New Super Mario Bros. Wii

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
New Super Mario Bros. Wii
Desenvolvedora(s) Nintendo Entertainment Analysis & Development
Publicadora(s) Nintendo
Diretor(es) Shigeyuki Asuke
Produtor(es) Takashi Tezuka
Hiroyuki Kimura
Projetista(s) Toshihiko Nakago
Michiho Hayashi
Programador(es) Makoto Sasaki
Compositor(es) Shiho Fujii
Ryo Nagamatsu
Plataforma(s) Wii
Série Super Mario
Data(s) de lançamento
  • AN 15 de novembro de 2009
  • EU 20 de novembro de 2009
  • JP 3 de dezembro de 2009
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Um jogador
Multijogador
Super Mario Galaxy
Super Mario Galaxy 2

New Super Mario Bros. Wii (New スーパーマリオブラザーズ Wii, Nyū Sūpā Mario Burazāzu U~?) é um videogame do gênero de plataforma desenvolvido e publicado pela empresa japonesa Nintendo para o Wii[1]. O jogo foi lançado em 12 de novembro de 2009 na Austrália, 15 de novembro na América do Norte, 20 de novembro de 2009 na Europa e 3 de dezembro de 2009 no Japão. É o primeiro título da série Mario, desde Super Mario Bros., a ter o recurso de jogar em multijogador simultaneamente em até 4 jogadores, e o primeiro a incluir o novo recurso da Nintendo, "Super Guide" (Super Ajuda).

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo usa elementos do New Super Mario Bros. e, inclui pela primeira vez em um jogo da série Mario Bros., capacidade para multiplayer de até quatro jogadores simultaneamente. Pode ser jogado tanto no estilo clássico, com o controle Wii Remote na horizontal, como no novo estilo, usando o Nunchuk conectado ao Wii Remote. Alguns movimentos tais como o salto e os ataques são executados com as teclas, outros, como o giro no meio do ar e agarrar outros jogadores são executados agitando o controle do Wii.

Modo cooperativo[editar | editar código-fonte]

De acordo com a demo da E3 2009, estarão disponíveis os seguintes personagens: Mario (jogador um), Luigi (jogador dois), e dois Toads: um amarelo (jogador três) e um azul (jogador quatro). Quando um jogador morre ele pode recomeçar o jogo se um dos outros jogadores bate uma bolha que aparece na tela com o jogador dentro. Os itens vêm em quantidades múltiplas, dos blocos de itens, ou das bolhas que flutuam perto na tela.
Quando jogado no modo cooperativo, o jogo igualmente caracteriza elementos do competidor, tais como a tentativa do jogador ter a maioria de pontos ou de moedas, similares à The Legend of Zelda: Four Swords. As classificações para cada jogador são dadas no fim de cada em nível, incluindo o status tal como os inimigos derrotados, as moedas coletadas, e pontos totais. O criador de Mario, Shigeru Miyamoto, confirmou durante sua entrevista da mesa redonda no E3 2009 que o jogo não caracterizará para múltiplos jogadores on-line. O jogo será o primeiro jogo no Wii para caracterizar o "Demo Play", onde os jogadores que perderem 8 vidas em uma fase, poderão deixar que o jogo mostre como terminar o nível para eles, não passando de fase, apenas mostrando como passar, com o jogador podendo parar e voltar a jogar a qualquer hora.

Novos itens[editar | editar código-fonte]

Além dos tradicionais Super Mushroom, Fire Flower e Starman, estão presentes no jogo os novos itens:

  • Ice Flower: faz o personagem lançar bolas de gelo para congelar os inimigos.
  • Propeller Suit: permite o jogador voar para cima por um breve período e aterrissar no chão de forma mais lenta.
  • Penguin Suit: permite congelar os inimigos como a Ice Flower, além de permitir o personagem deslizar no chão e nadar de forma mais ágil, tal qual a Frog Suit de Super Mario Bros. 3.
  • Mini Mushroom: reduz o personagem ao menor tamanho possível, podendo dar pulos mais altos e correr sobre a superfície da água. Porém, se encostar em um inimigo, o jogador perde uma vida, assim como se o personagem estiver pequeno (normal).

Yoshi[editar | editar código-fonte]

Uma das novidades é a presença de Yoshi no jogo. Suas habilidades são as mesmas já consagradas nos jogos da série, como comer frutas nos arbustos e engolir alguns inimigos. Yoshi aparece em poucas fases, onde é encontrado dentro de blocos '?'. Porém, não há a possibilidade de o jogador sair de uma fase completada montado em Yoshi, como era possível em Super Mario World. O dinossauro acena para se despedir do personagem quando o mesmo entra no castelinho, ao completar a fase.

Enredo[editar | editar código-fonte]

É o aniversário da Princesa Peach e por isso o Reino dos Cogumelos está em festa. Peach recebe vários presentes. De repente, chega um bolo, que ninguém sabe de onde veio. A princesa se aproxima e sai de dentro dele, primeiro, Bowser Jr. e depois os outros filhos de Bowser. Depois, Peach é presa dentro do bolo, e este é colocado dentro do airship e Mario, Luigi e os Toads amarelo e azul saem correndo atrás do navio. Quando saem, os Toads vermelhos mandam pelo canhão os presentes da roupa de pinguim e do cogumelo voador que explodem no ar.

Os personagens passam pelos diversos mundos que há no jogo. No oitavo mundo, enfrentam 3 inimigos: primeiro, Kamek, na Torre; depois, Bowser Jr, no airship; e por último o próprio Bowser, em seu castelo. Antes de ir para o castelo de Bowser, a princesa e a turma se encontram, mas, Kamek rapta Peach e a leva ao castelo de Bowser.

Quando os amigos vencem Bowser, notam estranhamente que a princesa ainda não desce da gaiola. Logo, percebem que no lugar dela, está Kamek, que joga um feitiço na lava e se ressuscita, tornando-o muito maior que já era. Quando a turma chega à verdadeira gaiola onde está Peach, apertam o grande botão e Bowser cai numa espécie de ralo. Mario e a princesa saem do castelo, enquanto Luigi e os dois Toads estão com balões de Bowser. Luigi desce com um dos balões e oferece um passeio a eles, encerrando a história com um final feliz.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a Nintendo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.