Erotica (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a canção. Para o álbum de Madonna, veja Erotica.
"Erotica"
Single de Madonna
do álbum Erotica
Lado B "Erotica" (Instrumental)
Lançamento 11 de outubro de 1992
Formato(s) CD, 7", cassete
Gravação 15-16 de janeiro de 1992;[1]
(Manhattan, Nova Iorque)
8 de junho de 1992;
Soundworks Recording Studio
(Astoria, Nova Iorque)
Gênero(s) Trip hop, new jack swing, dance-pop, R&B
Duração 5:18
Gravadora(s) Maverick, Sire,
Warner Bros.
Composição Madonna, Shep Pettibone, Anthony Shimkin, Clayton Smith, Dennis "D.T." Thomas, Donald Boyce, George Brown, Richard Westfield, Robert "Kool" Bell, Robert "Spike" Mickens, Ronald Bell
Produção Madonna, Shep Pettibone
Certificação(ões) Ouro - (RIAA)
Cronologia de singles de Madonna
"This Used to Be My Playground"
(1992)
"Deeper and Deeper"
(1992)

"Erotica" é uma canção da cantora e compositora norte-americana Madonna, de seu quinto álbum de estúdio, Erotica (1992). Lançada como primeiro single do álbum em 11 de outubro de 1992 pela Maverick Records.

"Erotica" de Madonna continuou a exploração dos vocais potentes spoken-word (como introduzido em "Justify My Love") e foi altamente controversa quando foi lançado, devido ao seu tema sexual e letras sugestivas. Após o lançamento da canção, o Vaticano proibiu a entrada de Madonna no estado e sua música foi proibida em suas estações de rádio. A música e seus acompanhantes também foram proibidas no Líbano.

Sobre a canção[editar | editar código-fonte]

Em Erotica, Madonna encarnava Dita, personagem baseada na atriz Dita Parlo e em seu papel no filme L'Atalante de 1934. Dita é uma dominatrix de inspiração sadomasoquista, sedutora e muito decidida, ela nos convida a entrar no mundo do sexo livre e sem (pré) conceitos morais.

Na música, Dita fala rouca, sussurra e geme, nos versos, a voz grave dá lugar à voz delicada de soprano. A parte instrumental é rica, uma sobreposição de camadas sonoras, ruídos e samples da música Jungle Boogie do Kool And The Gang e El Yom 'Ulliqa 'Ala Khashaba da cantora libanesa Fairouz.

O videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe foi filmado em Super-8, tem uma imagem "antiga", gasta e cheia de ruídos. Nele, Madonna encarna diversas personagens e está envolvida em situações sexuais variadas. O videoclipe tem ainda convidados famosos, como Naomi Campbell, Isabella Rosselini e o hoje esquecido rapper Vanilla Ice.

Mais tarde descobriu-se que as imagens do vídeo foram filmadas durante as sessões fotográficas para o livro Sex, lançado pouco tempo depois. Há um vídeo Sex, com quase uma hora de duração, como uma versão estendida do videoclipe. Como música de fundo, ouvem-se antigas canções francesas. Erotica não chegou a ser banido como aconteceu com Justify My Love, mas foi exibido pouquíssimas vezes, somente depois da meia-noite.

Apresentações em turnês[editar | editar código-fonte]

Formatos do Single[editar | editar código-fonte]

O single foi lançado em vinil 12" e 7", CD e fita cassete.

Há uma versão com letras mais pesadas e instrumentação diferentes, chamada Erotic e que foi disponibilizada apenas no CD que acompanhava o livro Sex. Essa versão foi remixada pelo William Orbit e se tornou o remix "Erotica (WO 12")".

Os críticos acharam a letra da música 'Erotica' muito pesada para os consumidores de discos e para ser executada nas radios. Mesmo assim, a canção estreou na parada da Billboard em 5º lugar e logo alcançou o 3º lugar, recebendo Disco de Ouro. Foi o primeiro single de Madonna, que após passar o TOP 5, não chegou ao primeiro lugar.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. Erotica (Album Edit)
  2. Erotica (Kenlou B-Boy Mix)
  3. Erotica (WO 12")
  4. Erotica (Underground Club Mix)
  5. Erotica (Jeep Beats)
  6. Erotica (Madonna's In My Jeep Mix)

Referências

  1. «Impressive instant ; I deserve it ; Nobody's perfect ; Paradise, I will always have you» (em inglês). copyrightencyclopedia.com. Consultado em 5 de fevereiro de 2014