Southern rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Southern rock
Origens estilísticas
Contexto cultural Região Sul dos EUA, final dos anos 1960 e começo dos anos 1970
Instrumentos típicos Guitarra elétrica / slide guitar, bateria, baixo, piano
Popularidade Década de 1970
Formas derivadas Jam band
Subgêneros
Southern metal
Formas regionais
Região Sul dos Estados Unidos

Southern rock é um subgênero do rock. Desenvolveu-se na Região Sul dos Estados Unidos, a partir de influências básicas do rock, blues e country music, e baseia-se geralmente na guitarra elétrica e vocais[1].

Anos 50 e 60 - Origens[editar | editar código-fonte]

As origens do rock and roll se encontram principalmente na música de sulistas, e muitas estrelas da primeira geração do rock and roll, como Bo Diddley, Elvis Presley, Little Richard, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis.

No entanto, a Invasão Britânica e a ascensão do folk rock e do rock psicodélico, em meados da década de 1960, mudou o foco do rock para longe do sul rural e para grandes cidades como Liverpool, Londres, Los Angeles, Nova York e São Francisco.

No final dos anos 1960, o gênero começou a surgir com os primeiros álbuns do Creedence Clearwater Revival e The Band. Ainda no final da década, em 1969, os The Allman Brothers Band, a principal e mais importante banda do gênero, lançou seu primeiro álbum, The Allman Brothers Band, que começou a se popularizar com a música Whipping Post.

Anos 70 e começo dos anos 80[editar | editar código-fonte]

Em 1970, os The Allman Brothers Band lançam o álbum Idlewild South, contendo um dos maiores clássicos do gênero southern rock, Midnight Rider. No ano seguinte, em 1971, eles lançam o álbum At Fillmore East, considerado um dos melhores álbuns ao vivo, e também o que transformou Duane Allman em um dos maiores guitarristas da história[2], porém, alguns meses depois de o álbum ser lançado, Duane morreu em um acidente de moto.

Outra famosa e importante banda do gênero é o Lynyrd Skynyrd, que se tornou muito popular nos EUA principalmente pelas músicas Free Bird, de 1973, e Sweet Home Alabama, de 1974. A banda lançou seu último álbum com a formação original em 1977, três dias antes do vocalista Ronnie Van Zant e os membros Steve Gaines e Cassie Gaines morrerem em um acidente de avião.

Várias outras bandas ganharam destaque nos anos 70 até o começo dos anos 80, como, por exemplo: The Marshall Tucker Band, ZZ Top, 38 Special, Blackfoot, Molly Hatchet, The Charlie Daniels Band etc.

Anos 90 e 2000[editar | editar código-fonte]

Houve também influência do gênero em várias bandas e músicos (muitos até de outros gêneros do rock) dos anos 90 e 2000, como, por exemplo: The Black Crowes, Drive-By Truckers, Kid Rock, Kings of Leon, Band of Horses, Alabama Thunderpussy, Alabama Shakes, Blackberry Smoke, Zac Brown Band etc.

Bandas de southern rock[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Brant, Marley. Southern Rockers: the roots and legacy of Southern rock. New York: Billboard Books, 1999. 22. Print.
  2. Stone, Rolling (18 de dezembro de 2015). «100 Greatest Guitarists». Rolling Stone (em inglês) 
Ícone de esboço Este artigo sobre Rock é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.