com isso, os jogadores que ainda possuem uma DSi e continuam a jogar na mesma já não vão ser capazes de comprar e baixar novos jogos. A capacidade de adicionar Nintendo DSi Points vai parar no dia 30 de Setembro de 2016. Além disso a capacidade de re-download também irá parar, mas não no dia do encerramento da DSi Shop. A Nintendo recomenda a tranferência de dados de um DSI para um 3DS, a fim de poder continuar a jogar lá além de que a capacidade de re-downloading para titulos DSiWare permanece na Nintendo eshop, que é a loja digital da 3DS e disponibiliza muitos (mas não todos) jogos e aplicações DSiWare. Isto não só irá marcar o fim da Nintendo DSi Shop, como também a linha Nintendo DS, já que o último remanescente da própria vai deixar de existir, o último titulo de DS tinha sido lançado em 2014, e as consolas dessa mesma linha deixaram de ser vendidas em 2013. Além disso certos jogos DSiWare não podem ser transferidos para um 3DS, mas dois deles, Flipnote Studio e Sparkle Snapshots, já foram relançados como aplicativos de 3DS, com o primeiro tendo um lançamento limitado fora do Japão. Qualquer titulo de DSiWare não transferivel ou já existente em um console 3DS, pode ser mantido em um DSI após o encerramento mas não pode ser desinstalado a partir do data management já que esses dados são irrecuperaveis e insubstituiveis.

O encerramento da Nintendo DSi Shop será no dia 31 de Março de 2017.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Review - Nintendo DSi». www.bit-tech.net. Consultado em 19 de abril de 2012.  Texto " bit-gamer.net" ignorado (Ajuda)
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Nintendo DSi