Post-rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Post-rock
Origens estilísticas
Contexto cultural final dos anos 1980 na Europa e início dos anos 1990 nos Estados Unidos e Canadá
Instrumentos típicos Guitarra, Bateria, Teclado, Sintetizador, Baixo, Sampler, Piano, Violino - Violoncelo - Outros instrumentos menos comuns, tais como Cimbalom, Saxofone, Oboé, Glockenspiels.
Gêneros de fusão
Post-metal, Post-Black Metal
Outros tópicos
Lista de bandas de post-rock

Post-rock ou pós-rock é uma forma de rock experimental caracterizada pela influência e uso de instrumentos comumente associados ao rock, mas utilizando ritmos e guitarras como "facilitadores de timbre e texturas" que não se encontram tradicionalmente no rock. As bandas de post-rock são em maioria instrumentais.

Acredita-se que rótulo foi criado em 1994, pelo jornalista inglês Simon Reynolds, para definir o estilo do álbum Hex, da banda Bark Psychosis, em resenha na revista Mojo. Depois disso, Reynolds desenvolveu a ideia na Wire Magazine, e o termo passou a ser utilizado para agrupar os referidos artistas. Apesar da origem com os Bark Psychosis, Slint, Tears for Fears e Talk Talk em seus últimos discos costumam ser consideradas as bandas precursoras do estilo.

Sigur RósGodspeed You! Black EmperorMogwaiGod Is An Astronaut, Explosions in the Sky e Tortoise estão entre as bandas mais proeminentes na cena atual do post-rock.

Características Musicais[editar | editar código-fonte]

O post-rock incorpora características de uma imensa variedade musical, incluindo electro, jazz, ambient, rock progressivo, minimalismo, avant-garde, clássico contemporâneo, post-punk e experimental. O post-rock inicial exibe forte influência do krautrock dos anos 70, sobretudo com elementos de "motorik", o ritmo característico krautrock.

As composições post-rock fazem uso característico da repetição de temas musicais e mudanças sutis com uma variedade extremamente ampla de dinâmica. Normalmente, as músicas são longas e instrumentais, contendo repetitivos acúmulos de dinâmica no timbre e textura. É possível também notar o uso bastante técnico em guitarras, com o uso de slide, ebow, arco e até mesmo mosquetão, incorporando a elas um som singular.

Vocais são freqüentemente omitidos, porém, isso não significa necessariamente que eles estão ausentes. Quando vocais estão incluídos, a utilização é geralmente não-tradicionais: empregam esforços vocais como puramente um instrumento e acessório para som e ritmo, onde vocais são importantes para a poética e sentido lírico. Quando presentes, o vocal é frequentemente suave ou monótomo e normalmente são poucos frequentes ou presentes em intervalos irregulares. Sigur Rós, uma banda islandesa conhecida por sua voz distintiva, fabricou uma linguagem que os críticos chamam de "Hopelandic" (Vonlenska em islandês), que tem sido descrito pela banda como "um outro instrumento".

Em vez das estruturas típicas do rock no formato verso-refrão, grupos post-rock fazem grande uso da paisagem sonora. Como diz Simon Reynolds: "A jornada de uma banda de rock para post-rock usualmente envolve uma trajetória da narrativa em letras para o 'fluxo-da-consciência' para 'voz-como-textura' para finalmente puramente música instrumental".

A experimentação e mistura de outros gêneros também acontece na cena. Algumas bandas combinam post-rock com música clássica, enquanto outros, como Godspeed You! Black Emperor e Fly Pan Am estão tão distantes da música popular em seus escassez de arranjo e da utilização de repetição, que são freqüentemente comparados ao minimalismo. Isis, Russian Circles e Pelican fundem metal com estilos de post-rock, originando o termo post-metal. Da mesma forma que bandas como Deafheaven e Agalloch utilizam a fusão de post-rock e black metal, incorporando elementos do antigo enquanto usando principalmente o último. Em alguns casos, este tipo de experimentação e mistura vai além da fusão de post-rock com um único gênero.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rock é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.