Yoshi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yoshi
Nome no Japão Yosshī (ヨッシー)
Série de jogos Mario
Primeiro jogo Super Mario World (1990)
Designer Shigefumi Hino
Masanori Sato
Akiko Hirono
Dublador em inglês Andrew Sabiston (série de TV)
Issac Masrshall (1991-1998)
Dublador japonês Kazumi Totaka
(1998-presente)
Portal Games

Yoshi (ヨッシー, Yosshī?, também romanizado Yossy em alguns materiais em língua japonesa) é um personagem fictício, um dinossauro antropomórfico, que aparece na série de videogames Mario, produzida pela Nintendo. Sua primeira aparição foi em Super Mario Bros 3, quando um dos reis é transformado na figura de Yoshi e no modo jogável em Super Mario World, para Super Nintendo, e posteriormente ele passou a estrelar sua própria série de video-games de plataforma e puzzle. Ele também aparece em vários jogos spin-offs da série Mario, como nas séries Mario Kart, Mario Party, vários jogos de esporte, e também na série Super Smash Bros.

Criação[editar | editar código-fonte]

Yoshi foi criado pelo designer gráfico Shigefumi Hino, em resposta ao grupo de designers da Nintendo, que estavam manifestando o desejo de uma viagem de Mario em um dinossauro.[1] O nome do personagem, provavelmente, foi inspirado na típica interjeição japonesa "Yoshi!", que em português significa "Sim!", refletindo a personalidade otimista do personagem.

Nome Completo[editar | editar código-fonte]

O popular dinossauro da série Super Mario tem sido casualmente chamado de Yoshi. Acontece que ele tem um nome completo que é T. Yoshisaur Munchakoopas. Black Harris, autor do livro "Console Wars", desenterrou a informação de um antigo guia de personagens oficial da Nintendo.

O sobrenome Munchakoopa é uma brincadeira com uma frase em inglês que significa, em tradução livre, "mastigador de koopas" (nome dado às tartarugas que servem de adversário na série). A cópia do livro oficial, que foi publicado em 1992, não revela o significado da letra inicial do nome do mascote comedor de Koopas. A descrição cita, no entanto, outro fato curioso. O nome científico de Mario Mario é homo nintendonus. Veja:

"Yoshi, propriamente conhecido como T. Yoshisaur Munchakoopas, tinha sido mantido em cativeiro dentro de um ovo, até que Mario (homo nintendonus) o resgatou. No mesmo instante, o jovem dinossauro e o encanador se tornaram amigos. Juntos, eles partiram para resgatar companheiros de Yoshi da maldade de Bowser."

Aparições[editar | editar código-fonte]

A primeira aparição de Yoshi foi no jogo Super Mario World,[2] para SNES, no qual Yoshi aparece como um típico dinossauro nativo em que Mario ou Luigi podem montar em cima, como em um cavalo, com o objetivo de Yoshi comer inimigos e de aumentar as habilidades dos heróis do jogo, permitindo-os ser atingidos por inimigos sem sofrer danos, quando montados no Yoshi. Este jogo ganhou uma prequela intitulada Super Mario World 2: Yoshi's Island, para SNES, em que o jogador controla Yoshi, que desta vez é o personagem principal do jogo,[3] com o objetivo de proteger o Baby Mario (versão infantil do Mario) ao mesmo tempo em que avançam pelo jogo à procura do Baby Luigi (versão infantil do Luigi). Isto levou ao surgimento de uma série spin-off de jogos de plataforma estrelando Yoshi: Yoshi's Story para Nintendo 64,[4] Yoshi Topsy Turvy para Game Boy Advance,[4] e também Yoshi Touch & Go e Yoshi's Island DS, para Nintendo DS.[4]

A primeira aparição de Yoshi em um jogo em 3D foi em Super Mario 64, para Nintendo 64, como um personagem não-jogável. Neste jogo, Yoshi aparece no alto do castelo da Princesa Peach. O telhado do castelo pode ser acessado de várias formas, mas a maneira mais usada é quando o jogador consegue coletar todas as 120 estrelas, e um canhão do lado de fora do castelo será aberto, permitindo que Mario seja lançado para o alto do castelo, e ao chegar lá, ele se encontra com Yoshi [1]. Além de Super Mario 64, Yoshi aprece em mais 2 jogos em 3D de plataforma: em Super Mario 64 DS, para Nintendo DS, desta vez como um personagem jogável,[5] e em Super Mario Sunshine, para Game Cube, onde ele pode ser montado por Mario, da mesma forma como em Super Mario World,[6] mas neste jogo, Yoshi não pode entrar na água e só pode atacar inimigos cuspindo o suco de frutas que ele engole.[7]

Além dos jogos de plataforma, Yoshi estrelou 3 jogos de puzzle: Yoshi para NES e Game Boy, Yoshi's Cookie para NES, SNES e Game Boy, e Tetris Attack para SNES e Game Boy.[4] Yoshi também aparece em quase todos os jogos spin-offs da série Mario.

Yoshi aparece em todos os jogos da série Mario Kart como um personagem jogável, onde ele dirige seus karts que são geralmente de cor verde. Em Mario Kart: Double Dash!!, o formato de seu kart é muito semelhante a um Yoshi [2], e o formato uma das pistas, chamada "Yoshi Circuit", é muito semelhante ao formato do corpo do personagem, quando vista de cima. Além disso, Yoshi também aparece em todos os jogos da série Mario Party como um personagem jogável, e também em todos os jogos da série Mario Golf, exceto na versão para Game Boy Color. Yoshi também é jogável em todos jogos da série Mario Tennis, exceto no jogo Mario Tennis: Power Tour, para Game Boy Advance. Além destes jogos, Yoshi é jogável em todos os outros jogos de esporte do Mario.

Yoshi é um personagem jogável em Super Smash Bros para Nintendo 64,[8] e também nas seqüencias Super Smash Bros Melee para Game Cube,[9] e Super Smash Bros Brawl para Wii.[10] Yoshi, juntamente com outros personagens da séries de video-games Mario e Sonic the Hedgehog, aparecem no jogo Mario & Sonic at the Olympic Games, para Wii e Nintendo DS.[11]

Yoshi também aparece em destaque no jogo Mario Is Missing!.[12]

A contrário do que aparece em alguns jogos, os olhos de Yoshi são azuis.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Série de televisão[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento do jogo Super Mario World, foi produzida uma série de animação com o mesmo nome, na qual Yoshi foi retratado com uma personalidade muito infantil, sempre falando em terceira pessoa e sentindo medo de várias coisas, como Boos e água. Nesta série, Yoshi foi dublado, nos Estados Unidos, por Andrew Sabiston,[13] que posteriormente dublou o personagem Diddy Kong, na série de animação Donkey Kong Country.[14]

Histórias em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Devido a sua cancelação antecipada, Yoshi não aparece na série de gibis Super Mario Bros., publicada pela Valiant Comics. Entretanto, ele aparece na série de livros Nintendo Adventure Books,[15] que foram previamente baseados nos gibis mencionados anteriormente. Yoshi tem um papel significativo em Super Mario Adventures, impresso pela Nintendo Power. No enredo, Yoshi está à procura de um grupo de Yoshis que foram capturados por Bowser.[16]

Filme[editar | editar código-fonte]

Yoshi tem um papel significativo no enredo do filme Super Mario Bros., no qual ele aparece na forma de um boneco mecânico real, como se fosse uma versão menor de um velociraptor do filme Jurassic Park.[17] Além disso, Yoshi aparece com um tamanho tão pequeno que ficou impossível de Mario montar em cima dele. Neste filme, Yoshi foi dublado, nos Estados Unidos, por Frank Welker.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Ano Estados Unidos Jogo Plataforma(s) Yoshi
jogável
1991 Super Mario World SNES Sim
1992 Yoshi NES, Game Boy Não
1992 Super Mario Kart SNES Sim
1992 Mario Is Missing! PC, SNES, NES Não
1992 Yoshi's Cookie SNES, NES, Game Boy Sim
1993 Yoshi's Safari SNES Sim
1995 Super Mario World 2: Yoshi's Island SNES Sim
1996 Tetris Attack SNES Não
1996 Super Mario RPG: Legend of
the Seven Stars
SNES Não
1996 Super Mario 64 Nintendo 64 Não
1998 Yoshi's Story Nintendo 64 Sim
1997 Mario Kart 64 Nintendo 64 Sim
1999 Mario Party Nintendo 64 Sim
1999 Mario Golf Nintendo 64, Game Boy Color Sim
1999 Super Smash Bros. Nintendo 64 Sim
2000 Mario Party 2 Nintendo 64 Sim
2000 Mario Tennis Nintendo 64, Game Boy Color Sim
2001 Mario Party 3 Nintendo 64 Sim
2001 Mario Kart: Super Circuit Game Boy Advance Sim
2001 Super Smash Bros. Melee Game Cube Sim
2002 Super Mario Sunshine Game Cube Sim
2002 Super Mario World: Super Mario
Advance 2
Game Boy Advance Sim
2002 Mario Party 4 Game Cube Sim
2003 Nintendo Puzzle Collection Game Cube Não
2003 Yoshi's Island: Super Mario
Advance 3
Game Boy Advance Sim
2003 Mario Kart: Double Dash!! Game Cube Sim
2003 Mario Party 5 Game Cube Sim
2004 Mario Golf: Toadstool Tour Game Cube Sim
2004 Mario Golf: Advance Tour Game Boy Advance Sim
2004 Mario Power Tennis Game Cube Sim
2004 Mario Party 6 Game Cube Sim
2004 Paper Mario: The Thousand-Year Door Game Cube Sim
2005 Yoshi Topsy Turvy Game Boy Advance Sim
2004 Super Mario 64 DS Nintendo DS Sim
2005 Yoshi Touch & Go Nintendo DS Sim
2005 Mario Party Advance Game Boy Advance Sim
2005 Mario Kart DS Nintendo DS Sim
2005 Mario Party 7 Game Cube Sim
2005 Super Mario Strikers Game Cube Sim
2005 Mario Kart Arcade GP Arcade Sim
2006 Yoshi's Island DS Nintendo DS Sim
2006 New Super Mario Bros. Nintendo DS Não
2007 Mario Party 8 Wii Sim
2007 Super Mario Galaxy Wii Não
2007 Super Smash Bros. Brawl Wii Sim
2007 Mario Strikers Charged Wii Sim
2007 Mario & Sonic at the Olympic Games Wii, Nintendo DS Sim
2008 Mario Kart Arcade GP 2 Arcade Sim
2008 Mario Kart Wii Wii Sim
2008 Mario Super Sluggers Wii Sim
2009 Mario & Sonic at the Olympic Winter Games Wii, Nintendo DS Sim
2009 New Super Mario Bros. Wii Wii Sim
2010 Super Mario Galaxy 2 Wii Sim
2011 Mario Sports Mix Wii Sim
2011 Mario Kart 7 Nintendo 3DS Sim
2012 Mario Party 9 Nintendo Wii Sim
2012 New Super Mario Bros. U Wii U Sim
2013 Mario Party Island Tour Nintendo 3DS Sim
2014 Mario Kart 8 Wii U Sim
2014 Yoshi's New Island Nintendo 3DS Sim
2014 Super Smash Bros. for Nintendo 3DS and Wii U Wii U/Nintendo 3DS Sim
2015 Yoshi's Woolly World Wii U Sim

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Ano Estados Unidos Título Mídia
1991 Super Mario World Série da TV
1991-1992 Nintendo Adventure Books História em quadrinhos
1992 Super Mario Adventures História em quadrinhos
1993 Super Mario Bros. Filme

Referências

  1. (em inglês)Dan "Deezer" W.. Super Mario World - Did you know...?. The Mushroom Kingdom. Acessado em 9 de junho de 2008.
  2. (em português)Bracht, Fabio e Silva, Vinicius. Super Mario World: Mario chega ao universo dos 16 bits!. Continue. Acessado em 28 de junho de 2008.
  3. (em português)Super Mario World 2: Uma nova aventura para o dinossauro Yoshi!. RETROBITS. Acessado em 28 de junho de 2008.
  4. a b c d (em inglês)Leonard, Jim, Hirt, Brian, e Berk, David. Yoshi series. MobyGames. Acessado em 28 de junho de 2008.
  5. (em português)Análise - Super Mario 64 DS. UOL Jogos. Acessado em 28 de junho de 2008.
  6. (em português)Análises - Super Mario Sunshine. World N. Acessado em 28 de junho de 2008.
  7. (em português)Dicas de Game Cube - Super Mario Sunshine. Tri Fácil. Acessado em 28 de junho de 2008.
  8. (em português)Falco, Rodrigo. Super Smash Bros.. PokéPlus.net. Acessado em 28 de junho de 2008.
  9. (em português)Falco, Rodrigo. Super Smash Bros. Melee. PokéPlus.net. Acessado em 28 de junho de 2008.
  10. (em inglês)Sakurai, Masahiro. Characters - Yoshi. Smash Bros. DOJO!!. Acessado em 28 de junho de 2008.
  11. (em português)Mario & Sonic at the Olympic Games. GameStart. Acessado em 28 de junho de 2008.
  12. (em inglês)Leonard, Jim, Hirt, Brian, e Berk, David. Mario Is Missing!. MobyGames. Acessado em 28 de junho de 2008.
  13. (em inglês)Needham, Col. "Captain N and the New Super Mario World". Internet Movie Database. Acessado em 28 de junho de 2008.
  14. (em inglês)Needham, Col. Andrew Sabiston. Internet Movie Database. Acessado em 28 de junho de 2008.
  15. (em inglês)Katz, Demian. Nintendo Adventure Books. Game Books. Acessado em 28 de junho de 2008.
  16. (em inglês)"Soul". Super Mario Adventures Part 3. YoshiArt.com. Acessado em 28 de junho de 2008.
  17. (em inglês)Matt e DeMarco, Mike. Super Mario Bros. Movie Review. X-Entertainment. Acessado em 28 de junho de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]