Ciara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ciara
Ficheiro:Ciara 2004.jpg
Ciara em 2009
Informação geral
Nome completo Ciara Princess Harris
Também conhecido(a) como Ci Ci, The First Lady of Crunk, Princess of Crunk & B, The Princess Princesa do Pop
Nascimento 25 de outubro de 1985 (32 anos)
Origem Atlanta, Geórgia
País  Estados Unidos
Gênero(s) R&B, pop, hip hop, dance
Ocupação(ões) Cantora
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 2002–presente
Outras ocupações Dançarina, compositora, atriz, produtora, modelo, diretora de videoclipe
Gravadora(s) LaFace Records (2004-2010)
Epic Records (2011-2016)
Warner Bros. Records (2017-atualmente)
Influência(s) Michael Jackson Mariah Carey, Janet Jackson Destiny's Child
Página oficial http://onlyciara.com/

Ciara Princess Harris-Wilson (Austin, 25 de outubro de 1985) é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, produtora e modelo americana. Vendeu mais de 23 milhões de álbuns no mundo todo e mais de 16 milhões de singles.Erro de citação: Elemento de fecho </ref> em falta para o elemento <ref> Ela disse que depois de ver uma performance do trio feminino Destiny's Child na televisão, se inspirou a começar uma carreira no mundo da música. Seu principal ídolo é Janet Jackson,Já adolescente, fez parte de um girl group (chamada Hearsay), começou a escrever suas próprias canções, saiu da banda, conseguiu um contrato, e começou a produção de seu primeiro álbum com o renomado produtor musical Jazze Pha.

Em 2004, Ciara lançou seu álbum de estúdio de estréia Goodies, que gerou quatro singles comerciais: "Goodies", "1, 2 Step", "Oh" e "E eu". Seus primeiros três singles alcançaram o número 1, 2 e 2, respectivamente, no Billboard Hot 100. O álbum foi certificado triplo platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) e ganhou quatro indicações nos 48º Grammy Awards. Ao mesmo tempo, ela apareceu no "Lose Control" de Missy Elliott e "Like You" de Bow Wow, ambos chegaram ao No. 3 no Billboard Hot 100. Ciara lançou seu segundo álbum de estúdio, Ciara: The Evolution, em 2006, que gerou os singles de sucesso "Get Up", "Promise", "Like a Boy" e "Can not Leave 'em Alone". O álbum alcançou o número um nos EUA e foi certificado de platina.

Seu terceiro álbum de estúdio, Fantasy Ride, lançado em 2009, Que produziu o single "Love Sex Magic" internacional com Justin Timberlake, que ganhou uma indicação ao Prêmio Grammy pela Melhor Colaboração Pop com Vocais. No ano seguinte, Ciara lançou seu quarto álbum de estúdio Basic Instinct que teve singles como, "Ride" entre outros. Em 2011, ela assinou um novo contrato de gravação com a Epic Records, e lançou seu quinto álbum de estúdio auto-intitulado, Ciara, em 2013, que incluiu o R & B top-ten single "Body Party", ''Im Out'' com Nicki Minaj. Em 2015, Ciara lançou seu sexto álbum Jackie, que incluiu os singles "I Bet" e "Dance Like We're Making Love".

Desde que estreou musicalmente em 2004, Ciara alcançou oito Billboard Hot 100 top-ten singles, incluindo um número um. Ela também ganhou inúmeros prêmios e elogios, incluindo três prêmios BET, três MTV Video Music Awards, três prêmios MOBO e um Grammy Award. Até à data, Ciara vendeu mais de 23 milhões de registros em todo o mundo.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2003-05: Goodies[editar | editar código-fonte]

O primeiro single de Ciara nos Estados Unidos, "Goodies" virou um sucesso instantâneo de vendas e das rádios americanas e aonde Ciara consegue seu primeiro numero #1 na principal parada da Billboard.

Com as ajudas de Pha, Garrett, e Lil Jon, Ciara lançou seu primeiro álbum, "Goodies" em setembro de 2004. "Goodies" conseguiu altas vendas nos Estados Unidos (aproximadamente 4 milhões), na Europa e na Austrália. Seus outros singles, "1, 2 Step" e "Oh" viriam a fazer grande sucesso em vários outros mercados, além do americano e europeu.

2006-07: Ciara: The Evolution[editar | editar código-fonte]

Ciara: The Evolution é o segundo álbum de estúdio da cantora americana Ciara, realizado em 5 de dezembro de 2006 na América do Norte por LaFace e Zomba Label Group. Foi realizado no Reino Unido em 9 de abril de 2007 e no Brasil apenas em 30 de maio de 2008.

O álbum recebeu críticas favoráveis. Vendeu 338,000 de cópias na primeira semana e foi o número #1 no Billboard 200. Sobretudo o álbum foi moderadamente um sucesso comparando com o lançamento anterior Goodies, que virou disco de platina com cinco semanas após o lançamento.

Os singles foram "Get Up" (outro a ficar entre os dez em paradas de músicas) com a participação do rapper Chamillionaire, que fez parte da trilha sonora do filme Ela dança, eu danço (de título original "Step Up"), "Promise" (o primeiro single de Ciara a entrar ao top vinte sem uma participação especial), "Like a Boy" e "Can't Leave 'Em Alone" com o rapper 50 Cent, que foi o quarto e último single.

Ciara também fez participações especias nos álbuns "The Cookbook" de Missy Elliott (na faixa "Lose Control") aonde recebeu seu primeiro Grammy e "Wanted" de Bow Wow (na faixa "Like You").

2008-10: Fantasy Ride e Basic Instinct[editar | editar código-fonte]

No início de 2008, Ciara começou a trabalhar em seu terceiro álbum. Ela tornou-se produtor executivo do álbum, com LaFace Records A&R coordinator Mark Pitts. As primeiras sessões de gravação conta com os produtores Tricky Stewart , Danja , Jasper Cameron , e The-Dream.[1] Em uma entrevista Ciara declarou que ela trabalhou em duas faixas com Justin Timberlake.[2] Em maio de 2009, Ciara lançou seu novo álbum "Fantasy Ride" tendo como maior sucesso, até o momento, a música "Love Sex Magic" com participação do cantor Justin Timberlake e também a canção "Never Ever" com a participação de Young Jeezy o albúm conta também com colaborações com Chris Brown, Missy Ellitot, Ludacris. O álbum teve problemas devido ao vazamento de faixas e a problemas legais associados.

Ciara, em Março de 2007

Em setembro de 2009, Christopher Stewart revelou que a cantora estava trabalhando em seu tão esperado quarto álbum. Em 2010 Ciara lançou o seu o quarto álbum de estúdio chamado "Basic Instinct", tendo como primeiro single faixa Ride com a participação do rapper Ludacris , também como faixa promo tem a música "Basic Instinct (U Got Me)". A cantora lançou também clipe das canções Speachless e Gimmie Dat. O álbum foi foi produzido pela própria Ciara, ao lado de Christopher Stewarte The-Dream, que também trabalharam com a cantora em seu álbum anterior, Fantasy Ride. O título foi inspirado em um filme de 1992, que possui o mesmo nome, estrelado por Sharon Stone e Michael Douglas o albúm conta com colaborações com Usher e Ludacris . Até junho de 2010, ela já havia vendido mais de 10 Milhões de álbuns pelo mundo e faixas digitais 6,9 milhões nos Estados Unidos.

2011–14: Ciara[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2011, após rumores de que Ciara tinha sido abandonada pela Jive Records, ela lançou um comunicado oficial à sua página do Facebook reclamando de promoção e financiamento inadequado do rótulo. Ela afirmou que recebeu uma falta de apoio da gravadora, e até pagou para a promoção de alguns singles, como "Gimmie Dat", ela mesma. A frustração que sentia ao trabalhar com seus álbuns terceiro e quarto a levou a solicitar que ela seja liberado de seu contrato. [38] Em maio de 2011, Ciara foi removido do roster website Jive Records. Em 12 de julho de 2011, foi relatado que Ciara reuniu com o LA Reid, a pessoa que assinou com ela para LaFace Records, assinando com a Epic Records. Em julho de 2011, a Billboard anunciou que Ciara e o produtor,cantor e rapper T-Pain estão de cabeça no estúdio para gravar material para o novo álbum de Ciara quinto álbum. A dupla colaborou em Go Girl em 2009, Ciara e T-Pain participam do álbum Thr33 Ringz em um registro chamado "Blowin Up".

Em 13 de setembro de 2012 Ciara lança seu single Sorry, sendo seu primeiro single pela Epic Records e logo em seguida 25 de outubro de 2012 lança o single Got Me Good que teve o clipe gravado no deserto.

Em 2013 Ciara anuncio seu quinto álbum de estúdio com o mesmo nome ''Ciara'', O álbum foi lançando no dia 5 de Julho de 2013 pela Epic Records. Originalmente denominado como One Woman Army. Ciara trabalhou com o seu mentor e amigo L.A. Reid, também presidente da Epic, que também é creditado pela descoberta da artista em 2003, juntamente pela a assinatura contratual com a LaFace Records que lançou o seu trabalho de estreia, Goodies, em 2004.

Primeiro single do álbum foi "Body Party" lançado para começar a divulgação do álbum aonde o single atingiu o pico de #22 na principal parada da Billboard e possui certificado de platina que a musica vendeu um milhão de cópias apenas nos Estados Unidos e que ganhou um remix com a participação do rapper B.O.B.

O segundo single do álbum foi ''I'm Out '' com a participação da rapper Nicki Minaj, a musica atingiu o pico de #44 na principal parada da Billboard o vídeo do segundo single foi lançado em 30 de junho de 2013 e que ganhou performance na premiação BET Awards.

O terceiro single do álbum foi ''Overdose'' porém o single não ganhou vídeo e nem divulgação devido a gravidez da cantora de seu primeiro filho Future Zahir.

O disco contava com participações de Nicki Minaj na faixa 'I'm Out'' e Livin It Up e Future na faixa Where You Go.

2015 - 16: Jackie

O quinto álbum da cantora intitulado Jackie foi lançado em 1 de maio de 2015 através da Epic Records. A promoção do disco foi iniciada com o lançamento do single de estreia, "I Bet", lançado em 26 de Janeiro de 2015, e o disco conta com a participação de Missy Elliot e Pitbull.

Atualmente o vídeo de I Bet no Youtube caminha para as 160 milhões de visualizações, e aonde a cantora recebeu certificado de platina da musica que vendeu um milhão de cópias apenas nos Estados Unidos.

O single recebeu 2 remixes um com o Rapper T.I e o outro com o DJ R3hab.

O segundo single do álbum foi, Dance Like We're Making Love Love, lançado no dia 16 de Julho de 2015 aonde atualmente o vídeo em sua conta oficial conta com mais de 108 milhões de visualizações.

Jackie Tour: Ciara da incio a sua turnê há Jackie Tour que começou em 3 de maio de 2015 em Chicago e concluiu em 5 de julho de 2015 em Londres aonde recebeu convidados em seu palco como Joe Jonas.

2016-17:

Ciara foi convidada a participar do single do DJ holandês R3hab intitulada " Get Up " lançado em 29 de janeiro de 2016.

Em 2016 Ciara assinou contrato com a IMG Models, e a Billboard anunciou que Ciara e Ludacris seriam os apresentadores da premiação Billboard Music Awards que ocorreria em 2016.

Em 2017 Ciara anuncia que é contratada pela Warner Bros Records, e tem seu tão aguardado retorno ao mundo da música em 2018, quando lançará seu sétimo álbum de estúdio pelo selo Warner.

2018: Level Up e a nova fase musical

Em 18 de julho 2018 Ciara lança seu novo single chamado "Level Up". O lançamento do clipe ocorreu no mesmo dia, praticamente de forma simultânea, sendo lançado inicialmente no aplicativo chamado "TraceMe" e posteriormente sendo postado no Youtube. O clipe foi criado pela própria Ciara juntamente com Parri$ Goebel, coreógrafa, bailarina e atriz neozelandeza, tendo esta dirigido o clipe e desenvolvido a sua coreografia. O vídeo dura 3:31 minutos e conta com a cantora dançando em um grande salão com o grupo Request Dance Crew.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 2005 Ciara começou a namorar rapper Bow Wow, o casal se separou após um ano, por causa de infidelidade por Bow Wow.[3] Ciara casou-se em 2016 com o Jogador de futebol americano Russell Wilson que atua na posição de quarterback pelo Seattle Seahawks. Eles começaram a namorar no início de 2015 e anunciou o noivado em 11 de março de 2016.[4]

Ciara tem um filho, Future Zahir Wilburn (nascido em 19 de maio de 2014), de um relacionamento anterior com o rapper Future.[5]Ciara e Future estavam noivos em outubro de 2013, mas cancelou o noivado em agosto de 2014.[6]Ciara também já se relacionou com o rapper 50 Cent e o com o jogador Amar'e Stoudemire.[7] No dia 06 de Julho de 2016,Ciara casou-se com Russel Wilson. Em 28 de Abril de 2017 Ciara dá a luz á sua segunda filha, Sienna Princess Wilson, fruto do casamento com Russel Wilson.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Ciara processou seu ex-namorado Future por difamação em diversos tweets e de uso de sua imagem para vender mais música.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Ciara

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Papel Notas
2006 All You've Got Becca Watley MTV
2012 Mama, I Want to Sing! Amara Winter Filmado em 2009
That's My Boy Brie

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Papel Notas
2012 Idols South Africa Ela mesma (8° Temporada) Top 2 - Final
2013 The Game Papel recorrente (6° Temporada)
2015 I Can Do That Competidora
Nicky, Ricky, Dicky & Dawn Convidada especial; Episódio: Go Hollywood

Turnês[editar | editar código-fonte]

  • 2015: The Jackie Tour

Referências

  1. «cici-photos.com - cici-photos Resources and Information.». www.cici-photos.com. Consultado em 10 de maio de 2016. 
  2. «SINCERELYCIARA.COM | The Official Ciara Harris Source». 8 de dezembro de 2008. Consultado em 10 de maio de 2016. 
  3. «Ciara, Bow Wow Call It Quits». PEOPLE.com. Consultado em 10 de maio de 2016. 
  4. «Ciara and Russell Wilson Are Engaged!». Us Weekly. Consultado em 10 de maio de 2016. 
  5. «Ciara Gives Birth to Son: Find Out His Name, See a Photo!». Us Weekly. Consultado em 10 de maio de 2016. 
  6. «Ciara and Future break off engagement: report». NY Daily News. Consultado em 10 de maio de 2016. 
  7. «KISSIN' & TELLIN': 50 Cent DISHES On His Past Relationships With Ciara, Vivica Fox, Chelsea Handler...And Talks About Rihanna». Consultado em 10 de maio de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons