Demo (música)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Demo.

Demo tape ou fita demo é uma gravação musical demonstrativa[1][2] amadora, feita em estúdio ou não, sem vínculo com gravadoras, para estudos musicais, ou primeiras propostas do que futuramente pode vir a ser um álbum de música.

Os músicos ou bandas costumam usar demos como esquetes rápidas para compartilhar com colegas de banda ou arranjos, ou simplesmente para referência pessoal durante o processo de composição; em outros casos, um compositor pode fazer uma demo para enviar aos artistas na esperança de ter a música gravada profissionalmente, usadas como um portifólio para as bandas e atistas. O material é apresentado para as gravadoras, para um futuro contrato. Caso possa surgir um contrato de gravação e vendagem, as músicas podem ser sujeitas a modificações, pelos músicos e produtores do álbum, ou um editor pode precisar de uma gravação simples para fins de publicação ou direitos autorais.

As demo tapes (ou apenas demos) são usadas como um portifólio para as bandas. O material é apresentado para as gravadoras, para um futuro contrato. Caso possa surgir um contrato de gravação e vendagem, as músicas podem ser sujeitas a modificações, pelos músicos e produtores do álbum.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.