Remix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Remix (desambiguação).

Remix (também conhecido em português como remixagem ou remistura) é uma música modificada por outra pessoa ou pelo próprio produtor. Essa modificação, na maioria dos casos, é feita por um DJ, onde ele coloca uma batida rápida e efeitos adicionais, criando uma versão geralmente dançante na música remixada.[1]

Tipos de Remix[editar | editar código-fonte]

Existem diversos tipos de remixes como Dance Remix, Trance Remix, Hybrid Remix, Hard Remix, Megamix, Vocal Remix entre outros.

Apesar da maioria das músicas remixadas serem em versão dançante, o remix não precisa ser, necessariamente, assim. Existem remixes onde o andamento da música não é alterado, ficando na forma original e não em uma versão dançante. Este tipo de remix foi muito famoso nos anos 1980 e é uma alternativa nova para proporcionar outros tipos de músicas de acordo com a evolução musical do público.

Um remix deve obrigatoriamente ter a permissão do autor original, caso contrário será uma cópia modificada não autorizada, ou seja, um "bootleg".

Quando duas músicas com melodias comuns são misturadas, geralmente sem a permissão autoral e com o uso de playbacks e acapellas, trata-se duma mescla musical, conhecida também pelo anglicismo mashup.

Referências

  1. Cultura do Remix Para Entender a Internet. Pesquisa em 05/10/16
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.