Binaural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o álbum de Pearl Jam, veja Binaural (álbum).
Binaural

Cabeça de manequim usada
na gravação binaural. Na
imagem, apenas um
microfone é visível.

Tipo

Binaural - literalmente significa "possuindo ou sendo relacionado às duas orelhas".

A audição binaural, juntamente com a filtragem de frequências, permite aos animais determinar a direção da origem dos sons. É uma técnica de gravação e reprodução sonora bastante interessante, pois, com apenas dois microfones, é possível criar o efeito de som ambiente. Para a gravação são colocados dois microfones acoplados à cabeça de um manequim ("dummy head"). Os microfones devem ser colocados na posição das orelhas.

Um detalhe importante é que o efeito não é perceptível quando reproduzido em alto-falantes. Para percebê-lo claramente, é necessário ouvi-lo através de fones de ouvido. As gravações binaurais são feitas especificamente para serem ouvidas através de fones de ouvido. Isso porque, ao ouvir o som pelas caixas de som, a orelha esquerda e direita podem ouvir o som proveniente de ambos os alto-falantes. Diferentemente, ao ouvir o som através de fones de ouvido, o som do fone esquerdo é audível apenas para o ouvido esquerdo, enquanto o som do fone direito é audível apenas para o ouvido direito. Assim, uma vez que em uma mídia binaural a fonte de som é gravada por dois microfones separados que são colocados a uma distância comparável a de duas orelhas e não são misturados, a percepção do áudio se torna completamente diferente do usual.[1] Em síntese, ouvir um áudio binaural por meio de fones de ouvido simula a audição real pela qual as pessoas ouvem sons ao vivo. Dessa forma, o ouvinte tem a impressão de estar próximo ao vocalista e consegue também ter uma noção da fonte sonora; se o vocalista se distancia, o som parece estar mais longe, se ele se aproxima, o som parece estar mais perto. Se ele se aproxima mais do lado direito (do gravador), o áudio pode ser melhor percebido pelo ouvido direito, enquanto o som lado oposto se distancia - e vice-versa com o lado esquerdo.[2]

A banda Pink Floyd tem um álbum gravado com essa técnica, The Final Cut, bem como a banda Pearl Jam, que gravou um álbum utilizando esta técnica e o batizou com o próprio nome da técnica, Binaural.

O podcast França e o Labirinto, produzido por Alexandre Ottoni e Deive Pazos e com o protagonista Nelson França dublado por Selton Mello, tem como grande destaque técnico o uso do áudio binaural, que visa uma maior imersão dos ouvintes no audiodrama, segundo seus produtores, transpondo as angústias e desafios enfrentados pelo protagonista aos ouvintes.[3]

Arquivos de áudio[editar | editar código-fonte]

Arquivos de áudio com exemplos do efeito binaural:

Som ambiente:
Mesa
de sinuca.

Leicester Market (Reino Unido).

Sons da
floresta de
Phuket (Tailândia).
Música:
Rumba.

Sardana composta por José Ventura (1817-1875).

Jhirijhiri, instrumento tradicional de Orissa (Índia).

Referências

  1. Binaural.com (April 1998) 'Binaural for beginners'. Retrieved 20 January 2016. The Verge; retrieved 20 January 2016.
  2. Lalwani, Mona (12 February 2015). ' Surrounded by sound: how 3D audio hacks your brain. A century-old audio technology is making a comeback thanks to VR', theverge.com, 12 February 2015.
  3. «Crítica: Podcast noir, 'França e o Labirinto' mostra como o som pode ser torturante». Folha de S.Paulo. 25 de setembro de 2023. Consultado em 20 de outubro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Tecmundo - Áudio binaural: efeito 3D em fones de ouvido estéreo. Página visitada em 10 de Maio de 2014.
  • Binaural Air Waves - highest fidelity binaural recording in the world. Página visitada em 10 de Maio de 2014. (em inglês)
  • Nouvoson Radio France - Enregistrements au format Binaural ou MultiCanal (5.1) réalisés par Radio France. Página visitada em 10 de Maio de 2014. (em francês)
Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.