Vídeo de alta definição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Vídeo de alta definição é uma tecnologia que permite filmar com qualidade semelhante ao uso de película cinematográfica, que era muito usada desde a origem do cinema até o fim da década de 2010.

O vídeo de alta definição em 2D consegue mostrar percepção de profundidade[1] desde que seja exibido em um televisor adequado.

O vídeo neste formato leva em conta o suporte do registro (que pode ser óptico ou magnético), a sua forma de codificação (analógica ou digital), a proporção de tela (4:3 ou 16:9), o número de linhas por quadro (720 ou 1080) e mesmo o sistema desenvolvido pelas marcas líderes no mercado (Arri Alexa, HDDV, CineAlta, etc). As normas internacionalmente aceitas para "broadcasting" (transmissão de TV aberta) são alvo de disputas constantes, e ainda não são consensuais.

Para além dos sistemas de captação, há que se ter em conta os sistemas de emissão ou exibição em consumo doméstico. O uso de cabeamento adequado nas ligações entre dispositivos de recepção, monitores e televisores, como por exemplo os HDMI, permitem um visionamento final com uma qualidade de brilho, contraste, definição, luminância e crominância acima da média (sampleamento de imagem).

Considera-se "Full HD" qualquer sistema com um mínimo de 1080 linhas, proporção de tela 16:9 (mínimo de 1920 x 1080 pixels), varredura progressiva ou entrelaçada, e cadência de 25 ou 30 frames por segundo.

Referências

  1. Ricardo Calil (14 de setembro de 2010). «O Blu-Ray é perfeito demais?». ricardocalil.ig.com.br. Consultado em 6 de julho de 2016. 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.