Charmbracelet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Charmbracelet
Charmbracelet
Álbum de estúdio de Mariah Carey
Lançamento 3 de dezembro de 2002 (2002-12-03)
Gravação 2001-2002
Estúdio(s)
Gênero(s) R&B[1]
Duração 64:45
Idioma(s) inglês
Formato(s)
Gravadora(s)
Produção
Cronologia de Mariah Carey
Greatest Hits
(2001)
The Remixes
(2003)
Singles de Charmbracelet
  1. "Through the Rain"
    Lançamento: 17 de outubro de 2002 (2002-10-17)
  2. "Boy (I Need You)"
    Lançamento: 19 de janeiro de 2003 (2003-01-19)
  3. "Bringin' on the Heartbreak"
    Lançamento: 25 de novembro de 2003 (2003-11-25)

Charmbracelet é o nono álbum de estúdio da artista musical estadunidense Mariah Carey, lançado em 3 de dezembro de 2002 pela Island Records e MonarC Entertainment. O álbum foi seu primeiro lançamento após ter enfrentado um colapso após seu filme Glitter (2001) e sua trilha sonora acompanhante, sendo que ambos foram um fracasso crítico e comercial. Charmbracelet é um dos álbuns mais pessoais de Carey,[3] e foi projetado para recuperar o público de Carey. Ao longo do projeto, ela colaborou com muitos compositores e produtores com os quais já havia trabalhado antes, como Jermaine Dupri, a dupla Jimmy Jam e Terry Lewis, além novos parceiros, sendo estes músicos como 7 Aurelius e Dre & Vidal.

De acordo com Carey, as canções de Charmbracelet combinam temas pessoais e introspectivos, e também aborda histórias de celebração e de diversão, com o amor sendo o tema lírico predominante do álbum.[4] Musicalmente, o álbum continuou a mistura calculada de Carey, que consiste em baladas pop e batidas R&B, no entanto, incorporou outros gêneros, como em "My Saving Grace", onde ela fundiu gospel e soul, com as letras lidando com conceitos religiosos. Charmbracelet primeiramente focou em fornecer um som mais adulto contemporâneo, especialmente quando colocado em comparação a Glitter, que contou com uma variedade de melodias, provenientes da década de 1980. Alguns artistas emprestaram seus vocais para algumas faixas, como Cam'ron, Jay-Z e Freeway.

Depois do seu lançamento, Charmbracelet recebeu críticas mistas dos críticos musicais. Muitos sentiram que embora as canções fossem boas, nenhuma delas se destacava para fazer um impacto muito grande. Além disso, alguns apontaram que a voz de Carey soava fina, arejada e danificadamente no álbum. Charmbracelet estreou na terceira posição da Billboard 200, vendendo 241,000 cópias na primeira semana. Internacionalmente, o álbum teve posições moderadas, atingindo o top quarenta em sete países, sendo que entrou duas vezes no top dez do Japão e Suíça.

Três singles foram lançados para promover o álbum; o primeiro, "Through the Rain" se tornou o maior sucesso entre os três, alcançando o top dez no Canadá, Suíça, Suécia e Itália e Reino Unido. Nos Estados Unidos, ele aingiu a primeiras posições no Hot Dance Club Play, mas parou atingiu a posição 81 na Billboard Hot 100. Os outros dois, "Boy (I Need You)" e "Bringin' on the Heartbreak", não conseguiram igualar os picos internacionais do primeiro single. Carey embarcou na Charmbracelet World Tour, que teve mais de 69 shows em mais de oito meses. Ela também se apresentou em vários programas de televisão e turnês promocionais como o trigésimo American Music Awards, Today e The Oprah Winfrey Show. Atualmente o álbum vendeu cerca de 3 milhões de exemplares ao redor do mundo e ainda cerce de certificações em vários países.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

"Eu trabalhei muito muito duro por muitos muitos anos, e eu nunca fiz uma pausa, e ano passado, eu tinha ficado muito exausta e não estava bem fisicamente e emocionalmente. Aprendi um pouco mais sobre trabalhar duro, mas também, como ser saudável e cuidar de mim, agora, em geral na minha vida eu estou num lugar muito bom, feliz."

—Carey em entrevista ao The San Diego Union-Tribune.[5]

Antes do lançamento de Charmbracelet, Carey tinha passado por um ano de problemas críticos, comerciais e pessoais, seguindo a má recepção do seu filme de estréia Glitter (2001), e sua hospitalização subsequente.[6] Depois de se divorciar de seu marido e executivo de sua gravadora, Tommy Mottola, Mariah teve mais controle criativo sobre sua carreira, e segundo alguns, lançou sua "gatinha sensual interna" em Butterfly (1997), seu primeiro álbum lançado após a sua separação.[7] Com seu próximo lançamento, Rainbow (1999), a cantora continuou a infundir mais influências de R&B em sua música, nomeadamente com "Heartbreaker", o primeiro single do álbum, que caracterizou a maior proximidade de Carey no território do hip-hop.[7] Carey começou a deixar para trás sua voz da década de 1990, e de acordo com um escritor do The Sacramento Bee, tentou soar-a mais gueto.[8] Ela parou de trabalhar com produtores pop de longa data como Babyface e Walter Afanasieff, a fim de buscar um novo som e público com escritores como Sean Combs e Jermaine Dupri.[8] Após o sucesso em todo o mundo, que ela conseguiu com Rainbow, Carey e Columbia Records, que estava envolvida com Mottola, terminaram seu contrato.[9] Controvérsia envolvendo Mottola e o executivo Benny Medina aconteceram durante 99, como costumavam várias produções que Carey escrevia estando envolvidas em canções de Jennifer Lopez.[9] Carey decidiu se aventurar no cinema com seu filme de 2001, Glitter.[7][9] De maneira crítica, o filme foi muito mal recebido pelos profissionais de cinema, e ganhou menos de oito milhões de dólares nas bilheterias.[7][9] A trilha sonora para o filme, foi ligeiramente melhor, gerando um single nas cinco primeiras posições nos Estados Unidos, e vendendo mais de 5,9 milhões de unidades mundialmente.[10]

No entanto, após o fraco desempenho do filme e da sua trilha sonora, o contrato de Carey, de 100 milhões de dólares sem precedentes foram comprados pela Virgin Records, que pagou a ela 28 milhões de dólares para se separarem.[7] Antes do fraco sucesso do projeto comercial, Carey se internou num hospital em Connecticut, após uma aparição polêmica no Total Request Live (TRL), no qual ela deu sorvetes para os fãs e demonstrou o que foi considerado pela mídia como "comportamento errático".[6][11] Depois de deixar mensagens preocupantes em seu website, Carey internou-se no hospital, citando um "colapso emocional e físico".[11] Carey posteriormente viajou para Capri, Itália, após sua hospitalização de duas semanas, permanecendo lá por cinco meses em que ela começou a escrever e produzir material para um novo álbum de estúdio, decorrentes da as experiências que ela tinha passado por nos últimos meses.[11] Depois de ter assinado para a Island Records, e criando seu próprio selo, o MonarC Entertainment, Carey se preparava para o lançamento "de volta", Charmbracelet.[9] Os críticos considerado o álbum uma forte melhoria em comparação com Glitter, mas não algo que re-capturaria a sua audiência em todo o mundo e restabeleceria a sua popularidade da década de 1990. Muitos tomaram conhecimento dos vocais mais arejados e bem iluminados de Carey, e criticaram-a de não ser capaz de conseguir o mesmo grau de destreza vocal que ela tinha sido conhecida durante a primeira parte de sua carreira. No entanto, três anos mais tarde com o lançamento de The Emancipation of Mimi, a popularidade de crítica e comercial de Carey subiu novamente, com os críticos chamando-o de seu retorno verdadeiro, bem como a sua emancipação de seus dois álbuns anteriores.[7]

Desenvolvimento e gravação[editar | editar código-fonte]

"A experiência de gravar este álbum é quase como a experiência da minha vida - passando por isso lidando com as coisas e tentando ser esperançosa. Não é um álbum cheio de desgraça e miséria. Há algumas músicas que lhe dão essa sensação de melancolia, mas eu tento sempre ir ao mais alto mesmo em uma situação que parece que poderia lhe quebrar. Eu tento sempre recorrer para o positivo, em vez de se afogar no negativo."

—Carey sobre o som do álbum para a Radio and Records.[12]

Carey começou a escrever canções para seu novo álbum ainda sem título em 2002,[12] antes de ter assinado com sua gravadora.[13] Ela decidiu se concentrar em "obter algum descanso tão necessário",[14] e viajou para Capri e mudou-se para o estúdio que ela havia reservado para gravar o álbum..[15] Enquanto em Capri, Carey pode se concentrar em sua composição e gravação, sem ter sido submetida a nenhum estresse ou pressão.[12] De acordo com ela, ela iria escrever as canções em seu apartamento no andar de cima, e iria gravá-las em estúdio no andar de baixo, à noite.[16] Assim, a maioria do álbum foi gravado em Capri, embora ela tenha viajado para Atlanta, Nova Iorque e Filadélfia para gravar algumas faixas.[17] O resultado foi que Charmbracelet era o seu "álbum mais pessoal", que ela nunca tinha feito.[16] Ela se reagrupou com colaboradores de longa data como Jermaine Dupri, Jimmy Jam, Terry Lewis e Randy Jackson,[13] enquanto trabalhava com novos compositores e produtores como 7 Aurelius, Just Blaze, Damizza e Dre & Vidal.[13][18] A faixa de abertura e primeira faixa a ser escrita para o álbum,[17] "Through the Rain", foi escrita por Carey ao lado de Lionel Cole.[19] A canção, que foi inspirada pelas lutas que Carey tinha passado por este ano,[20] foi co-produzida por Jam e Lewis.[19] "Eu sempre tento inserir positividade em minhas canções sempre que posso, para inspirar outras pessoas que passaram por essas coisas. Quero dizer que as coisas que falaram em tablóides e que as coisas que eram tão excessivamente exagerados, que é um aspecto. Eu também passei por um monte de coisas pessoais, um monte de coisas de família este ano. [...] Me trouxe para outro lugar. As pessoas vão ler e dizer: 'Esta é Mariah e sua luta'", disse Carey sobre a canção.[20] Outra faixa que Jam, Lewis e Carey trabalharam em juntos é "Yours", Jam disse que contém "provavelmente um dos melhores ganchos [de todos os tempos]." Ele também comparou a uma das colaborações anteriores do trio, "Thank God I Found You" (2000).[20] Inicialmente, a canção foi gravada como dueto com o cantor Justin Timberlake; A parte de Carey foi gravada primeiro e Timberlake gravou em uma sessão diferente.[21] No entanto, devido a complicações contratuais, ela nunca foi lançada e a versão destaque no álbum tem apenas Carey.[22] Jam e Lewis também produziram mais duas músicas, "Wedding Song" e "Satisfy", que possui vocais de fundo em Michael Jackson; estas não entraram no alinhamento final.[22][23]

Carey decidiu trabalhar com Just Blaze depois que ela ouviu a canção "Oh Boy" que ele tinha produzido para Cam'ron.[16] Juntos, eles produziram "Boy (I Need You)", um remake de "Oh Boy" e "You Got Me".[16] Carey descreveu a primeira como uma de suas favoritas no álbum. "É definitivamente uma das minahs favoritas, porque eu amo a original. Foi legal tê-lo aqui, fazendo suas coisas em um ambiente tão aleatório", disse ela. Este último, que apresenta versos rap de Jay-Z e Freeway, foi notada por Carey como um "canção de assinatura de Just Blaze".[16] Na época que a canção foi gravada, Jay-Z estava em Capri em férias, e foi ao estúdio para ouvir a canção. Depois de ouvi-la, ele expressou que queria contribuir para a canção e acrescentou versos de rap de sua autoria a ela.[16] Dupri produziu "The One" e "You Had Your Chance". Ele disse que queria ficar com o "mesmo som familiar" a partir de suas colaborações anteriores com Carey..[24] "The One" foi descrita como uma "canção pessoal" por Carey e foi inspirada sobre o momento em que alguém se sente "machucado em relações no passado, e talvez você conhece alguém e você quer se envolver, mas você não tem certeza se você deve ou não".[16] Para além destas, Carey decidiu experimentar com uma banda ao vivo para o álbum.[25] Em abril de 2002, ela se reuniu com 7 Aurelius e perguntou se ele poderia produzir canções para o álbum. Eles voaram para Nassau, Bahamas e gravou uma mistura de canções mid-tempo e up-tempo e baladas acompanhadas por uma banda ao vivo. 7 Aurelius disse que Carey foi "uma escritora maravilhosa" e descreveu o processo de gravação:

Fizemos três ou quatro canções em três ou quatro dias. A forma como estavamos fazendo-as, eu tinha [a secção de metais] lá em baixo junto comigo. Arrumamos todo o set com velas, um pouco de vinho agradável - [havia] uma vibe muito boa. Foi completamente despojado, como 'Mariah Carey Unplugged'. Ela mostrou seu talento. Ela estava realmente confiante de mim e minha visão, e eu estava confiante de quem ela era.[25]

"Pulseiras encantadas sempre tiveram um significado pessoal e sentimental para mim. Encantos são como pedaços de si mesmo que você passar para outras pessoas, os itens que contar a sua história e que podem ser compartilhados, como uma canção. A pulseira representa o fundamento deste álbum, um corpo de trabalho que engloba muitos sentimentos."

—Carey sobre o título do álbum, Charmbracelet.[26]

Randy Jackson contribuiu para quatro faixas do álbum. Ele comentou que o álbum era "o mais verdadeiro e honesto que ela fez. Ela não se importava com o que alguém pensava das letras. Elas só eram importantes para ela".[27] Uma das faixas é um cover da música de Def Leppard, "Bringin' On the Heartbreak". Durante a sessão de fotos para Charmbracelet em Capri, Carey deparou-se com uma cópia do álbum Vault (1995), que contém a canção, e decidiu fazer uma versão para o álbum.[28] Em entrevista à Billboard, Carey disse que a canção é "um exemplo de sua diversidade musical". Ela disse: "Eu adoro ir de mostrar a minha influências de Minnie Riperton de hip-hop ao rock. É tudo de mim. Para Heartbreak, foi divertido relembrar uma canção que eu adorava cantar quando eu estava na escola. Eu acho que nós trazemos alguns novos elementos a ela".[13] Outra canção que eles trabalharam juntos foi "My Saving Grace", que Carey descreveu: "[...] na verdade, o processo de escrita e trabalho sobre este álbum foi algo para mergulhar nele, porque eu percebi como essa sempre foi a minha graça salvadora. Há uma canção no álbum chamada 'My Saving Grace'. Mas na verdade é [a minha graça salvadora], só de entrar nesse processo e realmente viver o processo de escrita, gravação, a coisa toda, até o início principal da masterização do álbum".[20] Enquanto trabalhava no álbum em Capri, o pai de Carey com quem era muito próximo dela,[29] ficou doente e ela voltou a Nova Iorque para passar algum tempo com ele.[30] Ele havia sido diagnosticado com câncer e podia tolerar apenas girassóis devido à alergias ele tinha desenvolvido;[31] porém, ele morreu logo após.[32] Em sua memória, Carey escreveu e produziu a canção "Sunflowers for Alfred Roy".[31] Carey disse que a canção representa "[...] é meio difícil de falar. Passamos por um período de tempo muito difícil, porque era algo diferente, como um instante, tipo de coisa chocante que aconteceu".[33] A canção provou ser "muito emocional" para Carey, e ela cantou a canção apenas uma vez no estúdio.[13] DJ Quik também produziu canções para o álbum, mas nenhuma delas entrou no alinhamento final.[19][34]

Música e letra[editar | editar código-fonte]

Depois da fraca recepção de seu álbum anterior, Glitter, bem como o colapso físico e emocional, Carey tentou fazer o seu regresso musical com Charmbracelet.[35] Enquanto ela continuamente se aventurou mais no R&B contemporâneo e hip-hop em todo o final da década de 90, o álbum está focado em trazer Carey de volta às suas raízes adulto contemporâneas, em uma tentativa de reconquistar seu público.[35] Enquanto os críticos tanto elogiaram e criticaram a condição da voz de Carey em todo o álbum, muitos classificavam as canções como "médias", e sentiam que mais faltava um gancho suficiente.[35] Servindo como o primeiro single, e a mais ousada tentativa de Carey em recriar as baladas dos primeiros anos de sua carreira, foi "Through the Rain".[35] A canção do álbum, escrita e produzida por Carey, foi descrito como uma balada de "auto-ajuda" e "inspiradora", liricamente descrevendo que um indivíduo não deve deixar que as dificuldades da vida as impeçam de cumprir os seus sonhos.[36] Enquanto Carey abriu um monte de álbum com baladas mais lentas e autobiográficas, ela também tentou em fazer um álbum com uma mistura de vários gêneros diferentes. De acordo com Jon Pareles, do The New York Times, o álbum mostrou a versatilidade musical e vocal de Carey, especialmente ao ver as diferenças no primeiro e segundo singles, "Carey é conhecida por sua voz, é claro: ela pode atingir notas altas que mal podem ser ouvidas por humanos, e poucos cantores atingem as oitavas tão graciosamente como ela faz.[36] Ele referenciou o segundo lançamento do projeto, "Boy (I Need You)", uma canção hip-hop e R&B com a participação de Cam'ron, e elogiou-o em suas diferenças com a maioria do conteúdo em Charmbracelet.[36]

O terceiro single lançado a partir de Charmbracelet foi uma versão da canção de Def Leppard lançada em 1981, "Bringin' on the Heartbreak". A canção como com a maioria do álbum, apresenta sua instrumental ao vivo.[36] Em "Yours", Pareles sentiu que sua voz soava como uma "combinação deliciosa de vocais sussurrados e ritmos brincalhões".[36] Para a canção, Carey gravou seus vocais principais, em seguida, misturando coos adicionais e notas de improviso, a fim de fornecer uma voz dupla.[1] Uma versão da canção com vocais de Justin Timberlake foi gravada, mas nunca foi lançada.[37]

"Seu novo álbum cuidadosamente montado lembra um pré-computador em sua precisão sem alma. Mas há uma razão. Esse estranho Charmbracelet é um retrocesso para a Mariah suave e distorcida à massas que foi secumbida na decada de 1990 antes que ela começasse a competir com DMX para ter credibilidade na rua. Para trazer os clientes, Carey proporciona seu papel naquele agudo arrulho que você já conhece, uma espécie de Minnie Riperton sem alma, apoiada por apenas cordas de sintetizadores macios e teclados brilhantes."

—Um escritor do Los Angeles Daily News descrevendo a produção vocal do álbum em geral.[35]

Críticos consideraram "Subtle Invitation" como uma das canções mais fortes do álbum, devido à sua influência de jazz "bem executada". A canção começa com sons de pessoas fazendo refeição, então é introduzido uma forte linha de baixo e notas de bumbo. No final da canção, Carey usa cintos fora do clímax, com Sarah Rodman do The Boston Herald descrevendo-o como "fascinante" e "soa como se Carey cantasse em falsete, enquanto ainda usa sua voz de peito". "Clown" chamou a atenção da mídia após o lançamento do álbum, principalmente devido ao seu conteúdo lírico. Críticos especulam que Carey visa o rapper Eminem na música, conforme ele havia publicamente referenciado um relacionamento que alega ter tido com ela. A letra de "Clown" foi descritos como "languidamente sinistra" por Rodman, que se lê: "Eu devia ter ficado no: 'eu também gosto da sua música'... Você nunca devia ter insinuado que fomos amantes quando você sabe muito bem que nunca nem mesmo tocamos um ao outro". Além da letra da canção, críticos elogiaram a música, com Tom Sinclair do Entertainment Weekly chamando-a de "um número ranzinza agraciado com um violão e um vocal triste maravilhosamente sutil". Em "I Only Wanted" comparações foram feitas com "My All", em termos de instrumentação e estrutura dos versos, refrão e solo de guitarra. De acordo com Cinquemani, em versos como "desejo que estivesse embaixo do meu véu", Carey faz alusões vagas para o ex-marido Tommy Mottola. Além de sua inspiração latina na instrumentação de violão, a música faz uso de sons do vento como uma coluna vertebral adicional para a melodia, bem como pingos de água como de percussão. Uma das canções liricamente mais pessoais do álbum é "Sunflowers for Alfred Roy", nomeada assim depois que o pai de Carey, no qual ela faz referência direta a ele, no momento que compartilhavam em seu leito de morte. Instrumentação da canção apresenta um acompanhamento de piano simples, enquanto Carey reconta de uma visita que partilhava com seu pai em seu quarto de hospital, "Estranho sentir esse orgulho, forte homem/Agarre forte à minha mão".

Singles[editar | editar código-fonte]

Quatro singles foram liberados do álbum para sua promoção. O primeiro single, "Through the Rain" foi lançado em 24 de setembro de 2002.[38] Ele recebeu críticas mistas dos críticos, alguns dos quais disseram que era muito parecido com suas baladas anteriores, como "Hero" e "Outside",[39][40] enquanto outros elogiaram os vocais de Carey na música.[41][42][43] Foi um dos singles mais vendidos de Carey nos EUA, alcançando o número 81 na Billboard Hot 100 dos EUA. No entanto, liderou as paradas do Hot Dance Club Play e alcançou o top 20 da parada de adulto contemporâneos.[44] Fora dos EUA, o single teve um desempenho moderado, atingindo a posição entre os dez primeiros no Canadá, Suíça, Suécia, Itália e Reino Unido,[45] e entre os 20 primeiros da Irlanda, Austrália, Noruega e Dinamarca.[45] O videoclipe de "Through the Rain", dirigido por Daver Meyers, baseia-se em um namoro escondido dos pais de Carey. Cenas de Carey cantando em uma rua quando a chuva começa a cair são mescladas com a história de um casal inter-racial que foge de suas famílias, que se opõem ao seu relacionamento.[46]

"Boy (I Need You)", que foi lançado como o segundo single em 26 de novembro de 2002,[47] recebeu críticas mistas dos críticos.[19][41] O single não conseguiu fazer muito sucesso nas paradas mundiais; alcançando o número 68 na parada americana de Hip-Hop/R&B e o número 57 na parada Hot Singles Sales.[44] Em outros lugares, a música alcançou o número 17 no Reino Unido, e alcançou o top 40 na Austrália,[48] Países baixos, Irlanda e Nova Zelândia.[49] O videoclipe de "Boy (I Need You)" foi dirigido por Joseph Kahn e foi filmado em Shibuya e Los Angeles. Inicialmente, "The One" foi programado para ser lançado como o segundo single e o videoclipe foi gravado para aquela música.[50] No entanto, no meio das filmagens, o single foi alterado para "Boy (I Need You)".[51] Descrita como "Speed ​​Racer conhece Hello Kitty e Cam'ron" de Carey,[52] o vídeo incorpora elementos da cultura japonesa e apresenta o alter-ego de Carey, Bianca.[51]

O terceiro single do álbum é uma versão cover de "Bringin' on the Heartbreak", lançado em 25 de novembro de 2003.[53] Embora ele tenha ganhado em sua maioria criticas positivas,[54][55][56] ele não conseguiu entrar na Billboard Hot 100, mas chegou a número cinco no Hot Dance Club Play.[44] Fora dos EUA, a música teve seu pico mais alto na Suíça, alcançando o número 28 e permanecendo nas paradas por oito semanas.[57] Ele também figurou nas paradas da Áustria e na região da Valônia, na Bélgica.[57] O videoclipe da música foi dirigido por Sanaa Hamri.[58] Outra canção do álbum, "Irresistible (Westside Connection)" ficou em 81º lugar no Billboard Hip-Hop/R&B Songs.[44]

Lançamento e promoção[editar | editar código-fonte]

Carey performando "Hero", ao vivo, durante sua Charmbracelet World Tour (2003–04).

Após o lançamento de "Through the Rain", Carey embarcou em várias turnês promocionais internacionais e americanas em apoio ao Charmbracelet e seus singles. A promoção de "Through the Rain" começou no NRJ Awards de 2002, onde Carey se apresentou vestindo uma longa saia preta e um blazer denim.[59] Três dias antes do lançamento do álbum, um programa de uma hora intitulado Mariah Carey: Shining Through the Rain, no qual Carey foi entrevistada e cantou várias músicas de Charmbracelet e seu repertório, o programa foi ao ar na MTV.[60] Carey falou sobre os rumores de seu colapso e sua causa, e falou sobre o álbum e sua inspiração, e conduziu uma sessão de perguntas e respostas com os fãs.[60] Durante o primeiro mês após o lançamento do álbum, Carey apareceu em vários talk shows na televisão. Ela lançou sua turnê promocional no Today, onde cantou quatro músicas no Mall of America para uma multidão de mais de 10.000 pessoas.[61] Em 2 de dezembro, Carey viajou ao Brasil para a promoção sul-americana do Charmbracelet, aparecendo no programa de televisão dominical Fantástico. Ela cantou "My All" e interpretou "Through the Rain" e "I Only Wanted" usando um longo vestido rosa.[62] Ela também fez uma aparição surpresa no Show da Virada, cantando "Through the Rain" e "My All", enquanto usava um vestido prateado curto.[63] Em 3 de dezembro de 2002, Carey apareceu no The Oprah Winfrey Show, onde performou "Through the Rain" e "My Saving Grace", e deu uma entrevista altamente divulgada sobre sua hospitalização.[64] Antes de seu colapso, Carey tinha sido reservada para uma entrevista privada com Barbara Walters da BBC, a produtora executiva do The View, depois do lançamento de Glitter.[64] Em vez de dar a Walters a entrevista completa após seu retorno aos olhos do público, sua gravadora Island decidiu que Oprah seria mais apropriada, e agendou com ela.[64] A entrevista de Carey com Matt Lauer na Dateline NBC, foi ao ar na mesma noite.[64]

Em 17 de dezembro, Carey cantou "I Only Wanted" no The View depois de co-apresentar o programa.[64] Um mês depois, Carey foi um dos artistas a se apresentarem no 30º American Music Awards, realizado em 13 de janeiro de 2003.[65] Ela cantou "Through the Rain" ao lado de um coral gospel ao vivo, enquanto usava um longo vestido preto.[66] Durante a performance, imagens de manchetes de jornais relatando o colapso de Carey foram projetadas em uma grande cortina atrás dela, com uma frase: "Quando você cai, você se levanta".[66] Carey recebeu uma selva de palamas.[67] Em meados de fevereiro, Carey foi o grande destaque do jogo de estrelas da NBA, no qual foi o último jogo de Michael Jordan.[68] Ela usava um vestido comprido, roxo e apertado da Washington Wizards, e cantou "Boy (I Need You)", "My Saving Grace" e "Hero", no qual foi aplaudida de pé e levou Jordan às lágrimas.[69][70] Em 1 de março, Carey se apresentou no Soul Train Music Awards, ostentando um penteado retro-enrolado e vestindo um vestido de gala cor borgonha.[71] Ela performou "My Saving Grace", e como no American Music Awards, imagens de manchetes de jornais e fotografias de inspiração foram projetadas em uma tela grande.[71] Após a apresentação, Carey recebeu um prêmio pelo conjunto da obra por sua contribuição à música.[71] No final de março, Charmbracelet foi lançado na Europa e Carey apareceu em vários programas de televisão para promover o projeto.[72] Ela cantou os dois primeiros singles do álbum no programa britânico de música, Top of the Pops, e um set similar no The Graham Norton Show e Fame Academy.[72][73][74] No último programa, Carey foi acompanhado no palco pelos finalistas do show, que cantou o clímax de "Through the Rain" ao lado dela.[74]

Turnê[editar | editar código-fonte]

Carey sentada em um piano, performando "Subtle Invitation", durante a Charmbracelet Tour (2003–04)

Para promover o álbum, Carey anunciou uma turnê mundial em abril de 2003.[75] Charmbracelet World Tour: An Intimate Evening with Mariah Carey tornou-se sua turnê mais extensa, com duração de oito meses e realização de 69 shows em diversos locais em todo o mundo.[76] Antes dos ingressos serem vendidos nos EUA, os locais foram mudados de grandes arenas para teatro menores e mais intimistas. De acordo com Carey, a mudança foi feita para dar aos fãs uma uma sensação mais íntima com a artista, e algo mais influenciado pela Broadway. Ela disse: "É muito mais íntimo, então você vai sentir que teve uma experiência. Você passa uma noite comigo".[75] No entanto, enquanto pequenas produções foram reservadas para a parte americana da turnê, Carey se apresentou em estádios e arenas na Ásia e na Europa, e se apresentou para uma multidão de mais de 35.000 pessoas em Manila, 50.000 na Malásia e mais de 70.000 pessoas na China.[77] No Reino Unido, foi a primeira turnê de Carey a conter shows fora de Londres; ela se apresentou em Glasgow, Birmingham e Manchester.[78]

Charmbracelet World Tour recebeu críticas positivas de críticos de música e concertos, muitos dos quais elogiaram a qualidade dos vocais de Carey e a produção dos shows. Os fãs tiveram a oportunidade de solicitar músicas do repertório da artista, o que contribuiu para sua recepção positiva.[76] Em seu show em Manila, Rito P. Asilo, do Philippine Daily Inquirer, escreveu: "Eu não esperava que sua voz fosse tão cristalina!".[79] Ele acrescentou: "Depois de 15 músicas, parece que não conseguimos o suficiente de Mariah - e nos tornamos um admirador!".[79]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Pontuações agregadas
Fonte Avaliação
Metacritic 43/100[80]
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
AllMusic 2 de 5 estrelas.[19]
Billboard Favorável[81]
Entertainment Weekly C[41]
The Guardian 2 de 5 estrelas.[2]
The New York Times Favorável[82]
New York Desfavorável[83]
NME Desfavorável[84]
Rolling Stone 2 de 5 estrelas.[1]
Slant Magazine 3 de 5 estrelas.[37]
USA Today 3 de 4 estrelas.[85]

Após o seu lançamento, Charmbracelet foi recebido com uma crítica mista. O site agregador Metacritic, que calcula as avaliações profissionais em uma pontuação numérica, deu a Charmbracelet uma pontuação de 43/100, indicando "revisões mistas ou medianas".[80] Stephen Thomas Erlewine do AllMusic classificou o álbum em duas de cinco estrelas, e criticou sua produção e a condição da voz de Carey.[19] Ele escreveu: "Sempre que ela canta, há um assobio rouco por trás de sua voz fina e ela se esforça para fazer falsetes em todo o disco... Sua voz está danificada e não há um momento em que soe forte ou convidativa".[19] Tom Sinclair de Entertainment Weekly disse que ela estava "com a voz boa". Ele escreveu que "Through the Rain" afunda em seu próprio sentimentalismo encharcado, assim como os esforços por números como "Yours" e "I Only Wanted", e acrescentou que "'Clown' é um número temperamental agraciado com violão e um vocal maravilhosamente nuançado, enquanto 'Sunflowers for Alfred Roy' é uma música curta e doce cantada para um adorável acompanhamento de piano". Ele terminou dizendo que "muito de Charmbracelet está atolado no lixo do meio da estrada".[41]

O editor da Billboard, Michael Paoletta, elogiou o retorno de Carey ao seu público principal.[81] Ele disse que, embora Carey possa ter conversado com o público de hip hop com seus três álbuns anteriores, seus fãs mais velhos da década de 1990 seriam mais receptivos ao material e sua nova imagem.[81] Kelefa Sanneh do New York Times escreveu que o álbum "é em sua maioria agradável, embora nem sempre seja emocionante, e algumas colaborações dão errado". Ele chamou a voz de Carey de "invariavelmente surpreendente", e disse que "ela pode fazer notas altas que mal parecem humanas", elogiou sua versatilidade e escreveu que "também sabe como fazer um hit hip-hop segurando e deixando a batida".[82] Ethan Browne do New York, listou os sinos caprichosos do álbum e teclados tilintando, e escreveu: O Charmbracelet foi gravado em uma loja Casio? Este instrumento precisa ser parado".[83]

Barry Walters da Rolling Stone deu a Charmbracelet, escrevendo que nenhuma das músicas eram ousadas, que a falta de ganchos fez do álbum fraco, e disse: "Carey precisa de músicas ousadas que a ajudem a usar o poder e alcance para as quais ela é famosa. O Charmbracelet é como um fluxo de aquarelas que sangram em uma poça marrom".[1] Sal Cinquemani da Slant Magazine elogiou a mistura de melodias pop e hip hop de Carey, e escreveu: "Embora não haja nada tão imediato quanto 'Fantasy' ou 'My All' aqui, Charmbracelet é significativamente menos inventivo que o Rainbow de 1999 e quase tão criativamente libertador como Butterfly.[37] O colunista britânico Angus Batey, escrevendo para o Yahoo! Music UK, chamou as músicas de Charmbracelet de esquecível, e escreveu: "Ela costumava correr riscos, mas Charmbracelet é conservador, sem entusiasmo e sem inspiração; e, embora seja compreensível que simplesmente fazer outro álbum marca uma espécie de triunfo, é impossível admirar Mariah do jeito que seu talento merece".[86] John Mulvey da NME criticou seu conteúdo, escrevendo: "Nominalmente, Charmbracelet é um R&B, muito parecido como Tony Blair é nominalmente um socialista...Tragédias, ao todo, foram piores".[84]

No 17º Japan Gold Disc Award em 2003, o álbum foi indicado na categoria de Álbum Pop/Rock do Ano (Internacional).[87]

Recepção comercial[editar | editar código-fonte]

Carey performando o primeiro single, "Heartbraker", durante uma apresentação da Charmbracelet World Tour em 2003.

Charmbracelet foi inicialmente previsto para ser lançado nos EUA em 10 de dezembro de 2002.[88] No entanto, a data foi remarcada para 3 de dezembro de 2002. Foi lançada através da Island Records e do selo de Carey MonarC Entertainment.[2][19] Um lançamento muito esperado,[89][90] estreando em número três na Billboard 200 dos EUA, com vendas na primeira semana de 241.000,[91] a mais que as vendas da primeira semana da criticada trilha sonora de Glitter,[92] mas menos que Rainbow de 1999, que vendeu 323.000 unidades em sua primeira semana.[93] Ele ficou no gráfico por 22 semanas,[94] O Charmbracelet foi certificado como Platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) pelas mais de um milhão de unidades comercialiadas nos EUA.[95] Em abril de 2013, as vendas estimadas do álbum nos EUA (compiladas pela Nielsen Soundscan) foram de 1.166.000 cópias, o que significou uma ligeira melhoria em relação às vendas de Glitter.[96][97]

No Canadá, o álbum estreou no Canadian Albums Chart no número 30, em contraste com Glitter, que estreou no número quatro no gráfico.[98] Foi certificado como Ouro pela Canadian Recording Industry Association (CRIA) pelas mais de de 50.000 cópias vendidas.[99] Na semana de 15 de dezembro de 2002, Charmbracelet entrou no Australian Albums Chart em sua posição de pico do número 42.[100] Ele saiu do gráfico na semana seguinte, tornando-se um dos álbuns menos sucedidos de Carey no país.[101] No Japão, Charmbracelet estreou no número quatro na tabela de álbuns da Oricon, sua segunda posição mais alta em todo o mundo, e vendeu 63.365 unidades em sua primeira semana.[102] O álbum passou mais uma semana no número quatro e vendeu 71.206 unidades.[103] Ficou nas paradas por um total de 15 semanas e, de acordo com a Oricon, vendeu 240.440 cópias.[104][105] A Recording Industry Association of Japan (RIAJ) o certificou com platina pela comercialização de mais de 200.000 unidades.[106]

Na Áustria, o álbum chegou ao número 34 e ficou nas paradas por sete semanas.[107] Na região flamenga da Bélgica, o disco atingiu o número 48 e atingiu o número 28 na região da Valónia daquele país.[108][109] Charmbracelet entrou na parada de álbuns francesa no número 20 na semana de 7 de dezembro de 2002,[110] passou 30 semanas no gráfico[110] e foi certificado de ouro pelo Syndicat National de l'Édition Phonographique (SNEP), pelas mais de 100.000 unidades vendidas.[111][112] Charmbracelet debutou e atingiu o número 32 na Alemanha[113] Chegou ao número 50 na Suécia.[114] Na Suíça, o álbum alcançou o nono lugar no Swiss Albums Chart e ficou nas paradas por 10 semanas;[115] foi certificado ouro pela International Federation of the Phonographic Industry (IFPI).[116] No Reino Unido, o álbum atingiu o número 52, vendendo 19.000 cópias em sua primeira semana.[117] Ele vendeu um total de 122.010 cópias até abril de 2008.[118] Em fevereiro de 2003, foi certificado ouro pela British Phonographic Industry (BPI) pela comercialização de 100.000 unidades do produto no Reino Unido.[119] Nos Países Baixos, o álbum estreou no número 48, na edição de 14 de dezembro de 2002. Na semana seguinte, chegou ao número 30. Ele ficou nas paradas por 19 semanas, e fez duas reentradas, uma em junho de 2003 e outro em agosto de 2003.[120]

Charmbracelet foi certificada de Ouro no Brasil e em Hong Kong pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD) e IFPI Hong Kong, respectivamente.[121][122] O álbum vendeu cerca de três milhões de cópias em todo o mundo.[123][124]

Re-lançamento[editar | editar código-fonte]

Enquanto se preparava para a parte asiática da Charmbracelet World Tour, Carey anunciou que Charmbraclet seria relançado com quatro faixas adicionais na Europa e na Ásia[125] em 26 de julho de 2003 - o primeiro dia da etapa norte-americana da turnê.[126] Carey incluiu "I Know What You Want" seu dueto com Busta Rhymes, que foi lançado como um single de seu álbum, It Ain't Safe No More (2002),[127] e tornou-se maior canção de gráficos de Carey internacionalmente desde 2001, atingindo os cinco primeiros lugares na Austrália, Canadá, Holanda, Irlanda, Itália, Suíça, EUA e Reino Unido.[128][129][130] Em uma entrevista com Carson Daly, Carey disse: "O dueto de Busta Rhymes ... se tornou tão bem sucedido que nós dissemos que iriamos colocá-lo no meu álbum também".[125] O re-lançamento também incluiu "There Goes My Heart", "Got a Thing 4 You", com Da Brat e Elephant Man, e "The One (So So Def Remix)", com Bone Crusher.[131] A versão relançada do álbum ficou três semanas na parada de álbuns da Oricon no Japão, onde chegou ao número 96 na edição de 14 de julho de 2003.[105][132]

Faixas[editar | editar código-fonte]

N.º TítuloCompositor(es)Produtor(es) Duração
1. "Through the Rain"  
4:48
2. "Boy (I Need You)" (com participação de Cam'ron)
  • Carey
  • Just Blaze
5:14
3. "The One"  
  • Carey
  • Cox
  • Dupri
4:08
4. "Yours"  
  • Carey
  • Harris
  • Lewis
  • Wright
  • Carey
  • Jimmy Jam and Terry Lewis
  • Big Jim
5:06
5. "You Got Me" (com participação de Jay-Z e Freeway)
  • Carey
  • Just Blaze
4:22
6. "I Only Wanted"  
  • Carey
  • Cole
3:38
7. "Clown"  
  • Carey
  • Vidal Davis
  • Andre Harris
  • Carey
  • Dre & Vidal
3:17
8. "My Saving Grace"  
  • Carey
  • Kenneth Crouch
  • Jackson
  • Trevor Lawrence
  • Carey
  • Jackson
4:09
9. "You Had Your Chance"  
  • Carey
  • Cox
  • Dupri
  • Leon Haywood
  • Carey
  • Cox
  • Dupri
4:22
10. "Lullaby"  
  • Carey
  • Davis
  • Harris
  • Carey
  • Dre & Vidal
4:56
11. "Irresistible (West Side Connection)" (com participação de Westside Connection)
  • Carey
  • O'Shea Jackson
  • Quincy Jones III
  • Theodore Life
  • Dexter Wansel
  • Damion Young
  • Carey
  • Damizza
5:04
12. "Subtle Invitation"  
  • Carey
  • Marcus Vest
  • Randy Jackson
  • Kenneth Crouch
  • Lloyd Smith
  • Rob Bacon
  • Carey
  • Channel 7
4:27
13. "Bringin' on the Heartbreak"  
  • Carey
  • Jackson
4:34
14. "Sunflowers for Alfred Roy"  
  • Carey
  • Cole
  • Carey
  • Jackson
2:59
15. "Through the Rain (Remix)" (com participação de Joe e Kelly Price)
  • Carey
  • Crouch
  • Jackson
  • Carey
  • Just Blaze
3:32

Notas

  • "Boy (I Need You)" contém amostras de "Oh Boy" de Cam'ron e "Call Me" de Tweet.
  • "You Had Your Chance" contém amostras de "I Want'a Do Something Freaky to You" de Leon Haywood.
  • "Irresistible (Westside Connection)" contém amostras de "You Know How We Do It" de Ice Cube.
  • "Bringin' on the Heartbreak" contém amostras de "Bringin' on the Heartbreak" de Def Leppard.

Créditos[editar | editar código-fonte]

Créditos adaptados do encarte de Charmbracelet.[137]

Locais de gravação[editar | editar código-fonte]

Locais de gravação adaptados do encarte de Charmbracelet.[137]

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Vendas e certificações[editar | editar código-fonte]

Região Certificação Vendas
Brasil (Pro-Música Brasil)[161] Ouro 50,000*
Canadá (Music Canada)[162] Ouro 50,000^
Espanha (PROMUSICAE)[144] Ouro 50,000^
Estados Unidos (RIAA)[164] Platina 1,170,000[163]
França (SNEP)[166] Ouro 199,900[165]
Japão (RIAJ)[106] Ouro 240,440[160]
Hong Kong (IFPI Hong Kong Group)[167] Platina 10,000*
Reino Unido (BPI)[169] Platina 122,010[168]
Suíça (IFPI Suíça)[170] Ouro 20,000^

*números de vendas baseados somente na certificação
^distribuições baseadas apenas na certificação

Referências

  1. a b c d Walters, Barry (19 de novembro de 2002). «Mariah Carey: Charmbracelet». Rolling Stone. Wenner Media. Consultado em 13 de junho de 2011 
  2. a b c Lynskey, Dorian (29 de Novembro de 2002). «Mariah Carey: Charmbracelet». The Guardian. Consultado em 14 de Junho de 2011 
  3. Johnson, Kevin C. (31 de julho de 2003). «Carey Puts on Her 'Charmbracelet', Hits the Road for Rare Tour». Lee Enterprises. Consultado em 17 de agosto de 2011 
  4. «Mariah Carey: The Truth About Her Breakdown». Nova Iorque: Alpha Media Group. Blender. 25 de dezembro de 2002. ISSN 1534-0554 
  5. «The 'Glitter' May Be Gone, But Mariah Carey Is Coming Back Strong». The San Diego Union-Tribune. Platinum Equity. 29 de novembro de 2002. Consultado em 13 de junho de 2011 
  6. a b Anderson, Joan (6 de fevereiro de 2006). «Carey, On!». The Boston Globe. The New York Times Company. Consultado em 13 de maio de 2011 
  7. a b c d e f Meyer, Andre (13 de dezembro de 2005). «Carey On». CBC News. CBC. Consultado em 24 de fevereiro de 2011 
  8. a b «Mariah Carey Survived a Year Turn Down to Become the Year's Comeback Queen». The Sacramento Bee. The McClatchy Company. 6 de fevereiro de 2006. Consultado em 2 de agosto de 2011 
  9. a b c d e «Bands A-Z: Mariah Carey». MTV. MTV Networks (Viacom). Consultado em 24 de fevereiro de 2011 
  10. «Live Nation – Mariah Carey: Glitter». Live Nation. Live Nation Entertainment. Consultado em 24 de agosto de 2010 
  11. a b c «Mariah Carey Released After Breakdown». The Free Lance–Star. The Free Lance–Star Publishing Company. 9 de agosto de 2001. Consultado em 15 de junho de 2011 
  12. a b c Novia, Tony (27 de setembro de 2002). «Mariah's Back Fresh, Focused and Full of Hits». Los Angeles, California: Radio & Records, Inc. Radio and Records. ISSN 1076-6502 
  13. a b c d e Flick, Larry (7 de dezembro de 2002). «Carey Eager to Start a Fresh Chapter». Nielsen Business Media, Inc. Billboard. 114 (49): 3. ISSN 0006-2510. Consultado em 16 de agosto de 2011 
  14. «Recharged Carey Begins Anew». Rocky. Denver: E. W. Scripps Company. 6 de dezembro de 2002 
  15. «Disco a Capri per Mariah Carey». Corriere della Sera (em italiano). Capri, Naples: RCS MediaGroup. 26 de maio de 2002. Consultado em 16 de agosto de 2011 
  16. a b c d e f g Reid, Shaheem; Cornell, Jeff (19 de novembro de 2002). «Mariah remakes Cam'ron song, Drops Timberlake from New LP». MTV. MTV Networks (Viacom). Consultado em 16 de agosto de 2011 
  17. a b Jennings, Helen (2002). «The Second Coming of Mariah Carey». Croydon. Blues & Soul. ISSN 0959-6550 
  18. Oh, Minya. «Mariah returning with First Def Jam Release in December». VH1. MTV Networks (Viacom). Consultado em 16 de agosto de 2011 
  19. a b c d e f g h Erlewine, Stephen Thomas. «Charmbracelet > Overview». AllMusic. Consultado em 29 de junho de 2019 
  20. a b c d Reid, Shaheem; Norris, John (1 de outubro de 2002). «Mariah Carey Insists She Just Needed Sleep, Taps Family History for Clip». MTV. MTV Networks (Viacom). Consultado em 16 de agosto de 2011 
  21. Susman, Gary (16 de outubro de 2002). «'Yours' Truly». Entertainment Weekly. Time Warner. Consultado em 16 de agosto de 2011 
  22. a b Moss, Corey (15 de outubro de 2002). «Timberlake, Jay-Z, Cam'ron contribute to Mariah Carey LP». MTV. MTV Networks (Viacom). Consultado em 16 de agosto de 2011 
  23. Halstead & Cadman 2003, p. 193
  24. Reid, Shaheem; Calloway, Sway (8 de maio de 2002). «Mariah Signs with Island/Def Jam, Records with JD». MTV. MTV Networks (Viacom). Consultado em 16 de agosto de 2011 
  25. a b Reid, Shaheem (18 de abril de 2002). «Mariah Carey Records in Bahamas with Live Band, Strips Down with 7». MTV. MTV Networks (Viacom). Consultado em 16 de agosto de 2011 
  26. «For the Record: Quick News on Mariah Carey, Britney Spears, 'American Idol', Jewel, Outkast, Kenna, Garbage & More». MTV. MTV Networks (Viacom). 18 de outubro de 2002. Consultado em 16 de agosto de 2011 
  27. Friedman, Roger (23 de outubro de 2002). «Mariah Does Def Leppard Cover». Fox News. News Corporation. Consultado em 16 de agosto de 2011 
  28. «Mariah Carey Says She Loves Def Leppard Cover». Yahoo! Launch. Yahoo Inc. 30 de junho de 2003. Consultado em 31 de agosto de 2011 
  29. «Mariah Writes 'Sunflower' for Dad». Burbank, California: Clear Channel Network Magazines Group. Network Magazine. 17 de outubro de 2002 
  30. «Home to Daddy». New York Post. News Corporation. 14 de junho de 2002. p. age Six 
  31. a b Sischy, Ingrid (setembro de 2007). «Mariah Carey: The Naked Truth from the World's Biggest Diva». Brant Publications. Interview: 162. ISSN 0149-8932 
  32. «Mariah's Dad Dies Holding Her Hand». The Mirror. Trinity Mirror. 13 de julho de 2002 
  33. Larry King (presenter); Mariah Carey (guest) (19 de dezembro de 2002). «Interview with Mariah Carey». Larry King Live (em inglês). Em cena em 21:00 (EST). CNN 
  34. Reid, Shaheem (23 de abril de 2002). «Mariah Goes from Murder Inc. to the Club with DJ Quik». MTV. MTV Networks (Viacom). Consultado em 17 de agosto de 2011 
  35. a b c d e «Sound Check». Los Angeles Daily News. MediaNews Group. 6 de dezembro de 2002. Consultado em 13 de junho de 2011 
  36. a b c d e Pareles, Jon (1 de dezembro de 2002). «Music; When You Fall, You Get Back Up». The New York Times. The New York Times Company. Consultado em 13 de junho de 2011 
  37. a b c Cinquemani, Sal (19 de novembro de 2002). «Mariah Carey: Charmbracelet». Slant Magazine. Consultado em 13 de junho de 2011 
  38. «Through the Rain – Mariah Carey». Allmusic. Rovi Corporation. Consultado em 29 de junho de 2019 
  39. «They Call the Wind: Carey's Comeback album offers the same old sentimental, 'show-offy' approach». Daily News. New York 
  40. «Carey's charm offensive». Consultado em 29 de junho de 2019 
  41. a b c d Sinclair, Tom. «Mariah Carey: Charmbracelet». Entertainment Weekly. Consultado em 29 de junho de 2019 
  42. «Carey Sounds Like Gold on 'Charmbracelet'». USA Today. Consultado em 29 de junho de 2019 
  43. «Mariah Carey: Charmbracelet». Slant Magazine. Consultado em 29 de junho de 2019 
  44. a b c d «Charmbracelet – Mariah Carey > Singles». Allmusic. Rovi Corporation. Consultado em 29 de junho de 2019 
  45. a b «Mariah Carey – Charmbracelet». ARIA Charts. Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  46. «Music Video Premieres». MTV. MTV 
  47. «Boy I Need You [12" Single]». Allmusic. Rovi Corporation. Consultado em 29 de junho de 2019 
  48. «Mariah Carey feat. Cam'Ron – Boy (I Need You)». ARIA Charts. Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  49. «Mariah Carey – Boy (I Need You)». Dutch Top 40 (em neerlandês). Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  50. Ogunnaike. «Through the Fire». Vibe. 11 (3): 114. Consultado em 29 de junho de 2019 
  51. a b Rushing, Brad. «Mariah Carey Video Article». Music Video Production Association. Consultado em 29 de junho de 2019 
  52. «Mariah, Cam'ron Shoot 'Speed Racer Meets Hello Kitty' Video». MTV. Consultado em 29 de junho de 2019 
  53. «Bringin' on the Heartbreak – Mariah Carey». Allmusic. Rovi Corporation. Consultado em 29 de junho de 2019 
  54. «Tracks of their tears». San Francisco Chronicle. Consultado em 29 de junho de 2019 
  55. «Tuned In». Chicago Sun-Times. Consultado em 29 de junho de 2019 
  56. Walters, Barry. «Charmbracelet by Mariah Carey». Rolling Stone. Consultado em 29 de junho de 2019 
  57. a b «Mariah Carey – Bringin' on the Heartbreak». Ö3 Austria Top 40. Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  58. «Mariah Carey: Bringin' on the Heartbreak». MTV Canada. MTV Networks (Viacom). Consultado em 29 de junho de 2019 
  59. Catroux, Sebastian. «TF1 And TRJ Are All Stars!». Le Parisien. France: Éditions Philippe Amaury. Consultado em 29 de junho de 2019 
  60. a b «Mariah Glittering Again». Sun Journal. Consultado em 29 de junho de 2019 
  61. «A Mega Turnout, Carey Chooses Mall of America for Live Show; 10,000 Hear Her». St. Paul Pioneer Press. Consultado em 29 de junho de 2019 
  62. «Mariah Carey Grava Show Para o Fantástico ao Lado de Sandy». Terra Networks. Consultado em 29 de junho de 2019 
  63. «Mariah Carey grava especial para festa de Réveillon da Globo». Folha de S. Paulo. Consultado em 29 de junho de 2019 
  64. a b c d e «A Whirlwind Called Mariah». Daily News. Consultado em 29 de junho de 2019 
  65. Guzman, Isaac. «Good Show? Yes, Of Curse». Daily News. Consultado em 29 de junho de 2019 
  66. a b «Big Winners No-Shows At American Music Awards». Times Union. p. 6B. Consultado em 29 de junho de 2019 
  67. «AMA Awards Bring Out – And Bleep – The Stars». Orlando Sentinel. p. A4. Consultado em 29 de junho de 2019 
  68. «Jordan Bows Out In Style, Not In Victory». CBS News. Consultado em 29 de junho de 2019 
  69. «Mariah Carey to Perform Special Tribute to Michael Jordan at the 2003 NBA All-Star Game». Business Wire. Berkshire Hathaway. Consultado em 29 de junho de 2019 
  70. «A Fitting Farewell To A Legend». The South Seattle Sentinel. The South Seattle Sentinel Company. p. 11. Consultado em 29 de junho de 2019 
  71. a b c «Ashanti, Musiq Win Top Soul Train Awards». Toronto Star. Consultado em 29 de junho de 2019 
  72. a b «Mariah Brings Her Own Cook». San Francisco Chronicle. Consultado em 29 de junho de 2019 
  73. «Mariah Is All A-Flutter». Evening Times. Newsquest. Consultado em 29 de junho de 2019 
  74. a b «Fame Academy Wins More Viewers». BBC News. Consultado em 29 de junho de 2019 
  75. a b «Carey Maps Out 'Intimate Evening' Tour». VH1. Consultado em 29 de junho de 2019 
  76. a b «Mariah Carey Scraps Arena Tour, Opts To Get More Intimate». Consultado em 29 de junho de 2019 
  77. «Mariah's Malaysia Concert Ill-timed, Says Muslim Leader». San Jose Mercury News. Consultado em 29 de junho de 2019 
  78. «Mariah Adds UK To World Tour». BBC News. Consultado em 29 de junho de 2019 
  79. a b Asilo, Rito P. «Mariah Carey Thrills Euphoric Manila Crowd». Philippine Daily Inquirer. Philippine Daily Inquirer, Inc. Consultado em 29 de junho de 2019 
  80. a b «Charmbracelet – Mariah Carey». Metacritic. Consultado em 29 de junho de 2019 
  81. a b c Paoletta, Michael. «Reviews and Previews: Spotlights». Nielsen Business Media, Inc. Billboard. Consultado em 29 de junho de 2019 
  82. a b Sanneh, Kelefa. «Music; When You Fall, You Get Back Up». The New York Times. Consultado em 29 de junho de 2019 
  83. a b Brown, Ethan. «Mariah Carey: Charmbracelet». New York. New York Media Holdings. Consultado em 29 de junho de 2019 
  84. a b Mulvey, John. «Mariah Carey: Charmbracelet: A Disappointingly Sane Comeback». NME. UK. Consultado em 29 de junho de 2019 
  85. «USATODAY.com - Carey sounds like gold on 'Charmbracelet'». usatoday.com. Consultado em 29 de junho de 2019 
  86. «"Mariah Carey: Charmbracelet"». Yahoo! Music UK. Yahoo!. Consultado em 29 de junho de 2019 
  87. «The 17th Japan Gold Disc Award 2003». Recording Industry Association of Japan. Consultado em 29 de junho de 2019 
  88. Susman, Gary. «Cry Me a River». Entertainment Weekly. Consultado em 29 de junho de 2019 
  89. Gundersen, Edna. «'Charmbracelet' ranks third». USA Today. Consultado em 29 de junho de 2019 
  90. «Whitney & Mariah Weak». New York Post. p. 064. Consultado em 29 de junho de 2019 
  91. Martens, Todd. «Mariah's Charms Unable to Send Shania's 'Up' Down». Billboard. Consultado em 29 de junho de 2019 
  92. «Artists of the Decade». Billboard. p. 2. Consultado em 29 de junho de 2019 
  93. «Charmed Debut for Carey CD». Daily News. New York. Consultado em 29 de junho de 2019 
  94. «Charmbracelet – Mariah Carey». Billboard. Consultado em 29 de junho de 2019 
  95. «Gold & Platinum: Searchable Database». Recording Industry Association of America. Consultado em 29 de junho de 2019 
  96. «Week Ending Dec. 5, 2010: The 'Gift' That Keeps on Giving». Yahoo! Music. Consultado em 29 de junho de 2019 
  97. Trust, Gary. «Ask Billboard: Belinda's Back, JT Too, Mariah Carey's Album Sales & More». Billboard. Consultado em 29 de junho de 2019 
  98. «Mariah Can't Charm Canadians». Jam!. Canadian Online Explorer (Sun Media). Consultado em 29 de junho de 2019 
  99. «Gold and Platinum Search». Music Canada. Consultado em 29 de junho de 2019 
  100. «Mariah Carey – Charmbracelet». ARIA Charts. Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  101. «Discography of Mariah Carey». ARIA Charts. Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  102. «検索結果-ORICON STYLE アーティスト/CD検索» (em japonês). Oricon. Consultado em 29 de junho de 2019 
  103. «検索結果-ORICON STYLE アーティスト/CD検索» (em japonês). Oricon. Consultado em 29 de junho de 2019 
  104. «マライア・キャリーのCDアルバムランキング、マライア・キャリーのプロフィールならオリコン芸能人事典-ORICON STYLE» (em japonês). Oricon. Consultado em 29 de junho de 2019 
  105. a b «オリコンランキング情報サービス「you大樹」 -CD・ブルーレイ・DVD・書籍・コミック-» (em japonês). Oricon. Consultado em 29 de junho de 2019 
  106. a b «The Record: Recording Industry Association of Japan» (PDF). Recording Industry Association of Japan. Consultado em 29 de junho de 2019 
  107. «Mariah Carey – Charmbracelet». Ö3 Austria Top 40 (em alemão). Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  108. «Mariah Carey – Charmbracelet». Ultratop (em neerlandês). Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  109. «Mariah Carey – Charmbracelet». Ultratop (em neerlandês). Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  110. a b «Mariah Carey – Charmbracelet». French Albums Chart (em francês). Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  111. «Certifications Albums Or – année 2003». Disqueenfrance (em francês). Syndicat National de l'Édition Phonographique. Consultado em 29 de junho de 2019 
  112. «Les Certifications (Albums) du SNEP» (Select CAREY M. from the drop down menu and click GO) (em francês). InfoDisc. Syndicat National de l'Édition Phonographique. Consultado em 29 de junho de 2019 
  113. «Carey, Mariah > Chartverfolgung > Longplay» (em alemão). Media Control Charts. Consultado em 29 de junho de 2019 
  114. «Mariah Carey – Charmbracelet». Sverigetopplistan. Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  115. «Mariah Carey – Charmbracelet». Swiss Music Charts. Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  116. «Awards 2003». Swiss Music Charts. Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  117. Jones, Alan. «The Official UK Albums: Chart Top 75». Music Week. United Business Media. Consultado em 29 de junho de 2019 
  118. «Kooks Top Albums Chart with First Week Sales of 65,901». Music Week. United Business Media. Consultado em 29 de junho de 2019 
  119. «Certified Awards Search». British Phonographic Industry. Consultado em 29 de junho de 2019 
  120. «Mariah Carey – Charmbracelet». Dutch Top 40 (em neerlandês). Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  121. «Certificados». Associação Brasileira dos Produtores de Discos. Consultado em 29 de junho de 2019 
  122. 香港唱片銷量大獎 2003 (em chinês). International Federation of the Phonographic Industry. Consultado em 29 de junho de 2019 
  123. Encyclopedia of Latino Popular Culture, Volume 1, Greenwood Publishing Group, p. 108 
  124. «Biographie : Mariah Carey». Plurielles. TF1 Group. Consultado em 29 de junho de 2019 [ligação inativa] 
  125. a b «Mariah Carey Adding Some New Charms To Her Bracelet». MTV News. Viacom. Consultado em 29 de junho de 2019 
  126. «Mariah Her Own Master». The Columbian. Columbian Publishing Corporation 
  127. «Stylish Carey Strains to Find Soul». Chicago Tribune. Consultado em 29 de junho de 2019 
  128. «Mariah Carey – I Know What You Want» (em alemão). Ultratop. Hung Medien. Consultado em 29 de junho de 2019 
  129. «It Ain's Safe No More – Busta Rhymes > Billboard Singles». Allmusic. Rovi Corporation. Consultado em 29 de junho de 2019 
  130. «Busta Rhymes». The Official Charts Company. Consultado em 29 de junho de 2019 
  131. «Mariah Carey». Total Request Live (entrevista). Carson Daly. New York: MTV 
  132. «チャームブレスレット・ツアー・エディション マライア・キャリーのプロフィールならオリコン芸能人事典-ORICON STYLE» (em japonês). Oricon. Consultado em 29 de junho de 2019 
  133. Erlewine, Stephen Thomas. «Charmbracelet [UK Bonus Track]». AllMusic. Consultado em 29 de junho de 2019 
  134. Erlewine, Stephen Thomas. «Charmbracelet [Bonus Disc]». Allmusic. Rovi Corporation. Consultado em 29 de junho de 2019 
  135. «There Goes My Heart (Legal Title) BMI Work #6288119». Broadcast Music, Inc. Consultado em 29 de junho de 2019 
  136. a b Kellman, Andy. «Limelite, Luv & Niteclubz – Da Brat». Allmusic. Rovi Corporation. Consultado em 29 de junho de 2019 
  137. a b (2002) Créditos do álbum Charmbracelet por Mariah Carey [Encarte do CD]. Island/Universal Music (063 540-2).
  138. «Offiziellecharts.de – Mariah Carey – Charmbracelet» (em alemão). GfK Entertainment. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  139. «Mariah Carey – Charmbracelet» Australian-charts.com. Hung Medien. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  140. «Mariah Carey - Charmbracelet» (em alemão). Austriancharts.at. Hung Medien. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  141. «Mariah Carey – Charmbracelet» (em holandês). Ultratop.be. Hung Medien. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  142. «Mariah Carey – Charmbracelet» (em francês). Ultratop.be. Hung Medien. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  143. «Mariah Carey Chart History (Billboard Canadian Albums)» (em inglês). Billboard. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  144. a b Fernando Salaverri. Sólo éxitos: año a año, 1959–2002 1st ed. Spain: Fundación Autor-SGAE. ISBN 84-8048-639-2 
  145. «Official Scottish Albums Chart Top 100» (em inglês). Official Charts Company. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  146. «Mariah Carey Chart History (Billboard 200)» (em inglês). Billboard. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  147. «Mariah Carey Album & Song Chart History» (em inglês). Billboard Top R&B/Hip Hop Albums para Mariah Carey. Prometheus Global Media. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  148. «Hits of the World» (PDF). Billboard. Consultado em 29 de junho de 2019 
  149. «Mariah Carey – Charmbracelet» (em francês). Lescharts.com. Hung Medien. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  150. «Mariah Carey – Charmbracelet» (em inglês). Italiancharts.com. Hung Medien. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  151. «マライア・キャリーのアルバム売り上げランキング» (em japonês). Oricon. Consultado em 29 de junho de 2019 
  152. «Mariah Carey – Charmbracelet» (em holandês). Dutchcharts.nl. Hung Medien. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  153. «Official Albums Chart Top 100» (em inglês). Official Charts Company. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  154. Official Rock & Metal Albums Chart Top 40 (em inglês). Official Charts Company. The Official Charts Company. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  155. «Mariah Carey – Charmbracelet» (em inglês). Swedishcharts.com. Hung Medien. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  156. «Mariah Carey – Charmbracelet» (em inglês). Swisscharts.com. Hung Medien. Consultado em 14 de outubro de 2015.
  157. «2002: Altri Albums». Hit Parade Italia. Consultado em 29 de junho de 2019 
  158. a b «2003 Year-end Charts» (PDF). Billboard. Consultado em 29 de junho de 2019 
  159. «Classement Albums - année 2003». SNEP. Consultado em 29 de junho de 2019 
  160. a b «2003年 アルバム年間TOP100» (em japonês). Oricon. Consultado em 29 de junho de 2019 
  161. «Certificações (Brasil) (álbum) – Mariah Carey – Charmbracelet». Associação Brasileira dos Produtores de Discos. Consultado em 8 de junho de 2017 
  162. «Certificações (Canadá) (álbum) – Mariah Carey – Charmbracelet» (em inglês). Music Canada. Consultado em 8 de junho de 2017 
  163. «Ask Billboard: Mariah Carey's Career Sales, Ariana Grande Fun Facts & More». Billboard. Consultado em 8 de junho de 2017 
  164. «Certificações (Estados Unidos) (álbum) – Mariah Carey – Charmbracelet» (em inglês). Recording Industry Association of America. Consultado em 8 de junho de 2017  Se necessário, clique em Advanced, depois clique em Format, e seleccione Album, e clique em SEARCH.
  165. «Les Meilleures Ventes de CD / Albums "Tout Temps"» (em francês). InfoDisc. Consultado em 8 de junho de 2017 
  166. «Certificações (França) (álbum) – Mariah Carey – Charmbracelet» (em francês). Syndicat National de l'Édition Phonographique. Consultado em 8 de junho de 2017 
  167. «Platinum Awards» (em japonês). International Federation of the Phonographic Industry. Consultado em 8 de junho de 2017 
  168. «Kooks Top Albums Chart». Music Week. Consultado em 8 de junho de 2017 
  169. «Certificações (Reino Unido) (álbum) – Mariah Carey – Charmbracelet» (em inglês). British Phonographic Industry. Consultado em 8 de junho de 2017  Selecione álbums no campo formato. Digite Charmbracelet no campo "Search BPI Awards" .
  170. «The Official Swiss Charts and Music Community: Awards (Mariah Carey; 'Charmbracelet')» (em inglês). Hung Medien. Consultado em 8 de junho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]