Sonic Youth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sonic Youth
Sonic Youth
A banda ao vivo em Maio de 2009.
Informação geral
Origem Nova Iorque, Nova Iorque
País Estados Unidos
Gênero(s) Rock alternativo,[1] indie rock, pós-punk, noise rock,[1] grunge,[1] rock experimental[1]
Período em atividade 1981 - 2011
Gravadora(s) Neutral Records, Ecstatic Peace!, Blast First, Homestead Records, SST Records, Enigma Records, DGC Records, Sonic Youth Recordings, Interscope Records, Matador Records
Afiliação(ões) Ciccone Youth
Integrantes Thurston Moore
Lee Ranaldo
Kim Gordon
Steve Shelley
Mark Ibold
Ex-integrantes Anne DeMarinis
Bob Bert
Richard Edson
Jim O'Rourke
Jim Sclavunos
Página oficial Site oficial

Sonic Youth foi uma banda de rock alternativo norte-americana, formada no ano de 1981, em Nova Iorque. Sua última formação foi Thurston Moore (vocais e guitarra), Lee Ranaldo (vocais e guitarra), Kim Gordon (baixo, guitarra e vocais), Mark Ibold (baixo) e Steve Shelley (bateria). O grupo possui um estilo musical que mistura rock alternativo, elementos de noise, post-punk e composições avant garde. Ícone da música e da cultura alternativa norte-americana, seu estilo é considerado bastante peculiar e criativo, fundamentado em experimentações melódicas, com influências do punk rock e do noise rock.

No início de sua carreira, o Sonic Youth foi associado com a cena no wave de Nova Iorque. Sendo integrada à primeira onda de bandas norte-americanas de noise rock, o Sonic teve sua própria interpretação da filosofia punk, mais focada no estilo "faça você mesmo" e inclusive no som em si. Eles conquistaram um sucesso moderado no mainstream, e são considerados um dos grupos pioneiros do rock alternativo.

O Sonic Youth foi inspirado nas sinfonias de guitarra de Glenn Branca (com o qual boa parte da banda já tocou), no proto-punk de The Stooges, The Velvet Underground e MC5, na poesia punk de Patti Smith, o Krautrock de Can, o psicodélico garage rock do 13th Floor Elevators, assim como compositores avant-garde, como John Cage.[1] Muitas vezes a banda é aclamada por redefinir o que uma guitarra pode fazer,[2] ao utilizar uma variedade de afinações alternativas e modificar o instrumento, com objetos inusitados, como baquetas e chaves de fenda como forma de alterar seu timbre.

História[editar | editar código-fonte]

Formação[editar | editar código-fonte]

A história do Sonic Youth começa quando o guitarrista Thurston Moore se muda para Nova Iorque em 1977. Interessado pelo punk, Thurston entrou no Coachmen, um quarteto guitarrístico, assim que chegou à cidade. Lee Ranaldo, um estudante de arte na Binghamton University, se tornou fã do Coachmen, e logo se tornaram amigos. Lee foi um membro do Glenn Branca's Electric Guitar Ensemble, que fizeram um tour pelos Estados Unidos e a Europa. Depois de sair do Coachmen, Thurston começou a tocar com Stanton Miranda, cuja banda, CKM, tinha em sua composição uma artista local chamada Kim Gordon.

Thurston e Kim formaram uma banda, que apareceu sob os nomes de "Male Bonding" e "Red Milk" antes de se tornar "Arcadians" em 1980. A banda fez seu primeiro show no Noise Festival em Junho de 1981 no New York's White Columns Gallery. O grupo de Branca que tocou no mesmo festival impressionou Thurston, que os descreveu como: "A mais feroz banda de guitarras que eu já vi". Depois disso Thurston perguntou se Ranaldo gostaria de se juntar aos "Arcadians". Lee aceitou; a banda tocou três músicas em outro festival na semana seguinte, mas sem um baterista. Cada membro então se revezou antes deles encontrarem o primeiro baterista: Richard Edson.

Thurston então renomeou a banda para "Sonic Youth". Kim depois falou que "Assim que Thurston chegou com o nome Sonic Youth, um certo clima de que era mais do que nós esperávamos fazer veio a tona."[3]

Neutral Records[editar | editar código-fonte]

O Sonic Youth foi a primeira banda à assinar com a gravadora de Glenn Branca, Neutral Records. Em dezembro de 1981 a banda gravou cinco músicas em um estúdio na Radio City Music Hall em Nova Iorque, que foram lançadas no primeiro EP da banda homônimo. Com o pouco sucesso do EP, o baterista da banda sai e é substituído por Bob Bert.

A banda começou a chamar atenção na cena musical de Nova Iorque e formaram uma relação de amizade com os membros da banda Swans, chegando até a dividirem o mesmo espaço de ensaio e o Sonic Youth começa sua primeira turnê, apoiando o Swans por duas semanas pelo Sul dos EUA. Durante uma segunda turnê com os Swans pelo centro-oeste, a banda foi ficando cada vez mais desapontada com a bateria de Bert, e este foi demitido e substituído por Jim Sclavunos, que terminou a turnê e gravou o primeiro disco da banda, Confusion Is Sex, de 1983, que apresentava um som muito mais alto e dissonante do que seu primeiro EP. No entanto, Sclavunos, deixou a banda depois de alguns meses, logo Bert retornou ápos pedido da banda.

Primeira página de uma entrevista com o Sonic Youth, publicada pela fanzine Ablaze! em 5 de abril de 1989.

Durante uma turnê desastrosa na Europa em 1984, a estreia da banda em Londres (onde Moore teve um ataque de raiva com a frustração dos equipamentos defeituosos no palco e destruiu todo o equipamento ao vivo no palco) resultou em resenhas na Sounds e NME e quando voltaram para Nova Iorque, antes praticamente ignorados, agora estavam tão popular que tocavam quase toda semana. Ainda em 1984, Moore e Gordon se casaram e a banda lançou Bad Moon Rising, que apesar de ignorado pela mídia americana, considerado pretensioso demais, no Reino Unido o disco vendeu 5 mil cópias em apenas seis meses e recebeu aclamação da crítica e do público. O álbum, gravado por Martin Bisi, foi construída em torno de peças de transição que Moore e Ranaldo tinham vindo com a fim de ocupar o tempo no palco, enquanto o outro guitarrista estava ocupado com a afinação de seu instrumento; Como resultado, quase não há pausas entre as músicas do disco, que dispõem de paredes de feedback e ritmos batendo.

Em 1990, Sonic Youth lançou Goo, seu primeiro álbum pela Geffen. O álbum contou com o single "Kool Thing", no qual o rapper Chuck D, do Public Enemy, fez uma aparição como convidado. Dirty, seu próximo álbum, foi lançado em 1992. Para o vídeo da música "100%" do álbum, tiveram o aclamado diretor de vídeos de skate Spike Jonze, junto com Jason Lee como skatista.

Em 14 de outubro de 2011, Kim Gordon e Thurston Moore anunciaram, por meio de uma declaração no site da gravadora Matador, que haviam se separado após 27 anos de casamento.[4] A gravadora também explicou que os planos para a banda permaneciam "incertos", apesar de sugerir que gravariam novos materiais no final do ano.[5] Posteriormente, por alguns anos, discos ao vivo são publicados com material inédito, demos, reimpressões comemorativas, enquanto os quatro membros da banda se dedicam a novos projetos musicais.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Thurston Moore, Route du Rock, 2007

Última formação[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Sonic Youth
Kim Gordon em concerto com a banda em 2007

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Moonlander, Lee Ranaldo, Sonic Youth, Yuri Landman, 2007

Referências

  1. a b c d e All Music Guide. «Sonic Youth». AllMusic.com. Consultado em 1 de maio de 2008 
  2. Erlewine, Stephen Thomas. «Sonic Youth Biography». AllMusic.com. Consultado em 1 de Maio de 2008 
  3. Azerrad, 2001. p. 236
  4. Ganz, Caryn (14 de Outubro de 2011). «Kim Gordon and Thurston Moore Announce Split Spin Newswire». spin.com. Consultado em 28 de Fevereiro de 2013. Cópia arquivada em 6 de Abril de 2013 
  5. «Sonic Youth's Kim Gordon and Thurston Moore Announce Marriage Split». nme.com. 15 de Outubro de 2011. Consultado em 28 de Fevereiro de 2013. Cópia arquivada em 19 de Fevereiro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]