Fones de ouvido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Audio-Technica ATH-A500.jpg

Auscultadores (português europeu) ou fones de ouvido (português brasileiro) (chamados ainda de auriculares e headphones) são as palavras geralmente usadas para se referir a auriculares e são pequenos altifalantes (altifalante (português europeu) ou alto-falante (português brasileiro)) para audição direta na cabeça do ouvinte. A finalidade é proporcionar uma audição privada, quando não se puder ouvir som pelas caixas acústicas, ou ainda minimizando as interferências de outras fontes sonoras que estejam sendo reproduzidas em simultâneo no mesmo espaço.

Precauções[editar | editar código-fonte]

É de grande importância que os usuários de auscultadores não se exponham por mais de 30 minutos a um ruído de 100 dB. Hoje nos iPods, com seus headphones poderosos, chega-se até a 115 dB. Vale lembrar que a partir dos 80 dB, a cada 5 dB adicional, tira-se pela metade o tempo de exposição. Partindo-se de 16 horas com 80 dB, você pode calcular o quanto poderá ser prejudicial. A exposição constante ao ruído pode causar perda auditiva com surdez e tinnitus (zumbido nos ouvidos).

Usuários de headphones que ouvem música em alto volume por mais de uma hora diariamente expõem-se a risco de diminuição permanente da capacidade auditiva após 5 anos.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Fones de ouvido
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Fones de ouvido

Referências