Give It 2 Me

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Give It 2 Me"
Single de Madonna
do álbum Hard Candy
Lançamento 24 de junho de 2008 (2008-06-24)
Formato(s) CD single, maxi single, download digital, vinil
Gravação 2007
Gênero(s) Dance-pop
Duração 4:48
Gravadora(s) Warner Bros.
Composição Madonna, Pharrell Williams
Produção Madonna, The Neptunes
Cronologia de singles de Madonna
"4 Minutes"
(2008)
"Miles Away"
(2008)

"Give It 2 Me" é uma canção da artista musical estadunidense Madonna, contida em seu décimo primeiro álbum de estúdio Hard Candy (2008). Foi composta e produzida pela intérprete, juntamente com Pharrel Williams, sendo que na produção, ele trabalha juntamente com Chad Hugo, sendo creditados como The Neptunes, com sua gravação decorrendo em 2007. Deriva de origens estilísticas do dance-pop, contendo instrumentação com percussões do Oeste Africano e campanas. Liricamente, é uma faixa de próprio manifesto, a qual parece ser acerca de dança e sexo, mas é uma referência para a carreira de Madonna ao longo de três décadas na indústria da música.

A canção foi enviada para as rádios mainstream através da Warner Bros. em 24 de junho de 2008, servindo como o segundo single do projeto. Mais tarde, foi comercializada em CD single, maxi single e vinil. A recepção por parte da crítica sobre a música foi positiva, a qual os críticos disseram ser um "hino de auto-capacitação" e colocaram-na como um destaque do disco. Depois de seu lançamento, atingiu as dez melhores posições da Finlândia, Itália, Dinamarca, França, Alemanha e Irlanda, além de ter conseguido o topo da parada genérica Hot Dance Club Songs, compliada pela Billboard, apesar de ter falhado ao entrar na Billboard Hot 100, tendo a 57ª posição como a melhor. Este desempenho mediano gerou duas certificações para a música; disco de platina atribuído pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD) e pela IFPI Dinamarca.

O vídeo musical correspondente foi filmado em abril de 2008 e co-dirigido por Tom Munro e Nathan Rissman. Não tem um enredo, sendo um vídeo filmado durante as sessões de fotos da cantora para a revista Elle, especialmente para a capa da edição de maio de 2008, com algumas cenas da artista juntamente com Williams em um fundo branco. A única interpretação que a faixa recebeu ao vivo como parte da sua divulgação foi na turnê Hard Candy Promo Tour (2008) e na Sticky & Sweet Tour (2008–09), além de uma mashup da faixa em um concerto no Madison Square Garden, juntamente com o cantor coreano Psy, na The MDNA Tour (2012). A obra recebeu uma indicação no Grammy Awards de 2009, na categoria Best Dance Recording.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

"Give It 2 Me" foi escrita por Madonna e Pharrell Williams como uma faixa de auto-capacitação. Ingrid Sischy, da Interview, perguntou a Madonna se a música tem a capacidade de se tornar um hino de festa em Ibiza. Madonna disse que gostou da ideia de todo mundo dançando a "Give It 2 Me", tratando-a como um hino festeiro. Quando perguntada sobre a inspiração em torno da música, a artista disse:

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe foi filmado em Londres em Abril de 2008, com direção de Tom Munro. O clipe não tem um enredo certo, é um mix de fotos de Madonna já publicadas na revista ELLE. O clipe conta com a participação de Pharrell Williams, produtor da música e que canta alguns trechos com Madonna. Vazou inesperadamente em 31 de maio de 2008, mas o clipe estreou oficialmente no Yahoo! Music em 4 de junho de 2008. O CDsingle foi lançado nos Estados Unidos no dia 16 de julho de 2008 e foi lançado mundialmente dia 5 de agosto.

Formatos e faixas[editar | editar código-fonte]

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Antes mesmo de ser lançada oficialmente como single, "Give It 2 Me" entrou na parada de singles do Reino Unido, UK Singles Chart, na posição #73 na semana de 3 de Maio de 2008, devido principalmente ao grande número de downloads digitais naquela semana.[5]

Com o grande número de downloads também nos Estados Unidos, o single entrou na parada musical Billboard Hot 100 na posição #57, na semana de 17 de Março de 2008.[6]

"Give It 2 Me" também apareceu listada na parada de singles canadense, o Canadian Hot 100 Singles, direto na posição #8, na mesma semana que a parada norte-americana. Com isso, se tornou a maior estreia daquela semana.[7]

A música atingiou as posições #1 em 3 países até então divulgados, incluindo o Brasil que foi certificado como platina por 100 mil downloads.[8] 5 países tiveram o single no TOP 5 e 7 países no TOP 10.

Posições[editar | editar código-fonte]