Sonic Spinball

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sonic Spinball
Sonic Spinball.jpg
Capa do jogo para Mega Drive
Desenvolvedora(s) Polygames
Publicadora(s) SEGA
Plataforma(s) Mega Drive, Game Gear, Master System, Md Play
Série Sonic the Hedgehog
Conversões/
relançamentos
PlayStation 2
Data(s) de lançamento Mega Drive


Game Gear


    Master System

      Gênero(s) Ação, Pinball
      Classificação Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)

      Sonic Spinball (ソニックスピンボール, Sonikku su pinbōru?) é um jogo eletrônico de Pinball desenvolvido pela Sega Technical Institute e publicado pela Sega.


      Ele foi originalmente lançado para o Mega Drive/Genesis na América do Norte e na Europa em Novembro de 1993, lançado no Japão no mês seguinte. Posteriormente, foi ´portado para Game Gear e Master System em 1994 e 1995 respectivamente. O jogo foi relançado em um total de onze consoles diferentes uma vez que, com muitos deles sendo relacionados com o compilações do Genesis. O enredo do jogo gira em torno de antagonista da série Dr. Robotnik e seu desejo de escravizar a população do planeta Mobius através de uma máquina alimentado por mecanismos semelhantes a um jogo de pinball. Diferentemente da maioria dos outros jogos da série Sonic the Hedgehog, ele é definido no universo série animada Sonic the Hedgehog.

      O jogo se passa em uma série de ambientes similares ao jogo de pinball em que o jogador controla Sonic the Hedgehog, que atua como um pinball na maior parte do jogo. Sonic Spinball foi encomendado pela Sega, quando ficou claro que um novo jogo da franquia não poderia ser concluído em tempo hábil para a temporada de férias de 1993, como a maioria dos funcionários estavam ocupados com o desenvolvimento de Sonic the Hedgehog 3 . O jogo foi apressadamente concebido em meio a limitações de tempo e foi desenvolvido em um total de 61 dias. Ele recebeu críticas mistas após a libertação, com a maioria dos críticos elogiando as novidades e os gráficos do jogo, embora o seu esquema de controle foi considerado um fator negativo. Um segundo jogo de pinball, Sonic Pinball Party, foi lançado em 2003, e uma montanha-russa giratória de mesmo nome aberta no parque temático Alton Towers em 2010.

      História[editar | editar código-fonte]

      Enquanto Sonic e Tails voavam no Tornado, um Raio laser atingiu o Avião, o que fez com que, Sonic caísse na nova Fortaleza do Dr. Eggman.

      Neste jogo, Sonic funciona como uma bolinha de Pinball (o nome Spinball é a mistura de Spin Dash - movimento giratório do Sonic, com a palavra Pinball). A Fortaleza de Eggman funciona como um verdadeiro Pinball, sendo que, as Chaos Emeralds estão no meio das fases, sem Special Stage nenhum.

      Neste jogo, Tails não é jogável, mas aparece na abertura, bem como no encerramento do jogo.

      Fases[editar | editar código-fonte]

      Ao todo, são quatro fases (cada uma com um único ato), e no final de cada uma, se enfrenta Eggman.

      Lista de fases do jogo:

      Curiosidades[editar | editar código-fonte]

      • Na época de lançamento do jogo, muita gente pensou que, este jogo fosse, oficialmente, o Sonic 3. Porém, com o lançamento do verdadeiro Sonic 3 em 1994 (ano em que também saíra Sonic & Knuckles), todos viram que, Sonic Spinball é como se fosse um jogo à parte, com uma trama básica em separado.
      • Neste jogo, o Sonic só pode usar o Spin Dash se estiver no chão. Mas, como a maior parte do jogo é fora do solo, praticamente não compensa utilizar este movimento. E o subsolo aquático tem um jacaré, pronto para devorar o Sonic.
      • Neste jogo, podem jogar 4 jogadores ao mesmo tempo, com um ou dois controles. Os jogadores se alternam e, no final, o Placar diz quem venceu.
      • No desenho Sonic the Hedgehog, no episódio "Jogo Ruim", foi feita uma paródia deste jogo, quando o Dr. Eggman cria uma armadilha para pegar o Sonic, a armadilha era um pinball gigante, que se Sonic perde-se, entraria dentro de um portal e nunca mais sairia de lá. No final do episódio, Sonic destrói o pinball com a ajuda de um amigo chamado Ari.
      • No desenho Adventures of Sonic the Hedgehog no episódio "Attack on Pinball Fortress", foi feita uma paódia deste jogo, quando Dr. Robotnik cria um raio de estupidez, que é capaz de atingir Mobius inteiro, que está escondido em forte no formato de Pinball, o 1 º chefão do jogo aparece numa parte do desenho.

      Ver também[editar | editar código-fonte]

      Ligações externas[editar | editar código-fonte]

      Ícone de esboço Este artigo sobre a Sega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.