Everybody (canção de Madonna)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura a canção de canção de Tanel Padar e Dave Benton, veja Everybody (canção de Tanel Padar e Dave Benton).
"Everybody"
Single de Madonna
do álbum Madonna
Lançamento Estados Unidos6 de Outubro de 1982
Reino Unido Dezembro de 1982
Formato(s) 12", 7"
Gênero(s) Dance-Pop
Duração 4:55
Gravadora(s) Sire
Warner Bros.
Composição Madonna
Letrista(s) Madonna
Produção Mark Kamins
Informações sobre o vídeo musical
Director(es) Ed Steinberg
Orçamento $1,500
Cronologia de singles de Madonna
"Burning Up"
(1983)
Cronologia de Madonna
Faixas de Madonna
"Physical Attraction"
(7)
"Burning Up"
(9)
Cronologia de álbuns de remixes de Madonna
Faixas de You Can Dance
"Holiday"
(2)
"Physical Attraction"
(4)
Cronologia de coletâneas musicais de Madonna
Faixas de Celebration CD 01
"Into the Groove"
(7)
"Like a Prayer"
(9)

"Everybody" foi o primeiro single da carreira de Madonna. Lançado comercialmente em Setembro de 1982 o single apresentou à todos a cantora que iria se tornar um dos maiores ícones da cultura pop no mundo. O momento não podia ter sido mais propício para esse lançamento, a música dançante estava se reinventando e voltando a ser popular depois do clash da disco music no fim dos anos 70 e precisando de novas divas.

Escrita somente pela Madonna, "Everybody" é um chamado para as pistas, sentir a música e se entregar a ela deixando todos os problemas para trás. Madonna sabia muito bem o que dizia já que havia estudado ballet desde a infância e na adolescência começara a desenvolver um trabalho com dança moderna.

História[editar | editar código-fonte]

Madonna gravou em 1981 uma fita demo com quatro faixas: "Ain't No Big Deal", "Everybody", "Don't You Know" e "Stay". Com a demo na mão ela ia de clube em clube oferecer suas músicas para que os DJs das casas as tocassem.

Quem a ‘descobriu’ foi o DJ Mark Kamins que viu como a pista ‘ferveu’ quando ele tocou pela primeira vez "Everybody", com contatos na Sire Records ele conseguiu que a fita demo fosse ouvida pelo presidente da gravadora, Seymor Stein, que gostou do que ouviu e resolveu assinar um contrato, não para um álbum e sim para dois singles com Madonna. Por esse contrato Madonna recebeu cinco mil dólares e, como forma de agradecimento, deixou que Mark Kamins produzisse “Everybody” para o lançamento do single.

Curiosamente "Everybody" seria o lado B do single, o lado A seria da música "Ain't No Big Deal", mas houve uma discussão entre Mark Kamins e Stephen Bray, os dois produziram a música, cada um com sua versão, eles não chegaram a nenhum acordo sobre qual das versões seria lançada e no final Stephen Bray, que era o dono dos direitos da música, acabou vendendo ela para a gravadora July Fourth Music e "Ain't No Big Deal" foi gravada e lançada pelo grupo Barracuda antes que o single da Madonna chegasse às lojas.

"Ain't No Big Deal" acabou arquivada e nem no álbum de estréia da Madonna ela entrou, só foi lançada anos depois, agora produzida pelo Reggie Lucas, como lado B do single de "True Blue" nos EUA e "Papa Don't Preach" no resto do mundo.

A versão original de "Everybody" encontrada no demo que Madonna gravou é mais pesada e suja, nela Madonna tem como backing vocal uma voz masculina e por toda a música podemos ouvir algumas experimentações nos vocais e na música, mudanças de andamento e também de velocidade. A versão remix de "Everybody" encontrada no disco “You Can Dance” lembra muito a versão demo gravada em 1981.

Quando o single vinil de 12” saiu muito pensaram que a Madonna era uma cantora negra, essa confusão foi incentivada pela própria gravadora, já que não havia na capa e nem na contra capa do single uma foto dela. Em vez disso havia uma bela colagem de fotos de Nova Iorque, era moderno, contemporâneo e urbano, uma das melhores capas de singles da Madonna até hoje.

"Everybody" foi um sucesso na parada dance e chegou ao terceiro lugar vendendo 250 mil cópias, na parada geral da Billboard o single chegou ao 107° lugar, nada mal para uma cantora até então desconhecida.

"Everybody" foi lançado em vinil de 7” e 12”, entre as raridades está um compacto lançado no Reino Unido que tem um versão Edit (3:19) e Edit Dub (4:42) da música, o single brasileiro de 12” também é bem valorizado no exterior e difícil de ser encontrado por aqui.

No começo dos anos 90 o single de "Everybody" foi relançado em cd, mas há um erro no encarte, ele diz que as músicas do disco são: "Everybody" (Instrumental Version) (5:56) e "Everybody" (Dub Version) (9:23), mas as músicas realmente presentes no disco são: "Everybody" (4:55) e "Everybody" (Dub Version) (8:58).

# Título Cantor(a) Duração
01 "Everybody" Madonna 4:55
02 "Everybody (Dub Version)" Madonna 8:58

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Para promover mais a música resolveram fazer um vídeo de "Everybody", extremamente simples ele custou apenas mil e quinhentos dólares e foi filmado no club Danceteria com Madonna cantando num palco acompanhada de dois dançarinos, um deles seu irmão Christopher Ciccone.

O vídeo serviu ao seu propósito,video mostrar a cara da Madonna para o público e ao mesmo tempo já começou a firmar o visual carregado do começo da carreira dela, cabelo armado, maquiagem pesada e roupas exageradas. O vídeo infelizmente nunca foi disponibilizado em nenhuma das coletâneas da Madonna.

Apresentação em turnês[editar | editar código-fonte]

Desempenho nas paradas musicais[editar | editar código-fonte]

Paradas (2008) Melhor
posição
Billboard hot 100 107
Billboard Hot Club Dance Play 3

Referências[editar | editar código-fonte]