Southern rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Southern rock
Origens estilísticas Country
Rockabilly
Rock and Roll
Country Rock
Folk Rock
Contexto cultural Região Sul dos EUA durante as décadas de 1960 e 1970
Instrumentos típicos Guitarra elétrica / slide guitar, bateria, baixo, piano
Popularidade Décadas de 1960 e 1970, e no começo da década de 1980, mas ainda mantém popularidade até hoje
Formas derivadas Jam band
Subgêneros
Southern metal - Swamp rock - Redneck rock
Gêneros de fusão
Roots rock - Cowpunk
Formas regionais
Região Sul dos Estados Unidos

Southern rock é um subgênero da música rock. Desenvolveu-se na Região Sul dos Estados Unidos, a partir de influências do rock, country music, e baseia-se geralmente na guitarra elétrica e vocais[1]

Anos 50 e 60 - Origens[editar | editar código-fonte]

As origens do rock se encontram principalmente na música de sulistas, e muitas estrelas da primeira geração do rock and roll, como Bo Diddley, Elvis Presley, Little Richard, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis.

No entanto, a Invasão Britânica e a ascensão do folk rock e do rock psicodélico em meados da década de 1960 mudou o foco do rock para longe do sul rural e para grandes cidades como Liverpool, Londres, Los Angeles, Nova York e San Francisco.

No final dos anos 1960, os tradicionalistas como Canned Heat (de Los Angeles), Creedence Clearwater Revival (da do norte Califórnia), e The Band (Canadá, embora o baterista Levon Helm é nativo do Arkansas) reavivou o interesse nas raízes do rock.

O Southern Rock também tinha raízes no som de bandas de rock psicodélico como Shiva's Headband e Josefus.

Anos 70[editar | editar código-fonte]

The outlawz, banda formada em Tampa, Florida, fez sua estréia nacional em 1967 e logo ganhou um público fiel. Sua sonoridade rock, por um lado misturada com o rockabilly e a música clássica, e por outro lado com elementos nativos da música country e o folk.

No início dos anos 70, o southern rock sofreu com a morte do líder da Canned Heat; o guitarrista, cantor, compositor e gaitista Alan Wilson morreu no 3 de setembro de 1970. No ano seguinte foi a vez do guitarrista Duane Allman lider dos Allman Brothers, porém sua morte não os impediram de se tornarem populares nos anos seguintes, até que as tensões internas fizeram a banda se desfazer em 1976. Porque um certo tipo de country, e essencialmente, rock and roll, foi inventado no Sul. Canned Heat também continua sem Wilson, mas em meados e final dos anos 70 a disco music tinha tomado posse e a banda passou a tocar em clubes pequenos, com um montante miserável de pagamento (em comparação com os grandes concertos que costumava fazer)

The Allman Brothers assinaram com a Capricorn Records, um selo da Macon formada e liderada por Phil Walden (ex-empresário de Otis Redding) e Frank Fenter, ex-Diretor Europeu da Atlantic Records. Grupos semelhantes gravaram na Capricorn, incluindo a Marshall Tucker Band, de Spartanburg, Carolina do Sul, Wet Willie do Alabama, Grinderswitch da Geórgia (formada por roadies do Allman Brothers) e Elvin Bishop Banda Oklahoma.

Outra famosa e bem sucedida banda do gênero é Lynyrd Skynyrd, que se tornou muito popular nos EUA principalmente pelo seu "hino", Freebird. Infelizmente, em 1977, os membros Ronnie Van Zant, Steve Gaines e Cassie Gaines morreram num acidente de avião. A banda foi reunida dez anos depois, em 1987, por Johnny Van Zant irmão do vocalista original, e atua até hoje. Allen Collins, um dos guitarristas, não chegou a participar da reunião, pois sofrera um grave acidente de automóvel em 1986, que o deixara paralítico. Allen Collins faleceu em 1990 em decorrência de uma pneumonia causada pela sua paralisia.

Bandas de southern rock[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Brant, Marley. Southern Rockers: the roots and legacy of Southern rock. New York: Billboard Books, 1999. 22. Print.
Ícone de esboço Este artigo sobre Rock é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.