Express Yourself

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Express Yourself"
Single de Madonna
do álbum Like a Prayer
Lado B "The Look of Love"
Lançamento 9 de maio de 1989 (1989-05-09)
Formato(s) Fita cassete, CD single, 7" single, 12" single, download digital
Gravação dezembro de 1988
Gênero(s) Dance-pop
Duração 4:39
Gravadora(s) Sire, Warner Bros.
Composição Madonna, Stephen Bray
Produção Madonna, Stephen Bray
Cronologia de singles de Madonna
"Like a Prayer"
(1989)
"Cherish"
(1989)
Lista de faixas de Like a Prayer
"Like a Prayer"
(1)
"Love Song"
(3)

"Express Yourself" é uma canção da artista musical americana Madonna, contida em seu quarto álbum de estúdio Like a Prayer (1989). A faixa foi posteriormente incluída nos álbuns de compilação The Immaculate Collection (1990) e Celebration (2009), e no extended play (EP) Remixed Prayers (1989). Foi composta e produzida pela intérprete com o auxílio de Stephen Bray. A sua gravação ocorreu no estúdio Johnny Yuma em Burbank, na Califórnia, bairro de Los Angeles. Foi a primeira música gravada por Madonna e Bray para o disco, feita como um tributo para a banda estadunidense Sly and the Family Stone. A principal inspiração da faixa é o empoderamento feminino, sugerindo mulheres para não escolherem uma segunda opção, e para colocarem seu amor à prova.

Musicalmente, "Express Yourself" é uma canção dance-pop que apresenta instrumentação composta por tambores, palmas eletrônicas e batidas de tambores, enquanto o refrão é sustentado pelo som de saxofones e percussão. As letras da faixa fala sobre rejeitar coisas materiais e aceitar apenas o melhor para si mesmo; subtextos também são percebidos na canção. A música recebeu aclamação por parte da crítica especializada, que elogiou a mensagem de igualdade da faixa, e a reconheceu como o "hino para a liberdade e para o encorajamento de mulheres e dos fracos e oprimidos". Foi um sucesso comercial, liderando as tabelas musicais do Canadá, da Itália e da Suíça, ao passo que classificou-se entre as cinco canções mais executadas na Austrália, na Áustria, na Bélgica e em outras oito nações. Nos Estados Unidos, tornou-se a terceira música de Madonna a atingir a vice-liderança da Billboard Hot 100. Além de ter sido a sexta canção da artista a liderar a tabela musical europeia Eurochart Hot 100 Singles.

O vídeo musical correspondente, dirigido por David Fincher, foi baseado no longa-metragem Metrópolis (1927) e estreou em 17 de maio de 1989 na MTV. Foi o vídeo musical de maior custo da época, com 5 milhões de dólares sendo gastos em sua produção; atualmente, é o terceiro vídeo mais caro de todos os tempos. O vídeo apresenta Madonna como uma mulher glamorosa e masoquista chefe de grande uma empresa, onde trabalham homens musculosos. No final do vídeo musical, ela escolhe um deles — interpretado por Cameron Alborzian — como seu parceiro. Análises da mídia especializada aclamaram o vídeo e concluíram que a imagem masculina de Madonna refere-se à igualdade. Entretanto, outros comparam a cena em que Madonna coloca a mão em sua virilha com o passo similar feito por Michael Jackson. Consequentemente, a gravação foi nomeada para cinco prêmios nos MTV Video Music Awards de 1989, vencendo nas categorias de Best Cinematography, Best Direction e Best Art Direction.

A cantora apresentou "Express Yourself" como o número de abertura dos MTV Video Music Awards de 1989 e em suas turnês Blond Ambition (1990), Girlie Show (1993), Re-Invention (2004), Sticky & Sweet (2008-09) e MDNA (2012). A faixa e seu vídeo musical têm sido notados como objetos sexuais e libertadores; sua natureza pós-moderna interessou diversos acadêmicos devido à sua definição de resistência. A música foi regravada por artistas como Kelly Clarkson, e foi uma das principais influências no trabalho de diversos grupos e artistas, como Melanie C (do grupo feminino Spice Girls), Christina Aguilera e Lady Gaga.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

"A mensagem da canção é que as pessoas sempre devem dizer o que querem. A razão das relações não funcionarem é porque elas têm medo. Esse tem sido o meu problema em todos os meus relacionamentos. Tenho certeza de que as pessoas me veem como uma pessoa franca, e na maioria das vezes, se eu quiser alguma coisa, eu procuro e acho. Mas às vezes você sente que se você pedir demais ou pedir a coisa errada a alguém que você gosta, essa pessoa não vai mais gostar de você. Assim você acaba se alto-censurando. Tenho sido culpada em cada relacionamento significativo que eu já tive. Quando eu aprender a não me editar será quando eu me considerar uma adulta completa.

—Madonna falando sobre a mensagem da canção com Stephen Holden, do jornal The New York Times.[1]

"Express Yourself" foi lançada como o segundo single do quarto álbum de estúdio da cantora, Like a Prayer, em 9 de maio de 1989, com "The Look of Love" — da trilha sonora do filme de 1987 Who's That Girl — servindo como o seu lado B.[2] Quando começou a trabalhar em Like a Prayer, a artista considerou muitas opções para o projeto, e pensou sobre as direções musicais para o material. Ela tinha algumas questões em sua mente, incluindo o relacionamento conturbado com o seu ex-marido Sean Penn, sua família, a perda de sua mãe quando criança e até mesmo a sua crença em Deus.[3] Madonna pensou nas ideias líricas para as canções sobre temas que, até então, eram mediações pessoais que não haviam sido compartilhados anteriormente com seu público de forma tão aberta e incisiva.[3] Ela chegou à conclusão de que, ao passo em que ela e seus fãs estava crescendo, era a hora certa de se afastar do apelo adolescente e atingir um público-alvo mais vasto, encaixando isso na longevidade do álbum.[4] Madonna queria que seu novo som fosse calculista e queria que indicasse o que estava na moda, montando a tendência da mudança musical.[4]

Enquanto Madonna considerava suas alternativas, os produtores Patrick Leonard e Stephen Bray haviam começado individualmente a criar várias faixas instrumentais e ideias musicais para apresentar à cantora como consideração.[3] "Express Yourself" foi a primeira música que Madonna e Bray criaram para Like a Prayer, tendo composto e produzido a faixa como uma homenagem à banda estadunidense Sly and the Family Stone.[2] A principal inspiração por trás da canção é o empoderamento feminino, exortando as mulheres a nunca irem "para a segunda opção" e sempre colocando seu amor "à prova".[2] Madonna explicou a Becky Johnston na edição de maio de 1989 da revista Interview:

Composição[editar | editar código-fonte]

Demonstração de 28 segundos de "Express Yourself", onde Madonna canta a primeira estrofe, acompanhada por uma voz masculina repetindo a última linha.

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

"Express Yourself" se inicia com o som de latões, com Madonna cantando a linha de abertura: "Vamos, garotas, vocês acreditam no amor? / Porque eu tenho algo a dizer sobre isso, e é algo mais ou menos assim"[nota 1][2] Palmas e batidas de tambores começam e Madonna inicia o refrão da canção, com uma textura espessa e um vocal estridente. O refrão é auxiliado por instrumentos como saxofone e percussão. Depois do refrão, Madonna começa a primeira estrofe da faixa, como um som de violino sendo adicionado depois dela terminar a ponte "Fazer você se sentir como uma rainha no trono / Faça ele te amar até que você não possa descansar"[nota 2], com uma voz masculina repetindo a última linha.[2] Um sintetizador é toca após a segunda estrofe, com a cantora dizendo as palavras "Se expresse"[nota 3], com as vocalistas de apoio cantando "Ei, ei, ei, ei"[nota 4] ao lado dela.[2]

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

"Express Yourself" estreou na posição 41, na semana de 3 de Junho de 1989, no Billboard Hot 100, e estava no Top 10 da semana de 1 de Julho de 1989, passando 13-6 essa semana. Ele finalmente chegou ao número dois, em 15 de julho de 1989.

Na Europa, o único foi o seu sexto número um, alcançando o pico em 1 de Julho de 1989, permanecendo no topo por três semanas. Ele também chegou a número um no Canadá, Itália e Japão. Foi geralmente um sucesso entre os cinco primeiros em todo o mundo e alcançou o número 5 no Reino Unido e Austrália.

"Express Yourself" foi lançado em França apenas como um maxi-single, devido ao facto do single anterior, "Like a Prayer" era ainda muito sucesso por lá durante o verão de 1989. A gravadora planejava pular "Express Yourself" em favor de "Cherish". No entanto, rádios francesas decidiram tocar a música, o que causou muitas estações de criar suas próprias versões de editar a música do mix destaque na maxi-single. A música não era elegível para traçar no "Top 50" francês, por "Express Yourself" só estar disponível em uma quantidade limitada de maxi-singles. Segundo o The Official Charts Company, a canção vendeu 200.000 cópias lá. [6]

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

O vídeo foi dirigido por David Fincher e filmado em abril de 1989 em Culver Studios, em Culver City, Califórnia. Foi inspirado no clássico filme de Fritz Lang, Metropolis. Observe também, que a declaração no final do vídeo da música "Sem o coração, não pode haver entendimento entre a mão e a mente". também é derivado do filme. O vídeo marcou a primeira aparição do Shep Pettibone remix da canção. O seu orçamento de 5 milhões de dólares, foi o vídeo mais caro da história no momento em que foi feito (é atualmente o terceiro mais caro de todos os tempos). "Express Yourself" teve sua estreia mundial, em 17 de Maio de 1989 na MTV. O vídeo a retrata como uma mulher glamourosa e masoquista acorrentada, com os homens musculosos na qualidade de seus trabalhadores. No final, ela escolhe um deles (interpretado por Cameron Alborzian [7]) para ser seu par. Madonna, brincando em uma entrevista à BBC em 1990 que o tema principal do vídeo é da metáfora do gato representa Pussy Rules the World.[8][9]

Performances ao vivo[editar | editar código-fonte]

Madonna apresentando "Express Yourself" na turnê Re-Invention Tour em 2004.

Em 1989, Madonna cantou "Express Yourself" no MTV Video Music Awards. Madonna usou esse desempenho a introdução de "Voguing", com um intervalo curto de dança que caracteriza o estilo de dança agora famoso. Madonna mais tarde passou a incorporar essa coreografia em sua Blond Ambition Tour em 1990, que incluiu uma versão baseada no remix Express Non-Stop da música e inclui letras de "Everybody" durante o lançamento. Ambas as performances foram inspirados pela adaptação musical do filme mudo Metropolis.

Ela também realizou um Disco de estilo "Express Yourself" durante a The Girlie Show em 1993. A performance começa com uma voz distorcida alegando "Eu vou te levar para um lugar onde nunca esteve antes", depois, Madonna desce do teto em uma bola de glitter gigante, usando uma peruca afro loira e um equipamento Disco clássico. Em seguida, seus dois bailarinos de back-up aparecem no palco e as três mulheres começam a cantar a música juntos. O fim do desempenho está ligado à música seguinte, "Deeper and Deeper", que também foi realizada em um estilo Disco.

"Express Yourself" foi incluída no segmento militar da Re-Invention Tour, em 2004, com o canto de abertura alterada para "Come on boys!".

Em 2008, durante a Sticky & Sweet Tour, cantou "Express Yourself" como a canção pedido de alguns de seus shows. Ela se tornou uma das músicas mais pedidas.

Em 2012, durante a The MDNA Tour, Madonna cantou "Express Yourself" juntamente com "Born This Way", canção da cantora Lady Gaga, devido a grande semelhança entre ambas as músicas e finalizou com as canções She's Not Me e Give Me All Your Luvin'.

Apresentações em turnês[editar | editar código-fonte]

Legado[editar | editar código-fonte]

O vídeo da música "Express Yourself" é classificado em uma tabela da Slant Magazine, "100 Melhores Vídeos".[10] Também é colocado no número dez da tabela da Rolling Stone "Os 100 Melhores Vídeos" e da MTV, "100 Melhores vídeos de todos os tempos", bem como o número três na da MuchMusic de" 100 Melhores Vídeos do Século". Em 2010, Christina Aguilera fez uma homenagem à "Express Yourself" com seu vídeo musical "Not Myself Tonight". Ela comentou: "Um dos meus vídeos favoritos é "Express Yourself" de Madonna, que veio transversalmente como muito forte e poderosa que eu sempre tento incorporar através da minha expressão de sexualidade [...] Eu amo a referência direta que fiz com a Madonna o momento olho de vidro ea fumaça e escadas. eu estava pagando tributo a uma mulher muito forte, que abriu o caminho antes."[11] A integrante das Spice Girls, Melanie C, disse que "Madonna estava fazendo a coisa "girl power" muito tempo antes das Spice Girls".[12] As semelhanças foram observadas entre "Express Yourself" e "Born This Way", de Lady Gaga, tanto no assunto e composição.[13] Um grupo do Facebook foi criada dias depois, com o objetivo de trazer "Express Yourself" de volta às paradas de sucesso. Em 17 de Março de 2011, os fãs de todo o mundo conseguiu trazer "Express Yourself" de volta para a parada do iTunes.[14]

Faixas e formatos[editar | editar código-fonte]

US 7" Vinyl Single (Promocional)

  1. "Express Yourself" (7" Remix) – 4:35
  2. "Express Yourself" (Remix/Edit) – 4:50

US 7" Vinyl Single

  1. "Express Yourself" (7" Remix) – 4:35
  2. "The Look of Love" (Álbum) – 4:00

US 7" Vinyl Single "Back To Back Hits"

  1. "Express Yourself" (7" Remix) – 4:35
  2. "Cherish" (Fade) – 4:03

US 12" Vinyl Maxi-Single

  1. "Express Yourself" (Non-Stop Express Mix) – 7:57
  2. "Express Yourself" (Stop & Go Dubs) – 10:49
  3. "Express Yourself" (Local Mix) – 6:26
  4. "The Look of Love" (Album Version) – 4:00

US 5" CD Single (Promo Only)

  1. "Express Yourself" (7" Remix) – 4:35
  2. "Express Yourself" (Remix/Edit) – 4:50
  3. "Express Yourself" (Non-Stop Express Mix) – 7:57
  4. "Express Yourself" (Local Mix) – 6:26

Brazilian 12" Maxi-Single (Promo Only)

  1. "Express Yourself" (Album Version) – 4:37
  2. "Express Yourself" (7" Remix) – 4:35
  3. "Express Yourself" (Non-Stop Express Mix) – 7:57
  4. "Express Yourself" (Stop & Go Dubs) – 10:49

UK 3" CD Single

  1. "Express Yourself" (Non Stop Express Mix) – 7:57
  2. "Express Yourself" (Stop & Go Dubs) – 10:49

German 12" Vinyl Maxi-Single

  1. "Express Yourself" (Non Stop Express Mix) – 7:57
  2. "Express Yourself" (Stop & Go Dubs) – 10:49

German 5" CD Single (Re-Issued)

  1. "Express Yourself" (Non Stop Express Mix) – 7:57
  2. "Express Yourself" (Stop & Go Dubs) – 10:49

Japanese 3" CD Single

  1. "Express Yourself" (Album Version) – 4:37
  2. "The Look of Love" (Album Version) – 4:00

Mini álbum japonês Remixed Prayers

  1. "Like a Prayer" (12" Dance Mix) – 7:50
  2. "Like a Prayer" (12" Extended Mix) – 7:21
  3. "Like a Prayer" (Churchapella) – 6:05
  4. "Like a Prayer" (12" Club Version) – 6:35
  5. "Like a Prayer" (7" Remix Edit) – 5:41
  6. "Express Yourself" (Non-Stop Express Mix) – 7:57
  7. "Express Yourself" (Stop & Go Dubs) – 10:49
  8. "Express Yourself" (Local Mix) – 6:26

Desempenho nas paradas de sucesso[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Holden, Stephen (19 de março de 1989). «Madonna Re-Creates Herself – Again» (em inglês). The New York Times. 5 páginas. Consultado em 22 de junho de 2014 
  2. a b c d e f Rooksby 2004, p. 30
  3. a b c Taraborrelli 2002, p. 168
  4. a b O'Brien 2007, p. 120
  5. Johnston, Becky (maio de 1989). «Confession of a Catholic Girl». Interview. ISSN 0149-8932 
  6. «Madonna: The Official Top 40». MTV. MTV Networks. Consultado em 20 de dezembro de 2010 
  7. «Cópia arquivada». Consultado em 7 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 7 de janeiro de 2014 
  8. BBC Omnibus Madonna Special (1990), Broadcast: December 1990, BBC One
  9. Madonna BBC Documentary 1990 Part 2 - AOL Video[ligação inativa]
  10. http://www.slantmagazine.com/music/feature/100-greatest-music-videos/205
  11. «Christina Aguilera - Aguilera 'Paid Tribute' To Madonna In New Promo - Contactmusic News». Contactmusic.com. Consultado em 23 de setembro de 2010 
  12. «Stars pay tribute to Madonna». BBC News. 4 de julho de 2001 
  13. «Lady Gaga's "Born This Way" Premiers; Compared To Madonna's "Express Yourself" - MIsForMusic.com». MIsForMusic.com. Consultado em 11 de fevereiro de 2011. Arquivado do original em 15 de fevereiro de 2011 
  14. [1]
  15. «Top Singles - Volume 50, No. 13, July 24, 1989». Collectionscanada.gc.ca. Consultado em 23 de setembro de 2010. Arquivado do original em 28 de agosto de 2011 
  16. «Madonna - Express Yourself» (em Italian). Federation of the Italian Music Industry. Consultado em 8 de janeiro de 2010 
  17. Salaverri, Fernando (2005). Sólo éxitos: año a año, 1959–2002 1st ed. Spain: Fundación Autor-SGAE. ISBN 8480486392 
  18. «Cópia arquivada». Consultado em 31 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 31 de dezembro de 2008 


Erro de citação: Existem elementos <ref> para um grupo chamado "nota", mas não foi encontrado nenhum <references group="nota"/> correspondente (ou falta um elemento de fecho </ref>)