New Super Mario Bros. U

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
New Super Mario Bros. U
Arte da capa do jogo em todos os territórios
Desenvolvedora(s) Nintendo EAD
Publicadora(s) Nintendo
Diretor(es) Masataka Takemoto
Produtor(es) Takashi Tezuka
Compositor(es) Shiho Fujii
Mahito Yokota
Plataforma(s) Wii U
Série New Super Mario Bros
Data(s) de lançamento
  • JP 8 de dezembro de 2012
  • AN 18 de novembro de 2012
  • BR 26 de Novembro de 2013
  • EU 30 de novembro de 2012
  • AU 30 de novembro de 2012
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Um jogador, multijogador
Classificação Permitido para todas as idades i CERO (Japão)
Permitido para todas as idades i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Permitido para todas as idades i OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 3 anos i PEGI (Europa)
Permitido para todas as idades i USK (Alemanha)
Mídia Wii U Optical Disc,

Digital download (1.73GB)

Último
New Super Mario Bros. 2
Próximo

New Super Mario Bros. U é um jogo eletrônico para o Wii U. O jogo foi anunciado em junho de 2012 na conferência pré-E3 da Nintendo, e foi lançado junto com o console em 18 de Novembro de 2012 na América do Norte, na Europa e na Austrália em 30 de novembro de 2012, e no Japão em 8 de dezembro de 2012. O jogo é totalmente em plataforma 2D, fazendo uso do Wii U Gamepad para até 5 jogadores simultâneos.[1][2][3]

Erredo[editar | editar código-fonte]

Em uma mudança de ritmo de sua rotina habitual, Bowser, juntamente com os Koopalings, decide invadir o castelo da Princesa Peach, usando um braço mecânico gigante para jogar Mario, Luigi, e os Toads, para longe de Mushroom Kingdom. Então Mario e seus amigos devem se aventurar por 7 reinos procurando o caminho de volta ao castelo para parar os planos de Bowser e salvar a Princesa Peach. E passando por 82 fases distribuidas em 9 mundos.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O videogame tem jogabilidade similar à de seus antecessores, especialmente New Super Mario Bros. Wii, podendo ser jogado por até quatro pessoas com Mario, Luigi, Blue Toad e Yellow Toad. No entanto, o primeiro jogador poderá escolher o personagem com qual jogará, além de poder usar seu Mii.

New Super Mario Bros. U apresenta um novo item para power-up, o Super Acorn, que dá ao jogador uma roupa de esquilo voador. Flying Squirrel Mario pode planar pelo ar (semelhante ao Raccoon Mario, estreado em Super Mario Bros. 3), e se agarrar em paredes. Super Mushrooms, Fire Flowers, Ice Flowers, Mini Mushrooms e Stars também estão presentes.

Baby Yoshis retornam de Super Mario World, mas não podem crescer, tendo agora habilidades especiais. Pink Yoshis podem inflar e flutuar quando o Wii U GamePad é chacoalhado; Yellow Yoshi pode iluminar áreas escuras e atordoar inimigos agitando o controlador; e Blue Yoshis cospem bolhas azuis para prender inimigos e transformá-los em moedas.

O mapa da área será único (diferente dos mapas de outros jogos da série, que são divididos em diferentes telas), contendo vários lugares com temas e nomes específicos, como em Super Mario World.

New Super Mario Bros. U tem um novo modo de jogo chamado Boost Rush Mode, no qual o jogador passa por níveis randômicos de rolagem automática, coletando moedas para aumentar a velocidade do movimento. Um jogador usando o Wii U GamePad pode criar plataformas, interagir com objetos, atrapalhar inimigos e estourar bolhas tocando na tela do controlador.

Mundos[editar | editar código-fonte]

  • Acorn Plains: O primeiro mundo, mais simples e fácil, ótimo para os jogadores novos treinarem as habilidades. É uma campina aberta com vários rochedos de formato peculiar, e a Árvore das Nozes, de onde vieram os Super Acorns do jogo. Tem 5 níveis normais; um nível secreto; uma torre, onde o jogador enfrenta Boom Boom (uma referência a Super Mario Bros. 3); e um castelo, onde o jogador enfrenta Lemmy Koopa, o chefe do mundo. Na luta, Lemmy joga grandes bombas roxas no jogador, que se encostadas, explodem. Após derrotar Lemmy, o mundo 2 é desbloqueado.
  • Layer-Cake Desert: O segundo, simples e fácil, porém um pouco mais desafiador. É um deserto com pedras em formato de sorvete derretido e um rochedo que tem a aparência de um bolo de aniversário. Tem 6 níveis normais; um nível secreto; uma torre onde o jogador enfrenta Boom Boom; e um castelo, onde o jogador enfrenta Morton Koopa Jr., o chefe do mundo. Na luta, Morton usa seu martelo gigante para lançar os segmentos de um Pokey Gigante que surge da areia de seu navio voador no jogador. Após Morton lançar todos os segmentos do Pokey, ele se tornará vulnerável a ataques. Após derrotar Morton, os mundos 3 e 4 são desbloqueados.
  • Sparkling Waters: O terceiro mundo, mais complicado que os outros por causa da água, mas nada tão alarmante. É um mundo aquático e tropical, com certas partes numa praia e outras num mar aberto. Possui vários arrecifes de corais e pequenas ilhas. Tem 5 níveis normais; um navio fantasma; um nível secreto; uma torre, onde o jogador enfrenta Boom Boom; e um castelo, onde o jogador enfrenta Larry Koopa, o chefe do mundo. A luta de Larry é a mais simples de todas. Ele basicamente fica lançando magias de sua varinha e subindo em alguns gêiseres de água que aparecem na luta. Após derrotar Larry, o mundo 5 é desbloqueado. Esse mundo pode ser totalmente evitado se o jogador decidir jogar o mundo 4.
  • Frosted Glacier: O quarto mundo, com a dificuldade mais ou menos no nível do terceiro mundo. É um deserto nevado, com montanhas gélidas cercando o mundo e, ao contrário dos outros mundos, tem um fundo anoitecido, com várias constelações e uma aurora boreal. A dificuldade se dá pelo gelo presente na maioria das fases, que é escorregadio e pode fazer o jogador cair em um abismo. Tem 5 níveis normais; um nível secreto; uma casa fantasma; uma torre, onde o jogador enfrenta Boom Boom; e um castelo, onde o jogador enfrenta Wendy O. Koopa, a chefe do mundo. Na luta, Wendy basicamente sai jogando argolas mágicas enquanto esquia pelo gelo. Se as argolas atingirem um dos cristais de gelo no teto do navio, ele cairá e poderá machucar o jogador. Após derrotar Wendy, o mundo 5 é desbloqueado. Esse mundo pode ser totalmente evitado se o jogador decidir jogar o mundo 3.
  • Soda Jungle: O quinto mundo, e o terceiro mundo mais difícil no jogo todo. É uma floresta de mata fechada com um pântano venenoso roxo, que, se encostado pelo jogador, tira uma vida, dividida em três partes. A primeira é a mais simples, com três fases e uma torre, onde o jogador enfrenta Boom Boom. A segunda, muito mais complicada, é uma floresta assombrada, com árvores sem folhas e com uma névoa arroxeada. Contem uma casa fantasma, cuja saída secreta dá acesso ao nível secreto do mundo, e duas fases normais. Para sair dessa parte, é preciso achar a saída secreta de pelo menos uma das fases normais. A terceira parte, a mais complicada, é a ultima do mundo, e contém duas fases normais muito complicadas, e o castelo, onde o jogador enfrenta Iggy Koopa, o chefe do mundo. A luta de Iggy é uma das mais complicadas. Nela, Iggy usa 4 canos presentes em seu navio voador para mudar de posição (do chão, Iggy usa o cano para mudar sua gravidade e conseguir ficar de pé no teto). Quando está no teto, Iggy é invulnerável, e lança várias magias de sua varinha, e se a magia vermelha atingir a lava presente no navio, um Magmaargh sai da lava e ataca o jogador. Iggy então usa os canos para voltar ao chão, onde torna-se vulnerável. Após derrotar Iggy, o mundo 6 é desbloqueado. O mundo 5 é o maior mundo do jogo, com 7 níveis normais, um secreto, uma casa fantasma, uma torre, um castelo, e um Navio Voador de Bowser, que é encontrado antes desse mundo. No final desse Navio, Bowser Jr. é enfrentado. Na luta, o jogador tem que atrair os Targeting Teds que Bowser Jr. lança de seu Koopa Clown Car para o mesmo. Derrotar Bowser Jr. causa o mundo 5 ser desbloqueado.
  • Rock-Candy Mines: O sexto mundo, com uma dificuldade simples, comparável a do segundo mundo. É um mundo montanhoso e rochoso, com vários rochedos com furos e de formatos irregulares. É o menor mundo em questão de tamanho, e seus níveis apresentam muitos Bullet Bills. Nesse mundo, há também algumas alavancas azuis e vermelhas que abrem passagem para outros níveis. Possui 7 níveis normais; duas torres, uma onde o jogador enfrenta Boom Boom,e a outra onde o jogador enfrenta o Sumo Bros. Gigante; e um castelo, onde o jogador enfrenta Roy Koopa, o chefe do mundo. Na luta, Roy usa seu canhão portátil para atirar vários Bullet Bills, e, ocasionalmente, Bull's-eye Bills, no jogador. Após derrotar Roy, o mundo 7 é desbloqueado.
  • Meringue Clouds: O sétimo mundo, com uma dificuldade simples, comparável a do terceiro e quarto mundos. É um mundo localizado em uma região montanhosa muito alta e nublada, com várias nuvens brancas, beges e roxas cobrindo o mundo. Entre as nuvens, há também alguns picos de montanhas feitas de cogumelo, como no mundo 7 de New Super Mario Bros. Possui 6 níveis normais; uma casa fantasma; uma torre, onde o jogador enfrenta Kamek; e um castelo, onde o jogador enfrenta Ludwig Von Koopa, o último Koopaling. Na luta, Ludwig começa a flutuar no meio do ar e faz duas duplicatas de si mesmo. Depois de se duplicar, Ludwig lança três bolas de magia, enquanto suas duplicatas lançam duas. Após isso ele cai no chão de volta, onde torna-se vulnerável. Após derrotar Ludwig, o último Navio Voador de Bowser é desbloqueado. Lá, o jogador tem que lutar contra Bowser Jr. uma penúltima vez. Dessa vez, Bowser Jr. usa os braços robóticos de seu Koopa Clown Car para atingir o jogador. Após Bowser Jr. ser derrotado, o Navio Voador é parcialmente destruído e o mundo 8 é desbloqueado.
  • Peach's Castle: O oitavo mundo, segundo mais difícil do jogo. Está localizado no Castelo da Princesa Peach, porém, agora é o mundo da lava. Bowser encheu o castelo de lava fervente nos fossos do castelo, colocou um furacão em volta dele, e redecorou o interior do castelo para que se parecesse com o Castelo de Bowser. É o menor mundo em relação aos níveis, com apenas 3 fases normais; uma fase secreta; um fase dentro do castelo; e o Castelo Final, onde a batalha final com Bowser ocorre. Na primeira luta, Bowser apenas atira bolas de fogo pela boca. Para derrotá-lo, o jogador tem que esperá-lo dar um salto longo, e apertar o botão no outro lado da sala. Um machado cairá sobre a ponte que Bowser está, que despencará junto com Bowser. Mario comemora a vitória e sai do interior do castelo. Porém, Bowser é revivido pela magia de Kamek, que sobreviveu à batalha do mundo 7, e cresce em um tamanho 3 vezes maior. Mario, que está do lado de fora, vê que Peach ainda está trancada na torre, e percebe que foi uma armadilha. Bowser então surge, e a última batalha começa. Para derrotá-lo, o jogador terá que esperar Bowser Jr. descer com seu Koopa Clown Car, e pisar nele. O Koopa Clown Car estará livre então para ser pilotado pelo jogador. O jogador então terá que usá-lo para "pisotear" Bowser. Após três ataques, Bowser é derrotado, e acaba caindo no fosso de lava, e Bowser Jr. pula no fosso também. O Castelo então retorna ao seu estado normal, a princesa é resgatada, e Mario, junto com Luigi, Peach e Toad comemoram. Enquanto isso, os Koopalings pilotam o Navio Voador de Bowser quase que totalmente quebrado, e resgatam Bowser Jr. Porém, quando Bowser vai subir no Navio, ele afunda, e explode, e os Koopalings e Bowser são obrigados a fugir no Koopa Clown Car de Bowser Jr.
  • Superstar Road: O nono mundo, mais difícil de todos. É desbloqueado após Bowser ser derrotado no Castelo de Peach. Ele se localiza no espaço, e é basicamente uma plataforma com formato de estrela. Em seu fundo há vários cometas e constelações. Para desbloquear suas fases, é necessário coletar todas as Star Coins do número correspondente ao da fase (Ex.: Para desbloquear a fase 1 é necessário coletar todas as Star Coins do Mundo 1). As fases aqui são as mais difíceis, principalmente a fase 8, considerada a mais difícil de todo o jogo. Se o jogador coletar todas as Star Coins deste mundo, a fase 9-9, a última do jogo, será desbloqueada. Esse mundo é uma referência à Star Road, o oitavo mundo de Super Mario World.
  • Secret Island: Essa área não é um mundo, mas sim um pequeno estágio que mostra todos os recordes que o jogador bateu no jogo (Ex.: Moedas coletadas; Star Coins coletadas; Goombas pisoteados; Itens coletados etc.). É desbloqueada depois que o jogador derrota Bowser no Castelo de Peach. Só pode ser acessada atráves do cano.

New Super Luigi U[editar | editar código-fonte]

Foi lançado, em 2013, um DLC[4] para o jogo, chamado New Super Luigi U, para homenagear o irmão de Mario. O objetivo é o mesmo, porém as fases são novas e deve passá-las em nada mais que 100 segundos.

No lugar de Mario, foi incluído o personagem Nabbit (aquele que rouba itens). É ideal para jogadores com dificuldade nesse jogo, pois, diferente dos outros personagens jogáveis (encostou em um inimigo, dependendo da forma que estão, ou perdem o item, encolhem ou perdem uma vida), Nabbit é invencível (exceto se cair em um abismo, em lava ou esmagado por paredes móveis). E diferente de Luigi e os Toads, ele não pode usar itens, apenas roubá-los; exceto pelas super stars.

New Super Luigi U conta com um tempo de fases curto chegando a ser 100 segundos, menor que em New Super Mario Bros. U .

Referências