Sonic and the Secret Rings

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sonic and the Secret Rings
Capa da versão norte-americana.
Desenvolvedora(s) Sonic Team
Publicadora(s) Sega
Diretor(es) Yojiro Ogawa
Produtor(es) Yojiro Ogawa
Designer(s) Morio Kishimoto
Artista(s) Yoshitaka Miura (diretor de arte de campo)
Compositor(es) Kenichi Tokoi (diretor de som) Fumie Kumatani
Seirou Okamoto
Hikeaki Kobayashi
Motor Plataforma
Plataforma(s) Wii
Série Sonic the Hedgehog
Data(s) de lançamento
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Um jogador, multijogador(modo party)
Classificação Permitido para todas as idades i CERO (Japão)
Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Permitido para todas as idades i OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 7 anos i PEGI (Europa)
Inadequado para menores de 6 anos i USK (Alemanha)
Sonic Rush Adventure
Sonic Unleashed

Sonic and the Secret Rings (ソニックと秘密のリング,, Sonikku to Himitsu no Ringu?) é o primeiro jogo protagonizado por Sonic the Hedgehog para Nintendo Wii.

Pela primeira vez desde 1996, Sonic participa sozinho de um jogo (seus amigos aparecem somente nos minigames em multiplayer), quando enfrentou Eggman em Sonic 3D Blast (16-bit) (para Mega Drive) onde ele tinha que salvar os flickyes das mãos do malvado cientista.

Contrariamente aos títulos lançados anteriormente, Sonic and the Secret Rings tem conseguido boas críticas de grande parte da imprensa especializada.

Jogabilidade e gráficos[editar | editar código-fonte]

O jogo traz uma jogabilidade inovadora, aliada com o Wiimote em posição horizontal, onde a aceleração do personagem é automática, e o jogador manipula a direção para onde Sonic deve seguir virando o controle para a esquerda ou para a direita. Também pode-se virar o Wiimote para trás, para que o personagem ande de costas, possibilitando a exploração do cenário. Apesar disso, resulta em uma certa perda de pontuação por ter demorado muito para "finalizar" o "estágio".

Sonic and the Secret Rings resolve grande parte dos problemas de movimentação de câmera encontrados desde o primeiro jogo em 3D do personagem, embora ainda apresente alguns defeitos em situações de mudanças bruscas de posição, como em diversos saltos consecutivos.

Mesmo que o Nintendo Wii seja graficamente inferior aos seus concorrentes da 7ª geração Playstation 3 e Xbox 360, os gráficos do jogo não fazem feio, usando de efeitos que muitos achavam que o novo console da Nintendo seria incapaz de realizar. A direção de arte do jogo envolve uma temática árabe, com cenários que contêm palácios, desertos e até uma cidade construída em cima de uma espécie de criatura voadora bem aproveitados em fases criativas. Apesar disso, o gráfico se assemelha ao de Sonic Adventure 2, e é inferior ao de Sonic Next gen e Sonic Colors.

Inovações e elementos do passado[editar | editar código-fonte]

Além da volta da atuação solitária de Sonic (a personagem que o acompanha, Shara, provavelmente foi criada para ensinar o jogador a jogar e chamar atenção a coisas não muito óbvias em fases), o jogo se assemelha aos jogos do ouriço da década de 90 pela retomada do estilo "plataforma" de forma mais "pura". Porém, o jogo também traz elementos de corrida e RPG, uma vez que Sonic vai melhorando suas habilidades conforme adquire experiência no decorrer do jogo.

Ao coletar uma certa quantidade de "pérolas", uma barra de espírito de Sonic é preenchida. Quando a barra fica cheia, o jogador pode - durante tempo limitado - jogar em câmera lenta (tornando a coleta de argolas e "pérolas" mais fácil) ou acelerar a velocidade de Sonic mais ainda, tornando-o imune a qualquer ataque inimigo e fazendo com que qualquer inimigo que se encontre em seu caminho seja eliminado, como o boost dos jogos mais atuais.

Também deve-se dar destaque ao "Special book", uma espécie de livro onde, conforme se atinge uma determinada pontuação em missões, ou consegue outro feito "heroico", o jogador consegue uma medalha, abre vídeos, imagens, ou músicas, o que estende o tempo de jogo, pois mesmo depois de finalizar a história, o jogador ainda tem de completar o Special Book (o jogo não o obriga a fazer isso, mas obviamente existe um motivo para completá-lo). Nele, existe uma seção de imagens onde podemos ver os antigos títulos da série, após conseguir algumas medalhas de prata nas missões.

Depois de anos sem jogos destacados, Sonic volta com um jogo muito bem trabalhado que pode, inclusive, voltar a dar o prestígio que o ouriço tinha na década de 1990.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Sonic the Hedgehog - Como sempre, protagonista principal da história, resolver ir à Terra das 1001 noites para salvar esse mundo e a Terra, para que ambas não sejam dominadas. Durante o jogo, ele possui um fogo sobre o peito, e quando o ouriço põe a mão sobre ele, se transforma em Dark Spine.
  • Shahra - Ela é a gênia do Anel, muito boa e carismática, auxilia Sonic e o ajuda concedendo 3 desejos.
  • Erazor Djinn - O gênio maligno da lâmpada, quer os Secrets Rings para se transformar em um monstro horrendo e assim dominar o mundo das 1001 noites e a Terra. Apesar de mal, ele também pode conceder desejos, 3 também.
  • Miles "Tails" Prower - se encontram pelo caminho quando Sonic salva ele de robôs - também é chamado de Ali Babá (durante o jogo).
  • Knuckles the Echidna - Sonic salva ele em um nível - também é chamado de Sinbad (durante o jogo).
  • Dr. Ivo "Eggman" Robotnik - Rei Shahryar.

História[editar | editar código-fonte]

A história do jogo se inicia com Sonic lendo um livro sobre as 1001 noites e tentando dormir, quando repentinamente uma gênia chamada Shahra sai do livro e se apresenta para Sonic. Ela veio da Terra das 1001 noites e pede ajuda ao ouriço para salvar seu mundo de uma ameaça que pode destruir a história. Ela conta que um gênio maligno chamado Erazor Djinn pretende dominar esse mundo e, se ele conseguir seu objetivo, poderá dominar o mundo real junto. Shahra conta que Sonic é o lendário ouriço azul que ajuda quem está em perigo e que pode salvar o mundo, também diz que somente obtendo os "Secrets Rings", é que ele poderá derrotar o gênio. Sonic então, junto com a gênia, decide ir para terra das 1001 noites e enfrentar seu novo inimigo.

Fases[editar | editar código-fonte]

O jogo possui ao todo 7 fases, cada uma delas tem seu tema, algumas são bem difíceis o outras mais fáceis, porém no gráfico do jogo, elas são bem vivas e cada uma delas tem inimigos diferentes, todas as fases possui músicas bem animadas, agitadas e engraçadas confira as fases:

Sand Oasis[editar | editar código-fonte]

Um deserto, bem típico das arábias, possui alguns oásis, castelos, vasos e lanças encantadas que perseguem o personagem onde ele for, há também partes aquáticas, mas é bom não cair nelas ou morrerá afogado. Algumas armadilhas também estão nessa fase para pegar o Sonic.

Dinosaur Jungle[editar | editar código-fonte]

Uma bela selva, cheia de dinossauros, plantas carnívoras, cachoeiras e rios subterrâneos por onde Sonic pode flutuar em cima de uma tora de árvore, mas cuidado para não bater nas rochas, pois elas podem destruir as toras. Há dinossauros herbívoros que podem te ajudar, mas cuidado com os T-Rexs, pois eles podem devorar o Sonic.

Evil Foundry[editar | editar código-fonte]

Uma local de fundição, onde se criam armas de guerra. Aqui o lugar é caracterizado pelo fogo, as labaredas ficam ascendendo e apagando, máquinas esmagadoras e hélices enormes para ventilação também dão um certo charme à fase, mas cuidado para não cair no ácido.

Levitated Ruin[editar | editar código-fonte]

Ruínas de um antigo palácio flutuante. Aqui a coisa já começa a ficar complicada - os abismos aqui são muitos e o vento às vezes pode te jogar fora da ruína para eles, mas há um gárgula que te ajuda materializando o vento para que Sonic possa caminhar sobre ele. De todas as fases, essa é a que tem um belo visual, é possível até ver o Sol no céu.

Pirate Storm[editar | editar código-fonte]

Um porto cheio de barcos de piratas, com velas, tiros de balas de canhão e barris de vinho. O nível da água aqui é mais alto do que em Sand Oasis, as pontes são muito frágeis, não fique em cima delas muito tempo ou afundarão. Os piratas ficam atrapalhando o tempo todo por isso tome cuidado, perder a vida aqui é muito fácil.

Skeleton Dome[editar | editar código-fonte]

Apesar do nome, é uma fase de gelo, mas assombrada, cheia de espíritos malignos, esqueletos vivos aparecem o tempo todo e por isso, é considerada uma das fases mais complicadas, mas não como a última, em certa parte da fase Sonic entra em uma caverna, as pontes feitas de ossos também não são confiáveis. A fase possui lâminas cortantes e armadilhas.

Night Palace[editar | editar código-fonte]

Essa sim é a fase mais difícil do jogo, mas também a mais bonita - o chão feito de mármore azul reluzente que mostra até o reflexo do Sonic, Sonic pode até pegar carona em um tapete voador, em certa parte desta fase será preciso aciona uma ampulheta que transforma a fase em vidro, só não fique aqui muito tempo, já que lanças encantadas destroem o vidro, podendo feri-lo. A música desta fase é de todas a mais bonita.

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]