Portal:Beyoncé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Laurel W.svg Bem-vindo ao portal Beyoncé, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

Portal Beyoncé

Beyonce - The Formation World Tour, at Wembley Stadium in London, England.jpg

Beyoncé Giselle Knowles-Carter (Houston, 4 de setembro de 1981), mais conhecida como Beyoncé, é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. Nascida e criada em Houston, no Texas, Beyoncé se tornou conhecida no ano de 1997, como uma das integrantes do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente.

Em 2003, ela lançou seu álbum de estreia em carreira solo, Dangerously in Love. O álbum teve um bom desempenho comercial e os singles "Crazy in Love" e "Baby Boy" alcançaram o primeiro lugar na Billboard Hot 100. No ano seguinte foi premiada com cinco Grammy Awards. Em 2006, lançou seu segundo álbum de estúdio, B'Day, dando continuidade a sua carreira solo depois da separação do grupo Destiny's Child em 2005. B'Day se tornou seu segundo disco consecutivo em primeiro lugar na Billboard 200. O single "Irreplaceable" deste trabalho foi o que mais se destacou por permanecer por dez semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Seu terceiro álbum, I Am... Sasha Fierce, foi lançado em Novembro de 2008. Também teve um desempenho comercial muito favorável, sendo certificado pela ABPD como disco de diamante. A música "Single Ladies (Put a Ring on It)" foi uma das músicas do seu terceiro álbum que mais se destacou, se tornando o seu quinto single em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Nos Grammy Awards de 2010, Beyoncé se tornou a artista feminina que mais foi premiada em apenas uma edição da premiação, por vencer seis das dez categorias em que estava concorrendo. Atualmente Beyoncé já ganhou ao longo de sua carreira 21 Grammys (18 em carreira solo e 3 com o grupo Destiny's Child). Ela é uma dos artistas que mais ganhou esse prêmio.

Leia mais...

Artigo destacado

I Am… Yours foi um show de 2009 realizado pela cantora, atriz e compositora americana Beyoncé, para promover seu terceiro álbum de estúdio I Am... Sasha Fierce. O concerto aconteceu no Teatro Encore em Las Vegas no estilo do Acústico MTV. O show foi considerado "um encontro íntimo" por Beyoncé atuar em um show mais cru e sem inibições diferente dos shows anteriores.

Leia mais...

Álbum destacado

Dangerously in Love (em português: Perigosamente Apaixonada) é o álbum de estreia solo da artista musical estadunidense Beyoncé. Foi lançado em 23 de junho de 2003 pela Columbia Records e Music World Entertainment. Durante a gravação do terceiro álbum de estúdio do Destiny's Child Survivor (2001), o grupo anunciou que elas produziriam álbuns solos para serem lançados. As sessões de gravação do álbum aconteceram de março de 2002 a março de 2003 em vários estúdios, durante o hiatus de seu então grupo Destiny's Child. Como produtora executiva do álbum, Beyoncé assumiu um papel mais amplo em sua produção, co-escrevendo a maioria das músicas, escolhendo quais produzir e compartilhar idéias sobre a mixagem e masterização de faixas.

Leia mais...

Sabia que?

  • ... Beyoncé recebeu o Millenium Award no Billboard Music Awards de 2011?
  • ... Beyoncé é a artista feminina que mais foi premiada em uma cerimonia do Grammy Awards?
  • ... a revista Billboard colocou Beyoncé em quarto lugar na lista dos melhores artistas da década de 2000?
  • ... em 2010 a RIAA listou Beyoncé como a artista que mais recebeu certificações na década?
  • ... em Março de 2011 foi confirmado que o pai de Beyoncé o empresário Mathew Knowles não administraria mais a carreira da filha?

Imagem destacada

Beyonce Dreamgirls cropped.jpg
Beyoncé na estreia do filme Dreamgirls em 2007.


Mais media...

Anexo destacado

A lista abaixo apresenta os prêmios e indicações recebidos por Beyoncé, uma cantora, compositora e atriz norte-americana. Em 2003 Beyoncé lançou o seu primeiro álbum de estúdio em carreira solo, Dangerously in Love, em 2004 o álbum foi premiado no Soul Train Music Awards na categoria Best R&B/Soul Album - Female. No mesmo ano Beyoncé venceu cinco das seis categorias que estava concorrendo no Grammy Awards. Algumas músicas do seu primeiro álbum se destacaram em algumas premiações como no MTV Video Music Awards de 2003, onde o videoclipe da música "Crazy in Love" venceu três categorias. No ano seguinte, o clipe da música "Naughty Girl" foi premiado no MTV Video Music Awards de 2004. A música "He Still Loves Me" que foi gravada para a trilha sonora do filme The Fighting Temptations, foi premiada no Black Reel Awards de 2004.

Leia mais...

Canção destacada

"Crazy in Love" é uma canção da cantora americana Beyoncé, gravada em parceria com o rapper Jay-Z, para promover o seu álbum de estreia, Dangerously in Love. "Crazy in Love" recebeu boas críticas e Beyoncé ganhou vários prêmios. Em 2009, a canção foi eleita pelos críticos da revista britânica NME como a melhor música da década de 2000. A revista Rolling Stone colocou a cação em terceiro lugar na lista das melhores música da década, o site Pitchfork Media colocou a canção em quarto lugar na lista das 500 músicas preferidas dos anos 2000, ficou em número sete na lista produzida pelo jornal britânico The Daily Telegraph, e em número seis na lista da revista Slant Magazine dos 100 melhores singles da década. No Grammy Awards de 2004, a canção foi premiada nas categorias Best R&B Song e Best Rap/Sung Collaboration.

Leia mais...

Tarefas

Tópicos

Portais relacionados

Outros projectos na WikiMedia

Beyoncé no Wikinotícias     Beyoncé no Wikiquote     Beyoncé no Wikilivros     Beyoncé no Wikisource     Beyoncé no Wikcionário     Beyoncé na Wikiversidade     Beyoncé no Wikivoyage     Beyoncé no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Beyonc%C3%A9Wikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Beyonc%C3%A9Wikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Beyonc%C3%A9Wikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Beyonc%C3%A9Wikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Beyonc%C3%A9Wiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Beyonc%C3%A9Wikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Beyonc%C3%A9Wikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Beyonc%C3%A9Commons-logo.svg
Recarregue o conteúdo desta página