Portal:Beyoncé/Álbum selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

editar

Dangerously in Love (em português: Perigosamente Apaixonada) é o álbum de estreia solo da artista musical estadunidense Beyoncé. Foi lançado em 23 de junho de 2003 pela Columbia Records e Music World Entertainment. Durante a gravação do terceiro álbum de estúdio do Destiny's Child Survivor (2001), o grupo anunciou que elas produziriam álbuns solos para serem lançados. As sessões de gravação do álbum aconteceram de março de 2002 a março de 2003 em vários estúdios, durante o hiatus de seu então grupo Destiny's Child. Como produtora executiva do álbum, Beyoncé assumiu um papel mais amplo em sua produção, co-escrevendo a maioria das músicas, escolhendo quais produzir e compartilhar idéias sobre a mixagem e masterização de faixas.


Leia mais...

editar

B'Day (em português: Aniversário) é o segundo álbum de estúdio da artista musical estadunidense Beyoncé. Foi lançado para coincidir com seu vigésimo quinto aniversário em 4 de setembro de 2006, em vários países, e no dia seguinte nos Estados Unidos através da Columbia Records, Music World Entertainment e Sony Urban Music. O álbum foi originalmente planejado como uma continuação em 2004 para do disco de estréia de Beyoncé, Dangerously in Love (2003), mas foi adiada para acomodar a gravação do último álbum do Destiny's Child, Destiny Fulfilled (2004) e seu papel principal no filme Dreamgirls (2006). Enquanto estava de férias depois de filmar Dreamgirls, Beyoncé começou a entrar em contato com vários produtores; ela alugou o Sony Music Studios e completou o B'Day em três semanas. A maior parte do conteúdo lírico do álbum foi inspirado pelo papel de Beyoncé no filme. Estilo musical do álbum varia de funk dos anos 1970 - 80 influências e baladas de Urban contemporary e elementos como música hip hop e R&B. A instrumentação ao vivo foi empregada na gravação da maioria das faixas, como parte da visão de Beyoncé de criar um disco usando instrumentos ao vivo.


Leia mais...

editar

I Am... Sasha Fierce (em português: Eu Sou... Sasha Fierce) é o terceiro álbum de estúdio da artista musical estadunidense Beyoncé. Foi lançado em 12 de novembro de 2008 pela Columbia Records e pela Music World Entertainment. Em seu lançamento inicial, o álbum foi formatado como um álbum duplo, pretendendo comercializar as facetas contrastantes da arte de Beyoncé. O primeiro disco, I Am ..., contém baladas pop e R&B de ritmo lento e médio, enquanto o segundo, Sasha Fierce (em homenagem ao alter ego de Beyoncé no palco), se concentra em batidas mais agitadas que combinam electropop e europop. Ao compor as letras das músicas, Beyoncé trabalhou com escritores, com cada sessão acompanhada de orquestração ao vivo.


Leia mais...

editar

4 é o quarto álbum de estúdio da artista musical estadunidense Beyoncé. Foi lançado em 24 de junho de 2011 pela Parkwood Entertainment e Columbia Records. Após um hiato de carreira que reacendeu sua criatividade, Beyoncé se inspirou para criar um disco com base no seu ritmo tradicional rhythm and blues que se destacava da música popular contemporânea. Suas colaborações com os compositores e produtores de discos The-Dream, Tricky Stewart e Shea Taylor produziram um tom mais suave, desenvolvendo estilos vocais diversos e influências do funk, música hip hop, e soul.


Leia mais...

editar

Beyoncé é o quinto álbum de estúdio e homônimo da artista musical estadunidense Beyoncé. O seu lançamento ocorreu em 13 de dezembro de 2013 sem qualquer aviso prévio na loja virtual iTunes Store, através das gravadoras Columbia Records e Parkwood Entertainment, seguido de uma distribuição física nos dias seguintes. A cantora iniciou as gravações do disco em meados de 2012 na cidade de Nova Iorque, onde convidou produtores e compositores para viver com ela no local por um mês. No ano seguinte, durante a turnê extensiva da intérprete, a direção musical do trabalho mudou, já que ela havia concebido criar um acompanhamento visual para suas canções e retomou as sessões de gravação com o produtor eletrônico e músico de rock Boots. Essa colaboração levou a um material sonoramente mais experimental, que combinou o R&B com a música eletrônica e soul. Nesse período, as faixas do projeto e seus respectivos vídeos musicais foram feitas em segredo, já que Beyoncé planejava um lançamento inesperado.


Leia mais...

editar

Lemonade é o sexto álbum de estúdio da artista musical estadunidense Beyoncé. O seu lançamento ocorreu em 23 de abril de 2016, através das gravadoras Parkwoood e Columbia. É o segundo "álbum visual" de Beyoncé seguindo o seu quinto álbum de estúdio (2013), bem como um álbum conceitual acompanhado por um filme de 65 minutos exibido na HBO. Tendo como sonoridade principal o R&B, Lemonade engloba uma variedade de gêneros, incluindo pop, reggae, blues, rock, hip hop, soul, funk, country, gospel, eletrônico e trap, além de interpolações de diversas canções de hip hop e rock. O álbum conta com participações de James Blake, Kendrick Lamar, The Weeknd e Jack White.

O álbum foi disponibilizado para streaming em 23 de abril de 2016 no Tidal, seguido de um lançamento comercial em outras plataformas nos dias seguintes. Lemonade estreou em primeiro lugar na Billboard 200 com 653 mil cópias equivalentes (sendo 485 mil puras), e deu à Beyoncé seu sexto álbum número um consecutivo no país. "Formation", "Sorry", "Hold Up", "Freedom" e "All Night" foram lançadas como singles, além do promocional "Daddy Lessons" com a banda Dixie Chicks.


Leia mais...

editar

The Lion King: The Gift é uma trilha sonora produzida pela cantora norte-americana Beyoncé para o remake em renderização 3D The Lion King (2019), e mais tarde para o filme musical Black Is King (2020). Seu lançamento ocorreu em 19 de julho de 2019, por intermédio da Parkwood Entertainment e licenciamento exclusivo da Columbia Records. Com curadoria realizada por Beyoncé, o álbum inclui aparições de Jay-Z, Blue Ivy Carter, Childish Gambino, Pharrell Williams, Kendrick Lamar, Tierra Whack, 070 Shake e Jessie Reyez, bem como dos artistas africanos Wizkid, Shatta Wale, Burna Boy, Mr Eazi, Tiwa Savage, Tekno, Yemi Alade, Busiswa, Salatiel e outros. Uma versão deluxe também foi lançada em 31 de julho de 2020.

Leia mais...

editar

Renaissance (também intitulado como Act I: Renaissance) é o sétimo álbum de estúdio da cantora americana, Beyoncé, lançado em 29 de julho de 2022, através da Parkwood Entertainment e Columbia Records. É seu primeiro lançamento solo em estúdio desde Lemonade (2016) e serve como a primeira parte de uma trilogia. Beyoncé escreveu e produziu o álbum juntamente com Nova Wav, The-Dream, Symbolyc One, A. G. Cook, Honey Dijon, Beam, Tricky Stewart, BloodPop, Skrillex, Hit-Boy, No I.D., P2J e entre outros. Beam, Grace Jones e Tems fazem aparições como vocalistas.

Beyoncé concebeu e gravou o álbum durante a pandemia de COVID-19, como uma forma de procurar inspirar a alegria e o escapismo nos ouvintes que experienciaram o isolamento e celebrar uma cultura clubber, na qual pessoas historicamente marginalizadas buscavam a sua própria libertação através da música dance.


Leia mais...

editar Portal:Beyoncé/Álbum selecionado/9


editar Portal:Beyoncé/Álbum selecionado/10


editar Portal:Beyoncé/Álbum selecionado/11


editar Portal:Beyoncé/Álbum selecionado/12


editar Portal:Beyoncé/Álbum selecionado/13


editar Portal:Beyoncé/Álbum selecionado/14


editar Portal:Beyoncé/Álbum selecionado/15


editar Portal:Beyoncé/Álbum selecionado/16


editar Portal:Beyoncé/Álbum selecionado/17


editar Portal:Beyoncé/Álbum selecionado/18


editar Portal:Beyoncé/Álbum selecionado/19


editar Portal:Beyoncé/Álbum selecionado/20