Encanador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um encanador trabalhando.
Encanador em Berlim em 1952.

Um encanador ou bombeiro hidráulico (em Portugal: canalizador) é um profissional na área da construção civil responsável pela instalação e manutenção de sistemas usados para água potável, esgoto e drenagem em sistemas de encanamento.[1]

Anos de treinamento e / ou experiência são necessários para se tornar um encanador especializado, pois um encanador deve ser capaz de fazer a instalação, reparação e manutenção de instalações e sistemas de encanamento domésticos, comerciais e industriais; além de detectar falhas em aparelhos e sistemas de encanamento e diagnosticar corretamente suas causas.

Encanador executa bloqueio de segurança: Interrupção do fluxo de gás combustível pelo fechamento das válvulas de bloqueio, acompanhada pela interrupção da fonte de ignição. Encanador especializado em câmara de combustão, combustão principal, câmara de processo. A hidráulica Viana e seus funcionários encanadores executam conjunto de procedimentos, ensaios, regulagens e ajustes do sistema de combustão, necessários à colocação de um equipamento em operação. O encanador realiza o controle alto/baixo: Controle de demanda que, sob a ação do controlador do processo, permite que a vazão de combustível a ser queimado ocorra somente em duas posições: vazão máxima (chama alta) e vazão mínima (chama baixa). Tenha certeza do serviço de instalação ou reparo de gás e gasoduto que está contratando, nossos encanadores são experientes e somos referência no mercado de hidráulica.

Saiba mais sobre encanamento de gás e tubulações hidráulicas em geral consultando nossos encanadores. Lembre-se que a tubulação, conexões e acessórios devem estar de acordo com normas específicas do gás em uso. 3.1.2.2 velocidade de escoamento, a tubulação do sistema de combustão deve ser dimensionada de forma que a velocidade do gás não ultrapasse 45 m/s. 3.1.2.3 no caso de tubulações de descarga. Para gases mais leves que o ar, as aberturas da edificação (exemplo: janelas) não podem situar-se acima do ponto de descarga; para gases mais pesados que o ar, as aberturas da edificação (exemplo: janelas) não podem situar-se abaixo do ponto de descarga.

Referências

  1. «encanador». priberam 

{{Esboço-profissão - Hidráulica Viana}}