Sonic X

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sonic X (ソニックX)
Sonic X (PT/BR)
Sonic logo.jpg
Logo da versão ocidental
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Ação
Aventura
Comédia
Fantasia científica
Duração 25 min
Estado Finalizado
Criador(es) Sonic Team
País de origem  Japão
Idioma original Japonês
Produção
Diretor(es) Hajime Kamegaki
Diretor(es) de criação SONIC Project
Produtor(es) Matato Matsumoto
Takeshi Sasamura
Co-produtor(es) Takashi Iizuka
Produtor(es) executivo(s) Norman Grossfeld
Alfred Kahn
Haim Saban
Distribuída por Estados Unidos 4Kids Entertainment
Estados Unidos Buena Vista Entertainment
Estados Unidos Saban Brands
Roteirista(s) Kouji Miki
Hiro Masake
Elenco Jason Griffith
Mike Pollock
Tema de abertura "Sonic Drive" por Hironobu Kageyama e Hideaki Takatori
"Gotta Go Fast"
Tema de encerramento Japão "Mi-Ra-I" por RUN&GUN (1-13)
"Hikari Michi" por Aya Hiroshige (14-39; 53-78)
"TOP" por Uru (40-52)
Estados Unidos "Gotta Go Fast" (1-78)
Compositor da música tema Yoshihiro Ike
Empresa(s) de produção TMS
Sega
Exibição
Emissora de televisão original Japão TV Tokyo (2003–2004), Kids Station (2004–2005)

Brasil Rede Globo, Jetix
Portugal SIC, Biggs
Espanha/Itália/Reino Unido/Estados Unidos Jetix, Multi Kids
Estados Unidos 4KidsTV/The CW Estados Unidos/Espanha/Brasil Disney XD (Re-exibição)

Formato de exibição NTSC 4:3
Formato de áudio Stereo
Transmissão original Japão 6 de Abril de 2003 - 28 de Março de 2004
Estados Unidos 10 de Setembro de 2005 - 6 de Maio de 2006
Nota: A 3ª temporada não foi ao ar no Japão, foi exibida apenas na França, Brasil, EUA e Portugal.
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 78
Cronologia
Último
Sonic Underground
Sonic Boom
Próximo

Sonic X (ソニックX, Sonikku Ekkusu?), é uma série japonesa em anime criada pela TMS Entertainment e baseada na franquia de jogos eletrônicos Sonic the Hedgehog da Sega. O anime foi transmitido originalmente pela TV Tokyo de 6 de abril de 2003 até 28 de março de 2004. Posteriormente foi adaptado e transmitido ao redor do mundo através da 4Kids Entertainment (que editou algumas cenas e criou uma nova trilha sonora) entre 2004 e 2006. Foi a quarta série de animação baseada em Sonic, sucedendo Sonic Underground e precedendo Sonic Boom.

A história gira em torno das aventuras de Sonic e seus amigos Tails, Amy, Knuckles, Cream, Cheese e Rouge contra Eggman, agora teleportados para o mundo humano onde conhecem o garoto Chris Thorndyke que os ajudam e auxiliam numa maneira de poder retornar ao planeta natal usando as Esmeraldas do Caos. Os primeiros 26 episódios contam com histórias originais focando na corrida de Sonic e Eggman em busca das Esmeraldas do Caos, a partir da segunda parte da história os episódios passam a serem adaptações de jogos como Sonic Adventure, Sonic Adventure 2 e Sonic Battle, os últimos episódios continuam as aventuras de Sonic agora de volta em casa lutando contra o recente vilão Metarex numa viagem pelo espaço.

O anime recebeu ótimas críticas, o que permitiu a venda de alguns produtos baseados nele durante seu tempo de transmissão nos Estados Unidos, incluindo uma revista em quadrinhos publicada pela Archie Comics entre 2005 e 2008, que posteriormente foi publicada no Brasil pela On Line Editora por um rápido período.[1]

Em Portugal, estreou na SIC em 2006, no bloco SIC Kids junto com outros animes como: Shin Chan. Passados 10 anos sem estar na TV estreia no dia 4 de janeiro de 2016 no Biggs com uma dobagem totalmente diferente e a utilizar a versão da 4Kids.

No Brasil, foi transmitido a princípio pela Jetix no dia 4 de outubro de 2004,[2] e depois Rede Globo no dia 15 de setembro de 2007 na TV Globinho,[3] tendo sua última transmissão no programa Festival de Desenhos.

Temporadas[editar | editar código-fonte]

Existe divergência na divisão do anime. Segundo a trilogia japonesa, há duas temporadas: a primeira (episódios 01 a 52) e a segunda (episódios 53 a 78). Nos EUA convencionou-se dizer que há três temporadas, sendo a primeira dos episódios 01 a 26, a segunda do 27 ao 52 e a terceira do 53 ao 78. Cada temporada conta uma história diferente contendo 26 episódios cada.

Primeira temporada[editar | editar código-fonte]

A história começa com Sonic tentando salvar Cream e Cheese das garras do Dr. Eggman que acidentalmente ativou o poder do Controle do Caos fazendo com que ele, Sonic e os seus amigos Amy, Knuckles, Tails, Rouge, Cream e Cheese fossem teleportados para o planeta Terra onde eles conhecem os humanos Christopher "Chris" Thorndyke, o seu avô Chuck Thorndyke e os amigos da escola de Chris: Helen, Danny e Francis.

Os primeiros episódios giram em torno das várias batalhas de Sonic contra os robôs de Eggman, além de dar início a busca pelas Esmeraldas do Caos. Durante a história Cream, Cheese, Tails e Amy vão aparecendo se reunindo com Sonic e passam a se residirem na casa de Chris. Knuckles aparece ocasionalmente em alguns episódios, e posteriormente Rouge aparece ajudando a esquadrão do Presidente a deter Eggman. No final da primeira metade dos episódios Eggman tem sua base destruída em meio a uma explosão e Sonic consegue reunir 3 esmeraldas.

Na segunda metade, Sonic e seus amigos continuam sua busca pelas esmeraldas restantes, agora famosos depois do ocorrido na última batalha contra Eggman passam a andar livremente pela Terra. No entanto Eggman ressurge com um novo esconderijo e volta a atacar Sonic durante a busca pelas Esmeraldas do Caos. No final da temporada Sonic finalmente reúne as setes esmeraldas e consegue atingir sua super forma, Super Sonic usando o poder do Controle do Caos para fundir parte de seu planeta natal com a Terra.

Segunda temporada[editar | editar código-fonte]

A segunda série é essencialmente as adaptações dos vários jogos de vídeo game que foram criados, sendo destacado o Sonic Adventure (1999), o Sonic Adventure 2 (2001) e o Sonic Battle (2003), tendo mais algumas histórias no seu enredo.

A primeira saga mostra as batalhas de Sonic, Knuckles e Tails contra Chaos, uma entidade libertada da Esmeralda Mestre por Eggman para dominar o mundo. No decorrer da saga alguns novos personagens vão sendo introduzidos como Big, Froggy, Lily, E-102 Gamma e Tikal, que ajudam Sonic e seus amigos durante a batalha contra Eggman e Chaos. Ao final Chaos trai Eggman e alcança sua forma máxima, porém é derrotado por Sonic usando o poder das Esmeraldas do Caos fazendo assim Chaos voltar a sua forma original.

Na segunda saga, Eggman descobre um projeto de um super-ouriço criado pelo seu avô Gerald Robotnik chamado Sombra. Eggman liberta Sombra da Ilha Prisão e decide usar seu poder para completar o plano de seu avô para destruir o mundo através de um mega canhão ativado pelo poder das Esmeraldas do Caos em uma colônia espacial. Sonic a princípio é confundido com Sombra e acaba sendo preso, porém seus amigos tentam libertá-lo de lá. Nessa corrida Chris se encontra com Sombra e é levado até a estação espacial de Eggman ao Chris abrir seu coração fazendo-o se lembrar de sua velha amiga falecida Maria. Nisso Sonic, Tails, Amy, Knuckles e Tanaka decidem viajar até a colônia de Eggman para impedi-lo e salvar Chris. No entanto ao final Eggman descobre que tudo não passava de uma traição de seu avô para se vingar da morte de sua neta Maria criando assim um monstro para causar sua vingança. Sonic e Sombra usam o poder das Esmeraldas do Caos para impedir a queda da colônia, porém Sombra acaba se sacrificando.

Depois da batalha Cream se reencontra com sua mãe Vanilla, Sonic conhece os detetives Vector, Espio e Charmy, Eggman cria um plano usando a Lua para fazerem todos lhe adorarem e fazer Sonic parecer um vilão, porém acaba fracassando indo parar na cadeia. Posteriormente ele escapa e passa a ser perseguido pelos agentes do presidente. Enquanto isso Cream encontra um misterioso robô chamado Emerl que se torna amigo dela e tem a capacidade de copiar habilidades. Posteriormente o Presidente monta um torneio de artes marciais e convoca todos a participarem tendo como prêmio uma Esmeralda do Caos. Emerl consegue sair vitorioso, porém ao absorver a esmeralda logo se torna agressivo e ataca a todos destruindo a cidade. A princípio ele tira vantagem de seu poder de copiar habilidades para derrotar Sonic, Knuckles e Rouge, porém é derrotado por Cream em meio a tristeza e se auto-destrói.

Eggman ainda tenta criar um novo plano para destruir o planeta por meio de uma ruína de uma antiga civilização perdida, mas acaba falhando novamente. Ao final da temporada o presidente e seus agentes descobrem que a fusão dos dois planetas estaria pondo em risco o avanço do tempo do mundo podendo fazê-lo parar muito em breve. Chris e sua família são alertados sobre isso que logo providenciam um portal para fazer Sonic e seus amigos voltarem ao planeta natal, porém Chris fica muito triste ao saber da notícia. Logo após uma última batalha Sonic e seus amigos se despedem aos poucos ao mesmo tempo que retornam ao seu planeta. Porém no momento que Sonic estava prestes a partir por último Chris o impede e foge junto dele desesperado. Após muito andarem e chegarem numa antiga casa de férias da família Thorndyke, Chris aprende a confiar na sua família e também se despede de Sonic que usa as Esmeraldas do Caos para voltar ao seu mundo na esperança de um dia ver Sonic de novo. Posteriormente passam-se 6 anos, Chris amadurece, mas ainda continua a procurar um meio de fundir os dois planetas novamente de uma maneira segura.

Terceira temporada[editar | editar código-fonte]

A terceira série é uma batalha contra o tempo, quando Sonic e os companheiros, juntamente com a ajuda do Dr. Eggman tentam encontrar as 7 Esmeraldas do Caos e impedir que uns seres chamados Metarex as capturem, pois se isso acontecer o Universo estará condenado.

Sagas[editar | editar código-fonte]

  • Episódios 01 ao 13: Viagem a um Novo Mundo (chegada ao planeta Terra)
  • Episódios 14 ao 26: Busca das Esmeraldas do Caos
  • Episódios 27 ao 32: Saga de Chaos (baseada Sonic Adventure)
  • Episódios 33 ao 38: Saga de Sombra (baseada em Sonic Adventure 2)
  • Episódios 39 ao 46: Saga de Emerl (baseada em Sonic Battle)
  • Episódios 47 ao 52: Aventura Final na Terra (regresso ao planeta natal)
  • Episódios 53 ao 78: Saga de Metarex

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Sonic, o Ouriço - O protagonista. Nesta série estando mais fiel a sua contraparte dos jogos. Um ouriço herói veloz e poderoso, e o grande arqui-inimigo de Dr. Eggman. Foi enviado para a Terra, juntamente de seus amigos após uma acidente em uma batalha contra Eggman. Tornou-se grande amigo do garoto Chris Thorndyke, passando a conviver na casa dele atrás de encontrar um meio de retornar ao seu mundo procurando as 7 Esmeraldas do Caos. Ele normalmente é frio, rebelde e arrogante, sempre gosta de ficar sozinho e resolver as coisas por conta própria. Ele também detesta água por não saber nadar.
  • Christopher "Chris" Thorndyke - O principal aliado de Sonic no anime. Um garoto tímido, sensível e solitário filho do executivo Nelson Thorndyke e da atriz Lindsey Thorndyke. Passa maior parte do tempo em sua mansão juntamente de seu avô Chuck e seus empregados. Ele admira Sonic, tendo ele como seu amigo mais próximo e muitas vezes chegando a querer ajudá-lo nas missões contra Eggman. Durante a primeira e segunda temporada ele hospedava Sonic, Tails, Amy, Cream e Cheese na sua mansão. Na terceira temporada após 6 anos depois da despedida de Sonic ele viaja até o planeta de Sonic se tornando uma criança novamente e o ajudando na batalha contra os Metarex.
  • Miles "Tails" Prower - O original parceiro de Sonic. Uma raposa amarela com dois rabos e uma forte inteligência. Frequentemente é visto ajudando Sonic nas batalhas contra Eggman dirigindo o avião Tornado, que posteriormente foi melhorado para virar o Tornado X. Em alguns episódios ele é mostrado tendo muita afeição ao Sonic desde o primeiro dia que o conheceu. Embora seja capaz, muito raramente é visto voando com seus rabos.
  • Amy - A principal admiradora de Sonic. Uma ouriça rosa de vestido vermelho bastante temperamental e por vezes infantil. Tem uma tremenda obsessão e amor pelo Sonic, apesar de quase nunca conseguir chamar a atenção dele. Frequentemente perde a paciência e se estressa facilmente sendo dona de uma super-força absurda. Ela usa um martelo gigante como arma que hora ou outra sempre aparece nas suas mãos quando resolve lutar.
  • Cream - Uma amiga de Sonic. Uma jovem, doce e inocente coelhinha. Está sempre acompanhada de seu amigo Cheese. Desde que foi teletransportada pra Terra sente saudades da sua mãe Vanilla da qual só se encontra depois dos acontecimentos da saga de Sombra. A partir da saga de Emerl ela e Cheese passam a demonstrarem algumas habilidades de luta.
    • Cheese - Principal amigo de Cream. Uma criaturinha azul e flutuante que serve como mascote para Cream. Ele só sabe dizer uma palavra que é "Chao", embora seja capaz de falar outras palavras em raros momentos.
  • Knuckles - Outro aliado de Sonic. Um equidna vermelho sempre ranzinza, arrogante, sério e nervoso, mostra-se como o rebelde do grupo. Era guardião da Esmeralda Mestre e a Ilha dos Anjos. É dotado de uma super-força através das garras em seus punhos, sendo capaz de também usá-las para escalar e escavar. Na 1ª temporada frequentemente se voltava contra o Sonic, preferindo se aventurar sozinho para reunir as Esmeraldas do Caos para voltar ao seu mundo o quanto antes. Na 2ª temporada ele passa a ajudar Sonic com mais frequência após a união dos dois mundos. Possui uma forte rivalidade com a Rouge, frequentemente se irritando com suas provocações. Tem como principal arma as Garras Escavadeiras.
  • Chuck Thorndyke - O avô de Chris. Um excêntrico e idoso cientista que normalmente acompanha e cuida de seu sobrinho Chris durante as suas aventuras e batalhas contra os robôs de Eggman. Assim como Tails ele também é um gênio, e na maioria da vezes ajuda a equipe com algumas de suas criações. Ele é pai de Nelson Thorndyke, o pai de Chris.

Antagonistas[editar | editar código-fonte]

  • Dr. Eggman - O principal vilão da primeira parte da história. Um cientista louco, neurótico, e por vezes bobo e infantil que tem a ambição de dominar o mundo com seus soldados robôs e recorrer as 7 Esmeraldas do Caos. Seus principais robôs assistentes são Bocoe, Decoe e Bokkun. Na 1ª temporada frequentemente selecionava seus robôs Série-E a partir de cartas que usava para atacar Sonic e tentar conquistar as Esmeraldas do Caos, apesar de sempre ter seus planos frustrados graças a Sonic e seus amigos. Na 2ª temporada ele passa a criar uma série de planos para dominar ou destruir o mundo, inclusive reprisando seu papel nos jogos Sonic Adventure e Sonic Adventure 2.
    • Bocoe e Decoe - São os dois robôs assistentes de Eggman. Bocoe é baixinho, redondo e cinzento, enquanto que Decoe é alto, fino e amarelo. Ambos frequentemente aparecem juntamente de Eggman o auxiliando em seus novos planos, embora sejam desajeitados, medrosos e incompetentes. Frequentemente brigam e se desentendem para os nervos de Eggman. Ao final da segunda temporada eles chegam a trair Eggman e se aliar a Sonic e Chris, porém retornam a trabalhar pra ele tempos depois.
    • Bokkun - O robô mensageiro do Eggman. Baixinho, preto, com dois chifres enormes e um míssil nas costas. Normalmente aparece para entregar mensagens de Eggman para Sonic, que normalmente são explosivas. Normalmente tem um comportamento muito ingênuo, ranzinza e infantil.
    • Séries E-100 - São uma linha composta de 4 robôs que foram criados por Eggman durante a saga de Chaos. Os robôs criados por ele foram E-101 Beta, E-102 Gamma, E-103 Delta e E-104 Epsilon, a base da energia de alguns pequenos animais. Foram usados por Eggman para capturarem Froggy. Gamma foi o único sobrevivente por ter completado sua missão, enquanto os outros foram desativados (com exceção de Beta que foi reconstruído numa forma mais forte). Porém Gamma acabou por desenvolver sentimentos com a ajuda de Amy, passando a odiar Eggman. No final da saga de Chaos, tanto Gamma quanto Beta se destróem lutando entre si, libertando assim os irmãos de Lily que estavam aprisionados dentro deles.
  • King Boom Boo - Um vilão recorrente que aparece no episódio 19 da 1ª temporada. Ele é um fantasma poderoso que vivia no subterrâneo de um velho castelo do qual a mãe de Chris estava atuando em um filme no episódio. Ele é capaz de manipular corpos e atacar com seus pequenos servos fantasmas. Havia capturado Lindsey, Sonic, Tails, Amy e Cheese, mas foram salvos graças a Chris e Amy que conseguiram aprisioná-lo de volta no subterrâneo. Ele originalmente apareceu no jogo Sonic Adventure 2 como um chefe.
  • Chaos - É o vilão principal da primeira saga da 2ª temporada. Uma entidade líquida que vivia aprisionada dentro da Esmeralda Mestre há milhares de anos, capaz de dominar os poderes das Esmeraldas do Caos e também das criaturinhas Chaos. Ele foi libertado e manipulado por Eggman que queria usar seu poder para dominar o mundo, assim roubando cada uma das Esmeraldas do Caos para deixá-lo maior e mais poderoso. No final ele acaba traindo Eggman e alcança sua forma final usando seu poder para destruir Station Square. Ele é derrotado por Sonic ao alcançar sua super forma fazendo Chaos voltar a sua forma original e se despedir junto de Tikal.
  • Sombra, o Ouriço (Shadow) - É o vilão principal da segunda saga da 2ª temporada e posteriormente um aliado na 3ª. Ele foi um projeto de um super ouriço originalmente criado pelo avô de Eggman: Gerald Robotnik a fim de usá-lo para beneficiar o mundo. No passado ele morava com Gerald e Maria na Colônia Espacial, tendo Maria como sua melhor amiga. No entanto acabou sendo criogenizado e mandado para a Terra por Maria que se sacrificou para salvá-lo de um ataque de soldados que queriam impedir os planos de Gerald desde então jurando vingança. Foi libertado por Eggman da Ilha Prisão que tentou usá-lo para montar seu plano de criar o Canhão Eclipse para dominar o mundo chegando a lutar contra Sonic e fazer todo mundo acreditar que ele era um criminoso. Se readmitiu depois com a ajuda de Chris que abriu seu coração (devido sua semelhança com Maria) e junto de Sonic impediu que a Colônia Espacial Arca caísse na Terra.
  • Professor Gerald Robotnik - O avô de Eggman e Maria. No passado há 50 anos atrás tinha planos de criar um super ouriço chamado Sombra, porém ele acabou sendo aprisionado após pensarem que sua criação seria uma ameaça. Após perder sua neta Maria durante o ataque ele jurou vingança contra todo o planeta Terra assim usando sua primeira criação secretamente (Biolizard) como um plano para se fundir a Colônia Espacial Arca e causar a destruição mundial, do qual foi reativado por Eggman muitos anos depois.
    • Biolizard - Foi o primeiro projeto de forma de vida suprema a ter sido criada por Gerald Robotnik no passado antes dele ter iniciado o projeto Sombra. Ele havia sido aprisionado por um longo tempo e posteriormente arquitetado como um plano de Gerald para que futuramente fosse usado por Eggman para se fundir a Colônia Espacial Arca e destruir o mundo. No final ele foi derrotado por Sonic e Sombra que alcançaram suas super-formas e usaram o Controle do Caos para exterminar Biolizard.
  • Emerl - Um misterioso robô que foi descoberto por Cream perto da casa de Chris na 2ª temporada. Se tornou amigo de Cream que o levou até a casa de Chris e o cuidou por um tempo. Com o tempo foi ele revelando possuir capacidade de copiar habilidades de luta de Sonic e seus amigos. Ele continua na série até o torneio de artes marciais quando ao vencer a disputa conquista uma das Esmeraldas do Caos se tornando agressivo e violento ao absorvê-la em suas mãos assim usando seus poderes para se voltar contra Sonic e os outros e derrotá-lo. Foi derrotado por Cream ao perceber que Emearl estava ameaçando sua mãe e seus amigos no final se auto-destruindo em meio as lágrimas de Cream.

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Rouge Morcego - Uma morcega ladra de jóias. Assim como Sonic e seus amigos, ela também foi um dos primeiros a serem teletransportados a Terra. Tem uma personalidade provocante e sedutora, além de ter uso de uma super-força através de seus chutes capazes de perfurar qualquer coisa. Durante a primeira saga ela se aliou a agência militar do Presidente o ajudando ocasionalmente na luta contra o Dr. Eggman. Ela tem uma forte relação com Knuckles e também uma amizade com a agente Topázio. Até o final da 1ª temporada também estava na busca pelas Esmeraldas do Caos, na saga de Sombra ela passa a auxiliar Eggman por um rápido período até descobrir sua meta.
  • Ella - A empregada da mansão de Chris. É uma mulher gentil e responsável, apesar de as vezes ser um tanto ranzinza e arrogante quando se sente ameaçada ou incomodada. Frequentemente é vista limpando, cozinhando e cuidando da mansão. Ela também demonstra uma grande simpatia com Sonic e seus amigos, principalmente Cream e Amy.
  • Sr. Tanaka - O mordomo da mansão de Chris, com fortes descendências orientais. Ele é um homem frio, calmo e que raramente demonstra sentimentos que está sempre dedicado ao seu trabalho e está sempre cuidado da segurança de Chris e seus amigos, a ponto de chegar a segui-los em algumas viagens. Ele demonstra ter habilidades com artes marciais. Mais pro final da segunda temporada demonstra um amor pela Topázio.
  • Big - Um aliado que aparece a partir da 2ª temporada. Um gato roxo, obeso e de pouca inteligência que é pescador e dono do sapo Froggy. Ele se tornou aliado de Sonic e Chris a partir da saga de Chaos, após Froggy ser possuído por parte do poder de Chaos.
  • Froggy - O sapo de estimação de Big. Ele teve destaque durante a saga de Chaos ao absorver parte do poder de Chaos a ponto de lhe crescer uma cauda e fazê-lo também querer devorar as Esmeraldas do Caos. Depois que foi capturado por Eggman e atirado dentro do corpo de Chaos ele voltou ao normal.
  • Tikal - Uma jovem equidna que foi ancestral na família do Knuckles. Ela teve seu povo destruído através de Chaos quando os mesmos tentaram usar o poder da Esmeralda Mestre com fúria e ódio. Ela apareceu em algumas visões do Knuckles (e posteriormente também Sonic e Tails) durante a saga de Chaos ajudando-o a descobrir a história de Chaos. No final da saga ela aparece ajudando Sonic a derrotar Chaos, revelando também estar relacionada a Esmeralda Mestre e prevenindo para que Chaos seja usado para o mal.
  • Lily - Uma pequena flicky azul que foi adotada por Amy durante a saga de Chaos. Ela se separou de seus irmãos que foram capturados por Eggman e desde então quer resgatá-los. Após a destruição dos robôs Beta e Gamma ele se reencontra com seus irmãos que estavam dentro deles. Carrega consigo um medalhão com uma das Esmeraldas do Caos. Tal como Cheese ela também só consegue dizer uma palavra que é "Pio".
  • Maria Robotnik - A neta de Gerald Robotnik e uma velha amiga de Sombra. Ela cresceu na colônia espacial de seu avô e nunca teve contato com a Terra. Foi a melhor amiga de Sombra durante sua vida na colônia 50 anos atrás, até ser morta por soldados da agência ao salvar Sombra de ser capturado. Desde então passou a aparecer em lembranças de Sombra sobre o seu passado. Sombra também enxerga um pouco de semelhanças entre ela e Chris.
  • Presidente - É o presidente (cujo nome nunca foi revelado) do país em que Sonic e seus amigos se aventuram. Assim como Sonic e seus amigos ele também busca deter Eggman e seus ataques, frequentemente mandando seus agentes em missões. Está sempre preocupado em perder seu emprego e também em seu serviço para derrotar Eggman. Na 1ª temporada ele tinha um assessor muito neurótico e desajeitado que frequentemente criava planos afim de fazer seu chefe não perder o cargo.
  • Assessor do Presidente - O assessor do presidente durante a primeira temporada. É muito nervoso e descontrolado, sempre fazendo planos para que o Presidente continue no poder e não seja superado pelo Sonic na decisão do público. Perdeu o emprego após fazer uma ligação para Eggman para convencer Sonic a entrar na corrida contra Sam Veloz. Desde então passa a aparecer na segunda temporada como um mendigo nas ruas tendo seu trabalho oferecido para outra mulher.
  • Sam Veloz (Sam Speed) - O tio de Chris e irmão de Lindsey. É líder de uma equipe de pilotos conhecido como a "Equipe Veloz", que trabalha como uma unidade especial do departamento policial da cidade. Ele faz uso de pilotar carros ultra-velozes, sendo obcecado por velocidade assim como o Sonic. Normalmente aparece de vez em quando para ajudar seu sobrinho nas aventuras contra Eggman. Ele também rivaliza com Sonic para ver quem consegue ser o corredor mais veloz do planeta. Na saga de Sombra ele se torna o motorista oficial do Presidente.
  • Sr. Stuart - O professor de Chris. Ele é um agente espião do governo que foi mandado atrás de observar as aparições de Sonic, e vigiar o Chris. Após Sonic e seus amigos terem revelado sua identidade ele passa a aparecer na série ocasionalmente ajudando Chris e seus amigos a se salvarem dos perigos criados por Eggman. Ele também investigou o paradeiro de 50 anos atrás entre Sombra e Maria na Colônia Espacial Arca, ao lado de Scarlet Garcia. Mesmo após o final da segunda temporada ele nunca chegou a revelar sua verdadeira identidade.
  • Topázio (Topaz) - Uma agente da agência militar afiliada do governo e ao Presidente. Ela formou amizade com a Rouge no final da primeira saga quando juntas uniram forças para invadir o esconderijo de Eggman. Desde então ela passou a aparecer nos episódios normalmente junta de Rouge executando as missões contra Eggman sob as ordens do Presidente. A princípio ela foi caracterizada pelo seu pavio curto frequentemente brigando com Rouge, porém no decorrer dos episódios as duas passam a trabalhar melhor em equipe.
  • Danny - O melhor amigo de Chris na escola. Um garoto negro e um pouco medroso, que muitas vezes acompanha Chris nas aventuras contra Eggman, ao lado de Frances.
  • Frances - Outra amiga de Chris na escola. Assim como Danny muitas vezes acompanha Chris nas aventuras contra Eggman. Ela é ruiva e tem os olhos verdes.
  • Helen - Outra amiga da escola de Chris. Ela é uma menina cadeirante muito frágil, inocente e amável assim como Cream. Assim como Danny e Frances ela também ajuda e apoia Chris e Sonic nas aventuras. Ela também ama muito seus pais que estão sempre a se preocupar com ela.
  • Lindsey Fair Thorndyke - A mãe de Chris. Ela é uma famosa atriz que passa pouco tempo em casa com seu filho. Mesmo assim ama e se importa com seu filho, sendo uma mulher amável e gentil. Ela também é muito ingênua, uma vez que pensa que Sonic e seus amigos são crianças fantasiadas de animais.
  • Nelson Thorndyke - O pai de Chris. Ele é homem de negócios líder de uma empresa de softwares que assim como a esposa e passa pouco tempo em casa raramente indo ver o filho.
  • Scarlet Garcia - Uma repórter do jornal SSTV da Station Square. Ela é conhecida por fazer cobertura sobre todos os acontecimentos na cidade inclusive as batalhas entre Sonic e Eggman. Durante a saga de Sombra ela junta do Sr. Stuart (sob o nome de Franklin) investigam sobre o paradeiro de 50 anos atrás na Colônia Espacial.
  • Falcão (Hawk) - Um arqueólogo que ajudou Knuckles no episódio 17 da 1ª temporada a encontrar uma das Esmeraldas do Caos. Ele posteriormente reaparece na segunda temporada como um dos participantes do torneio de artes marciais.
  • Sortudinho (E-77 Lucky) - Um pequeno robô criado por Eggman no final da primeira temporada. Ele havia sido criado para encontrar a última Esmeralda do Caos, embora sendo um robô fraco, desajeitado e medroso. Ele reaparece na segunda temporada como um dos participantes do torneio de artes marciais.
  • Time Chaotix - Um grupo de detetives atrapalhados que vieram do planeta natal assim como Sonic e seus amigos. Eles apareceram na história entre a saga de Sombra e Emerl.
    • Vector - O líder da esquadrão. Um crocodilo paranoico, obsessivo e de pouca inteligência. Está sempre afim de solucionar qualquer caso, apesar de sua incompetência. Ele aparenta ter um amor pela Vanila.
    • Espio - O número 2 da esquadrão. Um camaleão roxo com habilidades ninjas e capacidade de invisibilidade. Tende a ser o mais sério da equipe, porém também é o mais azarado e nervoso.
    • Charmy - Uma abelha criança. Tal como Bokkun ele tem um comportamento imaturo e frequentemente irrita seus colegas.
  • Vanilla - A mãe de Cream. Ela foi introduzida na história entre a saga de Sombra e Emerl, se reencontrando pela primeira vez com a filha na Terra. Tal como a filha ela também é muito doce e infantil.

Elementos da série[editar | editar código-fonte]

  • Anéis (Rings) - Pequenos anéis dourados que frequentemente são usados por Sonic para aumentar sua força durante as batalhas quando agarrados em suas mãos. Eles sempre são atirados por Tails (ou algum outro personagem) para ajudar Sonic a sair dos perigos. Em todo o anime nunca foi revelado o local da onde eles são retirados, embora acredita-se que sejam do planeta natal. Eles só são vistos aparecendo na 1ª temporada.
  • Esmeraldas do Caos (Chaos Emeralds) - Um conjunto de 7 esmeraldas multi-coloridas de imenso poder originadas do planeta natal. Elas são capazes de fornecer energia a máquinas, mas também transformar seus usuários em super-formas quando reunidas ao todo, bem como também invocar o poder do Controle do Caos. Elas são o foco principal da primeira temporada quando Sonic e seus amigos partem numa corrida para conquistá-las antes de Eggman. Nas demais temporadas as esmeraldas são unidas com mais facilidade e rapidez.
  • Esmeralda Mestre (Master Emerald) - Uma esmeralda gigante da qual Knuckles foi encarregado de proteger como uma tradição herdada de sua extinta família. Ela é responsável por manter a Ilha dos Anjos no céus e também possui uma ligação com as Esmeraldas do Caos. É revelado na saga de Chaos que a esmeralda possuía dentro de si uma entidade altamente destrutiva e imortal Chaos, além de também manter o espírito da jovem Tikal.
  • Controle do Caos (Chaos Control) - É o nome dado a força vital proporcionada pelas Esmeraldas do Caos. Com o Controle do Caos os usuários tem a capacidade de se teleportarem, fornecer energia a máquinas (no caso de Eggman e Emerl) e atingirem super formas (no caso de Sonic e Sombra).
  • Tornado/Tornado X - Avião de Tails. Ele frequentemente usa esse avião para ajudar Sonic durante as batalhas e por vezes carregar algum outro amigo. Posteriormente Tails atualiza o Tornado para Tornado X, passando a ficar mais rápido e forte fazendo uso de uma das esmeraldas para gerar energia, além da capacidade de poder se transformar em um robô. No entanto no final da 2ª temporada, durante o retorno para casa o Tornado X retorna inexplicavelmente a sua aparência original.
  • Chao - São pequenas e meigas criaturinhas azuis com asas que de uma certa forma estão relacionadas ao poder das Esmeraldas do Caos e a entidade Chaos. Cheese é o principal Chao que aparece na série pertencente a Cream como seu bichinho de estimação. É revelado em um episódio que eles existem em vários lugares incluindo o mundo do Sonic e a Terra.
  • Egg Cargueiro (Egg Carrier) - É o nome da nave que Eggman constrói após a destruição de sua base no episódio 13, servindo como seu esconderijo do Sonic e os agentes do presidente. A nave originalmente apareceu no jogo Sonic Adventure e foi destruída no mesmo.
  • Colônia Espacial Arca (Space Colony ARK) - É o nome da estação espacial que fica na órbita da Terra e que foi criada há 50 anos pelo Professor Gerald Robotnik para fazer suas pesquisas e experimentos com a mais avançada tecnologia do governo. Também foi o lugar onde morou Maria e onde nasceram Sombra e Biolizard no passado. Após os ataques que ocorreram 50 anos no passado a estação ficou abandonada até ter sido recuperada por Eggman que tentou usá-la para dominar o mundo criando o Canhão Eclipse. Depois dos acontecimentos na saga de Sombra a base não volta a ser vista novamente até o final da 2ª temporada onde ela é usada para fornecer energia para fazer Sonic e seus amigos retornarem ao planeta natal.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagem Japão Original em japonês Brasil Dublador Brasileiro Portugal Dobrador Português (SIC) Portugal Dobrador Português (BIGGS)
Sonic, o ouriço Jun'ichi Kanemaru Manolo Rey Peter Michael Luís Barros
Knuckles, o Equídna Nobutoshi Canna Leonardo Serrano Bruno Ferreira (1-2 temporadas)
Quimbé (3ª Temporada)
Paulo Oom
Miles Tails Prower Ryō Hirohashi Iara Riça Flora Mirona Sandra de Castro
Cream Sayaka Aoki Jéssica Marina Luísa Vieira Carla Garcia
Cheese Ryō Hirohashi Bianca Salgueiro Luísa Vieira Sandra de Castro
Amy Rose Taeko Kawata Ana Lúcia Menezes Ana Vieira Carla Garcia
Dr. Eggman Chikao Ōtsuka Isaac Bardavid Gustavo Teixeira (1-2 temporada)
José Martins (1-2 temporada)
Rómulo Fragoso
Decoe Yuuki Masuda Jorge Destez Mário Bomba Rómulo Fragoso
Bocoe Bin Shimada Márcio Chaves Pedro Giestas Carla Garcia
Espio, o camaleão Yūki Masuda Jorge Vasconcellos Rui Quintas Luís Barros
Dark Oak e Red Pine Jouji Nakata
Cosmo Etsuko Kozakura Lina Mendes Ana Vieira Sandra de Castro
Chuck Thorndyke Bin Shimada Isaac Schneider Mário Bomba Paulo Oom
Charmy Bee Yoko Teppouzuka Miriam Ficher Carla Garcia
Chris Thorndyke Sanae Kobayashi Thiago Farias Ana Luís Adriana Moniz
Rouge Rumi Ochiai Rosane Correa Ana Luís Adriana Moniz
Sombra, o ouriço / Shadow Koji Yusa Reginaldo Primo Luís Michael Rómulo Fragoso
E-102 Gamma Alexandre Moreno
Vanilla Sayaka Aoki Christiane Monteiro
Danny Naomi Shindō Carlos Eduardo Sandra de Castro
Lindsay Thorndyke Naomi Shindō Sílvia Goiabeira Raquel Ferreira Sandra de Castro
Frances Yuka Shioyama Bruna Laynes
Ella Kujira Carmen Sheila Ana Vieira Sandra de Castro
Sam Speed Souichirou Tanaka Jorge Lucas Paulo Oom
Presidente Mario Pietro Rómulo Fragoso
Helen Noriko Hidaka
Vector Kenta Miyake Maurício Berger Mário Bomba
Mr. Tanaka Sérgio Stern Rui Quintas Luís Barros
Professor Gerald Robotnik Chikao Ōtsuka Telmo de Avelar Rómulo Fragoso
Maria Robotnik Yuri Shiratori Flávia Fontenelle Ana Luís Adriana Moniz

Distribuição em mídia física[editar | editar código-fonte]

A algum tempo atrás o anime foi licenciado pela Spot Films,porém a série foi descontinuada depois da edição Volume 4.Mas recentemente a serie foi licenciada pela PlayArte,de acordo com a distribuidora serão lançadas edições apenas em DVD,sendo elas das três primeiras temporadas,inclusive da Saga Metarex que foi mau transmitida na televisão brasileira.

As edições deverão ser distribuídas a partir do segundo semestre de 2015,a empresa revelou algumas edições,confira:

--->Box Saga Metarex Volume 1:Possuirá os primeiros 20 episódios da terceira temporada,sendo eles do episódio 53 ao 72.Além de alguns bônus exclusivos.Será distribuído em DVD.

--->Box Sonic X Saga Chaos e Projeto Sombra:Possuirá os episódios 27 ao 38,além de bônus exclusivos como por exemplo:trilhas sonoras japonesas,algumas trazidas dos jogos da serie Sonic Adventure

--->Sonic X Ataque a Base do Eggman:Possuirá três episódios em um único DVD,sendo eles do 11 ao 13.

Terá mais edições,mas essas foram todas as reveladas até agora pela PlayArte.

Em Portugal foram lançados 4 volumes cada um possuía 3 episódios e custava entre 10 ou 20 euros

1° Volume: Sonic X - O Herói Supersónico Aparece Vol.1

2° Volume: Sonic X - O Segredo da Esmeralda Vol.2

3° Volume: Sonic X - Uma Festa de Arromba Vol.3

4° Volume: Sonic X -A Derrota de Eggman Vol.4

Os DVDs têm artworks diferentes, sendo que no 1° Vol. é Sonic como na artwork americana, no 2° Vol. é Sonic e Knuckles como na artwork americana, na 3° Vol. é o Tails e no 4° Vol. é Eggman

Os volumes foram distribuídos pela SIC Homevideo, foram lançados em 2005 e houve pouquíssimos DVDs, os DVDs eram pouquíssimos em Stock nas lojas para as ilhas foram importados poucos! Hoje em dia já não se encontram facilmente, pois raramente põem um anúncio no OLX e nem é sempre, ou seja, se quiserem esses DVDs e virem no OLX por 5€ (preço regular de um DVD em bom estado) não exitem e comprem!

Foi bastante curioso colocarem o logótipo da Jetix pois a mesma nunca teve o canal em Portugal, devido a razões desconhecidas. Mas em compensação a série inteira com edição da 4Kids (empresa atualmente falida) foi passada na SIC Kids (bloco da manhã no canal português SIC), incluindo a 3a Temporada!

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]