Holiday (canção de Madonna)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página sobre música não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"Holiday"
Single de Madonna
do álbum Madonna
Lado B "I Know It", "Think of Me", "True Blue"
Lançamento mundo 7 de setembro de 1983

Reino UnidoJapão17 de janeiro de 1984
Reino Unido30 de julho, 1985
Reino Unido4 de junho, 1991
Japão5 de fevereiro, 1999

Formato(s)
Gravação 1983
Gênero(s) Dance-pop
Duração 6:07
Gravadora(s) Sire, Warner Bros.
Composição Curtis Hudson
Lisa Stevens
Produção John "Jellybean" Benitez
Cronologia de singles de Madonna
"Burning Up"
(1983)
"Lucky Star"
(1983)

"Holiday" é uma canção da artista musical norte-americana Madonna, contida em seu álbum de estreia homônimo, de 1983.

Lançada em 7 de setembro daquele ano, através da Sire Records, aparece de forma remixada no álbum de remixes You Can Dance (1987) e na compilação The Immaculate Collection (1990), enquanto figurou em sua forma original na coletânea Celebration (2009).

Composta por Curtis Hudson e Lisa Steves do grupo Pure Energy, a faixa foi oferecida à Madonna por seu então namorado e DJ John "Jellybean" Benitez quando ela estava procurando uma música de sucesso para incluir em seu álbum. Depois de aceitar a canção, Madonna e Benitez alteraram a composição da canção, que teve a adição de um piano solo, tocado pelo irmão de Benitez, Fred Sarr.

Musicalmente, "Holiday" apresenta a instrumentação de guitarras e palmas eletrônicas, sinos e arranjos de cordas sintetizados. Liricamente, trata do sentimento universal da necessidade de um feriado, bem como esquecer os problemas e as dificuldades para comemorar o feriado. Críticos de música contemporânea aclamaram a faixa, considerando-a como uma das melhores faixas do álbum e da carreira de Madonna. Contudo, outros compararam a faixa com "Girls Just Wanna Have Fun" (1983) da cantora Cyndi Lauper, que trata do mesmo tema. Comercialmente, a música tornou-se o primeiro sucesso de Madonna, ao passo que qualificou-se entre as vinte faixas mais executadas na Alemanha, na Austrália, na Bélgica, na Irlanda e em outras quatro nações. Nos Estados Unidos, "Holiday" tornou-se a primeira canção Madonna a classificar-se na Billboard Hot 100, onde atingiu a 16ª posição.

O vídeo musical correspondente foi dirigido por Ed Steinberg e apresenta Madonna e seus dançarinos (representados por seu irmão Christopher Ciccone e sua amiga Erica Bell) praticando passos de dança em um salão, enquanto um homem que estava dormindo acorda para vê-los dançar. Contudo, o vídeo foi considerado de péssimo gosto por emissoras como a MTV e foi transmitido apenas duas vezes, ambas no canal MuchMusic. Com isto, não foi incluído em nenhuma compilação de vídeos lançada por Madonna. O vídeo musical de "Lucky Star" é considerado a continuação/melhora do vídeo de "Holiday", ao passo que apresenta os mesmos dançarinos e os mesmos passos de dança utilizados no vídeo de "Holiday". A cantora considera "Holiday" como sua canção favorita, e por esta razão, apresentou a faixa em todas as suas turnês, onde é geralmente incluída como a última canção dos repertórios. Em 2002, a versão de "Holiday" utilizada na turnê Drowned World Tour (2001) foi lançada promocionalmente pela Warner Bros. Records e ganhou alta rotação televisa. Apesar de seu desempenho comercial, "Holiday" é considerada até hoje uma das melhores canções de Madonna, bem como uma de suas músicas mais conhecidas.

No Reino Unido, a faixa foi lançada em três ocasiões diferentes e alcançou diferentes posições. Em janeiro de 1984, alcançou o quarto posto da UK Singles Chart; em 1985, para promover o relançamento de seu primeiro álbum, "Holiday" foi relançada e alcançou a vice-liderança, perdendo apenas para o próprio single de Madonna "Into the Groove" (1985). Foi novamente relançada em 1991 com uma nova capa para promover a compilação The Immaculate Collection com o extended play (EP) limitado The Holiday Collection (1992), que apresenta novos remixes da canção. Neste relançamento, "Holiday" atingiu a quinta posição.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

A história de seu videoclipe é bastante curiosa. Originalmente, o videoclipe foi produzido em um cenário rosa e laranja, onde Madonna, seu irmão Christopher e sua amiga Erica Bell (que mais tarde estariam também em "Lucky Star") ficam dançando, a música inteira. No fundo, aparece um homem de pijama, que estava dormindo, mas acorda e observa os três dançando. No entanto, o clipe foi considerado de péssimo gosto e parece que nunca foi divulgado nos canais de videoclipes da época. Nem mesmo aparece em nenhuma coletânea de videoclipes em VHS/DVD. Nessa época foi usada como videoclipe uma performance no famoso programa musical britânico "Top of the Pops" (janeiro de 1984).

Sem um videoclipe oficial, Madonna passou a apresentar a música em diversos programas de TV dos EUA e Europa: "American Bandstand" (janeiro de 1984), "The Tube" (junto com "Burning Up", janeiro de 1984), "The Dance Show" (junto com "Borderline", fevereiro de 1984), "Eurotops" (março de 1984), "Solid Gold" (abril de 1984), "Les Enfants Du Rock", "Hip Hop TV", "Superplatine", e "Passeport Por La Forme" (todos em junho de 1984).

Mais tarde, em 1991, a performance ao vivo de "Holiday" na Blond Ambition Tour foi usada como videoclipe, para promover o documentário "Na Cama com Madonna". Esta versão foi nomeada por quatro categorias do MTV Video Music Awards: Melhor Clipe Feminino, Melhor Clipe Dance, Melhor Coreografia e Melhor Cinematografia.

Outro videoclipe ao vivo desta música foi produzido pela Warner Bros. Records, desta vez uma montagem de clipes do Drowned World Tour em 2001, para promover o DVD no final do ano.

Apresentações em Turnês[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
madonna cantando holiday 2016
Madonna dançando e cantando
Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.