Femme Fatale Tour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Femme Fatale Tour
Femme Fatale Tour
pôster para promover a turnê
Turnê mundial de Britney Spears
Local América do Norte
Europa
Ásia
América Latina
Álbum associado Femme Fatale
Data de início 16 de junho de 2011
Data de fim 10 de dezembro de 2011
Partes 3
N.º de apresentações 39 na América do Norte
26 na Europa
13 na América Latina
1 na Ásia
79 no Total
Receita 82,952,367
Audiência 918,247
Cronologia de turnês de Britney Spears
The Circus Starring Britney Spears
(2009)
Britney: Piece of Me
(2013-2017)

Femme Fatale Tour foi a oitava turnê mundial da cantora americana Britney Spears, em suporte para o seu álbum Femme Fatale. A turnê foi oficialmente anunciada em Março de 2011, com datas para os locais norte-americanos revelados. Foi inicialmente planejado como uma excursão co-headlining com Enrique Iglesias, mas ele cancelou apenas algumas horas após o anúncio. O estilista Zaldy Goco criou o figurino. A turnê é inspirado em mulheres fatais ao longo dos tempos, e apresenta Spears mudando de pessoas durante o show.

A turnê, dividida em cinco segmentos, retrata uma história em que Spears é uma agente secreta, que é perseguida por um stalker. A primeira seção apresenta-la a escapar da prisão, juntamente com outros presos do sexo feminino. O segundo segmento apresenta números de dança alegres e termina com uma performance inspirada por Marilyn Monroe. A terceira seção apresenta um tema egípcio com fogos de artifício e acrobacias. O quarto segmento apresenta rotinas de dança energéticas e costumes da motocicleta. O bis começa com um interlúdio de vídeo de Spears a capturar o stalker e é seguido por duas performances em que ela venceu um grupo de ninjas. Embora muito criticada, a tour foi uma das mais lucrativas do ano. A turnê contou com participação especial de Nicki Minaj e Sabi em alguns shows no Estados Unidos. Alguns o descreveram como seu show mais divertido e ainda elogiaram o desempenho de Spears e o fato de ela ter cantado mais mas outros criticaram a sua dança. A turnê e a 11ª mais lucrativa do ano com 68.5 milhões. Está também foi a primeira turnê de Spears a voltar ao Brasil depois de 10 anos de sua primeira visita no Rock In Rio.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Spears e Nicki Minaj performando Till the World Ends.

Em uma entrevista na rádio no Ryan Seacrest em 4 de março de 2011, Spears afirmou que faria uma turnê de verão nos Estados Unidos, como suporte do álbum Femme Fatale. [1] Em 29 de março de 2011 após suas apresentações no Good Morning America, Britney revelou que entraria em turnê com Enrique Iglesias, a partir de junho de 2011. Horas após o anúncio, foi relatado pela Billboard que Enrique Iglesias teria desistido da turnê. Segundo Ray Wedell da Billboard o motivo teria sido pelo fato de Britney ter sido noticiada como atração principal, enquanto que Iglesias abriria apenas os shows.[2] As primeiras 26 datas na América do Norte também foram anunciados em 29 de março de 2011.[3] Os atos de abertura foram anuciados de 12 de abril de 2011. Spears declarou, "Essa é uma turnê femme fatale, e estou muito feliz de ter Nicki Minaj, Jessie and the Toy Boys e as Nervo na pista de dança, mal posso esperar para iniciar". Os ingressos começaram a serem vendidos a partir de 30 de abril nos sites Ticketmaster e Live Nation.[4]

Em maio de 2011, foi anunciado que Spears seria manchete no Summerfest em 09 julho de 2011, no Anfiteatro Marcus em Milwaukee. Ela já comandou o festival em 08 de julho de 2000, durante a Oops!... I Did It Again World Tour, e teve que cancelar sua performance durante a The Onyx Hotel Tour em 2004 devido a uma lesão no joelho. O diretor do Entretenimento Summerfest Bob Babisch disse: "Vai ser uma festa grande dança. [...] Esta vai ser a maior produção que já colocamos no Marcus Amphitheatre. Há um impulso que sai do palco com cerca 80 pés, e é cerca de 80 metros de largura, e há todos os tipos de coisas que voam dentro e fora".[5]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em março de 2011 Larry Rudolph, emprésario de Britney, disse à MTV que a turnê teria um "vibe pós-apocalíptico" e que o segundo single do álbum, "Till the World Ends" seria o tema principal da turnê. Ele também confirmou Jamie King como diretor da turnê.[6] Em 21 de abril de 2011, Friedman confirmou que ele havia saido da turnê devido a conflitos de agenda com a sua série. Em 30 de abril de 2011, um vídeo de Spears ensaiando "How I Roll" do Femme Fatale com seus dançarinos surgiram online.[7] Em uma entrevista em vídeo postado no site oficial de Spears, ela declarou: "A turnê Femme Fatale, esperemos que será apenas escandalosamente espetacular. Eu só estou esperando que os coreógrafos surgirão com apenas as coisas mais escandalosas, e estou muito animada. Este é um dos projetos de que eu fiquei mais animada em um longo tempo por isso eu não posso esperar".[8] Em 11 de maio de 2011, Sabi falou à MTV News em um jantar do projeto St. Bernard, hospedada por Spears, afirmando que ela iria se juntar a Spears durante a performance de "(Drop Dead) Beautiful" em datas selecionadas tais como em Los Angeles, Las Vegas e Nova Iorque.[9] Em 7 de junho de 2011, surgiu um vídeo on-line de Spears de ver o palco pela primeira vez, junto com uma passagem de som da música e encenação de "Hold It Against Me". De acordo com Jocelyn Vena da MTV, o palco "tem tudo: luzes, telões, pista de neon de cor funky, lasers, elevadores e asas de borboleta gigante".[10] Em entrevista ao Entertainment Tonight em 8 de junho de 2011, Spears disse sobre o show,

O figurino foi feito por Zaldy Goco, que explicou, "Há um roteiro criativo feito pelo diretor, Jamie King, e é uma coisa toda sobre a femme fatale e femme fatales ao longo dos tempos, por isso temos todos os tipos de fantasias, onde ela é várias pessoas mudando ao longo do show". Goco também comentou que a inspiração para o figurino foi "A própria Britney [...] Ela é uma garota muito sexy." Entre os equipamentos que Goco em entrevista ao Extra antes do início da turnê foram um revestimento de látex rosa, um bodysuit nude, e inspirado em Marilyn Monroe, um vestido branco esvoaçante, vários gladiador-inspirada ouro espelhado opções, rosa-cromo-studded de couro e denim, bem como um "Toxic" catsuit de inspiração. Para o final, ela foi revelada a vestir um kimono, com uma versão anime de si mesma serigrafia em uma luva, ao longo de um bodysuit, espumante preto com luzes LED incorporada.[12]

Atos de Abertura[editar | editar código-fonte]

América do Norte
  • Nicki Minaj (A partir do show em Sacramento até Toronto)
  • Jessie and the Toy Boys (A partir do show em Sacramento até Uniondale)
  • The Nervo Twins (A partir do show em Sacramento até Uniondale)
  • Joe Jonas (East Rutherford)
  • DJ Pauly D (A partir do show em East Rutherford até Charlotte)
  • Destinee & Paris (A partir do show em Grand Rapids até Charlotte)
Europa
  • Joe Jonas (São Petersburgo até Londres)
  • Destinee & Paris
  • DJ Adam O’Neill (Sheffield)
  • The Wanted (Newcastle até Lisboa)
América do Sul

Setlist[editar | editar código-fonte]

Bloco 1: Femme Fatale (Contém elementos de "Oops!... I Did It Again")

  1. "Hold It Against Me"
  2. "Up N' Down"
  3. "3"
  4. "Piece of Me"

Bloco 2: Sweet Seduction (Contém elementos de "My Prerogative")

  1. "Big Fat Bass"
  2. "How I Roll"
  3. "Lace and Leather"
  4. "If U Seek Amy" (Hollywood Remix)

Bloco 3: The Temptress

  1. "Gimme More" (Egito Remix, contém extratos de "Get Naked (I Got A Plan)")
  2. "(Drop Dead) Beautiful"
  3. "He About To Lose Me" (performada até o dia 1º de julho de 2011)
  4. "Boys" (Arabia Remix, contém elementos de "Boys: The Co-Ed Remix]")
  5. "Don't Let Me Be The Last To Know" (performada antes de "Boys" 1º de julho de 2011)

Bloco 4: Code Name: Trouble

  1. "...Baby One More Time" / "S&M (Remix)"
  2. "Trouble for Me"
  3. "I'm a Slave 4 U"
  4. "Burning Up" (Cover de Madonna, contém elementos de "Me Against the Music", performada até o dia 15 de julho de 2011)
  5. "I Wanna Go"
  6. "Womanizer" (Electro/Trance Remix)

Bloco 5: Sexy Assassin (Contém elementos de "Scary" e "I'm A Slave 4 U")

  1. "Toxic" (Japão Remix, contém elementos de "Toxic: Peter Rauhofer Reconstruction Mix Edit))
  2. "Till the World Ends" (contém elementos de "Till the World Ends: The Femme Fatale Remix")

Dançarinos[editar | editar código-fonte]

Britney teve 15 dançarinos na turnê.[13]

  • Chase Benz (capitão de dança)
  • Sophia Aguiar
  • Gee Alexander
  • Ava Bernstine
  • Luke Broadlick
  • Marco da Silva
  • Jae Fusz
  • Adrien Galo
  • Zach Lattimore
  • Jian Pierre Louis
  • Cat Rendic
  • Jose Ruiz III
  • Sohey Sugihara
  • Maria Wada
  • Alex 'Shorty' Welch

Notas Adicionais[editar | editar código-fonte]

  • As músicas Oops!... I Did It Again e "Outrageous" chegarem a serem ensaiadas, mas de última hora ficaram fora do setlist original. A música "I Love Rock'n Roll" chegou a ser cogitada, mas foi substituída pelo cover de "Burning UP".
  • "Womanizer" e "Toxic" não foram performadas no dia 9 de julho de 2011 por problemas técnicos na estrutura do palco do festival "Summerfest"
  • A partir do show na cidade de Grand Rapids, a passarela e o Palco B foram retirados. Essa mudança continuou até o fim da turnê.
  • Por questões de infraestrutura de Kiev, a equipe não montou a estrutura em forma de “U” que acompanha o telão principal do show, deixando apenas o telão em evidência; os 5 telões menores que sobem e descem em performances como Up ‘N Down, Gimme More e Trouble For Me também não foram erguidos na arena.
  • A partir do show de Lisboa,aonde Britney começou a se apresentar em arenas menores e em ar aberto, a estrutura em forma de "U", os 5 telões menores e 2 telões maiores deixaram de ser utilizados. No lugar dos 2 telões maiores, ficou apenas um telão inteiro.
  • Com essa turnê, a cantora se apresentou em diversos países pela primeira vez em sua carreira: Croácia, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela.

EpixHD e DVD[editar | editar código-fonte]

O canal norte-americano Epix exibiu um especial televisivo da turnê no dia 12 de novembro de 2011, que foi gravado em 3D na cidade Toronto (Canadá), durante os dias 13 e 14 de agosto de 2011. A apresentação deu origem ao DVD intitulado: Britney Spears Live: The Femme Fatale Tour. O lançamento ocorreu no dia 21 de Novembro do mesmo ano, em versão normal e blu-ray.

Muitos fãs ficaram insatisfeitos com as prévias do show. As apresentações de Hold It Against Me, Up N' Down, Gimme More, (Drop Dead) Beautiful e 3, foram liberadas com um áudio alternativo, iguais aos de suas respectivas versões originais, fazendo com que milhares de fãs reclamassem pra que readaptassem o registro com as versões ao vivo.

Datas[editar | editar código-fonte]

Data Cidade País Local
América do Norte[14]
16 de Junho de 2011 Sacramento  Estados Unidos Power Ballance Pavilion
18 de Junho de 2011 San Jose HP Pavilion
20 de Junho de 2011 Los Angeles Staples Center
22 de Junho de 2011 Glendale Jobing.com Arena
24 de Junho de 2011 Anaheim Honda Center
25 de Junho de 2011 Las Vegas MGM Grand Garden Arena
28 de Junho de 2011 Portland Rose Garden Arena
29 de Junho de 2011 Tacoma Tacoma Dome
01 de Julho de 2011 Vancouver  Canadá Rogers Arena
04 de Julho de 2011 Winnipeg MTS Centre
06 de Julho de 2011 St. Paul  Estados Unidos Xcel Energy Center
08 de Julho de 2011 Chicago United Center
09 de Julho de 2011[A] Milwaukee Marcus Amphitheater
12 de Julho de 2011 Dallas American Airlines Center
13 de Julho de 2011 Houston Toyota Center
15 de Julho de 2011 Nova Orleans New Orleans Arena
17 de Julho de 2011 Atlanta Philips Arena
18 de Julho de 2011 Nashville Bridgestone Arena
20 de Julho de 2011 Orlando Amway Center
22 de Julho de 2011 Miami American Airlines Arena
23 de Julho de 2011 Jacksonville Veterans Memorial Arena
26 de Julho de 2011 Cleveland Quicken Loans Arena
28 de Julho de 2011 Auburn Hills The Palace of Auburn Hills
30 de Julho de 2011 Filadélfia Wells Fargo Center
31 de Julho de 2011 Washington Verizon Center
02 de Agosto de 2011 Uniondale Nassau Veterans Memorial Coliseum
05 de Agosto de 2011 East Rutherford Izod Center
06 de Agosto de 2011 Atlantic City Boardwalk Hall
08 de Agosto de 2011 Boston TD Banknorth Garden
09 de Agosto de 2011 Hartford XL Center
11 de Agosto de 2011 Montreal  Canadá Bell Centre
13 de Agosto de 2011[B] Toronto Air Canada Centre
14 de Agosto de 2011[B]
17 de Agosto de 2011 Grand Rapids  Estados Unidos Van Andel Arena
19 de Agosto de 2011 Pittsburgh Consol Energy Center
20 de Agosto de 2011 Columbus Nationwide Arena
22 de Agosto de 2011 Indianápolis Conseco Fieldhouse
24 de Agosto de 2011 Raleigh RBC Center
25 de Agosto de 2011 Charlotte Time Warner Cable Arena
Europa[15]
22 de Setembro de 2011 São Petersburgo  Rússia Ice Palace
24 de Setembro de 2011 Moscou Olimpiyskiy Arena
27 de Setembro de 2011 Kiev  Ucrânia Palácio dos Esportes de Kiev
30 de Setembro de 2011 Budapeste  Hungria Arena Lazlo Papp
01 de Outubro de 2011 Zagreb  Croácia Zagreb Arena
03 de Outubro de 2011 Zurique Suíça Hallenstadion
05 de Outubro de 2011 Metz  França Galáxie Amnéville
06 de Outubro de 2011 Paris Palais Omnisports de Paris-Bercy
08 de Outubro de 2011 Antuérpia  Bélgica Antwerp Sportpaleis
10 de Outubro de 2011 Herning  Dinamarca Jyske Bank Boxen
11 de Outubro de 2011 Malmö  Suécia Malmö Arena
14 de Outubro de 2011 Helsinque  Finlândia Hartwall Arena
16 de Outubro de 2011 Estocolmo  Suécia Ericsson Globe
18 de Outubro de 2011 Colônia  Alemanha Lanxess Arena
19 de Outubro de 2011 Roterdã  Países Baixos The Ahoy Rotterdam
21 de Outubro de 2011 Montpellier  França Arena Montpellier
24 de Outubro de 2011 Dublin  Irlanda The O2
25 de Outubro de 2011 Belfast  Reino Unido Odyssey Arena
27 de Outubro de 2011 Londres The O2 Arena
28 de Outubro de 2011
30 de Outubro de 2011 Birmingham LG Arena
31 de Outubro de 2011 Londres Wembley Arena
03 de Novembro de 2011 Newcastle Metro Radio Arena
05 de Novembro de 2011 Sheffield Motorpoint Sheffield Arena
06 de Novembro de 2011 Manchester Manchester Evening News Arena
09 de Novembro de 2011 Lisboa Portugal Portugal Pavilhão Atlântico
Ásia
11 de Novembro de 2011 [C] Abu Dhabi  Emirados Árabes Unidos Yas Arena
América Latina[16][17]
15 de Novembro de 2011 Rio de Janeiro  Brasil Praça da Apoteose
18 de Novembro de 2011 São Paulo Arena Anhembi
20 de Novembro de 2011 La Plata  Argentina Estadio Ciudad de La Plata
22 de Novembro de 2011 Santiago  Chile Estadio Nacional
24 de Novembro de 2011 Lima  Peru Explanada del Monumental
26 de Novembro de 2011 Bogotá  Colômbia Parque Simón Bolívar
28 de Novembro de 2011 Caracas  Venezuela Estadio Universidad Simón Bolívar
1 de Dezembro de 2011 Guadalajara  México Estadio 3 de Marzo
3 de Dezembro de 2011 Cidade do México Foro Sol
4 de Dezembro de 2011 [D] Monumento a la Revolución
6 de Dezembro de 2011 Monterrey Auditorio Banamex
8 de Dezembro de 2011 Santo Domingo República Dominicana Estadio Olímpico Félix Sánchez
10 de Dezembro de 2011 San Juan  Porto Rico Coliseu José Miguel Agrelot
Festivais e outros espetáculos diversos
A Este concerto faz parte do festival Summerfest 2011.
B Este concerto foi gravado e registrado no futuro DVD oficial da turnê.
C Este concerto fez parte da Programação do Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1
[D] Este concerto faz parte de um evento beneficente da Cidade do México.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Sadao Turner (4 de março de 2011). «Britney Spears Talks New Album, Toned Boyfriend & Upcoming Tour [Audio]» (em inglês). RyanSeacrest.com. Consultado em 12 de abril de 2011 
  2. «Enrique Iglesias Pulls Out Of Britney Spears Tour» (em inglês). MTV. MTV Networks. 30 de março de 2011. Consultado em 12 de abril de 2011 
  3. Ray Wedell (29 de março de 2011). «Britney Spears To Tour With Enrique Iglesias This Summer» (em inglês). Nielsen Company. Consultado em 13 de abril de 2011 
  4. Live Nation (12 de abril de 2011). «Superstar Britney Spears Announces Special Guest Nicki Minaj to Join the Highly Anticipated All Female Femme Fatale Tour» (em inglês). PR Na parte europeia a plataforma foi retirada do palco.Newswire. Consultado em 12 de abril de 2011 
  5. WISN-TV (2011). «Britney Concert Will Be Biggest Production Ever At Summerfest» (em inglês). Consultado em 14 de junho de 2011. Arquivado do original em 16 de setembro de 2011 
  6. Gil Kaufman (31 de março de 2011). «Britney Spears Tour Will Have Post-Apocalyptic Vibe, Manager Says» (em inglês). MTV. MTV Networks. Consultado em 12 de abril de 2011 
  7. Gil Kaufman (21 de abril de 2011). «Video: Britney rehearses for 'Femme Fatale' tour» (em inglês). Digital Spy. Consultado em 4 de julho de 2011 
  8. Gil Kaufman (3 de maio de 2011). «Britney Spears Says Femme Fatale Tour Will Be 'Spectacular'» (em inglês). MTV. MTV Networks. Consultado em 4 de julho de 2011 
  9. Gil Kaufman. «Sabi To Join Britney Spears At Femme Fatale Shows» (em inglês). MTV. MTV Networks. Consultado em 4 de julho de 2011 
  10. Gil Kaufman (11 de junho de 2011). «Britney Spears Offers A Glimpse At Femme Fatale Stage» (em inglês). MTV. MTV Networks 
  11. «"Britney Spears Will Be 'Extra Nervous' For Femme Fatale Tour Kickoff"» (em inglês). MTV. Consultado em 11 de junho de 2011 
  12. «What Will Britney Spears Wear On Her Femme Fatale Tour?» (em inglês). MTV. Consultado em 11 de junho de 2011 
  13. «Britney Spears Live: The Femme Fatale (2011) - Full Cast & Crew» 
  14. «Britney Spears. Femme Fatale.» (em inglês). Britneyspears.com. 29 de março de 2011. Consultado em 29 de junho de 2011. Arquivado do original em 15 de junho de 2011 
  15. «Britney Spears. Femme Fatale.» (em inglês). Britneyspears.com. 31 de maio de 2011. Consultado em 28 de junho de 2011. Arquivado do original em 15 de junho de 2011 
  16. «Britney Spears se apresenta no Brasil em novembro» (em português). UOL. 25 de julho de 2011. Consultado em 25 de julho de 2011 
  17. «Britney Spears no Brasil com a turnê mundial Femme Fatale» (em português). Time For Fun. 25 de julho de 2011. Consultado em 25 de julho de 2011. Arquivado do original em 15 de outubro de 2011