Sonic the Hedgehog CD

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sonic the Hedgehog CD
Boxart de Sonic CD
Desenvolvedora(s) Sonic Team
Sony Computer Entertainment Eupore (Cancelou a versão do PSN em 1996)
SoftKey (PC)
Publicadora(s) Sega
Diretor(es) Naoto Ōshima
Produtor(es) Shoichiro Lrimajiri
Designer(s) Yasushi Yamaguchi (Design de Fases Especiais)
Artista(s) Kazuyuki Hoshino (Design de Personagem/ Designer Visual/ Design de Fases Especiais)
Compositor(es) Yukifumi Makino (Diretor de Som)
Naofumi Hataya
Masafumi Ogata
Spencer Nilsen
David J. Young
Plataforma(s) Sega CD
Windows (também disponível para download no GameTap)
Mac OS X
PSone (Cancelado)
Xbox Live Arcade
Playstation Network
iOS
Android
Windows Phone 7 e 8
Ouya
Série Sonic the Hedgehog
Data(s) de lançamento Sega CD:

PC:
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Um jogador
Sonic the Hedgehog 2 (1992)
Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles (1994)

Sonic the Hedgehog CD (ソニック・ザ・ヘッジホッグCD, Sonikku za Hejjihoggu Shī Dī ?), ou Sonic CD (ソニックCD, Sonikku Shī Dī ?) é um jogo eletrônico da série Sonic the Hedgehog, lançado para Sega CD em 1993 e para computadores pessoais em 1995. Foi relançado em dezembro de 2011 em alta resolução para o Xbox Live Arcade, Playstation Network, computadores, iOS, e Android. E em 14 de Novembro de 2012, o jogo foi lançado para o Windows Phone 7 e 8. Nas versões em HD, é possível jogar com Tails. [3] Em agosto de 2013 foi lançado para a consola Ouya.[4]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história se passa no Little Planet, um pequeno mundo que surge em Never Lake durante um mês do ano. Nele, o passado, o presente e o futuro se unem formando as Time Stones, que são pedras que da o poder de viajar no tempo. O inimigo de Sonic, Dr. Robotnik descobre a existência delas e decide encontra-las antes de Sonic. Para impedir o ouriço, Robotnik cria Metal Sonic, réplica metálica do Sonic, que captura Amy Rose. Cabe a Sonic salvá-la, destruir Metal Sonic e acabar com os planos de Robotnik. [5]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A jogabilidade é praticamente idêntica aos dos jogos anteriores. Só que apenas no act 3 se passa no tempo futuro, que pode ser bom ou ruim. Para que o futuro seja bom, Sonic deve voltar ao passado nos atos 1 e 2, por meio das placas com a inscrição "Past" e tomando velozes impulsos. Uma vez no passado, deverá achar uma máquina produtora de robôs e destruí-la. Caso não consiga, ou consiga só em um dos atos, irá para o futuro ruim. Caso, por acidente, Sonic esbarre nas placas com a inscrição "Future" e acabe tomando o impulso para mudar de tempo, ele irá para o futuro ruim, no entanto, é possível voltar com as placas de "Past".

Fases[editar | editar código-fonte]

As fases são similares as de Sonic the Hedgehog. São ao todo 7 fases, divididas em 3 atos. Nos dois primeiros parte-se do presente. No ato 3 parte-se do Futuro e você enfrenta o chefe.

  • Palm Tree Panic Zone: Uma bela fase tropical com ao longo de loopings e túneis. Eles serão bastante úteis para você fazer a viagem no tempo. No Ato 1 Amy pode ser encontrada. Chefe: é possível pegar invencibilidade e após isso ficará bem fácil enfrentá-lo. Para detê-lo, você terá que deixá-lo sem as garras de defesa. Para isso, espere ele ir andando até um dos cantos e aí ataque-o por cima. Detone as duas garras e acerte-o mais uma vez.
  • Collision Chaos Zone: Esta fase lembra Spring Yard de Sonic 1. Nela você terá um misto de elementos de pinball com muitos desafios. É uma das fases mais complexas. Logo no começo Amy será raptada por Metal Sonic. Para usar os rebatedores de Pinball, use o botão de pulo e mire o personagem no local desejado. Quanto mais na ponta, mais reto e alto você joga o personagem. Chefe: Você ficará diante de uma mesa gigante de pinball e precisará usar as habilidades adquiridas em Sonic Spinball para chegar até o chefe e acertá-lo quatro vezes.
  • Tidal Tempest Zone: Agora Sonic cai num belo mundo aquático onde será preciso pegar um fôlego nas bolhas de ar. Sonic deve evitar ir ao futuro nesta fase porque o nível da água estará muito acima do presente. Chefe: Assim como em Labyrinth Zone, você terá que seguir o chefe. Mas, diferentemente de Labyrinth Zone, não há fim. Você precisará acertar o chefe quatro vezes. Após fazer isso, você chegará a um nível submerso onde Robotnik ficará diversas com bolhas ao seu redor. Quando ele soltar as bolhas, elas podem ser utilizadas para pegar fôlego e derrotá-lo.
  • Quartz Quadrant Zone: Repleta de pedras preciosas e minerais juntamente com muitos encanamentos e esteiras. Chefe: siga o ato 3 pelo caminho natural da fase. O chefe morrerá sozinho através do atrito. Para começar a enfrentá-lo, acerte-o por baixo e fique correndo contra a esteira. Depois, tome cuidado com as bombas. Com o tempo, o chefe se auto destruirá. Sonic não deve acelerar tanto para não levar dano.
  • Wacky WorkBench Zone: Uma fábrica onde encontra-se várias molas no chão. No presente, será possível ver as cores das molas oscilando. Quando ele parar de piscar o chão ficará normal, sendo que funciona
  • Stardust Speedway Zone: É uma cidade onde Sonic enfrenta Metal Sonic como chefe. Chefe: uma corrida com Metal Sonic.
  • Metalic Madness Zone: é a rodada final no CD Sonic the Hedgehog. O chefe da Metallic Madness é o Dr. Robotnik em uma máquina flutuante protegida por grandes lâminas rotativas.
    • Fases excluídas:
    • Dezert Dazzle Zone: essa fase seria lançada no Sonic 2 , mas foi cancelada. A versão de Sonic CD também foi cancelada. Curiosamente , a fase foi lançada no Sonic Mania , nomeada "Mirage Saloon Zone".
    • R2: Seria a segunda fase de Sonic CD, mas foi cancelada. Existem rascunhos( e sprites) dos inimigos que lá ficariam.
    • Final Fever Zone: essa fase seria alcançada se o jogador pegasse todas as time stones. O chefe da fase(ou a própria fase) pode ser vista como seria no vídeo "Unused Sonic CD´s Final Boss" .

Lançamento[editar | editar código-fonte]

  • O jogo possui duas versões: japonesa e americana. O tema de abertura no Japão é "You Can Do Anything (Toot Toot Sonic Warrior)" cantada por Keiko Utoku. Já na versão americana é "Sonic Boom" de Pastiche, como também foi tocada em uma outra versão para o encerramento após finalizar o jogo. Na versão japonesa, é tocada "Cosmic Eternity - Believe In Yourself" da Utoku Keiko.
  • Na abertura da versão 2011 do jogo (Sonic CD HD Version), "You Can Do Anything" passou a ser instrumental e as músicas das fases foram melhoradas com efeitos e ficaram mais enxutas.
  • A música tema japonesa de Palmtree Panic Zone foi tocada no Sonic Adventure pelo Dreamcast. Quando o jogo foi executado no período da passagem de 1999 para 2000, Sonic pega um anel dourado que estava escrito no centro: "Millenium 2000 Welcome" e começa a tocar a música da primeira fase de Sonic CD do Japão.

Referências

  1. a b c «Sonic CD Release Information for Sega CD» (em inglês). GameFaqs. Consultado em 11 de outubro de 2010. 
  2. a b «Sonic CD Release Information for PC» (em inglês). GameFaqs. Consultado em 11 de outubro de 2010. 
  3. Soniclub. «Sonic CD chega ao Windows Phone». Consultado em 11 de Novembro de 2012. 
  4. [1]
  5. imdb. «Enredo de Sonic CD». Consultado em 6 de Dezembro de 2017. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]