Sonic Chaos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sonic Chaos
Sonic Chaos
Desenvolvedora(s) Aspect
Publicadora(s) Sega
Artista(s) Hisato Fukumoto
Gen Adachi
Nobuhiko Honda
Shinichi Higashi
Compositor(es) Kojiro Mikusa
Masayuki Nagao
Série Sonic the Hedgehog
Plataforma(s) Master System
Game Gear
Lançamento Master System
  • PAL 25 de outubro de 1993
Game Gear
  • JP 19 de novembro de 1993
  • AN 23 de novembro de 1993
  • EU novembro de 1993
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Um jogador
Sonic the Hedgehog CD
Sonic the Hedgehog 3

Sonic Chaos, chamado no Japão de Sonic & Tails (ソニック&アンドテイルス Sonikku ando Teirusu?), é um jogo de plataforma para Sega Master System e Sega Game Gear desenvolvido pela Aspect e publicado pela Sega em 1993. Esse foi o último jogo intitulado Sonic lançado para Master System na Europa.

A versão de Game Gear foi re-lançada em 2004 como um dos jogos incluídos na compilação Sonic Mega Collection para PlayStation 2, Xbox e PC, e como um jogo destravável em Sonic Adventure DX: Director's Cut para Nintendo GameCube e PC. Em 2009, a versão de Master System foi lançada no Virtual Console.

Sonic Chaos é notável pelo fato de ser o primeiro título Sonic 8-bit a apresentar Tails como um personagem jogável, e também a ser o primeiro a permitir o jogador a controlar manualmente o controle de seu voo. Uma sequência intitulada Sonic Triple Trouble (Sonic & Tails 2 no Japão) foi lançada em 1994.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo é um típico plataforma, com fases dividido em 3 atos, no qual no terceiro se enfrenta um robô de Robotnik como chefe e o próprio vilão no estágio final, assim como nos outros jogos 8-bit da série "Sonic". No entanto, o jogador pode escolher se deseja controlar Tails ou Sonic desta vez. Sonic agora vem equipado com o ataque "Spin Dash", que pode ser efetuado segurando para "baixo" no controle direcional do joystick e apertando o botão de "ação" para ganhar uma extraordinária velocidade. Quando o botão "baixo" é solto, Sonic é lançado para frente em formato de bola, destruindo qualquer inimigo que estiver em sua frente durante esse estado (no entanto, espinhos e outros obstáculos perigosos irão machucar Sonic). Um diferencial desde título para os antigos é que agora no ato dos chefes, algumas Rings (argolas) estarão no caminho até ele. Diferente de Sonic 1 e Sonic 2 de 8-bits, o chefe era enfrentado sem nenhuma Ring.[1]

Segurando o botão "cima" no direcional, e então pressionando "ação", Sonic irá começar a correr parado no lugar, e quando solto o botão "cima" ele irá correr para frente com uma velocidade superior ao "Spin Dash". Esse movimento é chamado "Strike Dash", e é similar ao "Super Peel-Out" no jogo Sonic CD. Porém, Sonic irá parar rapidamente se o botão "direcional" não estiver pressionado. Sonic pode encontrar o item "Rocket Shoes", o que permite o personagem (somente Sonic) a voar temporariamente sobre sapatos-foguete um local estratégico com uma grande concentração de argolas.

Assim como os outros jogos "Sonic" da era 8-bit, as Chaos Emeralds estão localizadas nas Special Stages (fases especiais).[2] Para ter acesso à Special Stage, Sonic precisa coletar 100 Rings (argolas) em um ato (o jogador receberá uma vida extra por colar 100 Rings). Completando com sucesso um Special Stage o jogador será recompensado com uma Chaos Emerald. Caso o jogador não consiga completar a Special Stage, Sonic irá ser mandado automaticamente ao início da última fase em que o jogador estava sem a Esmeralda. O próprio Robotnik detém para si a sexta Chaos Emerald, e o jogador precisa derrotá-lo para consegui-la de volta.

A jogabilidade com Tails é um pouco diferenciada em relação à Sonic. Tails corre mais devagar, mas ele inicia o jogo com 5 vidas e 3 continues. No entanto, o jogador não poderá coletar as Chaos Emeralds quando estiver jogando com Tails. Tails pode efetuar o "Spin Dash" da mesma forma que Sonic pode, e quando ele encontrar o item "Rocket Shoes", no seu lugar ele somente ganhará um acréscimo temporário de velocidade. Se o jogador segurar o botão "cima" e pressionar o botão "ação", Tails irá começar a voar rotacionando suas duas caudas como hélices de um helicóptero por alguns segundos, atingindo assim alguns lugares que são um pouco mais difíceis se forem alcançadas do modo tradicional.

História[editar | editar código-fonte]

Novamente, a South Island está com grandes problemas. Depois de várias derrotas seguidas de Dr. Robotnik, ele vai diretamente para a fonte de energia: as Chaos Emeralds, onde acaba pegando a vermelha. O desequilíbrio de forças faz com que a South Island comece a afundar no oceano. Sonic e Tails devem coletar as esmeraldas restantes para recuperar a Esmeralda que está com Robotnik, antes que a South Island afunde com todos os seus habitantes.

Referências

  1. «Sonic Chaos (Novidades)». Power Sonic (Games). 3 de Agosto de 2009 
  2. «Sonic Chaos: Special Stage :: WiiWare Walkthrough». KidzWorld. 3 de agosto de 2009