New Super Mario Bros. U

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
New Super Mario Bros. U
New Super Mario Bros. U
Desenvolvedora(s) Nintendo Entertainment Analysis & Development
Publicadora(s) Nintendo
Diretor(es) Masataka Takemoto
Produtor(es) Takashi Tezuka
Hiroyuki Kimura
Projetista(s) Shigeyuki Asuke
Daiki Iwamoto
Ryutaro Kanno
Artista(s) Masanobu Sato
Compositor(es) Shiho Fujii
Mahito Yokota
Série Super Mario
Plataforma(s) Wii U
Conversões Nintendo Switch
Lançamento Wii U
  • AN 18 de novembro de 2012
  • PAL 20 de novembro de 2012
  • JP 8 de dezembro de 2012
Nintendo Switch
  • WW 11 de Janeiro de 2019
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Um jogador
Multijogador
New Super
Mario Bros. 2
Super Mario 3D World

New Super Mario Bros. U (ニュー・スーパーマリオブラザーズ・U Nyū Sūpā Mario Burazāzu Yū?) é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo. Foi anunciado em junho de 2012 na conferência pré-E3 da Nintendo, e foi lançado para Wii U como um título de lançamento em 18 de novembro de 2012 na América do Norte, em 30 de novembro na Europa e Austrália, e em 8 de dezembro no Japão. O jogo é totalmente em plataforma 2D, fazendo uso do Wii U Gamepad para até 4 jogadores simultâneos.[1][2]

O jogo recebeu críticas positivas e é um dos jogos mais vendidos do Wii U. Uma versão aprimorada, intitulada New Super Mario Bros. U Deluxe, foi lançada para Nintendo Switch em 11 de janeiro de 2019.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Em uma mudança de ritmo de sua rotina habitual, Bowser, juntamente com os Koopalings, decide invadir o castelo da Princesa Peach, usando um braço mecânico gigante para jogar Mario, Luigi, e os Toads, para longe de Mushroom Kingdom. Então Mario e seus amigos devem se aventurar por 7 reinos procurando o caminho de volta ao castelo para parar os planos de Bowser e salvar a Princesa Peach. E passando por 82 fases distribuidas em 9 mundos.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O videogame tem jogabilidade similar à de seus antecessores, especialmente New Super Mario Bros. Wii, podendo ser jogado por até quatro pessoas com Mario, Luigi, Toad Azul e Toad Amarelo. No entanto, o primeiro jogador poderá escolher o personagem com qual jogará, além de poder usar seu Mii.

New Super Mario Bros. U apresenta um novo item para power-up, a Supernoz, que dá ao jogador uma roupa de esquilo voador. O Mario Esquilo-Voador pode planar pelo ar (semelhante ao Mario Guaxinim, estreado em Super Mario Bros. 3), e se agarrar em paredes. Supercogumelos, Flores de Fogo, Flor de Gelo, Minicogumelos e estrelas também estão presentes.

Yoshis Bebês retornam de Super Mario World, mas não podem crescer, tendo agora habilidades especiais. Yoshis Rosa podem inflar e flutuar quando o Gamepad do Wii U é chacoalhado; Yoshi Amarelo pode iluminar áreas escuras e atordoar inimigos agitando o controlador; e Yoshis Azuis cospem bolhas azuis para prender inimigos e transformá-los em moedas.

O mapa da área será único (diferente dos mapas de outros jogos da série, que são divididos em diferentes telas), contendo vários lugares com temas e nomes específicos, como em Super Mario World.

New Super Mario Bros. U tem um novo modo de jogo chamado Partida Turbo, no qual o jogador passa por níveis randômicos de rolagem automática, coletando moedas para aumentar a velocidade do movimento. Um jogador usando o Gamepad do Wii U pode criar plataformas, interagir com objetos, atrapalhar inimigos e estourar bolhas tocando na tela do controlador.

New Super Luigi U[editar | editar código-fonte]

Foi lançado, em 2013, um DLC[3] para o jogo, chamado New Super Luigi U, para homenagear o irmão de Mario. O objetivo é o mesmo, porém as fases são novas e deve passá-las em nada mais que 100 segundos.

No lugar de Mario, foi incluído o personagem Coelharápio (o coelho que rouba itens). É ideal para jogadores com dificuldade nesse jogo, pois, diferente dos outros personagens jogáveis (encostou em um inimigo, dependendo da forma que estão, ou perdem o item, encolhem ou perdem uma vida), o Coelharápio é invencível (exceto se cair em um abismo, em lava ou esmagado por paredes móveis). E diferente de Luigi e dos Toads, ele não pode usar itens, apenas roubá-los; exceto pelas superestrelas.

New Super Luigi U conta com um tempo de fases curto chegando a ser 100 segundos, menor que em New Super Mario Bros. U .

New Super Mario Bros U Deluxe[editar | editar código-fonte]

No dia 11 de Janeiro de 2019 foi lançado o jogo New Super Mario Bros U Deluxe para Nintendo Switch. O jogo contém a Super Coroa, item exclusivo do jogo para a personagem Toadette. O jogo também inclui o personagem Coelharápio de New Super Luigi U.

Referências