Shadow the Hedgehog

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde Fevereiro de 2008).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Shadow
Personagem fictícia de 'Sonic the Hedgehog'
Shadow in Sonic & Sega All-Stars Racing.png
Artwork de Shadow em Sonic & Sega All-Stars Racing.
Nome completo Shadow the hedgehog
Idade 18 anos
Sexo Masculino
Espécie Ouriço Terrestre transgênico, alterado geneticamente com DNA de Black Arms
Olhos Vermelho e Preto
Família Nenhuma
Amigo(s) Maria Robotnik (amiga; falecida)
Gerald Robotnik (criador e amigo; falecido)
Rouge the Bat (amiga)
E-123 Omega (amigo próximo)
Sonic the Hedgehog (arqui-rival e aliado, dependendo do objetivo do Shadow)
Silver the Hedgehog ( fã, aprendiz e amigo)
Miles "Tails" Prower (aliado, dependendo do objetivo do Shadow)
Knuckles the Echidna (aliado)
Amy Rose (amiga)
O Comandante (chefe e ex-inimigo)
Charmy Bee (fã e amigo)
Espio the Chameleon (amigo próximo)
Vector the Crocodile (amigo)
Dr. Ivo "Eggman" Robotnik (aliado, dependendo do objetivo do Shadow)
Metal Sonic (aliado, dependendo do objetivo do Shadow)
Inimigo(s) Sonic the Hedgehog (arqui-rival; inimigo dependendo do objetivo do Shadow)
Miles "Tails" Prower (inimigo dependendo do objetivo do Shadow)
Dr. Ivo "Eggman" Robotnik (inimigo, geralmente)
Metal Sonic (inimigo, geralmente)
Black Doom (pai biológico e inimigo)
Mephiles the Dark (inimigo)
Infinite (inimigo)
Nome em japonês シャドウ・ザ・ヘッジホッグ (Shadō za Hejjihoggu)
Dobragem Reginaldo Primo (Sonic X)
Carlos Seidl (Sonic Boom)
Dublagem Videogames
David Humphrey (2001-2004)
Jason Anthony Griffith (2005-2010)
Kirk Thornton (2010-presente)
Animação
Jason Griffith (Sonic X)
Género(s) Masculino
Primeira aparição Sonic Adventure 2(2001)

Shadow the Hedgehog (シャドウ・ザ・ヘッジホッグ,, Shadō za Hejjihoggu?) é um anti-herói da série Sonic. Shadow é o terceiro ouriço a integrar o universo de Sonic the Hedgehog, e foi criado para ser seu arqui-rival. [1]

Desde sua aparição, Shadow tem participado de vários jogos, séries de TV e comic books. Seu passado era um completo mistério até que o jogo Shadow the Hedgehog revelou os eventos a respeito de sua criação. Em contraste a Sonic, Shadow é considerado um anti-herói que pode facilmente servir tanto as forças do bem quanto as do mal. Diferente de Sonic, Shadow sabe manejar armas de fogo, armas brancas e é mestre em manipular a energia do caos, além é claro de suas habilidades naturais de ouriço.

História[editar | editar código-fonte]

Shadow foi criado pelo Dr. Gerald Robotnik (avô de Dr. Eggman) para ser "a forma de vida suprema".Fez amizade com Maria Robotnik, neta de Gerald que tem posse da doença, que a impede de respirar o oxigênio terrestre, fazendo com que vivesse desde nova em uma colônia espacial.

Após o incidente da ARK, na qual Maria foi morta por soldados, junto com grande parte dos cientistas relacionados ao projeto, Gerald foi preso e shadow foi enviado a Terra, sendo preso em uma câmara criptogênica. Passou 50 anos em estado de animação suspensa, sendo desperto por Dr. Ivo "Eggman" Robotnik, neto de Gerald, que buscava a arma secreta de seu avô para assim derrotar Sonic e conquistar o mundo.

Depois de "cair" na Terra, no final da história do jogo Sonic Adventure 2, Shadow começou a esquecer de tudo, e seu jogo-solo é centrado na busca por suas "origens, e propósito de sua criação. Seu jogo-solo é também muito centrado na sua escolha entre o bem e o mal. Nele começa uma guerra de quatro lados: as forças armadas da G.U.N. que está lutando contra os aliens invasores, os heróis Sonic e cia. que lutam pela humanidade, a armada de Black Doom, vindos do Black Comet que estão tentando dominar o planeta e em outro lado Dr. Eggman liderando os robôs, tentando se aproveitar do caos para construir o seu império. Cada lado tenta puxar Shadow para si, pois sabem que ele pode fazer a diferença nessa guerra. Depois, Shadow aparece no jogo Sonic The Hedgehog, onde tem muita proximidade com Rouge The Bat (sua melhor amiga, que mais entende o ouriço, e mostra que se importa com ele mais do que outros personagens de uma maneira amorosa) e Omega, seus companheiros, agora chamados também de 'amigos' o que não é mais segredo. Além disso, neste jogo, o ouriço finalmente passa para o lado do bem e toma um rumo na sua vida e deixando de procurar pelo passado já que no seu próprio jogo tudo que tinha de ser revelado sobre ele já foi esclarecido. Agora ele é aliado de Sonic e seus amigos contra um inimigo mais mortal do que todos, Mephiles the Dark, que quer destruir o mundo e transformá-lo em caos e ruínas.

Shadow conseguiu se tornar um dos personagens mais favoritos da série Sonic, pelo seu estilo 'dark' a parte, juntados com sua parte heróica, que sempre são bem vindas na hora certa. Shadow ainda é e sempre será um mistério. Shadow também aparece em Sonic Generations como chefe-rival e em Sonic Boom: Rise of Lyric sendo controlado por Lyric, como chefe.

Transformações[editar | editar código-fonte]

Super Shadow: Shadow reúne as sete Esmeraldas do Caos e assume essa forma. Nessa forma sua resistência, velocidade e força são aumentadas ao extremo e seu Chaos Control fica no limite, alem é claro de ele conseguir voar. Transformado em Super Shadow sua pele fica amarelo claro mas sua pelagem continua branca e as íris de seus olhos ficam vermelhas.

Shadow sem anéis inibidores: Essa é digamos a forma "verdadeira" do Shadow. Ao final de sua história no Sonic 2006 após derrotar o vilão Mephiles, o mesmo se réplica em dezenas de cópias suas com o mesmo poder. Quando tudo parecia estar perdido Shadow retira os anéis de seu pulso e libera todo seu poder para derrotar as cópias. Segundo algumas fontes nessa forma Shadow pode morrer e por isso ele quase não á usa. Possivelmente seja a forma mais poderosa do Shadow.

Lendária: Quando Shadow, Silver e Sonic se unem podem formar a forma Lendária, que é a forma mais forte de todas as que os 3 ouriços têm.

Relação com outros personagens[editar | editar código-fonte]

Gerald Robotnik[editar | editar código-fonte]

Maria Robotnik[editar | editar código-fonte]

Dr. Ivo "Eggman" Robotnik[editar | editar código-fonte]

Sonic the Hedgehog[editar | editar código-fonte]

Sonic e Shadows são considerados rivais. Shadow vê Sonic como um obstaculo que deve ser alcançado, mas quando há situações quando Shadow é melhor do que Sonic, faz com que Sonic fique com inveja de Shadow, levando Sonic a tentar superar Shadow. Na maioria das vezes, o Dr. Eggman usa Shadow com o objetivo de derrotar Sonic de uma vez por todas.

Rouge the Bat[editar | editar código-fonte]

Rouge é a amiga mais próxima de Shadow desde a morte de Maria, embora Shadow só tenha conhecido Rouge 50 anos depois.

E-123 Omega[editar | editar código-fonte]

Omega tem ajudado Shadow (e, em menor medida, Rouge) em vários outros jogos e, embora não sendo um personagem importante, é popular o suficiente em seu próprio direito e estabeleceu-se como um personagem principal.


Omega é o amigo mais próximo de Shadow, e o que mais entende ele.

No começo em Sonic Heroes começaram como rivais.

Black Doom[editar | editar código-fonte]

Mephiles the Dark[editar | editar código-fonte]

Silver the Hedgehog[editar | editar código-fonte]

Silver tem características semelhantes ao Shadow que são diferentes do Sonic. No jogo Sonic 2006, Silver tenta pela segunda vez atacar Sonic, mas Shadow apareceu e impediu, ele tentou convencer Silver que Sonic não é Iblis Trigger. Logo depois foi confirmado que Silver não é descendente de Shadow.

Miles "Tails" Prower[editar | editar código-fonte]

Knuckles the Echidna[editar | editar código-fonte]

Shadow VS Knuckles é uma das maiores rivalidades da série. Ambos são muito poderosos e fortes. Muitos queriam ver uma batalha entre eles. Em Sonic X, no episódio 73, Knuckles faz uma longa briga com Shadow.

No jogo Sonic Heroes, Knuckles faz uma piada dizendo que eles tinham acabado de lutar com o fantasma do Shadow (pois, devido ao sacrifício deste no jogo Sonic Adventure 2, de 2001, os personagens pensaram que ele tinha morrido), aparentemente só para assustar Tails, que morre de medo de fantasmas. 

Na Archie Comics os dois fazem a maior rivalidade. Os dois são um dos personagens mais famosos da Série.

Amy Rose[editar | editar código-fonte]

O Comandante[editar | editar código-fonte]

Metal Sonic[editar | editar código-fonte]

Charmy Bee[editar | editar código-fonte]

Charmy não tem nenhuma relação com Shadow, mas Charmy em Shadow the Hedgehog, Charmy diz que Shadow é muito forte e fica muito impressionado com as habilidades dele.

Charmy acha Shadow muito forte e radical, e tem um forte respeito pelo ouriço anti-héroi.

Espio the Chameleon[editar | editar código-fonte]

Espio tem personalidade idênticas ao do Shadow:

- Calmos - Poderosos - Fazem tudo a qualquer preço.


Os dois são ótimos amigos e Shadow ,depois de Ômega, acha que Espio é o seu amigo mais próximo.

Vector the Crocodile[editar | editar código-fonte]

Vector é um dos "melhores amigos” de Shadow, por incrível que pareça.

No jogo Shadow the Hedgehog, ele ajuda Shadow a ser um herói, e tem uma aproximação com ele. Shadow considera Vector um patético e sem noção, mas os dois tem uma forte amizade.

Infinite[editar | editar código-fonte]

É revelado em sua DLC no Jogo Sonic Forces que Shadow derrota Infinite e depois o menospreza chamando-o de fraco. A ira de Infinite foi tão grande que o vilão prometeu que nunca mais iria ser fraco e isso resulta nos eventos de Sonic Forces. Então Shadow criou Infinite como conhecemos.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

A primeira aparição de Shadow em uma animação é no anime Sonic X. Ele aparece primeiramente no episódio 33 reprisando sua história mostrada em Sonic Adventure 2, onde demonstra sentimentos ao enxergar Chris sendo semelhante a Maria, ajudando Sonic no final da saga a se sacrificar para destruir Biolizard e impedir a Colônia Espacial Arca de cair na Terra. Na dublagem brasileira do anime seu nome foi traduzido literalmente para "Sombra, o Ouriço". Na dublagem brasileira o personagem foi dublado por Reginaldo Primo.

Ele também aparece na animação francesa Sonic Boom. Na dublagem brasileira dessa animação sua dublagem foi feita por Carlos Seidl. No recente desenho do Sonic, denominado de Team Sonic Racing Overdrive, Shadow aparece nos 2 episódios, no último faz uma rivalidade com o Team Sonic.

Referências

  1. Powersonic. «SHADOW THE HEDGEHOG». Consultado em 07 de janeiro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)