Portal:Madonna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar MADONNA
Madonna na estreia de I Am Because We Are em 2008.
Madonna na estreia de I Am Because We Are em 2008.

Madonna Louise Veronica Ciccone (Bay City, 16 de agosto de 1958), mais conhecida como Madonna, é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, empresária e produtora musical e cinematográfica norte-americana. Ela se mudou para Nova Iorque em 1977 para seguir a carreira na dança moderna. Após se apresentar nos grupos musicais Breakfast Club e Emmy, ela lançou seu álbum de estreia em 1983. Em seguida, uma série de álbuns bem sucedidos a trouxeram popularidade, quebrando as barreiras do conteúdo lírico da música popular tradicional e da imagem em seus videoclipes, que se tornaram constantemente exibidos na MTV. Ao longo de sua carreira, várias de suas canções se tornaram bastante lembradas e executadas, entre elas "Like a Virgin", "Papa Don't Preach", "La Isla Bonita", "Like a Prayer", "Vogue", "Take a Bow", "Frozen", "Music", "Hung Up" e "4 Minutes". Madonna tem sido elogiada pela crítica por suas produções musicais diversificadas que servem ao mesmo tempo como meio de chamar atenção para controvérsias religiosas e sexuais.

Sua carreira foi reforçada por participações em filmes que começaram em 1979, apesar dos comentários mistos. Ela ganhou aclamação da crítica e um Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical por seu papel em Evita, mas tem recebido duras críticas por outros papéis no cinema. Outras ocupações de Madonna incluem ser escritora de livros infantis, diretora de cinema, produtora,desenhista de moda e empresárioa, sendo nesta última, tendo destaque com a fundação da Maverick Records em 1992. Em 2007, ela assinou um contrato de 120 milhões de dólares com a Live Nation.

Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos e é reconhecida pelo Guinness World Records como a Artista feminina mais bem sucedida de todos os tempos. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), ela é a artista feminina da era do rock mais vendida do século XX e a segunda artista feminina mais vendida nos Estados Unidos, atrás de Barbra Streisand, com 64 milhões de álbuns certificados. Em 2008, a revista numerou Madonna na segunda posição, atrás apenas dos Beatles, na lista de maiores artistas de todos os tempos no Hot 100, fazendo dela a artista solo mais bem sucedida na história das paradas da Billboard. Ela também foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame no mesmo ano. Considerada uma das "25 mulheres mais poderosas do século XX" pela Time por exercer influência na música contemporânea, Madonna frequentemente é chamada de "Rainha do pop" e é conhecida por estar constantemente reinventando e modernizado sua música e sua imagem, e por manter um grande nível de autonomia dentro da indústria fonográfica.

 ver · editar Canção seleccionada
Madonna cantando "Papa Don't Preach".
Madonna cantando "Papa Don't Preach".
"Papa Don't Preach" ("Papai, não passe sermão" ou "Papá, não me dê sermão", em inglês) é uma canção de dance-pop da cantora e compositora americana Madonna. A canção foi escrita por Brian Elliot, com letras adicionais de Madonna, para o seu terceiro álbum de estúdio True Blue, lançado em junho de 1986. A música também aparece remixada na compilação The Immaculate Collection, de 1990, e na sua forma original, em 2009, em outra compilação, Celebration. O estilo musical da canção combina ritmos pop e erudito, e sua letra trata da gravidez na adolescência e do aborto. O videoclipe, dirigido por James Foley, mostra a segunda transformação visual de Madonna, apresentando-a com um corpo mais tonificado e musculoso e com um cabelo loiro e curto.

Lançada como o segundo single do álbum (o primeiro foi "Live to Tell"), em meados de 1986, a música foi um sucesso comercial, vendendo cerca de 600 000 cópias somente no Reino Unido. Ela se tornou o quarto single "número um" de Madonna na Billboard Hot 100, e teve também grande sucesso internacional, alcançando o topo das paradas na Austrália e no Reino Unido. Foi bem recebida pelos críticos e citada como um destaque do álbum. Logo após ser lançada, a canção causou fervorosas discussões sobre o seu conteúdo. Organizações feministas e outras do campo de planejamento familiar criticaram Madonna por encorajar a gravidez na adolescência, enquanto grupos contrários ao aborto a viam como uma mensagem positiva pró-vida. A canção também lhe causou o primeiro conflito com o Vaticano, porque ela dedicara a música ao Papa João Paulo II, que pediu aos fãs italianos que boicotassem os concertos da Who's That Girl Tour, de 1987.

 ver · editar Digressão seleccionada
 ver · editar Nas notícias
Márcia Gurgel (7 de Junho de 2011). «Invasor da casa de Madonna tenta suicidar-se na prisão». Diário de Notícias - Lisboa. 1 páginas. Consultado em 8 de Junho de 2011 
Marta Rocha (6 de Junho de 2011). «Madonna ainda namora com dançarino». My Way. 1 páginas. Consultado em 8 de Junho de 2011 
«Madonna janta com suposto ex». Estrelando. 3 de Junho de 2011. 1 páginas. Consultado em 8 de Junho de 2011 
Patrick Cruz (27 de Maio de 2011). «Madonna põe dinheiro em água de coco do Ceará». 1 páginas. Consultado em 8 de Junho de 2011 
«Madonna nua na 'Penthouse' portuguesa». Vidas. 19 de Maio de 2011. 1 páginas. Consultado em 8 de Junho de 2011 
«Madonna vende casa de infância barata». Vidas. 14 de Maio de 2011. 1 páginas. Consultado em 8 de Junho de 2011 
 ver · editar Imagem seleccionada
Madonna sendo "crucificada" enquanto cantava a "Live to Tell", durante a The Confessions Tour.
Madonna sendo "crucificada" enquanto cantava a "Live to Tell", durante a The Confessions Tour.
Madonna sendo "crucificada" enquanto cantava "Live to Tell" durante a The Confessions Tour.
 ver · editar Sabia que...?
  • O seu nome inteiro é Madonna Louise Veronica Ciccone?
  • Foi descoberto por um genealogista que ela é prima de nono grau de Lady Gaga?
  • Ela disse a cantora pop Britney Spears para ela ser verdadeira com ela própria?
  • Quando ela disse seu nome durante sua primeira entrevista e o entrevistador perguntou "Madonna de quê?", ela respondeu "apenas Madonna, assim como Cher"?
  • Ela foi casada com o ator Sean Penn?
  • Ela disse que vê muito de si mesma no início da carreira em Lady Gaga?
  • Ela já posou nua mais de duas vezes?
  • Ela já fez shows no Brasil?
  • Ela namorou o modelo brasileiro Jesus Luz?
 ver · editar Categorias
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Anexo seleccionado
 ver · editar Coisas a fazer
 ver · editar Álbum seleccionado
Madonna na Argentina
Madonna na Argentina
Madonna é o primeiro álbum da cantora estadunidense de mesmo nome, lançado em 27 de julho de 1983. O álbum foi relançado em versão remasterisada em 2001 com dois "remixes" como faixas bônus. Chegou aos 12 milhões de copias vendidas mundialmente. O álbum é conhecido também como "The First Album" fora dos Estados Unidos.

Após o lançamento de seus dois primeiros singles ("Everybody" e "Burning Up"), a Warner Bros. deu à Madonna a permissão de criar seu primeiro álbum. Apesar de o DJ de Nova Iorque, Mark Kaminshavia, ter descoberto Madonna e produzido "Everybody", ela decidiu trabalhar com o produtor Reggie Lucas no resto das canções do álbum. Eles começaram a gravar "Lucky Star", uma canção escrita por Madonna, e "Borderline", que foi escrita por Lucas. Logo ambos perceberam que não estavam se dando muito bem. Lucas produziu o álbum à sua maneira, enquanto Madonna reclamou de que ela tinha conceitos e ideias diferentes. Ela levou o terminado mas insatisfatório álbum à seu amigo John "Jellybean" Benitez, que remixou e re-arranjou o álbum inteiro.

A canção "Ain't No Big Deal" estava originalmente pretendida para estar entre as faixas do álbum. No entanto, Stephen Bray, um antigo colaborador e namorado de Madonna vendeu os direitos autorais da canção para outro selo, deixando Madonna e seus produtores preocupados em achar outra canção para entrar no lugar desta. Então eles gravaram a canção "Holiday" (escrita por Curtis Hudson e Lisa Stevens), que foi originalmente oferecida à Mary Wilson, mas esta recusou a proposta. A inclusão de "Holiday" provou ter sido uma boa escolha, já que se tornou um hit instantâneo.

 ver · editar Wikimedia
Madonna no Commons Madonna no Commons
Imagens e mídia
Madonna no Wikcionário Madonna no Wikcionário
Definições
Madonna no Wikilivros Madonna no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Madonna no Wikinotícias Madonna no Wikinotícias
Notícias
Madonna no Wikiquote Madonna no Wikiquote
Citações
Madonna no Wikisource Madonna no Wikisource
Biblioteca
Madonna na Wikiversidade Madonna na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Purgar cache do servidor