Portal:Animangá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Introduçãoeditar  
Wikipe-tan portal.png

Animangá é um termo usado pelos membros do Wikiprojeto Entretenimento para denominar séries japonesas de mangá ou anime.

O Portal Animangá aborda todos os animes e mangás a fim de padronizar, aperfeiçoar e ampliar seus artigos.

Wikiprojeto Entretenimento


Artigo em destaqueeditar  

Fullmetal Alchemist (鋼の錬金術師, Hagane no Renkinjutsushi?) é uma série de mangá criada por Hiromu Arakawa e serializada na revista mensal Shonen Gangan desde Janeiro de 2001. Recebeu uma adaptação para anime com 51 episódios pelo estúdio Bones, exibidos entre Outubro de 2003 e Outubro de 2004, e o longa-metragem Shamballa wo Yuku Mono em Julho de 2005.

No Brasil, a série é exibida no Animax desde 2005, e em 2006 no bloco TV Kids da RedeTV! em uma versão com censuras. Os DVDs são distribuídos pela Focus Films, enquanto o mangá é publicado pela Editora JBC.

Em Agosto de 2008 foi anunciado que Fullmetal Alchemist receberia uma segunda adaptação em animação pelo mesmo estúdio que concebeu a versão anterior. Esta, com 50 episódios, teria seu enredo fiel à obra original.


Biografia em destaqueeditar  

Son Goku (孫 悟空, Son Gokuu?, também conhecido apenas como Goku) é um personagem fictício e o protagonista da franquia Dragon Ball criada por Akira Toriyama. Sua primeira aparição ocorreu em 1984, no primeiro capítulo do mangá Dragon Ball, publicado na revista Weekly Shōnen Jump. Goku é inspirado em Sun Wukong, personagem principal do romance Jornada ao Oeste. Porém, Toriyama mudou algumas de suas características para ser mais original. Goku é apresentado como um menino estranho com rabo de macaco e força sobre-humana. Conforme a história se desenrola, é revelado que ele descende de uma raça fictícia chamada Saiyajins, os mais fortes guerreiros do universo da franquia.

Mais vendidoseditar  
Mangás mais vendidos no Japão entre 18 de novembro de 2013 até 16 de novembro de 2014:
Sabia que...editar  
...Fullmetal Alchemist vendeu cerca de 1 milhão de tankobons logo na primeira semana? Para efeito de comparação, Naruto leva em média 3 semanas para atingir este número.


Referência:ANMTV

...a edição número 60 do mangá One Piece foi impresso 3.4 milhões de vezes, e com isto supera o recorde de maior tiragem de mangá? O anterior havia sido a edição 59, com 3.2 milhões.

Referência:ANMTV


Como posso ajudar?
Wikipe-tan in black.png

Participe do Projeto Animangá, um projeto para todos que se interessam por mangás ou animes. Visamos a padronização de todos os artigos dessa categoria, melhorando a qualidade com o maior número de informações possível.

Para isso, precisamos de Wikipedistas sensatos, ativos, seguros e confiáveis. Se deseja participar, pode começar simplesmente a editar qualquer artigo de anime ou mangá, juntar-se ao projeto ou contribuir na página de discussão.

Participe[editar código-fonte]

Predefinições[editar código-fonte]

Mínimo e esboço
Info
Outras

Livro de Estilo[editar código-fonte]

Portais relacionados
Animação
Banda Desenhada
Portal:Pokémon
Portal:Japão
Animação Quadrinhos Pokémon Japão