Mario (personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o personagem de jogos eletrônicos. Para a série de jogos de plataforma apresentado o personagem, veja Mario (série). Para outros significados, veja Mário.
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mario
Mario (personagem).png
Espécie Humano
Ocupação Encanador
Amigo(s) Luigi
Princesa Peach
Princesa Daisy
Princesa Rosalina
Yoshi
Wario (as vezes)
Waluigi (as vezes)
Dublagem Estados UnidosCharles Martinet (dublagem em inglês nos jogos)
Portugal Jorge Seabra Paupério (apenas em desenhos animados)
Brasil Antônio Patiño (apenas em desenhos animados)
Série(s) Mario

Mario (マリオ, Mario?) é um personagem fictício da franquia e série de jogos eletrônicos Mario da Nintendo, criado pelo desenvolvedor e designer de jogos eletrônicos japonês Shigeru Miyamoto. Servindo como mascote da Nintendo e protagonista homônimo da série, Mario já apareceu em mais de 200 jogos desde sua criação.

Apesar de, originalmente, aparecer apenas em jogos de plataforma, começando com Donkey Kong, Mario constantemente aparece em variados gêneros de jogos eletrônicos como corrida, puzzles, party, role-playing, luta e desportos.

Mario é retratado como um encanador italiano baixinho rechonchudo e bigodudo vindo do Brooklyn que reside no Reino dos Cogumelos. Ele repetidamente tem a missão de resgatar a Princesa Peach, do vilão Bowser e impedir seus diversos planos de destruir e dominar o reino. Mario também tem outros inimigos ou rivais, incluindo Donkey Kong e Wario. Desde 1995, Mario é dublado por Charles Martinet.[1]

Como mascote da Nintendo, Mario é o personagem mais famoso da história dos videogames e a sua imagem está sempre associada a seus jogos. Até os dias de hoje, os jogos estrelados pelo personagem já venderam mais de 520 milhões de unidades no mundo inteiro[2], superando facilmente seus rivais diretos, Sonic the Hedgehog e Crash Bandicoot.

Conceito e criação[editar | editar código-fonte]

Visto em seu chapéu, o emblema de Mario o representa em muitas interfaces de vários dos jogos em que ele já apareceu.

Em 1981, Ikegami Tsushinki estava desenvolvendo, a serviço da Nintendo, o jogo Popeye. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Shigeru Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem substituto de Popeye chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline (substituta de Olívia Palito), do gorila Donkey Kong (substituto de Brutus). Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segale, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que bastou para se alterar o nome Jumpman para "Mario". O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome "Mario". Este jogo também é o único a trazer Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Originalmente um carpinteiro, Mario logo passou a ser considerado um encanador (pelas tubulações do jogo Mario Bros.) e depois herói (pelos jogos Super Mario Bros. 1, 2 e 3).[1]

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Mario é retratado como corajoso, destemido, valente, aventureiro e heróico, pois qualquer ameaça que houver no Reino dos Cogumelos, lá está Mario para salvar o dia. Ele adora enfrentar riscos, pois gosta de se aventurar e nunca desistiu. Mario tem um amor pela comida italiana. Vive comendo pizza, espaguete, lasanha, ravióli e outros tipos de comida italiana, já que Mario não vai parar de comer até acabar tudo.

Sotaque[editar | editar código-fonte]

Mario possui dois sotaques: o sotaque do Brooklyn e o sotaque italiano. Isso faz com que Mario seja considerado tanto como um americano qualquer quanto como um italiano qualquer.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Na época, era complicado conceber sprites de animação para o cabelo de Mario. Além disso, Shigeru Miyamoto assumiu, em entrevista, que acha 'desenhar cabelos' muito difícil. Devido à quantia limitada de pixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque não havia recursos de console para fazer a boca do personagem se mexer enquanto falava, então pôs um narigão e um bigode para esconder a boca. As aparências de Mario foram mudando conforme cada jogo da série era lançado para os consoles de videogame da Nintendo, como por exemplo no título Super Mario World, no qual Mario foi desenhado mais corretamente (devido a uma maior quantidade de pixels) com caraterísticas físicas ainda iguais as de seu irmão, Luigi.

Para se ver os movimentos dos braços do Mario era preciso que os braços dele fossem de cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu ao Mario um macacão azul e uma camiseta vermelha para resolver este problema. Mario tinha a camiseta azul e macacão vermelho em Donkey Kong e Donkey Kong Jr. As cores foram trocadas para camiseta vermelha e macacão azul em Super Mario Bros. 3. Quando Super Mario Bros. foi lançado para o NES, Mario tinha seus macacões vermelhos originais, mas sua camisa era de uma cor castanha. Somente em Super Mario Bros. 3 é que Mario voltou a usar seu conjunto secundário de camisa vermelha e macacões azuis, e esse esquema de cores não se alterou desde então. No console Wii, este famoso macacão ganhou uma nova textura que o fez ter um ar de manufaturado (tecido jeans).[1]

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Mario é conhecido pela sua habilidade única de pular e esmagar seus inimigos e sendo capaz de pular de grandes alturas e distâncias frequentemente quando está percorrendo seu trajeto nos jogos, além de suas habilidades de encanamento. A partir de Super Mario 64 ele passa a adquirir uma grande força derrotando seus inimigos com socos e chutes, além de conseguir erguer o Bowser pelo rabo. Ainda nesse jogo Mario possui outra habilidade, a de esmagar os inimigos se jogando com força no chão. Fora isso ele também possui poderes ganhos a partir dos itens que ele coleta nos jogos, podendo crescer, com cogumelos e soltar bolas de fogo com flores mágicas. No entanto, em alguns jogos Mario usa o apoio de seu dinossauro Yoshi para acabar com os inimigos pelo caminho.

Força / Poderes[editar | editar código-fonte]

Mario possui muita força pelo fato dele ser treinado, ele tem vários atributos físicos como: reflexo (nos jogos de tênis) Força aprimorada (em suas aventuras de resgate a Princesa Peach), mas Mario tem muitos ataques diferenciados, como: pulo, se jogar com força no chão, socos e chutes (apenas em super Mario 64, o fato de Mario dar socos e chutes em seus inimigos não agradou muito os fãs) giro de 360 graus (eleito melhor ataque de Mario, esse ataque ganhou mais sucessos em suas aventuras no espaço, Super Mario Galaxy 1 e 2), já em outros jogos Mario possui poderes diferenciados (é o caso de Super Mario Sunshine, em que Mario possui como poder principal seu jato de água), nos jogos atuais os fãs devem se contentar com o estilo "clássico" de Mario (pular sobre seus inimigos e se jogar com força); e o caso de Super Mario 3D World onde Mario e seus amigos não possuem poderes, mas em compensação o game possui vários poderes, e sua nova roupa de gato possui um ataque.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Em jogos principais[editar | editar código-fonte]

Mario apareceu em diversos jogos, tendo a sua primeira aparição no jogo de arcade Donkey Kong, lançado em 1981, quando ele ainda se chamava "Jumpman". O primeiro jogo em que ele apareceu com o seu famoso nome foi Mario Bros., junto com seu irmão Luigi, onde eles, encanadores, tinham a missão de derrotar as criaturas que saiam dos canos de esgoto. Após esse jogo, ele teve algumas aparições em jogos de NES e Famicom, até que estrelou no clássico jogo Super Mario Bros. de 1985, o jogo que levou Mario à uma aventura para resgatar a princesa Peach do malvado Bowser, o rei dos Koopas. Esse jogo teve um sucesso imediato e foram vendidas milhões de unidades mundialmente.

Em 1986, Mario aparece em Super Mario Bros.: The Lost Levels, considerado um dos jogos mais difíceis da franquia até hoje. Em 1988 foi lançada a sequela do clássico jogo para NES, chamada Super Mario Bros. 2, com diversos novos elementos, inimigos e fases para se explorar. No mesmo ano, foi lançado Super Mario Bros. 3, jogo que teve um sucesso gigantesco e considerado um dos melhores jogos do Mario até hoje. Nesse jogo, Mario ganha novas habilidades, como por exemplo a roupa de Tanooki, e também com uma estética que deu a entender que o jogo não passava de uma peça teatral. Essa teoria, que ganhou uma grande repercussão pela comunidade de fans de Mario, foi comprovada como verdadeira pelo criador do Mario, Shigeru Miyamoto.[3] Um ano depois, teve-se o lançamento de Super Mario Land, onde ao em vez de resgatar a Princesa Peach no Reino dos Cogumélos, como nos jogos anteriores, ele resgata a Princesa Daisy em Sarasaland.

Super Mario World, lançado em 1990, é um dos mais famosos jogos do Mario, considerado por muitos como o melhor ou um dos melhores de todos o tempos. Dessa vez, sua aventura foi no SNES, e por conta disso, houve muito mais espaço e capacidade para outros elementos inovadores. Considerado pelo GameRanking, site que reune diversas reviews, como o 17º Jogo com Melhor Avaliação de Todos os Tempos.[4] O jogo conta com a participação de Yoshi, diversos power-ups e muitas fases e trilhas sonoras marcantes e nostálgicas. Após seis anos, o jogo Super Mario 64, jogo que assim como Super Mario World, é considerado um dos melhores e mais populares jogos do Mario. Foi a primeira aparição de Mario em 3D, e foi o jogo mais vendido do Nintendo 64.[5] A próxima grande aparição de Mario foi em Super Mario Sunshine, para Gamecube. Aqui, Mario entra em uma aventura junto com F.L.U.D.D na tropical Ilha Delfino em busca dos Shine Sprites que desapareceram, tudo por culpa de uma figura misteriosa denominada Shadow Mario (Mario das Sombras), um Mario que parece ser formado de um líquido transparente azulado.

Em 2006 foi lançado New Super Mario Bros., um remake dos clássicos jogos do Mario para NES, porém para Nintendo DS e com muito mais conteúdo e gráficos do console portátil. Um ano depois, foi lançado para Nintendo Wii o famoso Super Mario Galaxy, que também é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos, e que teve uma continuação, o Super Mario Galaxy 2, lançado novamente para o Nintendo Wii em 2010. O New Super Mario Bros de DS teve uma adaptação para o Wii, denominada New Super Mario Bros. Wii Em 2011 foi lançado Super Mario 3D Land para Nintendo 3DS, jogo que teve grande aceitação do público e vários elementos e puzzles inovadores que exploravam mais do lado tridimensional do console.

A série New Super Mario Bros. teve uma continuação no 3DS, o New Super Mario Bros. 2, de 2012, e um port para o Nintendo Wii U, o New Super Mario Bros. U. O Wii U ganhou mais um jogo do Mario, o Super Mario 3D World, em 2013. Super Mario Maker, um jogo onde os usuários criam suas próprias fases com milhares de recursos disponíveis e publicam para outros jogarem, foi lançado em 2015 para o Wii U e em 2016 para o 3DS. Em 2017, foi lançado o Super Mario Odyssey, para o atual principal console da Nintendo, o Nintendo Switch. O jogo fez um enorme sucesso, e foi comparado por alguns como uma continuação digna do clássico de Nintendo 64, o Super Mario 64. De acordo com a própria Nintendo, o jogo vendeu aprox. 12.17 milhões de cópias.[6] Em 2019, será lançado o port de New Super Mario Bros. para o Switch, chamado de New Super Mario Bros. U Deluxe.


Em outros jogos[editar | editar código-fonte]

Mario também tem diversos spin-offs, sendo o mais famoso deles a série de corrida Mario Kart, tendo o último jogo sendo o segundo mais vendido do Nintendo Switch, o Mario Kart 8 Deluxe. Outros spin-offs famosos são: Mario Tennis, Mario Golf, Mario Party, Paper Mario, Mario & Luigi, entre outros... Mario também é um dos diversos lutadores da série de luta em plataformas e um dos maiores crossovers dos videogames, Super Smash Bros., onde Mario é um dos principais e mais importantes personagens. Ele apareceu desde o primeiro jogo da série, o Super Smash Bros. para Nintendo 64 de 1999 (apelidado de SSB, SSB64 ou Smash 64), junto com personagens como Pikachu, Link e Samus, e atualmente, em Super Smash Bros. Ultimate, faz companhia a vários personagens extremamente famosos, como Pac-Man, Ryu, Mega Man, Sonic the Hedgehog e Cloud Strife.[7]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mario (personagem)