Billboard 200

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Junho de 2008). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Logotipo da Billboard.

A Billboard 200 é uma lista classificando os 200 álbuns e EP mais vendidos nos Estados Unidos da América, publicado semanalmente pela revista Billboard. É frequentemente usada para medir a popularidade de um artista ou conjunto. A semana da início a contagem de vendagem a toda segunda-feira e termina no domingo que segue. A lista com a classificação corrente é então publicada na edição da quinta-feira, após o domingo que encerrou a contagem, com a data da tiragem do próximo sábado.

Exemplo:

  • Segunda-feira, 1 de janeiro — contagem de vendas da semana inicia;
  • Domingo, 7 de janeiro — contagem de vendas da semana termina;
  • Quinta-feira, 11 de janeiro — a nova lista (semana de 1 a 7 de janeiro) é então publicada com a data da tiragem de 20 de janeiro.

Recordes dos artistas[editar | editar código-fonte]

Artistas com mais álbuns em top-10[1]
Artistas com mais álbuns #1
Artistas com mais semanas acumuladas no primeiro lugar

Recordes de álbuns[editar | editar código-fonte]

Mais semanas acumuladas em primeiro lugar[3]
Mais semanas no Top 200
Note que o total é para um (1) álbum somente e não o catálogo todo do artista.[4]
Certificações da RIAA
Note que as certificações da RIAA estão baseadas em unidades despachadas e não unidades vendidas.

Recordes adicionais[editar | editar código-fonte]

  • O primeiro álbum a ser lançado e ir direto a posição Top-1: Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy do Elton John. Elton John repetiu este feito com o outro álbum: Rock of the Westies ---O segundo álbum a debutar na posição de primeiro lugar --- fazendo Elton o primeiro artista a ter dois álbuns de estúdio consecutivamente debutando na posição um. Whitney Houston com seu segundo álbum, Whitney, foi a primeira artista do sexo feminino a debutar no Top-1.
  • Em 2015, o álbum do Pink Floyd, The Dark Side of the Moon, completa 1,807 semanas nas paradas de sucesso, aproximadamente 35 anos. O álbum está 903 semanas no Billboard 200. As outras semanas, o álbum estava nas paradas do Top Pop Catalog Albums (álbuns do catálago Top Pop). O rival mais próximo do Pink Floyd é o Bob Marley com o álbum, Legend, estando nas paradas por 975 semanas (Billboard 200 e Top Pop Catalog Albums combinados).
  • Forever Your Girl da Paula Abdul ficou 64 semanas consecutivas no Billboard 200 antes de chegar no número um, batendo o recorde do álbum que ficou mais tempo no Top-200 antes de chegar no Top-1.
  • Num certo ponto no início da década de 1980, todos os nove álbuns lançados (até então) do Led Zeppelin estavam no Billboard 200. Na ocasião foi um recorde de mais álbuns de um mesmo artista a entrar na parada de sucesso ao mesmo tempo. O recorde foi quebrado pelo Pearl Jam quando eles começaram a lançar a maioria de seus concertos em álbuns para o público. Porém o Led Zeppelin ainda mantém o recorde de ter todos os álbuns no Billboard 200.
  • O álbum, Slave to the Grind, da banda, Skid Row, foi o primeiro álbum de heavy metal a debutar em número um.
  • Os únicos EPs a chegar ao Top-1 das paradas foram Jar of Flies de Alice in Chains, em 1994; o álbum, Collision Course, em 2004, da colaboração da banda Linkin Park com Jay-Z, e os dois compactos lançados pelo elenco da série Glee, The Power of Madonna e Journey to Regionals.
  • O primeiro álbum Hip-hop a chegar ao número um no Billboard 200 foi Licensed to Ill da banda Beastie Boys em 1987.
  • Os únicos artistas a terem dois álbuns diferentes alcançando a posição número um, no mesmo ano, foram: The Beatles, Jay-Z, Garth Brooks, System of a Down, Justin Bieber, Justin Timberlake, One Direction, Susan Boyle, Drake e Future.
  • O álbum com o maior número de vendas na semana de estreia (+ de 3 milhões) pertence à Adele e o seu álbum 25.
  • Beyoncé é a única artista a colocar todos os seus álbuns de estúdio consecutivamente no topo da Billboard hot 200

Referências

  1. Fred Bronson's Chart Beat Chat for May 18, 2007
  2. U.S. Billboard News for Sept 16, 2009
  3. Caulfield, Keith (13 de Junho de 2012). «Adele's '21' Hits 24th Week at No. 1 on Billboard 200 Albums Chart» (em inglês). Consultado em 13 de Junho de 2012. 
  4. Trust, Gary (19 de Março de 2012). «Ask Billboard: What Are the Billboard 200's Longest-Charting Albums Ever?». Billboard (em inglês). Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 20 de Março de 2012. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]