Atari Lynx

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Atari Lynx
Atari Lynx.
Atari Lynx II.png
Em cima: Atari Lynx I
Em baixo: Atari Lynx II
Fabricante Atari
Tipo Console portátil
Geração 4ª geração
Lançamento Setembro de 1989
Descontinuado 1994
Unidades
vendidas
entre 2 e 5 milhões
Mídia Cartucho
CPU MOS Technology 6502
Serviços
on-line
ComLynx (rede para até 17 jogadores)
Jogo mais
vendido
Road Blasters

O Atari Lynx foi um console de videogame portátil produzido pela Atari, lançado em 1989, sendo o primeiro a apresentar tela colorida. Fazendo parte dos videogames de quarta geração, concorreu com o Game Boy da Nintendo, lançado um mês antes, e com o Game Gear da Sega e o TurboExpress da NEC, lançados no ano seguinte.

Foi o segundo console portátil a ser produzido pela Atari, depois do Touch Me, lançado em 1978.

História[editar | editar código-fonte]

O Lynx foi originalmente desenvolvido pela Epyx (uma sofhouse que desenvolveu sucessos como California Games, Summer Games, Winter Games, entre outros) em 1987, sendo inicialmente chamado de Handy Game. Dois de seus criadores, Dave Needle e R.J. Mical, também participaram da equipe de desenvolvimento do computador Amiga.[1]

A Epyx exibiu seu projeto em público pela primeira vez em janeiro de 1989, durante o Winter Consumer Electronics Show. Porém, a empresa enfrentou problemas financeiros, e tornou-se evidente que eles não seriam capazes de produzir o Handy Game por conta própria. Após procurar por parceiros, a Epyx chegou a um acordo com a Atari, que ficaria encarregada da produção e comercialização do console, enquanto a Epyx lidaria com o desenvolvimento de software. A Atari então exibiu o projeto no Summer Consumer Electronics Show sob o título provisório de Portable Color Entertainment System. Posteriormente, foi alterado para o nome definitivo, Atari Lynx (lince, em inglês), quando o console foi distribuído aos revendedores.

O Lynx era um video game que usava um processador central de 8 bits (o 6502) e um processador de video de 16 bits (esta estratégia também foi usada pela NEC com o PC Engine). Isto fez com que o Lynx tivesse imagens fantásticas para a época e jogos excelentes. Mais de uma centena de jogos foram lançados para o Lynx. Grande parte deles agradou ao público, em especial SLIME WORLD, jogo para até oito pessoas, onde o objetivo era matar monstros em uma caverna imensa. Os maiores sucessos foram Blue Lightning, California Games, Double Dragon e Shadow of the Beast.

Foi lançado para concorrer com o Game Gear da Sega e com o Game Boy da Nintendo. Porém, devido ao seu alto custo (US$ 180,00 na época), em função de seu procesador de 16 bit e sua tela de alta definiçao, que consumiam muita bateria, acabou no ostracismo.

Hardware[editar | editar código-fonte]

Especificações técnicas[editar | editar código-fonte]

Especificações técnicas
CPU GPU
Taxoimagem.png MOS Mikey
Frequência de clock:
4 MHz (média de ~3.6 MHz)
Lisura:
Barramento:
8 bits
CMOS
Taxoimagem.png MOS Suzy
Frequência de clock:
16 MHz
Lisura:
CMOS
Áudio Mídia
Canais de áudio:
4 canais de som mono (Lynx II estéreo com efeito pan)
DAC de 8 bits para cada canal (× de 4 canais 8 bits/canal = 32 bits geralmente)
Taxoimagem.png Cartucho
Capacidade normal:
128, 256 e 512 kB
Dimensões
Peso:
273,05 mm 107,95 mm 38,1 mm
largura altura profundidade

Memórias
Capacidades e entradas
  • Tela de LCD de 3,5" diagonal
  • Porta para fones de ouvido de 3,5 mm (estéreo no Lynx II)
  • ComLynx (comunicação entre múltiplas unidades, serial)
  • Horas ~4-5 do suporte de bateria (seis AA)


Referências

  1. Atari Lynx History AtariAge, acessado em 16 de dezembro de 2013
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.