Varredura entrelaçada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Demonstração da técnica de varredura de vídeo em ação à 10Hz.

A varredura de vídeo, entrelaçamento de vídeo ou interlaced scan é uma técnica que consiste em gerar um campo de linhas ímpares e pares em uma tela, e intercalar cada linha com segmentos de vídeo (sendo então exibido metade do vídeo original)[1] . Troca-se então as linhas que contém o vídeo em grandes frequências, criando uma ilusão de ótica para o olho humano de que o vídeo está completo e com maior resolução[2] , enquanto reduz para a metade da largura de banda necessária[3] .

Aplicação[editar | editar código-fonte]

Ambox question.svg
Esta seção carece de contexto (desde fevereiro de 2016).

Este artigo (ou seção) não possui um contexto definido, ou seja, não explica de forma clara e dire(c)ta o tema que aborda. Se souber algo sobre o assunto edite a página/seção e explique de forma mais clara e objetiva o tema abordado.

Assim que é exibido imagens de vídeo, como cabo coaxial e RCA. Já no computador, normalmente não é usado esse tipo de imagem, pois no computador, como os dot pitch são muito inferiores ao da televisão, a imagem iria aparecer distorcida, além de o usuário conseguir ver as linhas pretas (sem imagem) com muita facilidade.

Quando as resoluções de um monitor são exageradamente grandes, o modo interlaçado é usado para se conseguir essas resoluções, mas na verdade, a imagem é produzida pela metade.

Ou seja, alguém usa uma resolução de 1240x1024. É para o processador de vídeo a mesma coisa que se (questão de processamento) a resolução de 1024x512.

Essa explicação é somente para modo interlaçado de modo de exibição de vídeo em televisores e monitores.

Não se refere a imagens GIF interlaçadas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Painel de Plasma: Características Técnicas e Funcionais". Teleco. Consult. 10 de Fevereiro de 2016. 
  2. "Televisão - O dicionário de A a Z". Tecmundo. Consult. 10 de Fevereiro de 2016. 
  3. "Camera elements". Axis Communications. Consult. 10 de Fevereiro de 2016. 


Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.