Wii Sports

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wii Sports
Produtora(s) Nintendo
Editora(s) Nintendo
Designer(s) Keizo Ohta
Takayuki Shimamura
Yoshikazu Yamashita
Plataforma(s) Nintendo Wii
Série Wii Series
Data(s) de lançamento
Gênero(s) Esportes
Modos de jogo Single-player, Multiplayer
Classificação Permitido para todas as idades i CERO (Japão)
Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Permitido para todas as idades i OFLCA (Austrália)
Permitido para todas as idades i USK (Alemanha)
Permitido para todas as idades i FPB (África do Sul)

Inadequado para menores de 7 anos i PEGI (Europa)
Inadequado para menores de 6 anos i PEGI (Portugal)

Wii Sports (Wii スポーツ, Wii Supōtsu?) é um jogo para a consola Wii que consiste numa coletânea de esportes: tênis, boliche, boxe, golfe e basebol. É o jogo mais vendido de toda a hístória. O jogo vem incluído com o console (apenas para a versão norte-americana e europeia).[1] O produto vendido no Brasil, trazido pela Latamel, também inclui o jogo por ser a versão americana. O jogo foi produzido pela Nintendo para ser vendido como um dos títulos de lançamento do console.[2]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Tênis[editar | editar código-fonte]

O personagem movimenta-se automaticamente pelo ecrã e o Wii Remote é utilizado para mandar a bola e para servir. O Mii repete o movimento com precisão, medindo a força e o ângulo em que a bola é lançada. É possível até mesmo colocar efeito na bola, fazendo-a dar uma pequena curva.

Golfe[editar | editar código-fonte]

No golfe o jogador pode escolher o taco mais apropriado de acordo com a força e a precisão necessária em cada lance. A direção em que a bola será lançada é escolhida previamente pelo jogador e este deverá movimentar o Wii Remote (simulando uma tacada) para que o jogo meça, com precisão, a força utilizada e o eventual efeito colocado na bola, deve-se observar também a direção do vento.

Apesar de ser um minigame, o golfe no Wii Sports possui uma disponibilidade relativamente grande de tacos, contando com wedge, driver, putter e iron.

Número de jogadores
por modalidade
Modalidade Jogadores
Beisebol Wiimote 1 Player Icon.svg Wiimote 2 Player Icon.svg
Bowling/Boliche Wiimote 1 Player Icon.svg Wiimote 2 Player Icon.svg Wiimote 3 Player Icon.svg Wiimote 4 Player Icon.svg
Boxe Wiimote 1 Player Icon.svg Wiimote 2 Player Icon.svg
Golf Wiimote 1 Player Icon.svg Wiimote 2 Player Icon.svg Wiimote 3 Player Icon.svg Wiimote 4 Player Icon.svg
Tênis Wiimote 1 Player Icon.svg Wiimote 2 Player Icon.svg Wiimote 3 Player Icon.svg Wiimote 4 Player Icon.svg

Boxe[editar | editar código-fonte]

Este é o único jogo em que além do Wii Remote, o Nunchuk também tem que ser utilizado. O jogador pode usar as duas mãos para socar utilizando portanto ambos os controles ou então aproximá-los do rosto para manter a defesa (fechar a guarda), é possível até mesmo esquivar de golpes do adversário inclinando o corpo (ambos os controles) para o lado desejado.

Baseball[editar | editar código-fonte]

No Baseball, é usado o Wii Remote como o taco (ou para lançar a bola, de acordo com o decorrer do jogo). O jogador faz o papel de rebatedor/lançador e executa a ação de uma rebatida/lançamento como estando no meio de um verdadeiro jogo, pois, ao rebater, o Wii Remote realiza o perfeito som de uma rebatida.

Bowling[editar | editar código-fonte]

No Bowling é usado o Wii Remote como bola. O jogador simula o movimento de lançamento de uma bola de bowling que é representado no ecrã pelo personagem.

Referências

  1. Casamassina, Matt (13 de novembro de 200). «Wii Sports Review» (em inglês). IGN. Consultado em 31 de janeiro de 200  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. Schneider, Peer (13 de setembro de 200). «New Wii Titles Announced». IGN. Consultado em 1 de fevereiro de 200  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)

Ver também[editar | editar código-fonte]