Doutor Eggman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Novembro de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Dr. Eggman
Personagem fictícia de Sonic the Hedgehog
Dr. Eggman in Sonic Colors.png
Artwork de Eggman em Sonic Colors
Nome completo Ivo "Eggman" Robotnik
Idade Desconhecida (Superior a 50 anos)
Sexo Masculino
Cabelo Castanho-avermelhado
Olhos Azul (embora geralmente usa óculos pince-nez azul-cinzento, que cobrem completamente os olhos)
Família Gerald Robotnik (avô)
Maria Robotnik (prima)
Eggman Nega (descendente)
Amigo(s) Orbot
Cubot
Metal Sonic (às vezes)
Infinite
Inimigo(s) Sonic the Hedgehog
Shadow the Hedgehog
Metal Sonic (às vezes)
Miles "Tails" Prower
Knuckles the Echidna
E-123 Omega
Nome em japonês ドクター・エッグマン , ロボトニック (Dokutā Egguman)
Criado por Naoto Ōshima
Dobragem Isaac Bardavid
Dublagem Vídeogames:
Deem Bristow (os jogos a partir de Sonic Adventure até seu falecimento)
Mike Pollock (jogos atuais)
Cartoons:
Long John Baldry (AoStH; falecido)
Jim Cummings (SATAM e AoSTH episódio piloto)
Gary Chalk (Undergrond)
Anime:
Edwin Neal (Sonic OVA)
Mike Pollock (Sonic X)

Dr. Ivo Robotnik (ロボトニック, Robotonikku?) ou mais conhecido pelo pseudónimo de Dr. Eggman (ドクター・エッグマン, Dokutā Egguman?) é um personagem e o principal vilão da série de videogames Sonic The Hedgehog.

A sua primeira aparição foi em Sonic the Hedgehog (em junho de 1991) para o console Mega Drive. Tem aparecido em todos os jogos de Sonic desde então. No jogo Sonic Adventure ele ganhou um novo perfil, assim como um novo visual (ele foi redesenhado junto com todos os outros personagens de Sonic por Yuji Uekawa). Em Sonic the Hedgehog, aparece com novo visual e uma nova personalidade, tornando-se mais semelhante ao seu avô, o Prof. Gerald Robotnik. Ele foi jogável em Sonic Adventure 2, Sonic Adventure 2: Battle, Sonic Advance 3 (na fase Non-Agression) e Sonic Riders[1]. Na Europa e na América foi chamado apenas de Dr. Ivo Robotnik, enquanto no Japão era apenas chamado de Dr. Eggman (traduzido à letra "Homem-Ovo"), alusivamente à forma do seu corpo e ao fato de morsa que usava pre-Adventure, referência a I Am the Walrus dos Beatles. A Sega, em Sonic Adventure decidiu juntar os nomes, Eggman sendo a sua alcunha e Ivo Robotnik o seu nome verdadeiro.

Características[editar | editar código-fonte]

Eggman (ou Robotnik) é um cientista maluco com um QI de 300. Ele sempre planeja dominar o mundo transformando em robôs tudo que vive e capturando todas as Esmeraldas do Caos, podendo assim criar a sua cidade utópica, Eggmanland. Geralmente Ivo Robotnik é o chefe do final das fases[1].

Sonic sempre atrapalha seus planos ,e por isso, Eggman guarda secretamente respeito pela sua determinação.

Sua arrogância não representa um problema e ele não leva em consideração opiniões alheias.

Ele considera seus inimigos quem interrompe seus planos. A sua abominável risada e maníacas declarações contrastam com seu lado mais suave, como romancista e gentil cavalheiro.

Atrás de sua inteligência Eggman pode ser terrivelmente imaturo, pondo suas emoções infantis quando não consegue o que quer.

O empregado dekids e a voz de Eggman americana de Sonic X foi escalado para fazer o papel pouco antes da morte de Bristow em 2005.

O primeiro jogo a estrelar Mike foi Shadow the Hedgehog, o qual fez a voz regular dos atores recolocadas pela empresa 4Kids. Enquanto o resto dos dubladores foram substituídos em Sonic Colors. Depois de 2010, Pollock continuou com o papel agora fazendo mais trabalho na dublagem.

Seu maior projeto foi a Death Egg, uma estação espacial do tamanho da Lua, primeiro aparecendo em Sonic the Hedgehog 2. Uma paródia clara da Estrela da Morte da série Star Wars. Ele criou também muitos robôs. Entre eles destacam-se Metal Sonic, Gemerl, E-10000R, E-10000G e Metal Knuckles. Apesar de serem inimigos declarados, por uma única vez eles tiveram que unir forças contra o malvado robô Gemerl que se transformou numa aberração robótica após absorver os poderes das Chaos Emeralds e ameaçar destruir todo o mundo em Sonic Advance 3.

A sua versão de Adventures of Sonic teve o seu próprio jogo, Dr. Robotnik's Mean Bean Machine.

Relação com outros personagens[editar | editar código-fonte]

Sonic the Hedgehog[editar | editar código-fonte]

O Dr. Eggman tem vários inimigos, mas o seu arqui-inimigo não é ninguém mais, ninguém menos que Sonic. No entanto, é desconhecido como os dois se conheceram e como se tornaram inimigos. Devido ao ódio de Sonic por qualquer coisa injusta, o ouriço azul tem um grande ódio mútuo pelo cientista e seus planos malignos para dominar o mundo, e ele passou anos resgatando as vítimas dos esquemas malucos de Eggman. Sempre que Eggman está preparando um plano para dominar o mundo, Sonic aparece e o impede. Como eles estão sempre lutando um com o outro, Sonic se tornou um rival de longa data de Eggman, assim como um inimigo. Além disso, sempre que a raiva de Sonic explode sobre a injustiça, ele sempre faz de Eggman o receptor dessa agressão.

Apesar de seu ódio por Eggman, Sonic nunca levou em conta seu adversário e não o considera seu inimigo no verdadeiro sentido da palavra. Sempre que lida com Eggman, Sonic permanece totalmente confiante de que ele pode estragar seus planos e nunca realmente os leva a sério. Na verdade, Sonic acha divertido estragar os planos de Eggman, vendo isso como uma maneira de tornar sua vida uma aventura, e está tão acostumado a fazê-lo que considera isso como um emprego.

Geralmente, Sonic é bastante provocador ou insultuoso para com Eggman e irá quase sempre aproveitar a oportunidade de provocá-lo com piadas e sarcasmo. Às vezes, Sonic até acha Eggman mais incômodo e irritante do que ameaçador: como quando ele descobriu que Eggman estava por trás do Time Eater no jogo Sonic Generations, de 2011, Sonic simplesmente cruzou os braços com desaprovação. No entanto, ele permanece vigilante sobre Eggman e suas ações, como quando ele se recusou a acreditar que Eggman havia sido transformado em uma folha no jogo Sonic Colors, de 2010. Porém, nos raros casos em que Sonic julga Eggman uma ameaça legítima, ele se torna muito sério para com o cientista e o ataca com uma raiva feroz.

Quando eles se deparam com uma ameaça mais terrível que põe em risco tanto os dois como seus objetivos, Sonic está disposto a deixar a deixar de lado suas diferenças com Eggman e unir forças com ele para derrotar o inimigo em comum em questão. Mesmo em tais casos, porém, Sonic permanece relutante sobre isso, sentindo que se unir a Eggman é como o fim do mundo ou algo parecido, e em alguns casos, suspeitará que o cientista tem um motivo oculto (o que é, na maioria das vezes, verdade). Além disso, apesar de Eggman odiar Sonic, o cientista guarda secretamente respeito e admiração pela sua determinação.

Apesar de se odiarem, Sonic e o Dr. Eggman precisam um do outro em suas vidas. Sem o Dr. Eggman, Sonic não tem nada para fazer para se divertir. Enquanto isso, sem o Sonic para tentar impedir seus planos, o Dr. Eggman não tem nenhuma motivação para continuar sendo um vilão.

Apesar das ações terríveis de Eggman, Sonic está contente em apenas para o cientista e sempre deixa ele ir embora, esperando o próximo desafio do cientista. No entanto, por mais que Sonic vença Eggman, o cientista não desiste e sempre volta com um novo plano, forçando Sonic a impedi-lo novamente. Como eles nunca conseguem derrotar um ao outro de uma vez por todas, ambos estão presos em uma batalha sem fim um com o outro.

Miles "Tails" Prower[editar | editar código-fonte]

Metal Sonic[editar | editar código-fonte]

Knuckles the Echidna[editar | editar código-fonte]

A relação do Dr. Eggman com o Knuckles se baseia principalmente na ingenuidade de Knuckles, que faz com o equidna sempre caia nas mentiras do cientista maligno.

Logo na primeira aparição de Knuckles, no jogo Sonic the Hedgehog 3, de 1994, Dr. Eggman engana Knuckles dizendo que Sonic e Tails queriam roubar a Esmeralda Mestre, fazendo com que Knuckles passe a ajudar erroneamente o Dr. Eggman. Porém, isso foi só para distrair o Knuckles enquanto ele luta com Sonic e Tails, para que o próprio Eggman roube a Esmeralda Mestre. No jogo Sonic & Knuckles, também de 1994, porém, enquanto luta com Sonic e Tails, Knuckles vê Eggman roubando a Esmeralda Mestre e descobre toda a verdade, unindo forças com Sonic e Tails para derrotar o cientista maligno e recuperar a Esmeralda.

No jogo Sonic Adventure, de 1998, o Dr. Eggman engana Knuckles de novo, dizendo que Sonic também estava procurando pelos pedaços da Esmeralda Mestre. De primeira, Knuckles duvidava das afirmações de Eggman, porém, depois ele viu Sonic segurando uma Esmeralda do Caos verde, que Knuckles confundiu com uma das peças da Esmeralda Mestre que ele estava procurando, e lutou com seu amigo, mas depois ele percebeu que ele estava errado e fez as pazes com Sonic. Outros jogos em que Knuckles é enganado pelo Dr. Eggman incluem Sonic the Hedgehog: Triple Trouble, de 1994, e Sonic Advance 2, de 2002, porém ao longo dos jogos, Knuckles foi parando de cair nas mentiras do Dr. Eggman, e agora está mais consciente do caráter do cientista e desconfiado dos planos do mesmo. Tanto que, nos jogos Sonic Rivals, de 2006, e Sonic Rivals 2, de 2007, Knuckles fala que não vai acreditar em nada que Eggman disser, revelando que ele já parou de cair nos truques do cientista.

Por tê-lo enganado várias vezes, Knuckles tem um grande ódio pelo Dr. Eggman e os seus robôs, além de que Knuckles é o terceiro personagem que mais atrapalha os planos do Dr. Eggman, perdendo para Tails é o segundo lugar, e para o próprio Sonic em primeiro.

Dr. Eggman Nega[editar | editar código-fonte]

Shadow the Hedgehog[editar | editar código-fonte]

Orbot e Cubot[editar | editar código-fonte]

Gerald Robotnik[editar | editar código-fonte]

Vozes do Personagem[editar | editar código-fonte]

Vozes características ficaram por trás de Eggman.

O primeiro dublador foi Masaharu Sato, que o retratou em Sonic the Hedgehog.

A partir de Sonic Adventure, lançado em 1998 no Japão, Eggman teve a voz de Chikao Otsuka, que também foi a voz de Eggman em Sonic X. Chikao dublou o personagem até Sonic Boom, quando ele veio a falecer em Janeiro de 2015. Após a morte de Ōtsuka, o personagem passou a ser feito por Kotaro Nakamura.

De 1998 a 2004, Deem Bristow foi a voz americana do personagem nos jogos. Mike Pollock, o contratado da 4kids é a voz americana de Eggman em Sonic X, já que foi escalado para fazer o papel do cientista, um pouco antes da morte de Bristow em 2005.

O primeiro jogo dublado por Mike Pollock foi Shadow the Hedgehog, o qual fez a voz regular dos atores remanejados pela empresa 4Kids, enquanto o resto dos dubladores foram substituídos em Sonic Colors. Depois de 2010, Pollock continuou com o papel, agora fazendo mais trabalho na dublagem.

Em AoSTH, Long John Baldry fez a voz de Eggman, que infelizmente faleceu no mesmo ano que Bristow.

No programa da ABC, Sonic Hedgehog em desenho foi interpretado por Jim Cummings, e Gary Chalk fez a voz nas aventuras de Sonic Underground.

Lista de dubladores:

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Animações[editar | editar código-fonte]

Nas adaptações dos jogos que ocorreram nos anos 90, pela empresa DiC Entertainment Eggman sempre apareceu como o vilão principal das animações, outrora chamado de Dr. Robotnik, que mais tarde passaria a ser seu nome verdadeiro nos jogos. Seu visual também foi muito diferente em relação ao dos jogos, sendo mostrado mais gordo, sem os óculos, possuindo olhos vermelhos com o fundo preto e a cabeça pontuda semelhante a um ovo.

Em As Aventuras de Sonic the Hedgehog, "Robotnik" é encarnado como um rival atrapalhado, nervoso e muito estúpido. Não é tão ameaçador quanto suas duas encarnações seguintes criadas pela DiC, sempre cria planos para dominar o planeta Mobius e ordena a seus robôs que capturem Sonic e o exterminem, mas no final sempre tem seus planos frustrados por Sonic, sempre humilhando Robotnik e seus capangas. Nesta série ele tem três servos, Scratch e Grounder (os dois principais) e Coconuts.

Na segunda série intitulada: Sonic, o Ouriço, "Robotnik" passa por uma grande mudança em relação a série anterior virando um vilão mais sério e perverso que já dominou quase toda a Mobius, transformando a maior parte dos habitantes em robôs através de seu aparelho o "Robotizador". Ele passa a maior parte do tempo em sua base juntamente de seu sobrinho capanga Snively manipulando seus robôs para derrotar Sonic e seus amigos da esquadrão rebelde "Guerreiros da Liberdade". Além disso, neste desenho, seu nome verdadeiro é Julian, mas quando ele domina Mobius, ele passa a se chamar Robotnik.

Sonic Underground é considerada a última aparição de "Robotnik" nos desenhos animados. Sua personalidade e aparência neste desenho animado são as mesmas da série anterior, o único diferencial é que ele agora possui dois novos capangas chamados Sleet e Dingo. Apesar de ser considerado o vilão principal da história ele não tem muitas aparições nos episódios, permanecendo apenas em menções ou aparições rápidas entre cada episódio.

Sonic X foi a primeira aparição de sua encarnação mais fiel aos jogos, agora chamado de Eggman. Nesta série é explorada melhor sua personalidade cômica e atrapalhada, ao lado também de sua tirania e maliciosidade. Ele tem como principais capangas os robôs Decoe, Bocoe e Bokkun, e agora cria planos para derrotar Sonic, conquistar as Esmeraldas do Caos e dominar o mundo (ou destruí-lo). Todos os robôs criados por ele nesta série são os robôs da Série-E.

Na nova série Sonic Boom, Eggman ostenta uma nova aparência: parece mais alto, está ligeiramente magro e musculoso. Mora em um covil em uma ilha vulcânica com acesso direto à aldeia onde Sonic e seus quatro amigos - Tails, Knuckles, Amy e Sticks - moram. Ele tem dois capangas novos: Orbot, um robô vermelho redondo, e Cubot, um robô amarelo quadrado. Aqui, ele tem como principal objetivo destruir - ou simplesmente derrotar - Sonic e seus amigos.

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Nos quadrinhos publicados pela Archie Comics existem duas contrapartes de Eggman. O primeiro deles sendo o Dr. Robotnik visto nas animações da DiC Entertainment como vilão principal das primeiras edições. A princípio ele é apresentado como um vilão desastrado e patético tal como em AoStH, mas posteriormente acaba ficando tão sério e cruel quanto sua encarnação nos outros desenhos, e a história dele também é quase a mesma mostrada em Sonic SatAM sendo revelado mais informações sobre seu passado e origens. Ele continuou sendo vilão até a edição 50 onde acaba morrendo numa explosão por uma de suas invenções. Posteriormente depois de um longo tempo sua contraparte robótica de uma dimensão paralela (Robo-Robotnik) surge e assume seu lugar se auto-nomeando como Dr. Eggman e tomando sua aparência moderna baseada no design pós Sonic Adventure, posteriormente também ganhando humanidade. A princípio Eggman é mostrado tão cruel e perigoso quanto Robotnik, mas no decorrer da trama aos poucos se torna um vilão mais cômico semelhante a sua contraparte dos jogos.

Nos quadrinhos da IDW ele já está completamente fiel aos jogos.

Cinema[editar | editar código-fonte]

O personagem aparecerá no filme em live-action do personagem Sonic chamado de Sonic the Hedgehog,como principal vilão,sendo interpretado por Jim Carrey.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.