Contra (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Contra
Produtora Konami
Editora(s) Konami
Plataforma(s) Arcade, Amstrad CPC, Commodore 64, MSX, NES, PC (MS-DOS), PC (Microsoft Windows), Pocket PC, Xbox 360, ZX Spectrum,
Data(s) de lançamento 1987
Gênero(s) ação, plataforma
Modos de jogo Single Player, Multiplayer
Número de jogadores 1 a 2 jogadores

Contra (魂斗羅, Kontora) foi um jogo de fliperama lançado em 1987 pela Konami. Foi lançado como Gryzor na Europa e Oceania. Foi o primeiro jogo da série Contra. Nele o jogador controla um comando que enfrenta homens,máquinas e alienigenas para atingir seu objeto final. Grande parte da popularidade do jogo vieram de seus dois jogadores simultâneos, que era uma caracteristica incomum em jogos daquele tempo.

O jogador assume um comando armado chamado Bill Rizer, ou com seu parceiro Lance Bean, que são enviados para infiltrar na ilha sede de um exército estrangeiro chamando Red Falcon e frustrar sua conspiração para invadir a Terra. O original flyer promocional japonês para a versão arcade coloca o jogo em definição especificamente no mês de dezembro de 2633 d.C.

O jogo se manteve popular e lembrado quando foi portado para o Nintendo Entertainment System. Foi portado também para ZX Spectrum, Amstrad CPC, MS-DOS, MSX e Commodore 64.

O jogo consiste em avançar oito níveis do jogo com três vidas inicialmente e com o jogador equipado com um rifle. Usando o Código Konami o jogador pode ter trinta vidas. Os protagonistas devem mover-se e saltar simultaneamente enquanto dispara nos inimigos.

Uma versão de Contra do NES foi lançada como Probotector onde os personagens humanos são trocados por robóticos. Também teve uma versão Probotector II: Return of the Evil Forces para o Super Contra.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.