Contra (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Contra
Produtora(s) Konami
Editora(s) Konami
Plataforma(s) Arcade, Amstrad CPC, Commodore 64, MSX, NES, PC (MS-DOS), PC (Microsoft Windows), Pocket PC, Xbox 360, ZX Spectrum,
Data(s) de lançamento 1987
Gênero(s) ação, plataforma
Modos de jogo Single Player, Multiplayer

Contra (魂斗羅, Kontora) foi um jogo de fliperama lançado em 1987 pela Konami. Foi lançado como Gryzor na Europa e Oceania. Foi o primeiro jogo da série Contra. Nele o jogador controla um soldado que enfrenta homens,máquinas e alienigenas para atingir seu objeto final. Grande parte da popularidade do jogo vem de seus dois jogadores simultâneos, que era uma caracteristica incomum em jogos daquele tempo.

O jogador assume um soldado armado chamado Bill Rizer, ou seu parceiro Lance Bean, que são enviados para infiltrar na ilha sede de um exército alienígena chamando Red Falcon e frustrar sua conspiração para invadir a Terra. O original flyer promocional japonês para a versão arcade coloca o jogo em definição especificamente no mês de dezembro de 2633 d.C.

O jogo se manteve popular e lembrado quando foi portado para o Nintendo Entertainment System. Foi portado também para ZX Spectrum, Amstrad CPC, MS-DOS, MSX e Commodore 64.

O jogo consiste em avançar oito níveis do jogo com três vidas inicialmente e com o jogador equipado com um rifle. Usando o Código Konami o jogador pode ter trinta vidas. Os protagonistas podem mover-se e saltar simultaneamente enquanto disparam nos inimigos.

Uma versão de Contra do NES foi lançada como Probotector onde os personagens humanos são trocados por robóticos. Também existe uma versão Probotector II: Return of the Evil Forces para o Super Contra.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.