Fly Pan Am

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fly Pan Am
Informação geral
Origem Montreal, Quebec
País  Canadá
Gênero(s) Post-rock
Rock experimental
Período em atividade 1996 - 2005
Gravadora(s) Constellation Records
Integrantes Felix Morel
Eric Gingras
Jonathan Parant
Roger Tellier-Craig
Jean-Sebastian Truchy
Página oficial Site no CST Records

Fly Pan Am ou Le Fly Pan Am, é uma banda de rock experimental do Canadá, formada em Montreal em 1996.[1] Os álbuns de estúdio foram editados pela gravadora sediada em Montreal, a Constellation Records, que produziu e colaborou noutros trabalhos como Godspeed You! Black Emperor e Shalabi Effect.

A banda[editar | editar código-fonte]

A banda foi formada em 1996 pelos guitarristas Jonathan Parant e Roger Tellier-Craig, pelo baterista Felix Morel e pelo baixista Jean-Sebastian Truchy.[1] Eric Gingras juntou-se mais tarde à banda em 2002, tocando guitarra e percussão.[1] Chegaram a partilhar alguns membros com Godspeed You! Black Emperor até ao guitarrista Roger Tellier-Craig deixar a banda anterior em 2003, para se dedicar em definitivo a Fly Pan Am.[1] Atualmente a banda em hiato, não sabendo se voltaram a juntar-se.

A banda é influente junto da população de cultura francesa do Quebec, bem como no panorama de vanguarda em Montreal. A língua francesa é a predominante na produção e letras dos álbuns, embora o inglês também tenha presença. Os títulos das faixas antigas, como descreve Roger Tellier-Craig, foram escritas de modo a interpretar a canção, que já estava perdida pela maioria dos ouvintes, devido ao uso do francês.[2] O uso de sons eletrónicos de forma ocasional por parte de Alexandre St-Onge,[1] serve para captar a atenção e ao mesmo confundir o ouvinte.[3] Roger Tellier-Craig é atualmente membro da banda pop experimental Pas Chic Chic.[4]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Eps[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e Constellation Records (2006). «Fly Pan Am biography». Bands index. Constellation Records. Consultado em 21 de março de 2007. 
  2. Powell, Mark (2004). «Interview with Roger Tellier-Craig of Fly Pan Am». Interviews. Southern Records. Consultado em 27 de março de 2007. 
  3. Constellation Records (2006). «Le Fly Pan Am – Ceux qui inventent n'ont jamais vécu (?)». Records index. Constellation Records. Consultado em 27 de março de 2007. 
  4. http://www.semprinirecords.com/pas_chic_chic.php

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma banda ou grupo musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.