Jive

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela gravadora americana, veja Jive Records.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O jive é uma dança de salão, idêntica ao chá-chá-chá, com origens nos anos quarenta do século XX.

O Jive é uma mistura de rock e boogie woogie americanos. É uma dança muito rápida e está presente em muitas competições; no entanto, é sempre a última a ser apresentada por ser extremamente cansativa.

O Jive é uma dança cujas características são o ritmo e o balanço e que tem influências do Rock’n’ Roll, do Boogie e do swing afro-americano. As raízes do Jive estão no Harlem, Nova York.

Em 1940 evoluiu para o Jitterbug e os ingleses Jos Bradly e Alex Moore desenvolveram deste gênero o Jive Internacional de competição.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

O jive é uma das danças de salão latinas. Na competição, ele é dançado a uma velocidade de 176 batimentos por minuto, embora em alguns casos isso seja reduzido para entre 128 e 160 batimentos por minuto.

Para os músicos de swing music nas décadas de 1930 e 1940, "Jive" era uma expressão denotativa ou falada.[1]
Ícone de esboço Este artigo sobre dança é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Early Jazz: Its Roots and Musical Development. by Gunther Schuller. 1968. Oxford University Press. page 379. ISBN 0-19-504043-0